O peso das dietas

Sophie Deram

Resenhas - O peso das dietas

Pollyanna Reis 03/06/2021

O PESO DAS DIETAS
Quer emagrecer de forma sustentável e dizendo não às dietas restritivas? Então, para início de conversa, leia esse livro. O Peso das Dietas é simplesmente um manual da reeducação alimentar. Eu só queria poder agradecer pessoalmente a Sophie Deram por ter compartilhado tanto conhecimento com a gente através desse livro.
Ler esse livro foi como uma libertação, um bálsamo. Depois de tantos anos lutando contra a balança, me olhando no espelho e me sentindo infeliz, me forçando a fazer dietas malucas e me frustrando, agora posso dizer que me amo e não preciso passar fome nem forçar meu corpo a fazer essas dietas restritivas. Perdi mais de 30kg sem sofrimento exagerado e o melhor é que emagreci comendo de tudo, mas não tudo. Esse livro foi um complemento nesse processo. Super recomendo, mesmo que sua intenção não seja a perda de peso.

Natália Simião 21/04/2021

Leitura bem proveitosa! Me tirou várias dúvidas e me ensinou várias dicas que irei colocar em prática! Amei muito! ???

vicjordana 21/03/2021

Foi o primeiro livro que li sobre Nutrição.
Gostei bastante das coisas que a autora disse.
Espero ler mais livros sobre o tema.

Vergna 11/07/2020

Ótimo livro
Livro essencial para entender a forma como a sociedade dita os padrões de beleza atuais através da ditadura da magreza, associando esse "padrão ideal" a saúde. Compreender que essa forma de pensar é ultrapassada e totalmente comercial é o primeiro passo para mudar a realidade que vivemos.

Ingrid Laís 01/07/2023

Uma ótima leitura, que me fez refletir e parar de ?neura? em várias questões sobre a alimentação.

Achei muito interessante como ela aborda, que devemos nos alimentar sempre com prazer, e manter a cabeça tranquila em relação as comidas, fez muito sentido pra mim.

Foi repetitiva em alguns pontos, e achei que não se aprofundou em outros, apenas citou.
Mas foi uma leitura proveitosa, que abriu minha mente, precisava ler sobre isso.

Pelo que vi a autora é uma ótima pesquisadora, vou adorar acompanhar o trabalho dela. Recomendo a leitura.

Elyene 10/02/2021

Amor e sabedoria em forma de livro
Leitura indicada pela nutricionista e comecei a ler esperando um posicionamento positivo diante da problemática da alimentação. Feliz de dizer que não me decepcionei! Como meu objetivo é melhorar meu relacionamento com a comida e aprender a balancear a alimentação de forma realista e perene, sinto que este livro serve como um ótimo alicerce. A abordagem de Sophie é bem conceituada sem deixar de ser amorzinho! Ensina que nenhum alimento é ruim, mas nos orienta a priorizar o que tem maior qualidade, sem colocar etiquetas de "proibido" em nada. E como extra vem cheeeeio de receitas! Gostei bastante e recomendo sim!
Liria3 12/02/2021minha estante
Vou adicionar na lista hahah

Elyene 16/02/2021minha estante
Ahhh ótimo mesmo!

Kammler 08/11/2020

Sem peso nem dieta
Um livro excelente para as pessoas desacreditadas da nutrição. Pra você que já fez várias dietas e não chegou a lugar nenhum, esse livro é um excelente ponto de partida.

A parte dois é um pouco repetitiva, e confesso que as receitas não me atraem muito, mas todo o resto da leitura é EXTREMAMENTE VALIDA.

Livro rápido de ler, sem palavras de difícil compreensão, com conteúdo bem esmiuçado. Não é necessário conhecimento prévio em nutrição.

Henrique609 16/10/2022

Libertador e contra intuitivo
Esse livro é fantástico em tudo. Um verdadeiro tapa na cara do que é considerado comum em nossos dias.

As abordagens adotadas pelos profissionais, pessoas comuns e mídia de que a dieta é efetiva é derrubada quando se faz um estudo mais longo.

Quando se descobre que 95% das pessoas que emagrecem com dietas voltam ao seu peso normal ou ficam mais pesadas, paramos pra pensar que fomos idiotas ao acreditar nas dietas.

A solução?
Voltar a uma reeducação escutando seu corpo e confiando nele para sabermos a quantidade de comida, o momento de começar, parar e quando deixar rolar. É uma abordagem muito mais efetiva porque é "sob medida".

Quem diria que usar a intuição para emagrecer seria considerado contra-intuitivo?

Falhamos como sociedade ao acreditar mais em conhecimentos incompletos do que nos conhecimentos completos.

Luciana.Siqueira 19/08/2021

Necessário
Livro perfeito!

Me tocou demais, esse livro fala sobre como comer verdadeiramente saudável, e muitas vezes isso não tem a ver com a comida que se come, mas com o estilo de vida que se leva.

Uma leitura que me fez abrir os olhos por estar sofrendo alguns problemas com a comida.

Bela 08/04/2024

Melhor do que imaginei
Estava esperando aquele livro padrão sobre como fazer dieta e calcular calorias, ou alguma coisa similar a isso, e me vi bem surpresa positivamente com o que ele trás. Achei bem responsável a forma como a autora aborda os assuntos.

Aninhalaz 26/01/2022

Leitura necessária!
Livro muito rico em conhecimento, que nos alerta sobre os perigos das Dietas restritivas e como devemos levar em consideração vários outros aspectos da nossa vida.
Além de vir com dicas e receitas!!

Aline 12/03/2024

Faz sentido
Muitas das coisas que a autora fala faz muito sentido. Quem já perdeu peso com dietas restritivas e ganhou tudo de novo e mais um pouco que o diga.

Bárbara Gomes 12/10/2021

Uma relação afetiva com a comida
Uma autora que apresenta estudos que comprovam que uma relação saudável com a comida está diretamente ligada ao prazer em comer. Um livro que mudou bastante coisa por aqui, só não dei 5 estrelas por ainda ter a visão da carne como saudável para nós :)
pampamcviana 19/01/2022minha estante
E a carne é saudável para nós.

Bárbara Gomes 28/01/2022minha estante
Bom dia, Pam! Recomendo a leitura do livro Comer para não morrer ?

Gio 30/08/2021

Ótimo!
Baseado em evidências, expondo suas experiências na área clínica a autora pensa a nutrição de forma humana, sem terrorismos.

elohafloria 13/05/2023

Para despertar reflexões
Livro bem interessante, especialmente na época que foi lançado a uns anos atrás.

Conteúdo bastante importante, porém repetitivo. Às vezes até duvidava se eu tinha me perdido nas páginas e já lido aquele trecho.

E um alerta que a autora coloca como afirmação, mas em realidade não procede: restrição NÃO NECESSARIAMENTE vai gerar compulsão. Não é uma relação causa e efeito, muitos estudos atuais sobre o comportamento alimentar já demonstraram que existe correlação, mas não causalidade.

Sou psicóloga, estudo o comportamento alimentar e os transtornos alimentares, portanto foi um pouco básico. Mas, se você ainda não é familiarizado com essa abordagem anti dietas ou não é nem nutri nem psi, vai te despertar muitas reflexões!