Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros Josh Malerman

Resenhas - Caixa de Pássaros: Não Abra os Olhos

Julia.Hellen 18/01/2024

Não abra seu olhos
Esse livro é tão bom é tão bem construído que eu terminei mas ainda me sinto arrodeada pela história. Tenho certeza que vou passar dias pensando em tudo que li nesse livro, um dos melhores que já li.

Comentando um pouco melhor, achei a história muito bem construída e como algumas pessoas falaram, não achei nada corrida. Os personagens são bem elaborados e conseguimos entender bastante deles, sentimos nas perdas de cada um que se vai.

Pra quem ama um bom thriller com suspense esse com certeza vai ser uma boa escolha para leitura. As cenas são bem descritas e você imagina exatamente como aconteceu, as vezes dá até aquele embrulho no estômago. O que mais deixa a gente triste e chocada é em como os personagens se sentem dentro do novo mundo, como eles lembram das vidas quando ainda não existiam as criaturas. Quando a eles ainda podiam ver do lado de fora sem ficarem com medo de enlouquecerem. De como eram quando ainda tinham suas família, seu trabalho, sua vida normal.

A Melorie sem dúvidas foi a personagem mais em destaque, forte e frágil ao mesmo tempo. Ela fez coisas para sobrevir junto com os filhos que ninguém jamais imaginaria conseguir fazer. Admirei ela do início ao fim do livro.
Sara 19/01/2024minha estante
A cena dos partos... eu simplesmente lia e parava... lia e parava... me deixou extremamente mal, Julia. Tô muito impactada :(

Julia.Hellen 19/01/2024minha estante
Eu também , sara!!! Eu lia, parava, pensava e voltava novamente. Foi impactante pra mim ler a parte do parto e como tudo aconteceu em seguida :(

Sara 19/01/2024minha estante
Eu terminei o livro e não sabia se eu dava 5 estrelas, juro, hahaha. Fazia muito tempo que eu não me sentia assim lendo alguma obra.

mathxus 18/01/2024

É um livro razo com uma premissa incrível!
No começo, essa ideia de "monstros que você não pode ver" é maravilhosa! Mas isso se perde ao conhecermos o ambiente no qual estamos inseridos. Parece que o autor teve preguiça de contar a história e descrevia muito pouco tudo que acontecia, deixando uma sensação de que tudo está sendo contado com pressa.

O único que consegui me conectar em toda a história foi o Tom, de resto, todos os personagens foram descartáveis e difíceis de sentir empatia. Achei que é mais do mesmo em meio aos livros de suspense.

kakuzu 14/01/2024

SURPREENDENTE
Apesar de ser praticamente um flashback do início ao fim, a história é muito intensa e surpreendente, vale muito a leitura!

Cássio Mauro 14/01/2024

História Envolvente maaaaas....
A história prende. O jogo de tempo entre presente e passado tornam a dinâmica interessante e você vai chegando perto do fim do livro imaginando quando finalmente eles vão se entrelaçar.

Maaaaaaaas, com isso, parece que o final foi... apressado. Talvez o jogo de tempo pudesse ter sido arranjado de outra forma, de modo a não dar essa sensação.

Mas vale a leitura.

Tayla 10/01/2024

Como todo suspense deveria ser
Fico pensando que eu já sabia essa história, já tinha visto o filme, conhecia o final, mesmo assim esse livro me levou como se tudo fosse novo, fez eu questionar do que eu realmente me lembrava e fez com que cada vez mais eu ficasse vidrada em continuar lendo para descobrir o que eu já até sabia. Acredito que isso seja um feito muito grande, conseguir elevar o interesse duas vezes pela mesma coisa.
A forma como a história é contada também é muito boa, mesmo a gente começando praticamente no final, ainda tem a curiosidade para saber como é que chegou a esse ponto.
Malorie sendo essa personagem tão forte e ao mesmo tempo tão fragil é um ponto forte pra mim também, me apeguei muito a personagem, a todos na verdade.

WillZoka 09/01/2024

Estamos todos presos dentro de uma caixa de pássaros.
A ideia de um apocalipse na nossa cultura não é nova, diversos autores e títulos existem para provar o quão inevitável é se pensar nos fins dos tempos. Em cada obra o autor tenta trazer sua criatividade em criar diversas histórias, personagens e condições cada vez mais cruéis e intrigantes para atiçar nosso imaginário. Cada vez mais os desafios se tornam complicados e originais, e nós enquanto consumidores e fãs dessas ideias nos vemos pensando, “seria eu capaz de sobreviver a esta nova realidade? Sem as pessoas ou a maneira de viver que eu possuía antes e agora tendo que tomar escolhas desumanas e claro, se eu sobreviver por muito tempo?”
Agora imagine passar por um apocalipse totalmente vendado, sem conhecimento real do perigo ou mesmo uma esperança de vitória contra isto.
Me lembro vagamente de ler “Caixa de pássaros” na época da faculdade em 2017 ou 2018 e ficar impressionado e assustado com a obra. Eu estava ansioso em comprar o livro pois já tinha ouvido falar muito bem dele, e a experiencia tanto na primeira quanto na segunda vez recentemente em 2022 não foi diferente. Arrisco a dizer que a segunda foi ainda mais assustadora pela pandemia que estamos vivendo hoje em dia e pela sequência inesperada do livro em 2020.
Como dito antes, a época influencia muito nosso comportamento e visão de mundo, antes da pandemia o medo de algo de grande escala acontecer no mundo e desestruturasse nossa rotina, convivência social e também a maneira de olharmos para a vida parecia bem difícil de acontecer. Porém, agora depois de dois anos vivendo tudo isso e adaptando cada vez mais as mudanças esta história e seu terror se torna muito mais intensa do que qualquer obra que tenha lido nesses tempos.
No livro que é alternado em passado e presente, nos dias de hoje acompanhamos Malorie e seus dois filhos, Garoto e Garota, ambos de quatro anos que juntos devem descer 32km em um barco por um rio, vendados, sendo perseguidos por alguma coisa, indo aonde talvez, encontrarão um local seguro e com a promessa de novas possibilidades nesse novo mundo cego e sem esperanças de dias melhores. Já no passado quatro anos atras vamos entender – mais ou menos – como a pandemia começa na terra e se alastra rapidamente por alguma força sobrenatural que, ao entrar em contato visual com as pessoas as faz agir de maneira violenta matando outras pessoas e tirando sua própria vida, forçando com que todos tomem medidas drásticas e mudem suas formas de vida, destruindo e desestruturando para sempre o contato com a natureza, as outras pessoas e a si mesmos. Malorie fazia parte de um grupo liderado por Tom, um amigo leal e outros sobreviventes que não se conheciam, mas se unem para lidar com todo o perigo cego existente.
O terror aqui se torna muito mais palpável e real pois é inexplicável, distante de qualquer relação racional que conhecemos, os personagens só podem aceitar e lidar com as novas circunstâncias, abandonando totalmente qualquer segurança que possuíam antes e tentar a todo custo sobreviver.

Tal relação que mesmo não sendo muito bem explorada na história, se mostra eficiente no sentido de existir um companheirismo e necessidade de um grupo para que todos sobrevivam juntos, afinal mais do que em qualquer outra realidade, agora eles precisam uns dos outros seja pela força física e psicológica que eles se dão guiados por Tom, seja pelo companheirismo que os lembra que ainda existe humanidade mesmo depois de toda desgraça.
Para algumas pessoas a narrativa no futuro pode incomodar já que, isso torna previsível o que irá acontecer no passado, porém, mesmo que adiantemos certos acontecimentos nós nunca poderemos prever o quão violentos e inesperáveis ele serão. Caixa de pássaros possui cenas realmente fortes de violência extrema ou mesmo sugestiva, onde nossa imaginação completa o que o autor sugere. O que torna ainda mais real o terror já que, como os personagens estão vendados não tendo noção nenhuma do perigo presente, nós também não temos. Se ele escolhe não olhar para um cadáver que tem certeza de estar ali, mas descreve o que sente pelo cheiro ou o tato, nós não o veremos, mas sentimos aquilo.
E nunca se mostrou tão necessário em uma história de terror o tato e o olfato do que aqui. Não só pelas condições físicas atuais dos personagens, mas também para criar o universo de terror totalmente ausente de humanidade. Temos lugares com corpos destroçados, cheiros fortes e que mostram a nós o que existe ali sem mesmo precisar ver. Os recursos narrativos são muito bem explorados e mesmo quando pensamos que certo detalhe pode ter sido deixado de lado, somos surpreendidos futuramente seja por um acontecimento inesperado ou uma surpresa narrativa. Como por exemplo os próprios pássaros ditos no título, de início pensamos que é apenas uma metáfora a condição de vida dos personagens neste mundo apocalíptico. Porém no futuro os pássaros são apresentados como recurso narrativo e de sobrevivência para todos. E mais uma vez somos surpreendidos ao pensar que eles serão muito uteis para combater ou pelo menos evitar a presença das criaturas, mas não. Eles apenas alertam pelo barulho que existe algo ou alguém por perto. Mostrando mais uma vez que não há até agora nenhum recurso contra esta nova ameaça.
Dentro das Caixa de Pássaros as pessoas são abrigadas e sobreviverem as cegas em busca de qualquer esperança ou ao menos sobrevivência, o fim da história pode ser desagradável para algumas pessoas por ser aberto e interpretativo, porém para mim e várias pessoas, um horror sem descrição ou forma física se torna muito mais assustador porque quando nós materializamos esse medo, criatura ou o que for, nós somos forçados a encarar a nós mesmos.

Delvalhe 07/01/2024

Tempo.
Sabe, o tempo não significa mais nada, de certa forma. Mas é uma das poucas coisas que restaram das nossas antigas vidas.
? A passagem do tempo?
? É. E o que fazemos com ele.

- cris ! 07/01/2024

O Homem é a criatura que ele teme
Terror não é exatamente o gênero literário que eu leio, mas posso abrir uma exceção.
"Caixa de Pássaros" possui algo que nenhum livro possui: um vilão que não podemos saber quem é, o que é, com o que se parece, nem o que pensa ou o que faz... vemos apenas as consequências.

Malorie está vivendo em um mundo cheio dessas coisas, com duas crianças pequenas que escutam melhor do que alguém já escutou. Enquanto isso, ela relembra sua história, que dá arrepios em todos os capítulos.
Malorie é uma mãe de força fantástica, que enfrenta seus piores medos e traumas para salvar os filhos.

Sim, o livro é maravilhoso.

LiviaLuzzoli 07/01/2024

NÃO ABRA OS OLHOS!
Li o livro antes do filme ser lançado. Pessoal? Que livro! Ele te prende e te deixa extremamente angustiado. O sentimento e o pavor de não ver a ameaça é terrível, porém, a experiência é boa hehe

azzy 05/01/2024

Muito bommmmm
Primeiro livro do ano, e eu acho engraçado que eu sempre dou muita sorte com meus primeiros livros do anos pq ele são sempre muito bons e com esse não foi diferente.
Eu recomendo muito.
O livro se trata de uma ameaça não descrita em que qualquer pessoa que olhasse pra ela cometeria suicídio. Começando na Rússia (não tenho certeza que foi realmente lá), a possível "criatura" foi se espalhando até chega nos Eua onde Malorie e sua irmã mora.
De início, Malorie é cética em relação a "coisa", como as pessoas poderiam simplesmente olhar pra algo e em seguida tirar a própria vida? Ela achava que as pessoas estavam loucas. Recém descoberta grávida, começa a ficar procupada em relação a como ia criar seu filho nesse novo mundo, até que apesar apesar das janelas cobertas, a irmã dela acaba vendo a criatura e se suicida.
Nisso ela se ver sozinha, sem a irmã, sem notícia dos pais e sem saber por onde vai o pai do seu bebê. Pensando no melhor pra ela e pra criança, ela vai (sem olhar) pra uma casa a alguns quarteirões a distância que tinha sido anunciada no jornal para pessoas que queriam se unir pra uma melhor sobrevivência. Na casa ela conhece Don, Tom, Félix, Cheryl e muitos outros.
O início é basicamente isso, o livro me prendeu no início ao fim com o suspense e horror ao mesmo tempo. Enquanto lia tinha a sensação que tava na casa com eles. Perfeito demais.

Gidean.Nascimento 04/01/2024

O livro em se é muito bom , mas acho q o problema não gostar tanto está em mim , toda vez q assisto o filme ou a serie de um livro , e depois lei o livro para mim a história fica muito chata e cansativa de se ler, eu sei q tem coisa q acontece no livro e não tem em sua adaptação, e realmente tem essas cenas no livro q ñ tem no filme .Com isso em vista , para mim o livro ñ funcionou, mas a nota só está elevada pq eu gostei do filme.

Ianeoag 03/01/2024

Primeiro do ano concluído!
Simplesmente incrível, já conhecia a história através do filme, mas o livro é imensuravelmente melhor em todos os aspectos, foi uma leitura extremamente fluida e viciante!