A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

ncrln 23/02/2023

Muito intrigante ver a mesma história escrita duas vezes e a quantia de detalhes que podemos acrescentar ou deixar de lado. O primeiro conto achei bem objetivo, já o segundo segue um romance. Mas em ambos a história se desenvolveu bem. Não é minha história favorita, até porque não passa depura síndrome de Estocolmo, mas enfim, bom livro.

Lary 20/02/2023

Duas versões de um mesmo Clássico
Acredito que a maioria das pessoas costumam conhecer a história de A bela e a fera através dos filmes, e não foi diferente comigo. Desde criança essa história me marcou mas não imaginava que ela vinha de uma história escrita. Escolhi essa edição da zahar por eu já conhecer o belo trabalho que essa editora faz dos clássicos, e justamente essa edição tem a presença de ilustrações mais antigas que compõe os momentos principais da história, o que deixa tudo muito conectado.

A história (historicamente) possue duas versões, a primeira e que inicia o livro é da Madame de Beaumont (1756), essa versão é a que conhecemos sendo a clássica. A segunda versão e que finaliza o livro é a da Madame de Villeneuve (1740), essa é a versão original. A primeira versão é mais curta e bem direta, você lê com mais facilidade porque segue em partes o que já conhecemos. Porém a segunda versão é bem maior e mais detalhada, ela possue uma direção bem diferente que a primeira, mesmo que o objetivo seja o mesmo, além de possuir uma parte exclusiva da visão da Fera. De todo modo, é um bom livro e essa edição vale muito a pena pra te fazer conhecer esse clássico.

Fabricio.Macedo 12/02/2023

Já de cara aquela identificação com a Bela, admiradora da música (risos). As ideias sobre aparências e a relação com verdades e falsidades, o bem e o mal, o belo e o asqueroso. E 'sombora' para a leitura do próximo conto!

Shemilly0 08/02/2023

Um clássico em duas versões
Esta edição conta com duas versões desta história: a clássica escrita por Madame de Beaumont em 1756, mais conhecida por conta das adaptações para cinema, teatro... que inspirou os filmes da Disney e a versão original publicada por Madame de Villeneuve em 1740, que nos apresenta uma história mais assustadora, com mais detalhes da vida passada da Bela e da Fera e insere novos personagens ao enredo.

Apesar de ter um vocabulário muitas vezes rebuscado a leitura é fluida, porque a história nos prende, principalmente a versão original que, por não conhecê-la, me deixou mais curiosa.

Gostei muito da leitura e desse formato de colocar as duas versões no mesmo livro (primeiro a clássica, depois a original). A Zahar elaborou uma edição muito linda e cheia de informações muito interessantes e relevantes na introdução do livro.

IsabellaVica 08/02/2023

A História é bem interessante e diferente da que eu já conhecia, porém achei a leitura bem cansativa!

Ester Marieta 01/02/2023

Um encanto de edição
Amo a história da bela e a fera, contada pela Disney. Logo que vi que havia mais por trás, já quis ver,b e conhecer. É super interessante essa edição da Zahar(além de ser linda, e cheia de ilustrações - com certeza vou colecionar??), pois mostra as duas versões mais antigas da bela e a fera! Gostei demais de todas as versões. Achei difícil de ler por ser uma leitura mais pesada, antiga, mas vale a pena pra quem é fã!

Anna 01/02/2023

Diferente
Esse livro apresenta duas histórias da Bela e a Fera. A primeira é bem curta e bem parecida com os contos da Disney. Porém, a segunda, é mais completa e um tanto quanto diferente. Eu sou apaixonada pela história da Bela e a Fera e esse livro fez eu gostar mais ainda.

Mari 24/01/2023

Como pode a mesma história ter muitas versões e elas serem muito diferentes mais boas do mesmo jeito.

felipe.demattos.94 24/01/2023

4, mas...
Vou dar 4 apenas porque estou ignorando a segunda versão da estória (que na verdade é a original, verdade seja dita).

Sophia.Black 23/01/2023

? ???? ? ? ????
Bela é uma das minhas princesas favoritas desde que eu era criança, e como eu gosto de ler os contos originais dos contos de fadas, eu certamente não podia deixar esse aqui de fora.
Da versão original escrita pela Madame de Villeneuve eu só lembro de uma adaptação extremamente parecida, que era franco-alemã, de resto, são todas adaptações da versão da Madame de Beaumont. Eu gosto muito da história, e apesar de antes conhecer apenas uma das versões, eu ainda sim amava, mas quando eu fui ler a versão original, escrita pela Villeneuve, eu fiquei surpresa com o quanto a Bela me irritou... tipo, COMO ASSIM?! Mas enfins né, o carinho pela história fica aqui, apesar de ter me estressado com a Bela.

Jucy 21/01/2023

As duas histórias são bem diferentes, a segunda parece explicar a primeira que é contada de forma muito resumida.
A segunda achei bastante confusa e fiquei incomodada com alguns fatos hahahaha

letty 19/01/2023

entre os dois, gostei mais do segundo. foi tudo bem amarradinho. gostei.
a bela é minha segunda princesa favorita da disney, então gostei de ler sobre essas duas versões, mas ainda prefiro mais a versão animada da disney.

Ana Lee 19/01/2023

Um clássico!
A versão da Disney me intrigava, já que geralmente eles suavizam as histórias... Nesse livro você encontra duas versões, uma que é um conto na verdade, bem curta e mais voltada para crianças. E a versão original mais longa e com mais detalhes e explicações. De toda forma, um livro lindo! Amei.

Anna.Clara 10/01/2023

"A base do amor verdadeiro é a bondade." ?
O que eu posso dizer desse livro? Eu gostei de tudo dele, conhecer mais detalhes da história, saber um pouco de cada uma das autoras dos contos, saber que existem divergências que podem ter sido consideradas significativas para a história que sempre conhecemos. Acredito que as versões mais puras desse conto que se passa 1700 e lá vai bolinha, tenham mais coisas e valores a serem agregados do que é imaginado, a da Disney também traz valores importante, mas como sempre as versões originais das histórias que amamos podem destruir um pouco a magia ao trazer mais informações que são pertinentes para o enredo principal. Sendo bem honesta, sempre fui fã do conto da bela e da fera por me identificar com a personagem que era excluída apenas por ser ela mesma e ser estranha para os outros e por gostar bastante da simbologia que esse casal traz de que as aparências não importam quando o amor é verdadeiro e gostei do fato de que essa é a base central desde antes da história ser comercializada e alterada pela Disney. Não nego que senti falta de personagens como Gaston e LeFou que não fazem parte das versões antigas, sendo substituídos pelo fato que todos os seres masculinos existentes parecem ser apaixonados pela Bela (Cara, essa menina tinha sangue de Veela, só pode kkk). Agora, uma coisa que eu achava fundamental da história se tornou confusa e até estragou um pouco da magia de tudo pra mim, a Bela não se trata de uma princesa por casamento na versão mais antiga da Madame de Villeneuve, na verdade ela é prima do príncipe. (Nas versão da Madame de Beaumont, que foi a que deu origem às versões que conhecemos, aparentemente ela ainda é uma princesa por casamento e eu vou continuar acreditando nisso kkk). Isso foi algo que me deixou um pouco chocada, mas era comum na época, tá de boas kkkk. Pra mim, o que verdadeiramente importa é que a lição da história não mudou mesmo com a passagem do tempo, a base do amor é e sempre deve ser o seu coração e não os seus olhos. ?

Ps: Tô precisando ler mais livros de época, voltei a ficar perdida com o tipo de linguagem kkkk/