Passeio Ao Farol

Passeio Ao Farol Virginia Woolf

Resenhas - Passeio Ao Farol

Dida 08/01/2024

"Livros, pensou, cresciam por si mesmos".
Tive um pouco de dificuldade de engatar na leitura desse livro de início, mas quando começou a fluir, que encanto que foi! Virginia Woolf sempre é um alento pra minha cabeça. A forma que ela escreve segue mais ou menos a linha de raciocínio dos meus pensamentos, uma mistura de acontecimentos, sentimentos, falas, memórias... este livro fala, alem de relações entre pessoas - familiares e amigos -, de sentimentos humanos, que qualquer um de nós pode ter e sentir, mas acima de tudo, ele fala sobre a passagem do tempo e tudo que pode acontecer com isso. Os personagens são extremamente humanizados, com suas qualidades e acima de tudo, com defeitos. A forma que a autora escreve é poética, cheia de beleza, de reflexões, de observações a tudo. Recomendo demais a leitura. Com certeza é um livro para muitas releituras a medida que o personagem principal, o tempo, passa.
"Sentiu que havia uma coerência na realidade, uma estabildade; que havia algo imune à mudança, que brilha como um rubi (olhou pela janela com suas ondulações de luzes refletidas) opondo-se ao fluido, ao etéreo, ao espectral; assim, nessa noite, tinha mais uma vez a sensação que já tivera nesse mesmo dia, de paz e de descanso. É desses momentos que se compõe, pensou, tudo o que deve permanecer para sempre. Isto permanecerá."

Athos.Giant 01/01/2024

Virginia Woolf era uma mitinha bissexual feminista.
Estava extremamente ansioso para ler Virginia Woolf e acho que começar com Passeio ao farol foi uma ótima escolha. Rotulado como uma das melhores obras dela, Passeio ao farol é uma leitura calma e deliciosa, uma bebida gelada quando se está sentado no sol, um abraço forte de um amigo, é aquelas obras que você sabe que vai reler pelo menos uma vez (com certeza estarei lendo no idioma original.)
Por ser uma escrita poética, é um ritmo difícil de engatar, mas quando você consegue, o tempo passa voando e você se vê absorto naquela atmosfera nostálgica e calorosa que Woolf cria com mestria.
Não tem grandes acontecimentos, nem uma valiosa lição de vida, apenas monólogos sentimentais e reflexões, mas é mais do que o necessário para tornar Passeio ao farol uma das melhores obras da literatura inglesa.

JosA225 29/12/2023

Passeio ao Farol
Como uma ideia fica tanto tempo na cabeça de uma família, mesmo com alguns membros mortos, esse sonho é realizado muito tempo depois.

clarita 22/03/2023

?Agora podiam ver dois homens no Farol, observando-os e preparando-se para ir ao seu encontro.?

segunda obra da virginia woolf q leio e posso confirmar q a querida é dona dos melhores fluxos de consciência da literatura inglesa

ceci 27/10/2022

Interessante, mas não foi para mim
Não gostei muito, mas talvez seja porque não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento. É muito focado nesse "fluxo de pensamento" da autora, o que é interessante, mas me deixou um pouco entediada.

alex 15/08/2022

Passeio ao Farol, de Virginia Woolf (1927)
O 4° livro da autora que leio, o 2° seguido. Acho q já consigo demarcar algumas características comuns: os livros não parecem ter um roteiro bem determinado, nem um protagonista realmente em destaque.

Acontece da autora vagar entre os pensamentos dos personagens, ressaltando sentimentos que eles não deixam transparecer aos demais (método do fluxo de pensamento).

Parece, assim, um passeio profundo e nostálgico pela mente humana.

"Passeio ao Farol" se encaixa bem nessa descrição. O livro é realmente bom, mas não tirou o "Entre os Atos" da posição de preferido.

Jess 23/06/2022

Ainda não me conquista
Sendo bem franca eu não gosto em nada do jeito que Woolf escreve. Mesmo que um outro livro dela tenha me agradado ultimamente, ainda assim sempre fica a sensação de exaustão que ela me deixa. Passeio ao farol me deu as mesmas sensações e angústias de Mrs. Dalloway, então não posso dizer que foi uma leitura de todo prazerosa. Claro, a segunda parte parece que engrena um pouco melhor, mas até chegar lá a dor de cabeça foi grande. Talvez num outro momento da vida eu venha a gostar dessa escritora, mas agora não é o caso.

bolodelaranja 13/02/2022

Livro de momentos. Demorei um pouco pra pegar o jeito, mas depois de algumas tentativas comecei a entender como o livro funciona e como você deve abordar sua experiência com ele, e depois disso eu li como nunca li um livro antes. O tipo de experiência onde você larga um pouco de você antes e depois de ler.
bolodelaranja 13/02/2022minha estante
Endless do Frank Ocean se o Frank fosse uma inglesa tristonha do século 19 e Endless fosse um romance

Cris 16/07/2021

16.07.2021
Não há um acontecimento, apenas a família Ramsay vai passar as férias em uma ilha com a presença de alguns convidados com a expectativa que o filho mais novo tem de ir visitar o farol. A história relata os pensamentos de cada um sobre o outro, as coisas, etc. depois de
uns anos, retornam ao local mas com a ausência de alguns que morreram nesse meio tempo. Enfim, gostei mais de Mrs Dalloway.

ajuhbs 07/06/2021

Interessante e confuso
A estrutura narrativa do livro é muito interessante e tira a gente da zona de conforto no que tange a construção do contexto da história. É bastante confuso principalmente na primeira parte do livro. Não há necessariamente uma história a ser contada, a autora está mais centrada em descrever sentimentos, pensamentos e o estado de espírito das personagens, o que tornou o livro bastante cansativo pra mim. Ainda assim é uma obra interessante. Contudo não leria de novo.

Matheus.Monteiro 30/04/2021

Obra de arte
O livro é muito interessante e passa constantemente uma ideia nostálgica e de tristeza. O mais interessante é seu alto grau de introspecção das personagens femininas e crianças. O homem é representado sempre por fora, quase de forma irônica e cômica com sua presunção característica, sobre tudo. Nesta análise, as mulheres ocupam o papel reflexivo ao longo de toda a obra e retratando-se seus pensamentos internos, quando viviam sob uma constituição familiar arcaica. O pai que ocupa o papel de homem na vida familiar é analisado não só como homem, mas também como pai e tudo o que isso implica é analisado e é surpreendente a similaridade que se faz com o mundo real! Em resumo, é um grande livro, mas que precisa ser lido com atenção, pois sua qualidade está justamente nos pensamentos das personagens que se confundem com os pensamentos da Virginia Wolf que se alongam através do tempo e das páginas para os nossos próprios pensamentos. Assim, a grandeza da obra está justamente ligada à nossa própria introspecção e atenção aos detalhes que compõem a vida!
alex 15/08/2022minha estante
Boa sacada sobre o papel feminino. Confesso que não tinha me dado conta.

Isadora 13/01/2021

Amor por Virginia.
Ler Virginia Woolf é se transportar para outros momentos e épocas, através dos sentimentos dos personagens.

Isa 31/07/2020

Incrível
Primeiro livro da Virgínia Woolf que leio, confesso que o início foi chato e confuso não entendi bem a história e pelo fluxo de consciência não sabia quem estava contando a história, dei uma segunda chance ao livro e me apaixonei. É daqueles que não tem um rumo exato mas possui diversos momentos para refletir (acabei com meus post it de tantas passagens que marquei). Virgínia tem um jeito único de usar as palavras e fazer cada acontecimento por mais banal que seja parecer algo incrível e poético. Definitivamente um livro único!
VanessaMB 16/11/2021minha estante
Bom ter lido seu comentário. Eu tô na página 50 e tô me sentindo perdida. rs Achei que eu é que não estava conseguindo prestar atenção.