Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros Josh Malerman

Resenhas - Caixa de Pássaros: Não Abra os Olhos

Luís 22/08/2020

Bom, mas arrastado.
Eu gostei da história. A escrita é cativante e claustrofóbica. Você não consegue ler, sem sentir falta de ar, ou sem se sentir desconfortável. O autor descreve muito bem as coisas. Mas em alguns momentos eu achei a história um pouco arrastada.

beca 05/07/2020

Impossível parar de ler
Mesmo que seja um livro que deixa muotas questões em aberto e seja por alguns instantes um pouco inconsistente ele cumpre perfeitamente o papel de um livro de suspense. Me senti sem ar em varios momentos e senti o nervoso de cada personagem a não poder usar o estímulo que nós mais usamos desde o momento em que nascemos...a visão!
Carmem.Suzana 09/07/2020minha estante
Adorei, to ansiosa para ler :) espero gostar tbm.

Emerson Yukio 11/04/2021

Caixa de Pássaros: Bird Box
Acho que o autor criou uma atmosfera interessante, mas não desenvolveu os personagens muito bem, além da Malorie.

Kenia 03/01/2021

"Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?"

Há algo assustador e ainda assim intrigante em enfrentar nossos medos cegamente. O autor Josh Malerman consegue descrever essas emoções e muito mais nas páginas de seu romance de estreia, Caixa de Pássaros. Essa é a minha segunda leitura desse livro, pois com o lançamento de Malorie 6 anos depois, havia alguns detalhes para revisar. E foi mais uma experiência incrível, eu adoro esse livro!

Este romance rápido é uma história de terror original e arrepiante. Ao longo do livro, o narrador alterna entre passado e presente: acompanhamos a vida da jovem Malorie, durante um período de quatro anos – começando com sua gravidez e em outro momento quando Malorie guia seus dois filhos de quatro anos de idade, a quem ela se refere simplesmente como Menino e Menina, em uma última jornada em direção ao rio, deixando a segurança de sua casa. Tudo isso vendados.

Acho esta uma maneira interessante de contar a história, pois deixa o leitor criando várias teorias até o final do livro.

Bom, o mundo se torna apocalíptico quando acredita-se que uma criatura seja a culpada de muitos suicídios e assassinatos, transformando os próprios seres humanos em monstros no momento em que o vêem. Esse ser é descrito no romance como "o problema" porque os personagens principais não sabem exatamente o que está destruindo a raça humana.

"Que tipo de homem se esconde atrás de cobertores e vendas? A resposta é A MAIORIA dos homens."

Malorie vê em um anúncio de jornal que os habitantes de uma casa estão recebendo pessoas que precisam de refúgio. Lá, ela é recebida com desconfiança, mas depois aceitam e ela se torna uma pessoa super importante para manter o equilíbro da casa. Seus companheiros passam a duração do livro tentando sobreviver, o que inclui sair para o mundo escuro além das quatro paredes que geralmente os protegem.

Nos é apresentado uma variedade de personagens – do corajoso ao psicótico. Malerman demonstra com maestria como várias personalidades podem responder a mudanças alarmantes e assustadoras no mundo.

"O homem é a criatura que ele teme."

Os temas deste livro incrível incluem isolamento, amizade e amor. A vida e a morte também são uma grande parte do livro. O romance psicológico brinca com a ideia de que o medo é criado pela mente. A simplicidade da escrita de Malerman quando ele lida com esses assuntos é a chave para o sucesso do romance, como ele escreve; "Suas preocupações só o mantêm seguro tempo suficiente para se preocupar um pouco mais".

Além da escrita talentosa e da narrativa muito rápida, uma das maiores razões pelas quais o livro é tão viciante é a necessidade de saber do que os personagens têm tanto medo. Como os personagens principais só saem de casa vendados, o leitor só consegue ver e ouvir o que sabe, o que faz com que seja um grande suspense lido.

Este é um daqueles livros que ficam com a gente por muito tempo – e não somente por causa do medo que pode permanecer em sua mente uma vez que tudo acabou.

Layza 05/05/2020

- A sensações de agonia do livro, e ler ele em uma época de pandemia me trouxe ainda mais agonia.
- A narrativa é ótima, a história te prende do início ao fim.
Maju Nds 05/05/2020minha estante
Eu amei esse livro muuuito?

duda.7 02/03/2023

Bird box.
O livro é totalmente diferente do filme e como sempre o livro da de 10 a 0. livro cheio de detalhes, agoniantes em alguns capítulos, mas não foi uma leitura que me prendeu. nota mental: sempre ler o livro antes de ver o filme.

Brendices 21/04/2020

Suspense do início ao fim *-*
Para quem é fã de suspense assim como eu, esse é um livro perfeito. Fiquei entendida em alguns momentos por detalhar muito algumas situações e não ir adiante com a ação, mas isso é uma opinião pessoal, nada que interfira na qualidade do livro.

Super indico!

Kawan.Felipp 01/05/2021

Esse livro tem um potencial gigantesco,mas se perde no meio do caminho, mesmo sendo um suspense bem escrito, não consegui me apegar aos personagens, muito menos a história, mas pode ser que funcione para outras pessoas.

veduardac 03/01/2021

Vejo mais com minha mente do que com meus olhos
Quantas suposições, risos, pequenas lágrimas em meus olhos. Senti o medo e a angústia. Esse livro traz consigo intensas sensações e a maior delas é a curiosidade. Quantas vezes eu fechei o livro por instantes para refletir, ao som da playlist de Bird Box que encontrei no Spotify que ajudou a intensificar os sentidos. Creio que tenho uma imensa capacidade de visualização e sensação, vejo mais com minha mente do que com meus olhos. Se pudesse compartilhar da minha cabeça de todas as formas com os outros, inspiraria leitores sagazes e sedentos por mais. Meu primeiro livro de terror que com certeza entrou para a lista de favoritos. E apesar de estar lendo outro livro e de começar outros, essa ressaca literária vai durar bastante!

Monica.Prupst 18/12/2023

Doído
O livro é muito louco
As vezes completamente sem noção
Uma realidade que espero que nunca aconteça
Não consegui fazer nenhuma analogia para algum situação real
Não sei se é necessário ler o segundo para fazer mais sentido
Mas como eu não o tenho vai ficar por isso mesmo
Quem sabe no futuro eu compre e tente chegar em alguma conclusão

Albertho.Azevedo 06/02/2023

Em guerra do amanhã, eles lutam contra garras brancas, enormes criaturas vindas de outros planetas. Em The Walking dead, buscam sobreviver o máximo para não se tornar um zombie. Agora lugar contra um ser que não tem como destruir, nem tocar nem nada. É totalmente impossível, Malerman me trouxe uma aventura (sei que é suspense) inebriante, com vários altos e baixos, principalmente na decadência de é viver com os seres humanos, seres de altíssimo egoísmo e pessimismo. Mas tbm seres de persistência, sagacidade e amor.

fl.gil 27/02/2021minha estante
Muito tenso, não tem como não se apegar aos personagens. ??

jordanpessanha1 27/02/2021minha estante
Verdade querida! A gente sofre junto com eles e se alegra na superação de cada obstáculo. ??

Alan 27/02/2021minha estante
Amei demais esse livro, uma sensação de agonia a cada página.

jordanpessanha1 27/02/2021minha estante
Pois é! Esse livro não te deixa tranquilo nenhum momentos se quer. Uma leitura muito intensa.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Caixa de pássaros, Josh Malerman - Nota 5/10
Um verdadeiro thriller psicológico... O leitor se depara com um mundo assolado pelo terror, em que as pessoas precisam viver de olhos fechados pra poderem sobreviver!!! Quem abrir os olhos e se depara com algum alguma das misteriosas criaturas, conete suicídio! Nesse cenário que acompanhamos a luta pela sobrevivência da protagonista e de seus dois filhos pequenos, que já nasceram no meio desse caos, que buscam algum refúgio livre do perigo. A ideia por trás do livro é muito boa, a leitura é instigante e rápida, mas achei os personagens bem raso, de forma que o leitor não consegue se envolver tanto na história. Mas mesmo assim, é um suspense que vale a pena ler!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Bryan.Caratti 13/12/2020

Uma das histórias mais geniais que já li!
Temos medo do desconhecido. Não sabemos como são as criaturas. Aqueles que as conhecem afirmam não serem tao ruins quanto parecem. O fato de nunca vermos as criaturas torna a história mais emocionante. Nos prende até o final com o intuito de saber mais sobre esses seres estranhos. Mas só há teorias. Os únicos que têm as respostas são os que perderam a sanidade, como Gary, e o máximo que descrevem se resume em: "não é tão ruim quanto parece".
A história do livro, assim como no filme, começa com a Melorie navegando às cegas com os filhos rumo à Escola para Cegos Jane Tucker. No meio da aventura iremos descobrir o que aconteceu com ela através de, digamos, fragmentos de memórias. Eu, particularmente, não curto muito flashback, mas a escrita é tão boa que nem sentimos dentro de uma espécie de memória. A impressão que dá é que estamos vivenciando os acontecimentos como se estivessem no presente. Os capítulos são curtos e viciantes. Acho que ele já é o meu autor de terror favorito dos últimos tempos. O que me decepcionou um pouco foi não saber exatamente o que são as "criaturas", mas nada que afete a obra.
Kety 13/12/2020minha estante
Não senti muita vontade de procurar esse livro mesmo tendo amadoooo o filme, mas agora me senti obrigada a adiciona-lo à minha meta de 2021! Hahahaha

Bryan.Caratti 13/12/2020minha estante
O filme é muito bom. Também vi ele na época do hype e também não senti vontade de ler o livro na época. Mas posso assegurar que é o livro é muito melhor. A história tem muito mais detalhes e os personagens são mais interessantes. Acho que a única personagem do filme que supera a dos livros é a Melorie da Sandra Bullock ? Mas, de resto, o livro supera. Recomendo!

Andressa 12/02/2015

Não sabemos o que tem lá fora. Não abra os olhos.
Em Caixa de Pássaros o mundo está caótico. Há criaturas espalhadas por aí que só de serem vistas são capazes de levar qualquer um a insanidade. Malorie acabou de descobrir que está grávida e, como se ser mãe solteira não fosse assustador o bastante, Shannon, sua irmã, está obcecada com as últimas notícias sobre uma onda de mortes horrendas.

No início Malorie acha que sua irmã é ingênua e se impressiona facilmente, até que se dá conta de que coisas ruins realmente estão acontecendo ao seu redor e que a mídia não está sendo apenas sensacionalista.

O livro é narrado em terceira pessoa, intercalando passado e futuro, mas foca mais em Malorie e seus medos e receios. O que Caixa de Pássaros nos propõe é que deixemos de lado nosso melhor sentido (ao menos para mim é o melhor), a visão. O enredo é todo as escuras. Os personagens usam vendas para que não abram os olhos sob hipótese nenhuma. Não sabem o que tem lá fora. Não conhecem outra forma de se proteger. Vivem semeando o medo e o desespero. Mas, o que seria deles se não fosse o medo? O que seria de nós humanos se não utilizássemos o medo como nossa melhor forma de proteção?

Apenas não abra os olhos.
Não abra os olhos.

Josh Malerman constrói um cenário de tensão e angústia o tempo todo e o faz muito bem. Não sabemos o que tem lá fora. Não sabemos o que aquilo que tem lá fora faz com as pessoas. Só sabemos que não é bom. Não é bom. No entanto, apesar desse clima de tensão intrigante, o livro é bastante raso, conhecemos muito pouco dos personagens e não há aprofundamento de quase nada.

Não amei, mas gostei da leitura, que no fim das contas foi fluida e instigante. Coloquei-me no lugar dos personagens diversas vezes e pensei o que eu faria? De certo não duraria muito nesse universo do autor… E o que diabos está acontecendo? E foi aí que me decepcionei um pouco. A intenção do autor é nos apresentar uma trama que nos faça SENTIR o que é viver num mundo onde enxergar é uma sentença de morte, meu erro foi esperar por respostas. Malerman não responde a maioria dos meus questionamentos, ele apenas brinca com o leitor o introduzindo num mundo onde o tato e o olfato podem salvar sua vida, o fazendo sentir como seria. Quão assustador seria. E isso de certa forma foi uma experiência diferente.

Caixa de Pássaros deve ser lido com cuidado, para que tudo possa ser sentido e a estória seja proveitosa, conforme a proposta do autor. É um interessante livro de estreia!
Daiane567 11/03/2015minha estante
Adorei sua resenha! Exatamente como me sentir lendo este livro, muitas perguntas sem respostas e o final foi muito previsível p/ mim. Mas adorei a leitura mesmo assim! *-*

Andressa 11/03/2015minha estante
Obrigada, Daiane! Gostei do livro, mas o achei um tanto superficial. Personagens pouco aprofundados... e muitas perguntas e poucas respostas sempre me irritam. Mas a leitura não é ruim, consegue ser interessante apesar disso!