A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Priscila.Aline 16/04/2024

"Ame quem a ama, não se deixe enganar pelas aparência e liberte-me da prisão"

Levei 36 anos para descobrir que a Bela era princesa, e que a tia (dada boa) pata proteje-la entregou a uma família para cuidar dela.

Thais645 10/04/2024

"Porém ela aconselhou a não se deixar enganar pelas aparências pois a beleza está no interior das pessoas".

Maria15099 08/04/2024

Livro muito complexo
Livro extremamente complexo de ser lido, muita enrolação nas palavras que acabei me perdendo na história

Raquel Garcia 04/04/2024

Um clássico infantil, se descortinou em uma história surpreendente! O livro traz duas versões da mesma história, a mais conhecida versão, e outra cheia de tramas e surpresas! Vale muito a pena a leitura!

dorothy2 31/03/2024

Bela e a fera
Bela e a fera e a minha história favorita da Disney desde quando era menor, é essa verão diminuída eu gostei bastante e que imagens são lindas

Caroline 25/03/2024

Boa edição
As 4 estrelas são pela edição da Zahar (que nunca decepciona!), mas o conto em si, tanto o original como a recontagem me causaram incômodo em vários momentos. É interessante ler e conhecer os elementos e estrutura dos contos, mas acho as lições morais antiquadas e até mesmo problemáticas, às vezes.

Rebeca 23/03/2024

História que carrega um apego emocional.
Todo o amor do mundo por essa história. Quando eu era pequena minha tia lia sobre A Bela e a Fera e desde então a Bela é minha princesa favorita. Cada característica dela me chamava atenção. Após ler essa história posso dizer o que acho com outros olhos. Meu amor pela Bela só aumentou. Mas é a história da Fera que me chamou atenção. A Fera tem uma história mais intensa do que se espera e não é o monstro que eu escutava quando era menor. Vale muito a pena conhecer esse lado e ver o amor puro entre os dois. Li esse livro pela criança que eu era e percebo que foi um carinho no coração da adulta que sou hoje.

Julia1744 04/03/2024

Não foi uma leitura tão boa quanto eu esperava ser, mas também não foi ruim.

Eu terminei a primeira parte rapidinho, mas a segunda e terceira me prenderam um pouco

becaesousa 28/02/2024

Diferente e bom
O livro reúne as versões mais famosas de A Bela e a Fera. Elas divergem da versão da Disney, mas devemos encarar sua singularidade.

Elô 19/02/2024

"A maior felicidade se torna insípida quando é ininterrupta, quando deriva sempre da mesma fonte e nos vemos imunes ao medo e a esperança"

Era para ser a leitura de uma viagem minha, finalizei no trajeto de ida ???
Que edição maravilhosa, as ilustrações, a apresentação, a tradução..... e sempre passando aquele ar de magia inerente a história de A Bela e a Fera.

_carolthome 17/02/2024

Muito diferente das versões mais conhecidas e muito bom
O livro tem duas versões dessa conhecida história, ambas escritas por mulheres. A primeira é mais curta e naturalmente mais conhecida e clássica. Já a segunda é considerada a versão original e meu Deus, como é diferente. Os traços mais clássicos estão ali, nas duas primeiras partes. Mas o final, que narra tanto a história da Fera, quanto a da Bela e as relações disso com o mundo das fadas é simplesmente maravilhoso. Não sei se é a melhor opção para a contemporaneidade, mas acho que traz debates muito interessantes, principalmente ao colocar mulheres poderosas e emocionais por trás de cada detalhe da trama.
A Bela é uma personagem cativante em todas as versões possíveis e a Fera é de fato uma personagem interessante. Mas se fadas me conquistaram de um jeito diferente, tanto a boa quanto a má. A versão original traz um ar de magia e realmente um conto de fadas, quase que ao pé da letra de um jeito inegavelmente belo (com o perdão do trocadilho).
A narrativa é muito bem construída, apesar de não ser tão fluida, resquício de sua época. Isso, somado a alguns incômodos relacionados ao final e ao reforço de certos papéis de gênero, foi o que me fez não dar uma nota maior para essa história tão linda. Ainda assim, a leitura ainda vale muito a pena.

stcarvalho0102 06/02/2024

Nessa edição temos duas versões. Uma mais curta e outra com mais detalhes. Esta, naturalmente, mais extensa. Excelente livro.

Andrei 31/01/2024

Retratos da Bela
Comecei o livro sem muitas expectativas mas felizmente comecei pela versão mais extensa e antiga de Madame de Villeneuve (1740). O texto original se constrói aos poucos sua complexidade e beleza, dispondo de fadas atuantes,uma bela mais racional quanto a ideia de se casar e uma narrativa poética de tirar o fôlego, absolutamente lindo. Já quanto a versão posterior,clássica e enxuta de Madame de Beaumont (1756) encontramos poucas páginas que passam como um furacão que promete muito e não faz o seu esperado som, com uma linguagem menos rebuscada o que compromete a poesia da história.
Encantado com a bela e a fera, a fera e a bela e suas nuances