Novelas nada exemplares

Novelas nada exemplares Dalton Trevisan

Resenhas - Novelas nada exemplares

Daniel Andrade 15/04/2021

Um bom livro, com poréns
Alguns contos são realmente extraordinários e deveriam servir de modelo para qualquer aspirante a contista. Outros, li quatro ou cinco vezes e não entendi (agora seria esse um sinal de que o conto é ruim ou de que sou estúpido? Fica aberta a questão). Enfim, é muito gostoso ler histórias que se passam nas ruas que transito todos os dias. Providenciando mais livros do Trevisan pois sinto que se tornará um dos grandes autores da minha vida.

Douglas.Bonin 16/03/2023

Estômago forte
É isso, meu povo, precisa de estômago forte para cada uma das narrativas deste livro. Vale a diversão,e recomendo que algumas histórias sejam lidas mais de um vez. O valor da leitura não está em quantos livros foram lidos ao ano, mas sim, em como foi lido cada livro.

Luiz Miranda 01/07/2021

Exemplar
Sabia da fama do Trevisan, mas confesso que fiquei surpreso: não esperava um texto tão econômico, veloz e violento. Se choca os mais sensíveis hoje, imagine em 1959. 30 contos distribuídos em pouco mais de 200 páginas. Acredite, todos bons, alguns MUITO bons. Ao final do terceiro conto eu já estava bastante impressionado com o poder de síntese do curitibano, com seu artesanato da palavra essencial.

Ledo engano de quem acha as histórias incompletas, os arcos são redondos e hábeis, é a pura arte do conto desfilando como uma aula pra nós leitores. Temos aqui uma fauna de desgraçados de toda espécie: loucos, sádicos, prostitutas, cornos, assassinos, pedófilos, estupradores, etc, que desfilam suas mazelas pela prosa implacável.

O texto é tão magro que não admite desatenção. Tudo muda de um parágrafo pro outro e todas as palavras são importantes (imagino quantas foram descartadas pra cada usada). Não que o livro seja difícil, é que se você não estiver conectado, realmente não vai entender. Digamos que dentre os 30 contos, 2 ou 3 são um pouco mais herméticos, mas é só.

Pra quem vive uma dieta rala de escritores brasileiros, Novelas Nada Exemplares é uma belíssima descoberta. Que venham outros do escritor.

4 estrelas

Garuda 08/07/2020

Há de ser
o melhor livro de contos que li nestes anos todos. Todos os contos são obras-primas em miniatura: compactos, breves, intensos -- provocam a mesma dilatação do tempo que se afogar. Quem quiser narrar contos está mais que obrigado a devassar esta delícia. Deve-se mesmo estudar como Trevisan compacta tanto a experiência a ponto de NÃO descrever qualquer cenário e já sabermos em que esquina se passa, a que horas, sob qual luz amarelada do poste, com chão de paralelepípedos. Ou quando integra muito sutilmente as descrições aos personagens, seja em seus diálogos, seja na narração de suas ações.

Paulo Silas 13/07/2021

Em sua primeira publicação no formato de obra, Dalton Trevisan já trazia nas linhas presentes no livro o seu estilo próprio pelo qual é possível identificar o autor. É o que leitor pode constatar pela leitura de "Novelas Nada Exemplares", percebendo e sentido aqui a peculiar sensação proporcionada pelos contos tantos do vampiro de Curitiba. Situações do cotidiano, principalmente aquelas inconfessáveis ou pouco ditas, estão presentes nas histórias comuns que são retratadas pelos personagens simples criados pelo autor, tendo-se assim uma literatura de peso ao considerar o tanto que o escritor consegue fazer a partir do pouco e do banal.

Nas histórias que são contadas, nada escapa aos atentos olhos do escritor. A parte sórdida das vivências humanas não é ignorada como se inexistisse ou varrida para debaixo do tapete. Pelo Contrário. Dalton Trevisan faz questão de focar sua narrativa justamente no aspecto vil do ser humano, estando assim seus contos repletos de histórias incômodas, nauseantes, chegando algumas a causar um rebuliço no estômago do leitor, sendo todas, porém, verossímeis. Traição, incesto, nojo e morte figuram entre os temas presentes nas histórias da obra, estabelecendo uma literatura próprio que se tornou característica do autor.

Como bem aponta Carlos Heitor Cony na orelha do livro, "Trevisan situa-se adequadamente na linha nauseada da literatura, aquela linha que não usa a literatura para salvar ou para acusar o homem, apenas para aproximá-lo das nossas retinas, mostrá-lo a nós mesmos e, através de diferentes planos, constatarmos que somos iguais a ele" - "Novelas Nada Exemplares" mostra isso de forma bastante clara. Livro de estreia de autor, tem-se nele um bom exemplo dentre os tantos possíveis para se conhecer, cada vez mais e melhor, a escrita de Trevisan.

Prof. Edivaldo 05/07/2021

Novelas do dia a dia
Já tinha lido alguns escritos do autor, contos e o romance A Polaquinha. Preciso dizer que para entender essa coletânea de contos do Dalton é preciso muita atenção. Às vezes fiquei um tanto perdido, visto que alguns contos são bastante sintéticos. Quanto à sua temática, são mais assuntos que acontecem entre casais, às vezes com famílias desestruturadas (material e amorosamente). Ele retratou aqui as mazelas vividas pelas pessoas no cotidiano daquela época (apesar de identificarmos esses acontecimentos atualmente). Mas é um autor que deve ser lido sempre, dada a sua grande capacidade de captar o momento e mostrar isso ao leitor, como se fosse num filme.