Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Deise.Maria 05/09/2023

"Todo homem vive para si mesmo , utiliza sua liberdade para atingir fins particulares, sente em todo o seu ser que pode ou não realizar tal ou qual ato , mas , desde que age ,seu ato realizado em tal momento de duração tornar- se irrevogável e pertence doravante à história, onde ele não é mais livre , mas regido pela fatalidade."
??Tolstoi
Começo com esse trecho que resume a genialidade de Leon Nicolàievitch Tolstòi.
Essa obra clássica foi um desafio pra mim , por conta de seus inúmeros personagens e termos russos que tive muita dificuldade em pronunciar no entanto nada que diminua essa experiência que tive com a primeira obra que leio de Tolstòi. Simplesmente fantástica é como nos é prevenido na nota ao leitor ,conselhos de Melchior de Vogue:
" O prazer na leitura de Guerra e Paz deve ser comparado com ascencoes as montanhas ; a estrada é, por vezes , ingrata dura , nela nos perdemos , é preciso esforço e pena , mas quando atingimos o cume e lançamos o olhar para baixo a recompensa é magnifica ." A leitura desse romance russo é por vezes cansativa, e as vezes de difícil compreensão, as narrativas parecem pouca atraente , mas Tolstoi faz uma reflexão tão ideológica sobre cada personagem que aos poucos vai te cativando, como aconteceu comigo . apesar de seus inúmeros personagens apenas alguns se destacam como o principe André Bolkonski e sua irmã Maria .a Natascha Rostov e seu irmão Nicolau enamorado da prima Sônia. E o Conde Pedro , entre outros como Helena , a impetuosa . Enfim esses são os que mais vai aparecer durante a trama que envolve as constantes dissoluções de acorde de paz entre a Rússia regida pelo imperador Alexandre e a França ?? regida por Napoleão , que invade a principal capital da Rússia , Moscou , e ali vemos como esse embate está sempre presente no diálogo dos personagens aristocratas e Monarcas .
Guerra e paz é um retrato do que significa as indas e vindas em estabelecer a paz e de como afetou a sociedade moscovita , os mais pobres como os camponeses e aqueles que sobre o espírito patriota sacrificam suas vidas .
O leitor acompanha o fundo histórico do que foi essa guerra e o desenrolar da trama entre os casais Sônia e Nicolau , e Maria em sua infeliz vida de Princesa e André e Natascha . Os personagens evoluem muito com o passar do tempo e vou dizer aja paciência pra encarar esse caramalhaco !!! A minha edição ao menos possui 975 pags que só me fez demorar por conta dos vários acontecimentos que era descrito em um único capítulo, então pra não me perder anotei o nome de boa parte dos personagens e fui lendo no meu devido ritmo. Mas aconselho vale apena se vc como eu gostaria de conhecer essa obra tão complexa onde Tolstòi mistura ficção com fatos históricos. Eu pude entender que ele não deu destaque a nenhum herói,ele não colocou um papel de importância aos imperadores mas destacou que o sucesso de uma revolução cabe ao desejo particular de cada indivíduo. O que fazemos de nossa liberdade pode parecer que não nos afeta mas fica registrado na história. E foi isso que esses homens fizeram no século XIX.