Contos de um natal sem luz

Contos de um natal sem luz Rô Mierling...

Resenhas - Contos de um natal sem luz

Luan 06/05/2015

Resenha: Contos de um Natal sem Luz - Vários Autores(Organização de Rô Mierling)
Vamos a resenha:

"Os olhinhos não estavam abertos, estava dormindo..."
A Boa Filha

Tudo acontece em um mesmo ano, que é 2020, em uma data muito especial para várias famílias do mundo inteiro, porém nem sempre a data é especial. E isso saberemos da formar mais cruel. Os contos não tem nada de natalino e sim, a cruel realidade.

No livro encontraremos 21 contos, dentre eles estão:

- A Falta que Ela me Faz - Rô Mierling
- O Diário de Mitchell - Juh Cortez
- Damascos! - Lana Gomes
- A Boa Filha - S. M. Oliver
- O Natal Perfeito - Helena Dias

Comentários:

"[...] a velha fera acordara definitivamente e nada a deteria, enfim.
O Homem que tinha medo de Anjos

Gostei muito da proposta do livro, principalmente pelo fato que os autores tiveram que criar uma história em um local, ano, data pré-definido pela organizadora, e isso foi surpreendente, o nome dessa técnica de escrita chama-se "Construção a muitas mãos", e é explicado isso no livro, logo no começo.

Achei que poderia ter uma maior conexão entre os contos, percebi que isso aconteceu com alguns, mas não com outros, porém entendo que isso demandaria muito mais tempo e ficaria muito mais difícil, mas o resultado foi muito bom!

"Sejamos mais verdadeiros, sejamos mais nós mesmos, sejamos todos reais nesse Natal"
O Presente de Mary

Os contos são rápidos de ser lidos, são fluídos e quando chegamos ao final de um conto, queremos logo saber o final do outro, e digo que não me decepcionei com nenhum, pois gera sentimentos diversos, tendo cada um seu modo de ser narrado, mostrando a habilidade de vários talentos da literatura brasileira.

"O fogo da lareira se apagou-se para sempre"
Velhas Angústias Natalinas

Confesso que fiquei meio deprimido quando terminei de ler, fiquei pensando nas história que foram retratadas neste livro e como chegou a esse ponto, eu sei que o foco do livro não é tratar o Natal como uma data feliz, mas as histórias mexem com o leitor de uma forma nada legal.

Senti a essência de cada autor neste livro, senti angústias, tristezas, medos e inseguranças, e foi muito real cada história, eu sei que famílias passam por isso em uma data que era para ser especial, uma data de esperança, neste livro há histórias reais, verdadeiras.

"[...] um Natal sombrio, de mau agouro."
A Falta que Ela me Faz

Os personagens foram únicos, cada um com sua tristeza, sua história, confesso que teve algumas história que eu quis pegar no colo e dizer, "Vai ficar tudo bem!", mas eu não podia, até porque eu sabia que não ia ficar. Neste livro encontrei personagens que bera a realidade, na verdade, são reais, porém em uma história "criada", eu não desejo o que li neste livro, nem para meu pior inimigo, pois é triste se deparar com o "real". O cenários eu já conhecia, pois há uma breve descrição no começo do livro e há pequenas coisas que conhecemos ao decorrer dos contos, como lanchonetes, posto de gasolina e etc...

A edição é muito bonitinha, gostei bastante da diagramação interna. A capa é muito instigante e gera muita curiosidade(Parabéns Lena!). E gostaria de agradecer a Sa, por me disponibilizar um exemplar, adorei a experiência e recomendo para todos!!!

A realidade em uma data especial.

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2015/03/resenha-contos-de-um-natal-sem-luz.html
Priscilla 22/09/2015minha estante
Que legal que gostou, decidi participar da antologia aos 45 do segundo tempo praticamente e digo que valeu muito a pena, principalmente por colocar parte da minha alma no papel que era algo que eu almejava há belos anos. É gratificante ver as criticas positivas ao conjunto de contos deste tipo