Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros Josh Malerman

Resenhas - Caixa de Pássaros: Não Abra os Olhos

cori 15/04/2024

Tão bizarro que você não consegue sair dele.
Eu assisti o filme bem antes de ler o livro e não esperava tudo o que aconteceu nele. são tantos momentos que me fizeram literalmente arrepiar e sentir um desconforto como se estivesse vivendo tudo aquilo. cada sentimento era tão bem detalhado que eu passei a sentir medo de algo que eu também não estava vendo.
surreal, de verdade.

André 14/04/2024

A maior parte da força está no início, como uma artéria quando aberta.
Escrito por Josh Malerman, a estória começa muito bem e faz parecer que vai corresponder à expectativa em torno da obra. O ritmo rápido e instigante das primeiras páginas cativam de pronto o leitor, e esse aliciamento rápido é o ponto mais positivo do livro.

Os acontecimentos se passam em duas timelines, o que já há muito sabemos ser uma técnica bastante eficiente, quando bem executada, não só na construção do backgroud do enredo como também no propósito de estímulo da curiosidade, o que torna a leitura menos cansativa e mais dinâmica. A despeito disso, sendo o autor a partir de um certo momento um tanto prolixo e repetitivo, deparei-me com um desenrolar um pouco arrastado dos acontecimentos. Não só um pouco arrastado mas também repetitivo, contrastando com o início fugaz e convidativo das primeiras páginas. Esses seguidos deslizes geram algumas páginas desnecessárias, mal que muito frequentemente acomete vários escritores e também autores de outras mídias, onde filmes bons poderiam ter alguns minutos a menos ou boas séries poderiam ter menos capítulos ou até mesmo menos temporadas.

Além disso, o clímax exige demais da suspensão de descrença e isso, ao meu ver, ainda que a ficção tenha a finalidade mor de entreter dando asas à imaginação podendo se valer de uma biologia, de leis da física e de coincidências só dela, pois uma estória presa ao marasmo da realidade não soaria sedutora a vivente algum desse mundo, faz-me sentir como se houvesse uma demanda impossível pela credibilidade do que é contado.

Por tudo isso, e como sempre ouvi elogios a esse livro, não pude deixar de me frustrar com ele, e de o considerar overrated. Sem dúvidas há partes boas como a construção cadenciada do suspense, a originalidade e demais acontecimentos interessantes no decurso da obra, então acredito que outros leitores com mais aptidão para esse tipo de livro (ou com mais paciência) tendam a gostar mais dele. Se fosse mais curto e menos forçado, para mim seria um livro muito bom.

An.gel 06/04/2024

Incrível
Apesar de já ter visto o filme antes de ler o livro e já saber o que aconteceria, confesso que fiquei absorta na história, totalmente envolvida com tudo que acontecia. Não consegui ler a noite por causa do medo ?.
Nesse livros vamos acompanhar a bravura de uma uma mãe de 2 para dar um lar mais seguro para seus filhos em um mundo assombrado por criaturas indefinidas que levam quem as vê a loucura. Por isso, Mallory navega em um rio com os olhos vendados, enfrentando todo e qualquer impedimento no seu trajeto dessa forma.
Alternando presente e passado, durante os primeiros casos de loucura por visão da criatura e 4 anos depois no novo mundo, a leitura é muito envolvente, impossível parar de ler.
Eu amei.

A. Robson 05/04/2024

Um terror quase cósmico de criaturas quase slashers
O livro se utiliza de técnicas diferentes de construção do terror: Algo cósmico, pela incapacidade de descrever a criatura; algo slasher, onde o opressor está sempre à espreita, observando, esperando uma falha.

Porém seu ama está no perigo que se dá pela possibilidade de enlouquecer. O quão perigoso seria se a loucura pudesse ser causada para além das criaturas? Por um outro alguém? Por si mesma?

Natalia1427 04/04/2024

Viciante
Não chamaria esse livro de favorito, longe disso, mas ele me prendeu do início ao fim.
O livro vende-se como suspense, e sim, temos suspense; ficamos bem apreensivos em alguns momentos do livro, porém, o que mais me chamou atenção foi a demonstração do amor de uma mãe pelos seus filhos e a relação entre as pessoas em um mundo destruído. Achei incrível e super real.

Bruelds 04/04/2024

Caixa de pássaros
Com esse livro na estante desde a pandemia, mas que bom que só comecei a ler agora.
Me gerou tanto gatilho que precisei parar pra respirar e repensar se gostaria de continuar a leitura, a escrita é deliciosa e você tem vontade de passar o dia lendo, mas ainda bem que não fiz isso.
Tom é meu protegido e estou triste pelo fim que se deu, mas o livro em si é muito bom e amei a memória que Malorie deixou nomeando os filhos de Tom e Olympia.
Foi até agora meu favorito de abril, mas preciso de uma leitura bem boba agora porque esse livro me pegou muito.

Maria19136 30/03/2024

Uma história boa, envolvente, nos deixa instigados a saber o que e como tudo vai acontecer, como chegaram ao que estão vivendo no presente.
Me deixou aflita em diversos momentos.
Gostei bastante.

Hana25 29/03/2024

Uma obra de arte!
Um dos livros mais bem escritos que já li em um bom tempo. A trama é envolvente demais, não consegui parar de ler?
O autor conseguiu colocar suspense com uma pitada de terror de um jeito que vocês simplesmente se sente na pele dos personagens. Realmente, uma obra de arte!

Mariana113 26/03/2024

Abra os olhos para o novo mundo
Esse livro me surpreendeu dee todas as formas positivas possíveis , a história a totalmente cativante, o suspense se mantém do começo ao fim , é extremamente fluído, e totalmente facil se apaixonar pelos personagens.
Eu me apaixonei completamente por varios personagens .
A tensão que esse livro passa , é enorme , e mesmo quando vc termina de ler o livro , ainda fica aquele embrulho no estômago.
A história é muito envolvente, vc se mantem curiosos do início ao fim , o que são as criaturas? , o que as pessoas vêem? , o que as criaturas querem? , de onde elas são? .
São tantas perguntas , e vc vai descobrindo uma coisinha aqui e outra ali , de uma forma muito be escrita .
Adorei a forma que o livro foi dívida entre passado e presente, mantendo a excelência em ambas as partes .
Esse livro foi uma experiência muito boa , uma que eu não tinha a um bom tempo .
E caso não seja óbvio O LIVRO É TOTALMENTE MELHOR QUE O FILME ( ate pq o filme não tem NADA haver com o livro )
Leiam!

Juliane.Cristina 25/03/2024

Caixa de pássaros
O livro me surpreendeu pois achei que seria mais parecido com o filme, mas é beeem diferente, muito melhor na verdade.
Ele trás o que o gênero promete: muito suspense.
Não é uma leitura cheia de adrenalina, pois está mais voltada a explorar o comportamento humano numa relação em grupo diante de um cenário tão caótico. Os medos, traumas, a resiliência, a maternidade num contexto tão complexo.
Gostei muito da Malorie, ela conseguiu se manter focada e superar tudo que podia pelos filhos, os personagens com quem ela partilhava a casa tbm são fáceis de se apegar e compreender.
Alguns momentos foram bem tensos, o autor consegue deixar aquela leve acelerada de coração enquanto lemos.
Achei o final ok, bem dentro do esperado tbm.
Gostei da leitura!

Cris @cristinadaitx 23/03/2024

Um estranho fenômeno alastra-se pelo mundo provocando a quase extinção da população mundial. Uma estranha presença ou criatura faz com que as pessoas enlouqueçam a ponto de tirar a própria vida e até matar quem ficar em seu caminho. A única maneira de sobreviver é não olhar para ela, por isso, os poucos sobreviventes não podem abrir os olhos.
Malorie descobre que está grávida no exato momento em que a notícia sobre as mortes se espalha. Ela e a irmã isolam-se em casa e, aos poucos, recebem a notícia da morte de todos a sua volta. Mas, infelizmente, elas não estão imunes e a irmã de Malorie comete suicídio. Sozinha e grávida, ela refugia-se em uma casa com um grupo de sobreviventes. Lá, seu filho nasce, no exato momento em que todos os outros morrem. Agora, sozinha com duas crianças, ela precisa ensiná-los a apenas ouvir, até o momento em que estiverem prontos para buscar um lugar em que possam voltar a abrir os olhos.
A história é espetacular e muito instigante. Apesar de haver um filme sobre, eu não assisti, pois os livros sempre são melhores. Alguns comentam que é aterrorizante, mas não tive essa percepção, porém, o suspense é muito intenso, o que torna impossível parar de ler.

Rafael1277 22/03/2024

Caixa de pássaros
" Em um mundo de recursos escassos, olhos vendados e um terror persistente encarar os próprios medos é apenas o início da viagem"

Dézinho 22/03/2024

Foi um dos primeiros livros que li quando me entendia por gente (no nono ano hahahah) gostei bastante por ser a primeira leitura, ali me identifiquei como amante de gêneros de suspense, pra mim são os melhores. Foi uma experiência bem legal pois logo em seguida lançou o filme e pude comprar a realidade com a minha imaginação lendo.