O Jardim dos Esquecidos

O Jardim dos Esquecidos V. C. Andrews

Resenhas - O Jardim dos Esquecidos

Suse.Passos 09/03/2024

Tentei ler esse livro por três vezes, e só na terceira decidi que leria até o final. É uma leitura muito densa e agoniante, mas na metade do livro eu tive vontade de ler até o fim. Fiquei um pouco curiosa, e ao mesmo tempo irritada com as ações da mãe de Chris e Cathy. É uma leitura que trás curiosidade sobre os segredos da família, e se as crianças sairão do sótão ou não. Também não gostei da forma em que as crianças foram sexualizadas, e em como desenvolveram uma história nada a ver entre Chris e Cathy, fazendo com que os pensamentos da velha avó deles se tornassem reais, e "provando" que eles realmente eram o que ela pensava deles.
Enfim... Talvez nos outros livros a história seja melhor.

Lucas.Cunha 01/03/2024minha estante
Ótima resenha

Samantha Silva 27/02/2024

Uma jornada cruel e sombria
"O Jardim dos Esquecidos" é uma obra sombria sobre a condição humana, trazendo à tona uma das narrativas mais perturbadoras que li esse ano!

A obra expõe de forma visceral a falência das estruturas que deveriam proteger os mais vulneráveis, destacando o abandono parental como uma dolorosa realidade para 4 crianças.

Nesse cenário desolador, essas crianças são deixadas à mercê de um mundo (fora do mundo) implacável, onde a ausência de cuidado e afeto é apenas o prelúdio para uma sucessão de horrores, marcados pela violência infantil e pela privação de direitos básicos.

Embora seja uma leitura que confronta e perturba, "O Jardim dos Esquecidos" não é para todos os paladares literários.

A profundidade das temáticas abordadas exige dos leitores uma disposição para encarar as nuances mais sombrias da condição humana.

No entanto, para aqueles dispostos a mergulhar no desconcertantes atos da narrativa, o livro oferece uma experiência literária intensa, e em contrapartida difícil de esquecer!

Simone Ferraz 31/01/2024

Meu favorito
Encontrei esse livro em um lixo na rua em 1998. Achei a capa interessante e resolvi levar pra casa. O tanto que essa história me marcou não seria capaz de explicar. Tenho guardado o mesmo exemplar encontrado na lixeira até hj. Guardo com carinho. Digo que livro emocionante. Já li toda a continuação...

Julia4337 19/01/2024

Desnecessário, não recomendo.
Sinceramente, quando me perguntam o pior livro que já li, respondo que foi esse. História com um início intrigante, porém com um desenvolvimento extremamente pesado, agoniante e triste. Até aí tudo bem, porém toda essa agonia se torna desnecessária com o desfecho do livro, que não existe, visto que esse livro faz parte de uma série de 4 livros, igualmente desnecessários, com uma pegada de ?drama de novela?, contudo, com assuntos extremamente polêmicos e *de verdade* pesados, que mereciam mais atenção.
Não recomento o livro por achar que a escritora falhou ao desenvolver o trama, se perdendo na história é criando continuações igualmente desnecessariamente pesadas e sem rumo.

Pjmluvx 29/12/2023

Pra ler uma vez só
Esse livro é perturbador, nojento e nauseante. Tem algumas partes boas e outras muito péssimas, até tem algumas críticas veladas mas não consegue chegar na profundidade emocional do trauma.

O jeito que o autor achou de repercutir o trauma das crianças foi hipersexualizar elas - o que é pessimo. Mesmo antes, ainda tem umas descrições bem desnecessárias sexualizando a Carrie, que tem tipo 5 anos, então? é.

A escrita é bem mediana, tem MUITA repetição de ?não obstante? e de outros termos específicos durante o livro inteiro, cansa demais.

Acho que se esse fosse um livro stand alone eu ia ter uma impressão melhor dele, mas eu descobri que é uma série de 11 LIVROS, sendo que o último foi publicado em 2020!! Ou seja, esse velho ta há 50 FUCKING ANOS escrevendo sobre os mesmos personagens- e o pior de tudo é que nos outros livros ele mantém a relação incestuosa dos irmãos e objetifica a cathy, tirando toda a dimensão emocional da personagem.

É ou não é bizarro pra kct??
Definitivamente não pretendo ler o resto nem dar buzz pra esse velho esquisito, vou fingir que as continuacoes nao existem e acabar meu tormento por aqui. Beijos de luz.

Scorp0 07/10/2023

Virgínia é incrivel
Acredito que no setor de escrever tramas familiares repletas de nuances e totalmente viciante, Virgínia é perita.
É angustiante acompanhar o confinamento das crianças no sótão, me senti aprisionada com eles. Senti raiva, senti dor, mesmo sabendo tudo o que vem pela frente, eu ainda torcia para que as coisas se desenrolassem de uma forma diferente.
Não existem palavras no mundo que possam expressar meu ódio pela Olivia e pela Corine, com certeza existe um campo de futebol inteiro no quinto dos infernos pra elas arderem.

Com certeza é uma saga que recomendo para todos aqueles que desejam avaliar até onde um ser humano é capaz de ir pela ganância.

Valeria 30/09/2023

Claustrofóbico
Extremamente pesado e difícil de ler, a leitura te faz sentir como se fosse você num sótão quente. O sofrimento dessas crianças e o comportamento dessa mãe te fazem ter ódio por toda a leitura, é como que você lesse com o coração na mão.

maria13637 25/09/2023

Nicole dollanganger é muito birutinha mesmo. entendo as críticas ao livro, concordo parcialmente com algumas delas, mas eis o que mais me incomodou durante a leitura: é repetitivo. apesar disso, não consegui parar de ler (pelo shock value, talvez?), é imersivo, consigo visualizar perfeitamente o quarto e o sótão em que os irmãos estiveram em cárcere e QUE AGONIA. não acho que seja um bom livro, mas que é intrigante, é. várias passagens são bem perturbadoras e toda a leitura me causou um mau estar danado. parece que eu que tive pneumonia. bom, não gostei, não recomendo pois não acho que tenha algo excepcional, é apenas desafiador e intrigante.

Leandro676 08/09/2023

Flores no sótão
Livro pesado, me lembrou bastante o morro dos ventos uivantes, esse livro aborda tantos temas complexos que é até um pouco dificil fazer uma resenha. A escrita é bem detalhada, os personagens são complexos e bem construidos, o que faz o livro ser terrivelmente imersivo.

vivianbooks 08/09/2023

"Queria secar-nos as almas, murchar-nos totalmente."
Não sei por onde começar a descrever este livro, o que posso dizer sem muitas palavras é que merece as 5 estrelas que lhe dou, agora explicarei o porquê;
"Jardim dos Esquecidos" conta a estória de uma linda família tanto por dentro como por fora, uma mãe dedicada e amorosa, um pai que não poderia estar presente todos os dias, mas nem por isso deixava de demonstrar-lhes seu carinho, um filho estudioso que se esforçava para assemelhar-se a imagem do pai, uma linda filha que sonhava em ser bailarina e apresentar-se nos palcos e os gêmeos, um de cada sexo que se diferenciavam e se completavam na mesma medida.
Porém uma horrível tragédia bate as portas dessa família; a noticia que o tão amado pai e esposo havia falecido, sem ter meios de sustentar-se a mãe leva suas amadas crianças a casa de seus pais, alegando que ali teriam todo o luxo e dinheiro que poderiam querer, com uma condição: teriam que esconder-se em um dos quartos que dava acesso ao sótão enquanto mamãe conquistava o perdão do avô, por um pecado cometido anos atrás pela qual ela havia sido deserdada, só com o perdão de seu pai mamãe contaria ao avó sobre seus filhos, e então estes poderiam sair do quarto para desfrutar da mansão e de todas as roupas e brinquedos que poderiam desejar. Enquanto isso, teriam que seguir as regras da avó, uma velha amargurada que sentia prazer em maltratar e abusar das crianças.
Mas assim como viriam descobrir essas doces crianças, o mundo girava em torno do dinheiro e não do amor, pessoas poderiam ocultar e proferir mentiras na mesma facilidade que diriam a verdade e a esperança por mais que fosse a ultima a morrer, definhava-se como uma planta esquecida em um quarto trancado e sem luz.
Essa é uma estória de como o amor pode se fortalecer em momentos de necessidade ou como o amor pode esvair-se de corações outrora bons e leais quando estes se deslumbram pelo dinheiro e ganancia.