Orminda

Orminda João Batista Garcia

Resenhas - Orminda

Guilherme Ramos 20/01/2018

Um livro que entrelinhas ensina como a ter liderança de forma ética!

Luiz é um rapaz de meia idade, espirituoso, lúcido e muito inteligente. Após ser nomeado diretor de uma escola estadual através do diário oficial sobre um concurso público, se dirige à Orminda, pacata cidade no interior de são Paulo, mas, que trás grandes mistérios.

Durante à longa viagem de São Paulo à Orminda, nas breves dormidas dentro dos trens e ônibus, Luiz se desdobra e encontra-se com entidades iluminadas que o orienta sobre sua nova vida e os desafios que irão surgir. Espírita convicto, Luiz presta bastante atenção nos diálogos e orientações durante esses encontros e entende logo que terá muito a fazer dali pra frente.

Ao chegar à escola da qual foi nomeado logo conhece Atrício, que está atuando no cargo que é seu por direito. Logo um súbito sentimento de aversão toma-lhe o espírito e a consciência, mas, reluta em sentir essa repulsa imediata. Atrício logo passa a ser seu assistente naquela escola, já que Luiz torna-se o diretor efetivo.

Em um prazo muito curto Luiz percebe toda a desorganização que existe naquele ambiente público, a desarmonia, o desleixo, o abando enfim, sua ótica é a comparativa com escolas da capital e também com a lembrança dos encontros espirituais durante o sono, algo deve mudar urgente naquele lugar. Luiz não somente enxerga os lados negativos como se surpreende ao perceber a dimensão da escola, muito maior do que o convencional para uma escola estadual e logo percebe que ali há potencial e começa a traçar planos para modificações e melhorias do ambiente.

Logo Luiz encontra amigos que lhe dão suporte nas causas e apoio nas novas ideias e também encontra desafetos que não concordam com sua nomeação ao cargo, suas ideias e mudanças e obviamente sua presença.

Além de espiritualidade, o livro aborda outros temas como: Importância da educação nas escolas públicas, corrupção, leis de atração e entrelinhas conseguimos aprender um pouco com o personagem central, Luís Arruda, sobre gestão de liderança, gestão motivacional e estratégica de comportamento pessoal, também ética e cidadania, enfim um livro completo apesar de ser um romance espírita.

A história não tem grandes emoções, pois se passa em uma pacata cidade que dá o nome do título desse livro, quase todo o instante a história é narrada dentro da escola. Particularmente gostei da leitura, pois pretendo ingressar no ambiente educacional daqui uns anos e lendo os desafios do diretor Arruda pude imaginar as alegrias e desafios que terei pela frente. É uma leitura motivacional até RS. Indico muito, é uma pena que J. B. Garcia não esteja entre os encarnados para escrever mais lindos livros.