A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Marcos606 24/09/2023

O conto apresenta como situação inicial um rico comerciante e seus seis filhos, três filhos e três filhas, cuja filha mais nova é identificada mais por uma qualidade (sua beleza) do que pelo nome. Enquanto suas duas irmãs mais velhas são mimadas e caprichosas, tendo gosto apenas pelo luxo e pela riqueza, Bela é gentil, modesta e mantém uma relação muito forte com o pai, a ponto de se sacrificar em seu lugar quando este se vê condenado à morte pela Besta por ter colhido uma rosa que lhe pertencia. A Bela vai morar com a terrível Fera e descobre, além de sua feiura, um ser generoso que só pede para amar e ser amado em troca.

O papel do monstro permite a heroína dominar seu medo e exercitar suas próprias forças. As angústias de devoração e de morte que assaltam a Bela diante da Fera são todas aspectos da sombra, no encontro profundo com o outro, e especialmente com o masculino na intimidade da sexual. Leão, javali ou quimera dependendo da versão, a Fera já foi um belo príncipe punido por uma fada por suas más ações. Uma versão diz que uma velha vestida de trapos e com aparência repulsiva bateu na porta de um príncipe jovem e bonito (mas incrivelmente vaidoso e inóspito) para pedir comida ou dormir sob seu teto. Ele supostamente zombou da aparência da mendiga e a rejeitou. A velha era na verdade uma fada puniu o príncipe por esta ação. Ela o condenou a uma aparência monstruosa e bestial que assustaria todas as mulheres, exceto aquela que visse sua beleza interior.

Distingui a feiura moral da feiura física. A Bela, vendo até que ponto reduz a pobre Besta com suas recusas, passa sob o impulso da compaixão unida à estima, da amizade ao amor. Assim encontramos a justificação para os casamentos frequentes nesta época, entre homens maduros, muitas vezes viúvos, e meninas muito jovens. Tudo o que restava a estes maridos era cercar as suas jovens esposas com todas as considerações, e que as jovens respeitassem a situação mundana e o valor interior das pessoas.

Apareceu pela primeira vez na França, sob a pena de Gabrielle-Suzanne de Villeneuve, em 1740, numa coletânea de contos, La Jeune Amériqueine et les contes marins (A jovem América e os contos marítimos), publicada anonimamente, onde diferentes passageiros numa travessia marítima contam histórias uns aos outros. para passar o tempo. A história é contada pela empregada da heroína.

Só se tornou verdadeiramente famoso quando foi resumido e reimpresso por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont no seu manual educativo Le Magasin des enfants (A loja infantil) em 1756. Este último suprimiu toda a segunda parte, onde Madame de Villeneuve relatava a briga dos fadas explicando a origem real da Beleza, mas acrescenta um diálogo em que a governanta Srta. Bonne debate com seus alunos. É nesta versão que se baseia a maioria das adaptações subsequentes.

lilius 21/09/2023

Clássico, mas acho que foi o livro mais cansativo que eu já li. fiquei ansiosa pra ler mas não gostei nem um pouco.

Silvia87 17/09/2023

Amei ?
Que história original legal! Diferente daquela popularizada pela Disney, mas muito interessante. Claramente com o propósito de ensinar bons valores e as vantagens de fazer o que é certo.

A versão da Madame de Beaumont também é legal, mas muito simples, lembrou aqueles livrinhos infantis com páginas de revista. A história original (Madame de Villeneuve) é muito mais detalhada, amarra todas as pontas soltas e conta uma história linda!

A versão da Disney é mais mágica e lúdica. A versão original, por mais conto de fadas que seja, tem um pouco mais de pé na realidade, incrivelmente. Adorei.

Marilack 09/09/2023

Um clássico!
O livro é dois em um. Contém as duas versões mais populares de A Bela e a Fera.
Eu gostei bastante da primeira versão apresentada. Li em uns 3 dias, mas a segunda foi a que me custou quase um ano ?
Sobre o livro: é uma edição de bolso, capa dura, tem ilustrações bem bonitas, mas não parecem terem sido feitas para este livro em si, mas são bonitas, ok? Todo o livro é bem bonito e bem feito, costurado e não só colado.
A Bela e a Fera é umas das minhas histórias favoritas na vida, desde que assisti o filme clássico da Disney pela primeira vez.

favero.o 09/09/2023

?Mas tudo cansa, a maior felicidade se torna insipida quando é ininterrupta, quando deriva sempre da mesma fonte e nos vemos imunes ao medo e à esperança.?

airamlaceratti 04/09/2023

Laços de mãe e filha
Li com minha filha de 6 anos, toda noite lia um pouco e no final perguntava sobre pra ela. Foi uma experiência linda, um momento que nos uniu e deu start pra uma tradição, por que depois desse vieram muitos outros.

Arengueira.Guimara 03/09/2023

Lição de moral
O livro é bem interessante e trás uma pequena biografia das duas escritoras que fizeram o conto, cada uma a sua maneira. Uma análise geral do livro é que ele nos instrui a sempre cumprirmos com nosso dever, e não nos deixamos enganar pela euforia da paixão, mas sim procurar um amor que atenda nossas necessidades, sem olhar a aparência. O primeiro conto é super dinâmico e rápido, o segundo é maior e mais enrolado, mas no fim os dois passam a mesma mensagem. Um ponto negativo é que encontramos preconceitos normais para a época, mas nada que uma leitura critica não resolva.

Boo_ 03/09/2023

Era uma vez a síndrome de Estocolmo.
A bela e a fera é um dos meus contos de fadas preferidos, já assisti inúmeras adaptações, e já li alguns livros inspirados no mesmo.

Acho que não tem muita coisa a dizer sobre uma história que todo mundo conhece. Ainda mais quando sabemos a problemática dessa história.

O conto de fadas original, diferente do clássico da Disney, gira em torno da conspiração de uma fada invejosa e vingativa, e de duas outras que tentam consertar o mal causado.

Lidia 30/08/2023

Este é o meu conto de fadas preferido ????? eu me identifico muito com a Bela ? amo assistir aquele filme com a Emma Watson ??

Talvanes.Faustino 25/08/2023

Belíssimo
Fiquei impressionado com este livro, pra quem cresceu vendo a versão da Disney, o choque é bem grande. As ilustrações também mostram uma visão histórica da fera que revelam, o que o europeu entende por fera.

Flávia 18/08/2023

Clássico conto de fadas
Tem tudo que se pode esperar de uma história medieval/renascentista: muitos personagens sem nome, reis e rainhas bonzinhos, rivalidade entre mulheres, plebeia virando princesa, primo casando com primo e final feliz pra todo mundo (menos as vilãs, claro).

E obviamente não passa no teste de Bechdel

Izabele24 12/08/2023

Qual o limite da adaptação?
A adaptação da Disney retirou tudo que compunha a história original! Não tirando o mérito da Disney com o filme de 1991, que mostra de forma revolucionária para época uma princesa que tinha prazer em ler, mostrando que as mulheres não eram válidas apenas por beleza mas também por sua Inteligência.
Nesta edição da Zahar temos duas versões de A Bela e a Fera, a original escrita por Madame Villeneuve (que eu gostaria de ter lido primeiro) e a da Madame de Beaumont que é mais curta e com um viés "cristão" desta pérola que é A Bela e a Fera.
Vale muito a pena ler estes clássicos literários!
Foi uma excelente leitura para mim, e minha recomendação final é comecem pela original escrita pela Villeneuve!

Nathalia.Petelin 06/08/2023

Espetacular!!
Que obra maravilhosa !!!
Estou encantada.
A Bela sempre foi e vai continuar sendo a minha princesa preferida .
Recomendo muito ??

Pedrochmeneses 26/07/2023

Cativante, Doce e Encantador
Duas versões de um clássico conhecido e amado por muitos.
Madame Beaumont traz uma versão curta e muito prática do conto que é preciso para contar às crianças ou mesmo para uma diversão mais rápida.

A versão clássica, contada por Madame Villenueve é mais rebuscada e dedicada a um público mais adulto, contendo inúmeros detalhes inéditos, além de um prólogo e um epílogo para a história tão conhecida por todos (apesar de a parte principal entre Bela e Fera ser um tanto enrolada).

E para quem estiver curioso: não, os candelabros e móveis do castelo não ganham vida ou são amaldiçoados. A história é completamente diferente do clássico Disney que ganhou o coração de muitos (mas igualmente bela também).