Os Filhos de Odin

Os Filhos de Odin Padraic Colum

Resenhas - Os Filhos de Odin

Kaue73 15/01/2024

A leitura é boa eu gostei bastante por não ser uma história única e são várias e posso dizer que li por causa de god of war pelos contos do mimir estra no livro como a construção do muro de asgarde e também sobre o frey perder a espada e sobre odin se enforcar para saber sobre a vida e a morte minha nota final e que o livro é bom para quem é fã de mitologia nórdica

Siliane.Ferrari 22/08/2023

Excelente
Eu adoro Mitologia Nórdica, foi uma delícia esse livro.
Muitos detalhes e o texto bem cativante. Valeu a pena e super recomendo.

Matheus 01/02/2021

Mitologia
Gostei bastante, várias histórias em ordem cronológica e dando a devida atenção a todos os personagens, muito bem escrito, recomendo

Leonardo1263 27/10/2016

OS FILHOS DE ODIN
Ano que vem teremos Thor Ragnarok nos cinemas e assim como outras grandes adaptações de quadrinhos e animações, teremos referencias o suficiente para todos os níveis. De fãs da mitologia nórdica e/ou fãs dos quadrinhos Marvel.

Em Os Filhos de Odin, temos muitos e muitos contos nórdicos, onde nos é apresentado algumas histórias de personagens conhecidos e trazidos para o universo Marvel e outros que foram deixados de lado. O autor se preocupou com a ordem cronológica dos fatos, do nascimento de Yggdrasil ao crepúsculo dos deuses. Contado de forma clara e sucinta, acompanhamos não apenas as aventuras corajosas de Thor e seus guerreiros, mas também as desventuras de Loki e principalmente a construção de um Odin soberano e sábio.
O autor Padraic Colum, nos mostra a origem de alguns deuses, sua linhagem, suas escolhas e suas maldições. Como os deuses se mantém jovens, sábios e poderosos. Fatos e curiosidades pertinentes ao que vemos nas histórias do Deus do Trovão.

Mitologia Nórdica/Germânica ou Viking, tratasse das mesmas coisas, mesmas histórias e personagem. Contada e recontada através do tempo desde o séc XIII até os tempos de hoje.

Veja mais no blog - Multiverso News > Colunas > Leitura no Multiverso

site: http://multiversonews.com/os-filhos-de-odin-padraic-colum/

Rose 04/04/2016

Se vocês tem curiosidade em conhecer ou saber um pouco mais sobre mitologia nórdica, este é o livro. Não esperem uma história apenas, pois o autor nos relata os acontecimentos em forma de contos interligados, nos explicando sobre as lendas dos deuses nórdicos.
Os contos estão em ordem cronológica e explica de forma simples as características destes deuses.
É estranho perceber, pelo menos foi para mim, como um homem inteligente e forte como Odin, pode ao mesmo tempo ser tão ingênuo. Loki dá um show de maldade e esperteza, e confesso ter gostado de ler cada uma delas.
Nunca fui muito fã de Thor, que para mim sempre usou mais os músculos que o próprio cérebro, e isto ficou aparente no livro. Me perdoem os fãs do herói...
Mas não é só Loki e Thor que marcam presença no enredo, outros personagens são relatados, mas na minha humilde opinião, Loki de longe é o melhor de todos.
Como eu disse no início, é um ótimo livro para quem que conhecer melhor sobre mitologia nórdica, e como é um livro de contos, não posso me alongar muito, só convidá-los mais uma vez a lerem.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/

lazymoose 25/03/2016

Este deve ser o melhor livro para quem quer começar a entender a mitologia nórdica, pois recolhe numa sucessão temporal alguns dos seus acontecimentos mais importantes, em resumo: algumas das histórias em que Loki desempenha seu típico papel de trickster; como Odin consegue sua sabedoria; a morte de Balder; e a história de Sigurd.

Para quem ainda não leu o livro, estou disponibilizando-o aos poucos num blog voltado à divulgação de literatura estrangeira de pouca ou nenhuma divulgação no Brasil.

site: https://celacanto2016.wordpress.com/2016/03/20/os-filhos-de-odin-o-livro-dos-mitos-do-norte/
lazymoose 25/03/2016minha estante
obs: a versão que estou disponibilizando é uma tradução própria.

Ana P. Maia 14/01/2016

Os filhos de Odin - The Queen's Castle
Algum fã da Marvel por ai?
E em caso de dúvida: Culpe Loki!

Os filhos de Odin é uma narrativa separada por eventos. O livro retrata as lendas nórdicas do seu princípio ao Ragnarok – O crepúsculo dos Deuses -. Alguns Deuses são comumente conhecidos e admirados, outros já são mais legados ao limbo.
Para os que já têm algum conhecimento prévio, a leitura será de grande interesse, apresenta sob vários aspectos os personagens que já conhecemos. Para quem não tem conhecimento nenhum, vale à pena incluir essa relato à sua vida.
Após a leitura, e já tendo lido vários artigos sobre, consegui ter uma visão que interliga parte da cultura grega à nórdica. As semelhanças de acontecimentos, marcos e mesmo deuses é bem latente.

“Tua vida termina. Os Deuses estão irados. Aproxime-te se puderes. Odin verás ao teu lado”

A respeito dos Deuses, Odin é benevolente demais, e em algumas passagens peca pela ingenuidade, porém é intensamente inteligente e articulado. O que é de se estranhar vindo diretamente do Deus majoritário, porém, podemos culpar ocasionalmente seu "apego" pelos humanos...
Sinceramente, Thor não é conhecido pela sua inteligência, o Deus do Trovão é movido basicamente pela força e pela vontade de mostrá-la, sendo facilmente manipulável por Loki.
Já Loki consegue ser um dos deuses mais interessantes e também o responsável pelo desaparecimento deles, sua artimanha, suas facetas e seu dom da palavra fazem dele, a meu ver, o mais perigoso de todos. E não são só de coisas grandes que ele se incumbe, pequenas traquinagens como roubar os loiros e brilhantes cabelos de Sif podem ser inclusas na sua lista nada modesta de maldades.
Enquanto alguns desses Deuses remontam ao Universo Marvel (Marvete aqui), outros me levam à infância e à Manchete, durante às tardes em companhia de meu pai e dos Cavaleiros de Atena. Freya não sai daquela imagem delicada e pudica...
Outra figura nórdica que sempre me instigou foi Brunhilde/Brunhilda, em “Os Filhos de Odin” a passagem dela foi retratada de outra forma, o que não quer dizer de modo algum, que tenha me desagradado. Assim como outras mitologias, há mais de uma versão para os contos. As valquírias em si são seres arrebatadores, são nobres, belas e mortais, impossível não despertarem fascínio.
E por último, mas não menos importante: as três Nornas que são as parcas, Urda, Verdandi e Skulda.

A Única Editora caprichou na produção, da capa ao miolo, os detalhes internos valorizam bastante o livro! Alguns erros de revisão estão presentes, mas nenhum é capaz de prejudicar o entendimento final da obra.

“No fundo dos bosques, restaram dois humanos; o fogo de Surtur não os tocou; eles dormiam. E quando acordaram, o mundo estava verde e belo novamente. Esses dois se alimentaram do orvalho da manhã; eram uma mulher e um homem, Lif e Lifthrasir. Caminharam longe no mundo, e deles e de seus filhos vieram os homens e as mulheres que se espalharam pela terra”

Ps.: Só eu em algum momento pensei que, de forma lógica, aconteceu incesto...?

site: http://booksandcrowns.blogspot.com.br/2015/04/os-filhos-de-odin.html

janainec 06/09/2015

Exclarecedor
O livro me fez entender muito sobre a história dos deuses nórdicos. Fiquei chocada com o pai do Loki e agora estou mais compreensiva com ele. Kkkkk

Debyh 23/07/2015

Sim, eu não entendia, ao menos não antes de ler esse livro, sobre mitologia nórdica. Sabia o básico do básico (entre filmes da Marvel e desenhos animados antigos), quando acabei de ler este livro percebi que havia muitas coisas melhores e mais interessantes do que imaginava.
Pra mim foi uma feliz surpresa ler Os Filhos de Odin! E eu desejo que todos possam ampliar seus horizontes, então leiam.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/os-filhos-de-odin-padraic-colum/

Portal JuLund 17/07/2015

Os Filhos de Odin, resenha, @UnicaEditora
Estou totalmente encantada com esse livro, é incrível e viciante. Pode até ser clichê, mas a verdade é que eu estou sem palavras para descrevê-lo, porém está mais do que claro que eu amei ele!

Ele não tem uma história em si, é como se fossem contos que se complementassem, como se um conto levasse ao outro. Achei simplesmente perfeita e inusitada essa forma de escrita, e apesar de parecer difícil ou complexa, é muito fácil e bem desenvolvida.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/os-filhos-de-odin-resenha-editoragente

Samantha @degraudeletras 10/07/2015

COLUM, P. Os filhos de Odim. 1 ed. São Paulo: Única, 2015.
Eu, reles mortal, mal conhecia a mitologia Nórdica, nada muito além do básicão Thor, Asgard, Odim, Loki.... Então aproveitei quando vi que a Única lançaria esse livro.

"Os filhos de Odim" é uma compilação de contos que conta um pouco sobre as lendas dos deuses nórdicos, o livro está dividido em quatro partes e inicia com a construção dos muros de Asgard e segue até o Crepúsculo dos Deuses (Ragnarok).

A escrita de Padraic Colum é bem simples, contos de poucas páginas compostos por frases curtas. Em alguns momentos há certo floreio na narrativa e dá aquela impressão de um bardo nos contando histórias passadas numa noite festiva. Os contos seguem uma sequência cronológica e são constantemente referidos ao longo do livro.

Com esse livro o leitor pode conhecer um pouco mais sobre os deuses nórdicos e suas principais características e suas estórias. Achei muito bacana ver a fraqueza e a maldade de alguns, comprovação de que nem nessa outra mitologia os deuses são tão perfeitos quanto o que muitas vezes se idealiza de figuras superiores. Outro ponto que chamou minha atenção foi a diferença dos deus gregos para os nórdicos, os gregos constantemente focam sua atenção aos habitantes da Terra e até fazem as maiores palhaçadas por aqui, mas os nórdicos aparentam maiores preocupações com a chegada de Ragnarok, o dia em que enfrentarão a revolta dos gigantes.

As lendas são bem mais fantasiosas do que as que eu estava acostumada a ver na mitologia grega, como o barco mágico de Frey, o Skidbladnir, que suportaria todos os deuses e armaduras e ainda poderia ser dobrado até caber no bolso. Ainda sobre itens mágicos, é apresentado em um dos contos a criação do Mjölnir, o famoso martelo do Thor. Para quem gosta do Loki... Loki, suas maldades e artimanhas é o que não faz falta.

"Os filhos de Odim" não é um manual completo sobre a mitologia nórdica, então não vá com tantas expectativas assim para essa leitura, mas se você quiser algo mais leve sobre o assunto, esse livro é o ideal. Encontrei alguns errinhos de digitação ao longo do livro, mas como não conheço outros títulos com a mesma proposta, continuarei a indicá-lo. :)

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Emanuel 09/07/2015

Totalmente fascinado pela história de cada um dos personagens.
Digam-me se existe alguém que não seja apaixonado pelos personagens Thor e Loki? Eu definitivamente sou, principalmente pelo vilão Loki. Dos filmes aos quadrinhos, Thor, Loki e os outros deuses da mitologia nórdica vêm ganhando destaque entre o público e parece agradar cada vez mais. Os Filhos de Odin é um livro que só vem para confirmar ainda mais essa ideia. Assim que os direitos foram adquiridos pela editora e foi anunciado seu lançamento aqui no Brasil, este livro entrou direto para a minha lista de próximas leituras.

Neste livro, iremos encontrar diversos contos sobre vários personagens nas mais diversas situações. Ou seja, o foco não será apenas nos deuses mais conhecidos mas envolverá também os personagens mais diferentes possíveis. Por mais que sejam contos e possam ser lidos de forma independente e da maneira que você quiser, o autor distribuiu eles de uma forma cronológica, então se você ler na sequência pré-disposta pelo autor, você poderá até mesmo acompanhar uma história linear de vários personagens e com começo meio e fim.

Então vamos lá, vocês querem saber o por quê desse livro valer tanto a pena? Porque é nele que vamos descobrir as lendas antigas, conhecer melhor os Gigantes, saber porque realmente Odin perdeu seu olho, como Thor conseguiu seu martelo, como Freya adquiriu seu belo colar, saber mais sobre o início de Asgard e o que faz seu muro ser tão poderosamente forte, entre outras coisas. Nunca tive um contato tão grande com essa mitologia, já que a Grega e Romana são bem mais "famosas" do que ela, mas graças aos filmes da Marvel, a mitologia Nórdica está começando a ganhar destaque. Se você já é apaixonado por esse tipo de mitologia ou – assim como eu – ao menos quer conhecer melhor, esta é a maneira certa de começar. De qualquer maneira, essa é uma leitura obrigatória.

São muitos personagens, mas você não precisa obrigatoriamente decorar o nome de todos, muitas vezes determinado personagem aparecerá uma ou duas vezes. Os mais conhecidos serão explorados mais a fundo e, aliás, vocês vão amar odiar o Loki. Mesmo em um livro repleto de personagens, Loki se destaca entre todos eles. Sim, ele pode ser o vilão da história e sempre agir como o cara mau, mas no fundo, Loki sempre teve uma péssima sorte e acabou se envolvendo em grandes encrencas, mas também sempre foi esperto o bastante para conseguir escapar de todas elas.

Um agradecimento gigantesco porque a editora não só mudou a capa original que era beeeem simples, como fez uma das capas mais lindas que eu já vi. Eu amei. Acho que não poderiam ter escolhido uma capa melhor. Por dentro, a diagramação segue o mesmo padrão de quem já conhece os livros da editora, ou seja, folhas amareladas e com fonte, espaçamento e margem de um tamanho adequado.

Fazendo-me mergulhar em um mundo novo e totalmente surpreendente, Os Filhos de Odin foi como um guia da mitologia nórdica que, no momento, está em ascensão. Trazendo de volta à memória personagens já bastante conhecidos como Thor, Loki, Odin e outros, somos também apresentados a mais uma infinidade deles e ainda assim, ficamos totalmente fascinados por cada história de cada um deles. Os Filhos de Odin foi escrito por Padraic Colum e não faz parte de trilogias ou sagas.

site: http://eomundoterminouemlivros.blogspot.com.br/2015/04/os-filhos-de-odin-de-padraic-colum.html

Lina DC 24/05/2015

"Os filhos de Odin" de Padraic Colum é um livro dividido em quatro partes e narrado em terceira pessoa. O leitor é levado à Asgard, onde irá conhecer seus habitantes e termina a longa jornada na era conhecida como Crepúsculo dos Deuses.
Na primeira parte somos apresentados a diversos personagens, como Lef, Iduna, a responsável pela macieira que concede longevidade e os personagens mais populares, como Odin, Thor e Loki.
Entendemos que existe uma guerra entre os Gigantes e os Deuses; a ambiguidade do comportamento de Loki, o agente do bem e do mão e conhecemos a história da criação do martelo de Thor.
São pequenas histórias contadas que encantam o leitor. Em cada uma delas um evento espetacular acontece e ficamos surpreendidos com os Aesir, Asynuir e Vanir da história.
Na segunda parte do livro temos o início da jornada de Odin propriamente dita. Odin se transforma em Vegtam, o Errante e viaja rumo à Midgard, o Mundo dos Homens, na tentativa de salvar Asgard. No caminho, ele passa por inúmeras aventuras, como entrar em Jotunheim, o reino dos gigantes, e ir até o Poço de Mimir a procura de respostas.
A terceira parte do livro apresenta os efeitos das ações de Loki e como isso irá impactar os reinos.
E é claro, a quarta parte irá trazer o desfecho e discutirá o crepúsculo dos deuses.
As histórias contadas não são lineares, porém a ordem escolhida permite ao leitor entender suas relações. Como todas as histórias de deuses, existe uma lição moral ou um aprendizado enraizado em cada uma delas.
A narrativa é fluida e o ritmo é cativante. A maneira como foi construída permite que o leitor sinta-se confortável para ler o livro do início ao fim de uma única vez.
Para aqueles que não conhecem muito bem a história dos deuses da mitologia nórdica, sem dúvida, "Os filhos de Odin" é uma leitura super recomendada por seu conteúdo claro e explicativo.
O trabalho da editora também foi muito bem feito. Apesar de simples, a escolha da letra inicial de cada capítulo foi o suficiente para enriquecer a obra.
A capa chama a atenção e tem alguns dos famosos elementos das histórias.

Leticia | @bardaliteraria 21/05/2015

Filhos de Odin
Em março a editora única divulgou o lançamento de Filhos de Odin, fiquei bem ansiosa e queria muito ler o livro e saber um pouco mais sobre a mitologia nórdica, então já devem imaginar a alegria que foi quando a editora me enviou o livro. Filhos de Odin traz vários contos sobre os famosos deuses nórdico ( incluindo o famoso Thor e seu irmão Loki, além é claro de Odin, o pai de todos) nos mostrando outro lado dos deuses e suas histórias. Alguns contos são interessantes pois contam algo que muitos de nós - eu por exemplo-, não sabíamos, como a história por trás do famoso martelo de Thor, o indestrutível muro de Asgard, como Odin perdeu perdeu seu olho entre outros contos.
Divido em 4 partes o livro conta histórias sempre interligadas e que vão mostrando a trajetória de vários deuses até o Ragnarök (conhecido como crepúsculo dos deuses ) o dia em que todos os deuses teriam seu fim, o livro é bem diferente do que vemos nos filmes da marvel, então se espera ver o corajoso Thor em toda sua honra e glória esse não é o livro certo mas se quer ler algumas histórias engraçadas sobre ele, achou o melhor livro possível, o único deus com certa semelhança com a história vista nos filmes é Loki que como sempre é astucioso e maldoso em tudo que faz e em algumas ocasiões paga por isso mas na maioria acaba saindo ileso.
Gostei dos contos, cada um trazia uma história diferente e muitas vezes situações engraçada de alguns deuses, não é um livro cômico mas essas situações acabam levando os leitores a boas risadas.
O livro é um infanto-juvenil o que torna sua leitura muito simples, fácil e rápida, a diagramação do livro foi muito bem feita e cada começo de capítulo tem uma letra que me remete a ideia de épocas medievais, o único ponto negativo que encontrei no livro é que em certos momentos houveram algumas repetições de palavras que me incomodaram um pouco, talvez por ser um livro mais juvenil o autor tenha pecado nesse excesso de cuidado com algumas informações e acabou tornando elas repetitivas.
Filhos de Odin traz de forma muito simples histórias desconhecidas por muitos, e apesar de alguns momentos trágicos a leitura não se torna pesada, recomendo o livro para aqueles que amam conhecer um pouco mais da mitologia nórdica e seu mundo incrível onde deuses, homens,anões, gigantes e elfos convivem até o fim dos tempos.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

@APassional 15/05/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
***Acesse o link ao final da resenha e participe do SORTEIO deste livro até 31/05/15.

Não é sempre que livros sobre Mitologia Nórdica são lançados, principalmente com a história original, mostrando os mitos do jeitinho como os nórdicos acreditavam, contos de deuses poderosos, armas incríveis e monstros assustadores. “Os Filhos de Odin” é uma ótima oportunidade para qualquer um aprender sobre essa mitologia tão diferente e cheia de magia!

O livro é dividido em quatro partes: “Os Habitantes de Asgard”, “O Coração da Bruxa”, “Odin, o Andarilho” e “A Espada Flamejante e o Crepúsculo dos Deuses”. Dentro de cada uma dessas partes se encontram várias histórias menores e bem rápidas, o ideal é que sejam lidas na ordem, pois uma leva à outra e os fatos se entrelaçam.

Os três deuses que mais aparecem no livro são Loki (os contos em que ele aparece são cheios de enganação e trapaça, Loki é muito inteligente), Thor (que vive histórias com perigos que só um deus muito poderoso como ele poderia vencer) e Odin (com seus problemas e sua busca por conhecimento).

“Os filhos de Loki e da bruxa Angerboda não eram como os filhos dos homens: eram sem forma como a água, o ar ou o fogo, mas foi dado a cada um deles tomar a forma que era mais próxima das próprias ganâncias.”

O personagem que teve as histórias mais legais foi o Loki, segundo os nórdicos, ele é um agente do bem e do mal, concordo plenamente com isso. Constantemente Loki apronta e em seguida, vendo a fúria dos deuses caindo sobre ele, tenta consertar seu erro e na hora de fazer isso, sua genialidade traz vários benefícios aos AEsir e Vanir (deuses) levando-os a esquecer, por certo tempo, do erro ou traição.

Mesmo com essa mitologia sendo um pouco complexa, o livro é super bem escrito, a narrativa não é pesada e a compreensão da história é clara e tranquila, até mesmo na hora dos fatos mais absurdos e incríveis. A diagramação do livro está show, amei a capa, pessoalmente parece que o martelo do Thor (Miölnir) está saltando para fora, assim como os raios. No interior, a fonte tem um tamanho ótimo, a página é amarelada e todo começo de conto apresenta uma letra enfeitada.

Asgard, a cidade dos deuses, é bastante citada, porém nem todos os contos se passam nela, os que são por lá nos dão uma boa ideia de como deve ser o lugar, as descrições do autor me deixaram imaginando, desde a árvore de maçãs de Iduna, até Bifrost, a Ponte do Arco-Íris guardada por Heimdall.

Minha parte preferida foi o final que conta sobre o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses, é muito interessante ouvir a história de como os deuses surgiram e morreram (com milênios de anos e milhares de acontecimentos separando esses dois eventos).

Para vocês que já leram alguma obra baseada na mitologia nórdica ou já viram algum filme da Marvel em que tenham aparecido alguns de seus deuses, é interessante fazer a leitura deste livro e conhecer a história na íntegra e nos mínimos detalhes, eu curti muito essa experiência e recomendo!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 15/05/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/05/resenha-os-filhos-de-odin.html