O Que é Religião?

O Que é Religião? Rubem Alves

Resenhas - O Que é Religião?

Tiago Bessa 19/09/2020

Religião...
E tudo se transforma sob os nossos olhos. Porque as religiões, caleidoscópios de absurdos, se configuram agora como símbolos oníricos dos segredos da alma, inclusive a nossa. E por detrás dos mitos e ritos, cerimônias mágicas e benzeções, procissões e promessas, podemos perceber os contornos, ainda que ténues, do homem que espera uma nova terra, um novo corpo. E os seus sonhos religiosos se transformam em fragmentos utópicos de uma nova ordem a ser construída.

Wallas Felippe 27/03/2011

Entendimento
A genialidade de Rubem Alves ao descrever a religião na vida de uma pessoa é incrível. Tenho certeza que esta obra não foi para defender religião nenhuma nem para atacar. Esta obra apenas explica, de forma concisa, a essência da religião na vida das pessoas. É um livro tanto para ateus como para religiosos. E o maior valor que o autor transmite é o respeito mútuo que devemos ter entre todas as crenças.

Beca 06/01/2024

É bom, mas...
O livro "O Que é Religião", escrito por Rubem Alves, apresenta o leitor diferentes perspectivas sobre a religião em algumas áreas de estudo - sendo elas: a sociologia e a filosofia por exemplo.
Durante a leitura consegui observar alguns pontos positivos, sendo eles: a escrita ser de fácil entendimento - o que é um pouco difícil de se encontrar em livros de não-ficção; as ligações entre os temas de cada capítulo serem bem claras para o leitor; e o livro ser bem completo no que diz respeito à quantidade de campos de estudo abordados pelo autor.
Entretanto, também encontrei pontos negativos, sendo eles: em certos momentos o autor ter feito algumas afirmações equivocadas, o que não seria um problema tão grande se nenhum de seus argumentos se baseassem nelas, mas alguns se basearam; também percebi uma visão bem eurocêntrica no que diz respeito à religião, chegando a dividir a civilização ocidental em duas vertentes religiosas (como na página 39 da edição que possuo, por exemplo). Claro que levando em consideração o ano em que foi escrito, já era esperado que o autor excluísse a influência das religiões de matriz africana, por exemplo, mas não deixei de considerar como um ponto negativo; para finalizar, estranhei o fato de em momento algum ele ter citado o Platão, mesmo tendo demonstrado uma visão bem platônica acerca do assunto, ou quando ele citou uma parábola bem parecida com aquela da caverna de Platão, mas sequer falou do mesmo(quero deixar claro que esse ponto é bem mais pessoal interpretativo do que os outros citados anteriormente sendo mais passivo de discordâncias também).
Tendo em vista os pontos apresentados, deixo claro que gostei de ler "O Que é Religião" mas houveram certos equívocos que não posso deixar de passar na hora da avaliação. Portanto considero este um bom livro de ser lido, apesar de ter encontrado no mesmo algumas ressalvas que me desagradaram.

Gabriela Paulino 12/11/2021

Leitura da faculdade que me surpreendeu bastante. O início do livro não me surpreendeu muito pois repetia muitas coisas que já tinha ouvido falar na graduação, mas no capítulo que traz os conceitos da psicanálise de desejos reprimidos e junta-os a contrução da religião, achei fantástico. A reflexão de Rubem Alves naquele ponto fez muito sentido para mim, e me ajudou a ver o mundo de forma um pouco diferente. Gostei bastante por isso.

Rafa Doresi 08/01/2022

"Religare"
Excelente leitura.
Textos de fácil compreensão, característica de Rubem Alves, apesar de ser uma leitura com objetivo bem diferente de outros textos do autor.
O livro trata da religião a partir de aspectos sociais e teológicos, mas principalmente sociais.
A parte que mais me prendeu, não que as demais me tenham perdido, foi a que trata do sentido da vida. Ponderações e reflexões de extrema relevância.
Livro muito bom.
Recomendado aos que gostariam de entender um pouco acerca de religião, não alguma religião específica ou suas práticas, mas como a religião afeta o desenvolvimento da vida em sociedade.

Nêssa 26/03/2022

Leitura para a faculdade que faz refletir
O livro me incomodou do início ao fim e a última página (literalmente a última) foi uma grande surpresa, incomoda quando o leitor é religioso e a obra lhe induz e lhe provoca a pensar sobre os símbolos e qual é o real papel na sociedade, as vezes parece menosprezar a religião (Mas você só vai saber se é realmente isso se ler de mente aberta).

joaoaranha 16/04/2023

"O que é religião", de Rubem Alves, da @edicoes_loyola, é um livro que, mesmo sendo pequeno, possui um conteúdo altamente reflexivo, que perpassa por várias áreas (teologia, filosofia, psicanálise, etc.), para que Alves exponha sua visão e a visão das áreas que ele cita no livro sobre a religião.

Tendo o cuidado de entender que este não é um livro unicamente de teologia, e que muitos pontos podem ser opostos ao que se pensa, te levando a necessidade de se abrir ao debate, será uma excelente leitura.

Recomendado.

Felipe.Doneda 15/12/2016

Impactante.
Rubem Alves escreve de maneira fascinante. Mostra várias perspectivas sobre a religião e como ela ainda resiste num mundo científico. Confesso que muito conceito meus sobre a religião foram abalados e necessito reformulá-los. Contudo, do último parágrafo faço meu lema: “O leitor perplexo, em busca de uma certeza final, perguntaria: “Mas, e Deus, existe? A vida tem sentido? O universo tem uma face? A morte é minha irmã?” Ao que a alma religiosa só poderia responder: “Não sei. Mas eu desejo ardentemente que assim seja. E me lanço inteira. Porque é mais belo o risco ao lado da esperança que a certeza ao lado de um universo frio e sem sentido...”

Ju 13/05/2020

O que é religião?
Este livro contém uma síntese do porquê as religiões estão presentes em nossa sociedade.
Rubem Alves aborda a religião dos pontos de vista filosófico, psicológico (focando mais na psicanálise) e sociológico. As religiões mais citadas são a católica e a protestante.
Gostei da escrita do autor. Ele escreve de forma direta e contundente.
É um livro que recomendo, pois contém muitas analogias e explicações que facilitam a compreensão de seu conteúdo. Um ponto negativo, ao meu ver, foi o fato de não citar muito outras religiões.

Letícia Caetano 02/02/2021

Em curtos capítulos o autor discorre sobre a tradicional questão ciência x religião.
Numa escrita simples e pertinente ele mostra que ciência e religião são duas formas completamente diferentes de ver a realidade. A religião, parte do princípio individual que o ser é capaz de vivência suas experiências, captando a essência dos momentos. Já a ciência encara a realidade de modo racional, objetivo e concreto.

Nicks Nicks 15/03/2023

Todos deveriam ler
Na faculdade eu estou tendo a matéria de cultura religiosa, e foi pedido para lermos o primeiro capítulo desse livro, mas eu gostei tanto, que fui até a biblioteca pegar o livro inteiro para eu ler. Todos deveriam ler! é brilhante. Ele remete desde do inicio das religiões, capitalismo, revolução industrial, novos deuses, e psicologia! é sensacional!
"Não existe religião alguma que seja falsa. todas elas respondem, de formas diferentes, a condições dadas da existência Humana" - E. Durkheim
E no fim, a religião serve para manter a moral no ser humano e nos dar sentido para viver. Cada Deus está vivo dentro de nós.