The Male Nude

The Male Nude David Leddick

Resenhas - The Male Nude

bobbie 15/08/2020

A nudez masculina sem preconceitos
Este é um livro de arte. A coletânea de nudez masculina de David Leddick faz um apanhado do assunto desde o século XIX, em meio à sociedade vitoriana, até os tempos atuais (parando na última década do século XX). Ele reúne dezenas de artistas e suas obras subversivas que, graças a muita persistência, tiraram a nudez masculina do armário da hipocrisia. Junto às fotografias, agrupadas por décadas, o livro conta também a história desse braço da arte, que quebrou convenções, tabus e preconceitos. As fotos são lindas: não há pornografia, e há muito trabalho estético envolvido. Sim, há muita nudez frontal, mas apenas duas (que eu me lembre) com ereção, e, mesmo assim, tão sutis, que passam a impressão de naturalidade e espontaneidade, como, de fato, a ereção o é. O livro é todo em papel fotográfico, com capa dura, luva protetora e textos introdutórios às décadas em três idiomas: inglês, alemão e francês. Não se encontra um exemplar desse livro por menos de cem reais, mas vale a pena.