Eu Fico Loko

Eu Fico Loko Christian Figueiredo

Resenhas - Eu Fico Loko

luciopm 16/02/2015

Resenha postada no All POP Stuff
O livro de Christian Figueiredo, "Eu Fico Loko - As desaventuras de um adolescente nada convencional", lançado pela Editora Novo Conceito, foi uma das apostas para 2015.

Na semana de lançamento ele já estava na lista de mais vendidos do país, de acordo com o PublishNews, e acompanha uma onda de livros de blogueiros/vlogueiros que está acontecendo nos Estados Unidos e Reino Unido.

Christian (ou Chris, ou Lokão) ficou conhecido na internet por seu canal de vídeos "EU FICO LOKO", que atualmente tem quase 2 milhões de inscritos. Lá ele fala sobre a vida dele, como sobreviver na adolescência, etc. Vou confessar que só tomei conhecimento do canal em função do lançamento do livro. O mais bizarro é que já conhecia a maior parte de seus colegas de YouTube.

Focando em uma narrativa voltada para a crônicas/memórias, o autor apresenta vários momentos de sua vida. Da infância até os pontos cruciais da adolescência, como o primeiro beijo, a primeira transa e as festas com bebidas alcoólicas. Claro, tudo isso apresentado na linguagem dele, com "palavões" e gírias que já são conhecidos por quem acompanha seus vídeos. Portanto, parece tudo muito natural.

As histórias contadas não são muito diferentes do que grande parte dos adolescentes já viveu ou poderá viver: problemas com a aparência, a dificuldade de fazer amizades e encontrar pessoas legais para se relacionar.

Em certos momentos, vi o livro como um manual do que, você, leitor adolescente, não deve fazer. Não vou pagar de santo aqui, dizendo que nunca fiz nada do que aconteceu no livro, como beber antes da "idade permitida", etc, por que seria uma mentira (mas posso garantir que não fiz nem 5% do que ele conta no livro).

Me incomodou muito a questão de estar no livro que ele já pensou em embebedar uma garota para conseguir ficar com ela. Eu sei que ele disse depois que é um pensamento babaca, porém pra mim é uma atitude muito grave de colocar em um livro voltado para o público adolescente, que usa as personalidades da mídia como inspiração para seu cotidiano.

E é errado ele dizer que "TODO O HOMEM JÁ PENSOU NISSO". Desculpa cara, mas eu sinceramente nunca pensei nisso. Sempre aprendi a ter respeito pelas mulheres, sendo em um relacionamento amoroso, de amizade ou familiar. Achei machistinha demais e isso pode indicar uma outra personalidade fora das câmeras.

Uma coisa que senti muita falta foi uma maior interatividade do livro com a internet. Considerando que o autor "nasceu" no YouTube, o livro apresentou somente um vídeo complementar a leitura. É pouco. Imagino que cada capítulo poderia ter tido um complemento em vídeo no YouTube.

Agora, considerando o projeto gráfico, a Novo Conceito está de parabéns. Fotos muito boas e diferentes para abertura de cada sessão, que possuíam relação com a narrativa apresentada naquele espaço e um ótimo tratamento e exposição de fotos do arquivo pessoal do autor. O uso de fontes variadas trouxe a irreverência que o público precisa. Fontes maiores quando o assunto é mais "emocionante" ou "gritado".

Será um livro que vou ler novamente? Provavelmente não, mas quem sabe um dia ele lançando novas memórias não possa ficar interessado em ver se seu pensamento mudou um pouquinho. E vamos combinar, não é só por que a pessoa é famosa que temos que amar/concordar tudo o que ele diz.

site: http://www.allpopstuff.com/2015/02/eu-fico-loko-de-christian-figueiredo-de.html#.VOIlvtxVhHw
Ednan 21/02/2015minha estante
Adorei sua resenha! :)

luciopm 21/02/2015minha estante
Obrigado Ednan!

Andressa.Freitas 05/03/2015minha estante
Muiiito Bom!

Leandro 19/05/2015minha estante
Livro chato, ainda bem que é curto. kkkk

Saori Malfoy 21/03/2023

Mais uma resenha de um livro já lido há um tempo.
Este livro comprei e li ele na época que eu era muito fã do Chris (hoje em dia quase nem assisto o canal dele mais) e foi uma leitura onde conheci um pouco mais dele. Acredito que foi a primeira biografia que eu cheguei a ler na minha vida, mas apesar de tudo, acabei não gostando tanto como achei que gostaria.

Amanda 12/07/2015

Pior livro que já li na vida!
Incrivelmente mal escrito e com "histórias" muito mal contadas e contraditórias.. me mataria se tivesse pago qualquer valor por ele. Não sei nem se pode ser considerado um livro..
Sr. Pereira 02/09/2016minha estante
Pode sim ser considerado um livro. Tanto que está a venda :*

lendocombeatrizz 18/11/2021

Época boa.
Li também no auge da minha adolescência, e o intuito do livro é esse mesmo. Feito para jovens, é até bem divertido, principalmente para quem acompanha ou acompanhava o Christian Figueiredo.

Nada muito além, é um tanto superficial, mas de acordo com a proposta torna-se entendível.

Lourena2 19/06/2015minha estante
Só li verdades, nem irei perder meu tempo lendo.

Duda Garcia 19/06/2015minha estante
Adoro ele mas tenho q concordar com vc

Larissa.Lara 19/06/2015minha estante
Concordo ....

Dayane 19/07/2015minha estante
Nem todos as historias são reais. O Christian mesmo fala que gosta de escrever e faz videos das crônicas. Então algumas pode ser verdadeiras e outras não, mas ele não revela quais são e quais não são reais.

Andre.Felipe 12/03/2022

O Livro Mais Idiota do Brasil
Ganhei quando criança, e perdi tempo da minha vida lendo (horinhas, porque a leitura é tao simples e fraca que até um idiota lê em uma semana kkkk).
Não sei o que leva alguém a querer escrever e lançar um livro como os youtubers fazem só para dizerem que tem um livro publicado. Enfim, soltei aqui o que eu guardei no peito a anos kkkk.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Amei quando fiquei sabendo que iria sair o filme não via a hora de sair o filme e quando finalmente saiu o filme amei mais ainda

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

C. Aguiar 30/08/2015

A história do livro começa com a mãe do autor falando um pouco sobre como ele era na infância, que diferente dos pais o mesmo era bastante extrovertido e conhecia muitas pessoas. Depois nisso somos apresentados a "história" do livro.

Esse livro nada mais é do que um punhado de algumas histórias da vida do autor na sua adolescência, aquela famosa fase que todos nós somos um pouco loucos e fazemos tudo para sermos aceitos (claro que poucos fazem isso).

Confesso que já vi alguns vídeos do autor, mas nunca imaginei que ele fosse um adolescente que fazia as coisas para ser aceito. Ele frisa várias vezes que você tem de seguir suas vontades e não deve beber ou fazer coisas para ser "descolado", mas em algumas outras histórias ele passa mensagens contraditórias demais.

Não consegui gostar da leitura e as histórias citadas no livro não foram nenhum pouco interessantes. Inclusive a história que eu menos gostei foi a do primeiro beijo onde ele cita que pretendia embebedar uma menina para poder beijar ela, pois ela estaria mais acessível. Mesmo que você esteja desesperado (como o autor) nunca faça isso!

Não é um livro que eu recomendo para adolescentes e se eu tivesse filhos teria medo caso eles fossem ler, pois muitos adolescentes são influenciados por ídolos teen.
Isso pode soar bobo para alguns, mas se alguém com a "mente fraca" for ler algo do tipo pode tentar fazer o mesmo. Não estou falando que ninguém consegue ter ideias próprias e vá fazer besteira após ler esse livro, mas foi muito diferente do que eu imaginei que seria.

A narrativa é simples e a editora realmente fez um ótimo trabalho na diagramação.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

@apilhadathay 14/02/2015

BOM!!
Christian Figueiredo, do Vlog EU FICO LOKO, acaba de lançar também seu livro, que é hilário. Não o conhecia, tampouco. Tanto que quando eu soube do alvoroço acerca desse lançamento, fiquei me perguntando quem seria esse jovem que chamavam de "Lokão" e que estava causando tudo isso?? Li-o em seguida ao do Rafa e me diverti tanto quanto com o primeiro. Só que, em vez daquelas sacadas doces, mais filosóficas e suaves do Rafael, Christian escancara sua opinião sobre diversos assuntos.

Meu maior medo era me dar mal por estar no meio de algo que alguém fez e eu levar a culpa junto por querer ser legal e não contrariar a turma. (p. 16)

Após a leitura, eu parti para o Youtube, para conhecer o trabalho do Chris e dei muita risada, assim como com o livro. São 14 crônicas em que ele fala de amor, sexo, confiança dos pais, a hora de tirar a carta de motorista, primeiro beijo, entre outras. Houve muitos momentos para rir até chorar, e, ao contrário do que sua alcunha parece insinuar, ele também se mostrou um jovem mais prudente do que eu supunha. Bem, mais ou menos.

Os homens beijam por beijar. As garotas beijam por atração, momento, sentimento, química, física, biologia e gramática. (p. 25)
Chris ainda comenta tabus como a gravidez na adolescência; problemas comuns entre jovens, como aceitação em grupos e atitudes insanas que muitos tomam apenas para obterem tal privilégio. É um texto de leitura leve, aqui e ali permeado por termos que o próprio Christian utiliza muito nos vídeos, e foi o único ponto que tirou um pouquinho do brilho, para mim - o que é incrível para outras pessoas. No meu caso, porque sei que podemos construir grandes textos sem utilizar um único palavrão neles.
Apesar disto, considero o livro MUITO BOM e recomendo sua leitura leve, para momentos de descontração!

sabrina 17/05/2021

Foi o primeiro livro que li, então tenho um carinho por ele e tbm amava o youtuber (ainda gosto, só não assisto mais)

purestxheroine 15/04/2021

uma madrugada de sábado
li esse livro por puro tédio quando tava dormindo na casa de uma amiga minha no sétimo ano do fundamental era um dos únicos livros que ela tinha e eu tava sem absolutamente nada pra fazer e sem sono a única coisa de que me lembro a respeito do livro é uma parte sobre um cara que acordou sem um dos dentes e quando foram ver o dente dele tava no pote de margarina dentro da geladeira (?)

Gabrielly.Monteiro 28/01/2021

Eu fico Loko
Nesse livro o Christian Figueiredo fala de sua vida, um livro engraçado e gostoso de se ler.
Você encontra coisas desde que ele era criança até agr adulto.

Brunna 11/02/2015

Não lembro de já ter dado tanta gargalhada lendo um livro só!
Christian Figueiredo ficou conhecido quando começou a gravar vídeos para o YouTube. Hoje o canal dele é visto por milhões de pessoas. Ainda assim eu não o conhecia - #shameonme. Quando vi o rebuliço na internet porque o lançamento do livro do Lokão estava próximo, eu me perguntei: who? Para sair dessa zona de ignorância absoluta, procurei uns vídeos do Chris (olha a intimidade) na internet e me deparei com um jovem divertido e totalmente louco! Completamente me identifiquei - não que eu seja divertida ou louca, talvez um tanto perturbada mentalmente, ou que faz um pouquinho de algazarra por tudo. O fato é que, a partir de então, eu não via a hora de ter um exemplar de Eu Fico Loko em minhas mãos para conferir todos os pensamentos e histórias insanas que ele tinha inserido no livro.
Assim que meu exemplar chegou em minha casa, comecei logo a ler. Eu virava as folhas em uma velocidade tremenda, nem percebia o tempo passar. Quando cheguei na última página, já estava com as bochechas doendo de tanto gargalhar e com o coração apertado porque o livro tinha acabado. Quando o Chris irá lançar outra obra? Eu preciso de mais! Enquanto isso não acontece, terei que me contentar com os vídeos, fotos, tweets, tour do lançamento de Eu Fico Loko e qualquer outro material relacionado a ele (quero ver quem vai me prender).
Eu Fico Loko contém uma crônica mais hilária que a outra! Cada situação incrível que eu ficava me questionando quais delas realmente aconteceram e quais foram fruto da mente excêntrica do autor. Querem saber minha conclusão? Eu sou muito tapada, ou então o Chris é muito inteligente. Talvez os dois. Talvez nenhum. Mentira, tenho certeza que o Chris é muito brilhante, eu não consegui decidir nem se a primeira história é verídica!
Através das crônicas divertidíssimas que relatam um pouco a vida do Christian, ele consegue transmitir algumas lições/dicas/ensinamentos para os leitores, utilizando um tom bem leve, descontraído, sério e importante, tudo ao mesmo tempo. E isso só confirma quanto talento o Sr. Figueiredo tem.
Com uma linguagem bem informal (cheia de gírias e palavras repetidas), parece até que o autor é amigo íntimo do leitor e está conversando naturalmente com ele. No início tanto coloquialismo me incomodou; algumas palavras até são escritas da mesma maneira que a gente fala. Eu sou mesmo um tanto chata com a questão gramatical (ver termos escritos de forma "errada" me dói os olhos), mas depois de algum tempinho consegui esquecer isso e me deliciar com a leitura.
Não lembro de já ter dado tanta gargalhada lendo um livro só! E o melhor é que as histórias não ficam soltas, cada uma para um lado. Todas "se conectam", mas não somente por fazerem parte da vida do Christian, de alguma forma, e sim porque ele soube conduzir os assuntos dos capítulos para que eles sempre se interligassem.
Sinceramente espero que todo mundo tenha oportunidade de ler Eu Fico Loko. Não só os que acompanham o Lokão nos vídeos, mas também os que (assim como eu) não fazem(iam) a menor ideia de quem é este ser.

site: www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2015/02/resenha-eu-fico-loko.html

Aline Natália 22/06/2015

Eu Fico Loko - Christian Figueiredo
Em um dia não produtivo estávamos aqui em casa passeando pelo Youtube e nos deparamos com o "Eu fico loko", assistimos alguns vídeos, e com o passar do tempo confesso que de vez em quando voltamos para este canal para conferir as atualizações.

Christian Figueiredo De Caldas é um "Youtuber Teen" que entre muitos dessa nova geração está fazendo o maior sucesso nas redes sociais. Entre vídeos de conteúdo para internet e o Daily vlog, ele criou o chavão:

"E ai, meus lokões e lokonas deste Brasil! Tudo bem com vocês?"

O livro é praticamente a mesma coisa dos vídeos, sinceramente cada palavra lida era como se o Christian estivesse contando, quem conhece seu trabalho na internet pode facilmente ouvir sua voz narrando os acontecimentos de sua vida que estão no livro.

Vida esta que temos que concordar que ou é muito louca ou ele tem o dom de ver tudo com bons olhos, e acima de tudo consegue contar de forma muito engraçada.

"Quando queremos que as horas passem rápido, esquece... Elas demoram o triplo para passar. Se você estiver em casa aflito para passar uma hora, pode acrescentar cinco horas em cada hora."

O livro não é sobre como ele saiu do anonimato para a fama proporcionada pelo Youtube, é a história da vida de um adolescente comum, cheio de dúvidas, medos, com acertos e muitos erros.

De forma divertida ele aborda temas como: gravidez na adolescência, primeiro beijo, sexo, bebidas alcoólicas, amizade, família, em suma é a desventuras de um adolescente.

"Odeio esse negócio de misturar o doce com o salgado. Arroz com amêndoa, arroz com champanhe, arroz com damasco, lentilha, laranja. Natal é a festa do arroz anormal."

A narrativa é simples, própria para o publico alvo, nada de palavras rebuscadas e conteúdo para revolucionar o mundo, é um bate-papo informal, com histórias reais, contadas sem medo, de forma engraçada, que leva o leitor a boas gargalhadas. Um diário que escancara a vida como ela é!

Não poderia deixar de comentar o trabalho da editora, o livro é belíssimo, a diagramação muito bem feita, as fotos são de ótima qualidade.

"Ela era tão linda que até desconfiei ter conhecido algum dia, afinal eu não era um homem de muitas. Na verdade, eu era um homem de nenhuma."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/06/livro-eu-fico-loko.html

Juliana 04/10/2015

O livro traz crônicas divertidas escritas pelo vlogueiro Christian Figueiredo de Caldas, que tem milhares de seguidores no Youtube. Voltados para o público adolescente, os textos abordam temas que são bastante comuns nessa época da vida como bebidas, garotas, primeiras vezes, inseguranças, entre outros.
Cada crônica é escrita como se o Christian estivesse realmente conversando com o leitor, o que transforma a experiência de leitura em algo bastante divertido e rápido. Com os textos voltados a uma faixa etária específica, fica difícil não analisar os textos com os olhos da irmã mais velha, de alguém que já passou por isso e, apesar de no momento achar que não iria, sobreviveu.
A diagramação ficou bastante divertida, com diversas fontes utilizadas, fotos e ilustrações, que dão um ar bastante jovial ao livro. Achei até um pouco poluído, em alguns momentos, mas percebi que a obra atinge em cheio seu público alvo.
Apesar de não conhecer o trabalho dele como vlogueiro, confesso que a leitura me deixou curiosa para assistir aos seus vídeos e conferir de perto o motivo de tanto sucesso!

site: http://www.cafecomlivros.blog.br/2015/04/21/resenha-eu-fico-loko-christian-figueiredo/