A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Isa_Andradre 25/08/2022

Eu amo a bela e a fera, simplesmente amo.
Sou apaixonada pelos life actions, pelo desenho da Disney, pelos recontos. Então não pudia perder a chance de se apaixonar pelo clássico também.
Só pra deixar claro, vamos deixar todas as problemáticas de lado, pensando sempre na época que foi escrita.
A primeira versão é rápido de ler e o mais parecido com o desenho, sem dúvidas meu favorito.
A segunda versão é tão?????
Uma leitura bem mais difícil e maçante e o final foi tão nada a ver que eu até assustei, aquele monte de baboseira sobre rei, rainha, rainha fada, a bela uma princesa eu prefiro ignorar. Até a metade da história tava tudo bem mas ela viajou muito no final, li rindo.
Si_Mone 25/08/2022minha estante
Tb amo contos de fadas, mas confesso que foi difícil deixar "as problemáticas" de lado. O final eu li quase cochilando ?

Isa_Andradre 25/08/2022minha estante
Levar em consideração a época né, mas esse tem problemáticas pra dar e vender.
Meu deus o final é muito ruim KKKKKKKKK

Si_Mone 25/08/2022minha estante
Esse final ... acho que Madame de Villeneuve estava muito loka, botou fada em todo lugar ???

anacfpeixoto 09/05/2020

Clássico!
Ótima história. Fiquei um pouco decepcionada com o fato de divergir muito da história dos filmes da disney que enfeitaram minha infância, mas é culpa da disney e não do clássico kkk
Fellipe Caravana 09/05/2020minha estante
A Disney sempre altera os finais, è bem normal. Muito por causa do público alvo hahaha

anacfpeixoto 09/05/2020minha estante
Pois é... Tristeza! Minhas fantasias se edificaram em mentiras hahaha

Renatinha 17/08/2018

MIL VEZES MELHOR QUE A VERSÃO DA DISNEY
Sei que estou atacando um dos maiores estúdios do planeta, mas que adaptação funesta do conto original! A autora que escreveu a Bela e a Fera da à história um soberbo enredo que torna tudo mais interessante! A uma trama fantástica que envolve Bela e sua Fera (o príncipe) e quando pensamos que tudo vai terminar em casamento, descobrimos uma outra realidade sobre a vida da Bela que é a cereja do bolo! POR QUE ainda não fizeram uma série do livro original? É FANTÁSTICO!
Nath 14/09/2018minha estante
Eu concordo: pq n fizeram uma adaptação do livro original??

Renatinha 24/09/2018minha estante
Exato!! Podiam fazer qualquer tipo de adaptação que eu iria amar!!

Gabriel1610 03/04/2022

Tava legal até que...
A história clássica é quase igual a original, porém mais resumida e sem aquela bagunça horrorosa do final.

Na original ela tem a primeira parte excelente que finaliza a história como conhecemos. A segunda parte mostra a história da Fera que ainda que não tão fluida de se ler, foi interessante, mas a terceira parte... Que bagunça horrorosa! Começa a aparecer tanto personagem sem nome que é tudo rei, rainha, irmã de fada que a história vai passando e todo mundo é chamado da mesma forma, "rei", "rainha", "Sua Majestade", "minha irmã". E você não sabe quem é o que mais.

Pra completar o final foi um assombro, a forma que permitiram a Bela ser digna de ser uma rainha e como trataram o pai que cuidou dela a vida toda pra poder ser digno de ficar perto dela me deixou sem palavras. Mesmo pra época, eu achei muito retrógrado, pois para um conto que parecia colocar uma vida perfeita na Bela, tendo tanto dinheiro, jóias, súditos, príncipe perfeito, e a maneira que escreveram pra ser o sonho de qualquer mulher da época, não custava nada fantasiar um final digno pro pai dela... Enfim, tava com a faca e o queijo na mão, o resto já sabemos o que fizeram
Babi 03/04/2022minha estante
Bela é a minha princesa favorita e eu amo os filmes, mas me decepcionei total com o livro :(

Gabriel1610 19/04/2022minha estante
O final foi tenebroso, mds. De resto eu tava curtindo. Devia ter acabado na mesma parte da primeira história

Livia 09/02/2021

Livro com 2 versões do clássico A bela e a fera. A primeira história é aquela que conhecemos sendo descrita de maneira resumida demais. Já a segunda história é a original inicialmente gostei mais dessa por apresentar mais detalhes, mas a leitura se tornou cansativa ao ponto de quase abandonar, é interessante saber como realmente é a história original. Sinceramente acho que fico com o Clássico que é demonstrado nos filmes.

Obs: descreve inicialmente a história verídica ( aquela que serviu de inspiração).
sophie 09/02/2021minha estante
falam que a original é um tanto assustadora... isso é real?

Livia 10/02/2021minha estante
Não achei a história assustadora?

Thainá Kramer 17/01/2021

Um filme melhor que o livro?
Nunca imaginei que como uma boa leitora eu diria isso, mas a Disney mandou muito bem. A história já é conhecida de todos e apesar de ser a original é tão chata e maçante que fica quase insuportável de ler. Nesse caso prefiro o filme mil vezes.
Nathalia.Pires 17/01/2021minha estante
Poxa, me desanimou agora, estava tão ansiosa pra ler esse livro. Amo a Bela e a Fera!

Thainá Kramer 19/01/2021minha estante
Leia Nath, pode ser q suas impressões sejam diferente. ?????
Mas eu continuo preferindo a versão clássica da Disney, acho q demostra mais a magia.

Andreza.Zimbaldi 26/02/2023

Livro como um todo!
A capa é bem chamativa, mas, se você está atrás da versão da Disney, não é uma leitura para você! A apresentação das autoras e sobre como pode ter se originalizado as versões expostas no livro da Zahar são um tanto quanto cansativas de ler, porém, necessárias para a expressar a escrita e modo de visualizar das épocas que foram produzidas. Ambas as autoras tem aquele modo bem formal de escrita/fala... A versão Clássica, sendo mais curta, não atrai tanto a atenção quanto a versão original, ela é um pouco mais breve em sua história sendo assim contínua, literalmente um conto! A versão original para mim, foi a melhor, pois, trouxe uma perspectiva maior, dividida em 3 partes no conto geral e uma parte exclusiva para a Fera, trás, detalhes que destroem alguns paradigmas até mesmo do desenho animado refeito pela Disney. Onde a Fera e a Bela já são destinados a ficarem juntos e não parecendo que a Bela sofre de uma síndrome de Estocolmo por exemplo kk Vale a leitura, mas, para pessoas que tem tédio de linguagem formal, vai demorar para desenrolar. Nota 4 de modo geral.
leticia_s2 26/02/2023minha estante
Deveria ser a resenha fixada no perfil do livro

Andreza.Zimbaldi 26/02/2023minha estante
Obrigada ?

Caroline Gurgel 28/12/2016

Interessante, mas ainda prefiro a versão da Disney
A Bela e a Fera é, sem dúvidas, meu conto de fadas preferido da Disney. Sempre me encantei com a transformação da Fera através da bondade da Bela e com a mensagem de que o amor e pequenos gestos de carinho podem mudar as pessoas.

A edição da Zahar traz duas versões do conto e diz, inclusive, que a história pode ter sido baseada em fatos reais, numa suposta fera. A versão mais conhecida e a que deu origem ao desenho da Disney é de 1756, uma adaptação de Madame de Beaumont da versão "original", escrita por Madame de Villeneuve em 1740. A "original" tem cerca de 160 páginas e um linguajar mais adulto, enquanto a chamada "clássica" é bem curtinha, menos de 30 páginas, e claramente voltada para o público infantil.

A clássica é parecida com a história que conhecemos, mas com muitos detalhes diferentes e bem menos românticos. Não temos a mendiga que transforma o príncipe em Fera, não temos Gaston, que enciumado tenta matar a Fera, não temos os objetos falantes e a linda e gigantesca biblioteca não passa de uma estante. As circunstâncias que levam o pai de Bela ao castelo são diferentes da do filme, assim como a que leva Bela a rever o pai e a decidir retornar para a Fera. A Bela, prisioneira da Fera, recebe todas as noites um pedido de casamento, o que deixa tudo muito forçado.

A versão original começa maravilhosamente bem, com um linguajar elegante, rica em detalhes e parecia que ia me conquistar. Mas... não foi bem assim. Até a metade a história vai bem, mas depois se perde em um mar de explicações mirabolantes e uma genealogia confusa. A Bela era uma princesa (e prima da Fera) e a bruxa era uma fada que criara o príncipe; havia ainda uma segunda fada, que comandava os sonhos (muitos sonhos) da Bela para que ela se apaixonasse pela Fera e, assim, quebrasse o feitiço. Ou seja, não há aquela transformação natural que tanto me encantou no filme da Disney. A Bela, simplesmente, do nada, puff, se apaixona pela Fera, que incansavelmente lhe perguntava todas as noites se Bela aceitava "dividir o leito com ela".

Gostei do fato de que as histórias são contadas sem que ninguém tenha um nome próprio. As pessoas são a bela, a fera, a fada, a rainha, o velho, as irmãs. Gostei, no geral, do texto e adorei as ilustrações (coloridas!) da edição da Zahar. No entanto, não senti que a Fera merecia, nem por um segundo, o amor da Bela. Nem tampouco senti que a Bela havia se apaixonado, afinal, nem tinha um porquê!

Não levem minhas palavras tão a sério, não é tão ruim assim, rs, apenas me decepcionei um pouco. [Poxa, cadê o amor da Bela pelos livros?! Cadê a magia?!] Contudo, foi bom conhecer a história original. Nada de extraordinário, apenas interessante.

3/5 corações
3.5/5 estrelas

site: www.historiadepapel.com.br
Andreza 13/03/2017minha estante
Eu estava presa à história até chegar na parte da história da Fera. Viajei daquela parte até o final. haha

Tinúviel 19/06/2018

Eu cresci lendo, inúmeras vezes, a versão de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont. Até antes de ler esse livro desconhecia a existência de uma outra versão do conto. O filme francês ,com a Léa Seydoux, parece ter bebido mais da versão da Gabrielle-Suzanne Barbot. E eu gostei mais dessa também, foi uma grata surpresa para mim.
Renatinha 16/08/2018minha estante
Finalmente achei alguém que curte a versão francesa (inclusive o filme). Ainda não terminei o livro, mas o conto original é muito melhor e mais amplo!

A menina que ama ler 26/06/2020minha estante
E ela ainda se apaixonar? Síndrome de Estocolmo

Camille.Pezzino 24/04/2019

OS SONHOS ENTRE BELEZA E MONSTRUOSIDADE
A narrativa elaborada por Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve é considerada por todos – e assim conhecida – como o conto original de A Bela e a Fera (1740). Ao contrário das demais histórias que se baseiam nesse enredo, parece-me que essa é a versão mais completa e complexa já criada, visto que a maioria das outras narrativas se baseiam na versão resumida feita por Beaumont (1756).

Os detalhes trabalhados nessa trama, que jazem esquecidos pelas demais, são muito elaborados e surpreendentes, sendo um enredo tão bem encaixado que, ao esquecer um detalhe na adaptação, é possível que a narrativa perca o sentido. Talvez também seja por conta disso que a versão de Beaumont seja a mais revisitada, na hora de criar adaptações do conto, do que a de Villeneuve.

O princípio da trama conta a respeito de uma família rica que perde todas as posses e precisa viver no campo, pois não podem mais suportar a cidade, seja pela falta de luxo ou por toda a exclusão social de alguém que deixou de fazer parte da elite. Nesse momento, a obra explora o interesse humano e como as relações podem ser frágeis quando o incentivo se perde, no caso, o monetário.

A história adaptada por Beaumont segue a mesma linha, comentando sobre as invejas das irmãs e a existência de todos esses irmãos que existem dentro da narrativa de Villeneuve. Até esse ponto, todos estão aconchegados e conhecedores o suficiente para saber como se desenvolve.

Entretanto, o resto da narrativa possui aspectos muito distintos do que conhecemos da narrativa, e que são muito importantes para o desenvolvimento da história. Além disso, também são detalhes extremamente simbólicos, como os sonhos.

Bela, assim chamada por sua aparência e por sua bondade, ao se hospedar na casa da Fera em troca da vida de seu pai, que parou lá – ao contrário do desenho animado da Disney (1991) – por roubar uma rosa para presentear a filha, possui diversos sonhos. A cada noite, naquele mesmo castelo em que está aprisionada, ela sonha com um belo homem.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-80-os-sonhos-entre-beleza-e-monstruosidade/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-80-os-sonhos-entre-beleza-e-monstruosidade/
Aida.Carla 28/07/2019minha estante
Olá, acabei de cadastrar uma nova tradução. Talvez você se interesse.

aninha 18/03/2021

essa edição da zahar nos apresenta duas versões da história: a clássica e a original.

a primeira, é daquele jeitinho que todos nós (ou quase) conhecemos. resumida, mas sem perder seus encantos.

já a segunda...
meu deus! demorei tanto tempo para terminar, que pensei que fosse infindável! não chega a ser horrível, é curioso saber como a versão original foi escrita. mas, é muito cansativo, cheio de reviravoltas, enrolações... tudo isso torna-a desestimulante.
Isa 14/04/2021minha estante
Foi exatamente isso que pensei quando terminei a leitura. A primeira é rápida de ler, com menos detalhes mas mesmo assim cativante. Já a segunda... Meu deus! Por pouco não desisti da segunda história. Enrola muito e são tantos fatos que você chega a se perder. É cansativo.

Carous 06/08/2020

Eu nem preciso tecer comentários ao trabalho da editora Zahar com este clássico. Capa dura, linda capa, tradução excelente, diagramação boa, introdução bem informativa, revisão perfeita. Está estupendo.

Esta edição traz duas histórias que, possivelmente, originaram o clássico conto de A Bela e a Fera.
Após ler "Um conto às avessas de A Bela e a Fera" da Liz Braswell, eu me interessei por ler todos os contos de fadas que existem já que a única versão que conheço deles é das animações da Disney.

Infelizmente achei as duas histórias muito chatas, enfadonhas. Foi difícil terminar. O primeiro eu até que fui até o final, lendo linha por linha. Mas na segunda história eu não aguentava mais ficar presa num livro tão pequeno com uma história tão parada. Fiz leitura dinâmica para concluí-lo. Agora já sei como o conto surgiu, quais as alterações feitas nas zilhões de adaptações baseadas na obra e pronto.

O livro não é ruim, quero deixar claro, mas não é gostoso de ler. Parece uma bula de remédio ao invés de um livro.
Michela Wakami 28/08/2020minha estante
Estou lendo, e vc descreveu todo meu sentimento em relação ao livro.

Bella 02/04/2017

A Bela e a Fera de Madame de Beaumont
Se tem um conto de fadas em voga esse ano é A Bela e a Fera, do francês La Belle et la Bête que terá um filme de protagonizado por ninguém menos que Emma Watson, com estreia marcada para essa semana. Certamente a lembrança que comumente vem a nossa memória quando citamos esse conto é o filme que salvou a Disney no ano de 1991, mas hoje não vamos falar sobre nenhum dos dois e sim sobre a história clássica que deu origem aos filmes e popularizou o conto.

Em 1756 a escritora francesa Jeanne-Marie Leprince de Beaumont registrou a história mais conhecida da Bela e a Fera. A autora era filha de um pintor de classe média e teve uma vida amorosa movimentada segundo alguns biógrafos, algo totalmente incomum para a época e que talvez possa ter influenciado a sua versão da história, além de ter sido uma famosa preceptora e ter conhecido e mantido contato com ninguém menos que Voltaire, Madame de Beaumont teve inúmeros livros publicados que exerceram influências no comportamento das moças até meados do século XIX.

A história do conto é bem curta se comparada com a versão “original”, não passa de umas 12 páginas de A4, você pode ler em uma sentada, é também uma visão um tanto quanto moralista de alguns valores, que estão bem mais visíveis que no filme da Disney, há uma passagem em que a Bela reflete consigo mesma:

“Que maldade a minha”, disse consigo mesma, “fazer sofrer um animal tão generoso para mim! É culpa sua se é tão feio? E o que importa se carece de inteligência? Ele é bom, isso vale mais que todo o resto. Por que me recusei a me casar com ele? Eu seria muito mais feliz com ele do que minhas irmãs com seus maridos. Não é nem a beleza, nem a inteligência do marido que faz a mulher feliz, são a bondade do caráter e a virtude, e a Fera possui todas essas boas qualidades. Não sinto amor por ela, mas estima amizade e reconhecimento. Vamos, não posso faze-la infeliz! Eu me culparia a vida inteira pela minha ingratidão”.

Dizer que é uma visão moralista não quer dizer que é ruim, ou talvez seja, cabe a cada um pensar sobre isso, é apenas algo que está explicitado ao extremo. Há uma presença muito forte da religião no nome de Deus que é utilizado várias vezes durante a história.

O corpo básico da história é a mesma na maioria das versões: Bela é a filha mais nova, bonita e simpática de um senhor que é um comerciante muito ric
o, ela tem no mínimo duas irmãs geralmente (no conto há irmãos também) que se diferenciam muito dela em questão de caráter e de beleza. O pai perde a maior parte dos bens por conta de naufrágios ou roubos dos navios com as mercadorias e descobre que um navio acaba atracando, com isso ele se dirige ao porto, não sem antes perguntar o que suas filhas desejam que ele lhes traga, enquanto as irmãs pedem roupas, Bela pede apenas uma rosa. Descobrindo que não há muito o que salvar retorna para casa, mas se perde no meio do caminho e vai parar em um castelo vazio, mas com uma mesa farta de comidas e acaba por passar a noite ali. No dia seguinte quando está indo embora passa por um jardim e colhe uma rosa e nesse momento a Fera aparece dando a ele a escolha de morrer ou deixar uma filha sua no castelo e obviamente Bela se oferece para ir. Passa um tempo com a dama no castelo em que toda noite a Fera a pede em casamento e ela se recusa dizendo que não gosta dele além de como um amigo (olha a friendzone aí gente). Um certo dia ela vê seu pai muito triste e sozinho e pede para visita-lo, nisso a Fera lhe pede apenas que volte em uma semana, suas irmãs conseguem fazer com que ela ultrapasse o tempo e com isso a Fera caí em tristeza. Bela se dando conta dessa situação volta ao castelo e diz que o ama, ele vira príncipe e viveram felizes para sempre.

Quem cresceu assistindo a versão animada da Disney vai estranhar alguns elementos, por exemplo: no conto original não há um Gastão, o pai da Bela não é um inventor, a família da Bela vai para uma fazenda quando perdem quase tudo, ou seja, não há tanto contato com os aldeões, Bela não é uma leitora assídua como no filme, apesar de ler. Contudo o essencial da história permanece na maioria das representações e a história que perpassou os séculos continua viva em nossa cultura. Por que ler a Bela e a Fera de Madame de Beaumont? Porque ali está a base da história e conhecer onde tudo começou é essencial para entender como essa história durou tanto tempo sem cair no esquecimento.

site: http://eitacast.com.br/a-bela-e-a-fera-de-madame-de-beaumont/
Juliana 13/08/2017minha estante
undefined

Carol M 19/05/2017

Um velho amigo novas surpresas
Esse livro me chamou atenção pelo motivo óbvio, Bela e a Fera! Eu amo o clássico, mas nunca tinha lido a história original, então atiçou minha curiosidade. O livro em si é dividido em 3 partes. A introdução, onde contam que a história original provavelmente foi baseada em alguns fatos reais (o que eu achei muitoooooo interessante), eu jamais tinha ouvido falar isso, e convenhamos, é difícil imaginar que uma fera pode ter sido baseada em fatos reais não é mesmo? Mas pelo visto foi isso mesmo que aconteceu, já que a semelhança entre a história original e os acontecimentos reais é bem pontual e perceptível. Ainda na introdução fala um pouco sobre as duas autoras que escrevem as versões mais conhecidas, a original, escrita por Madame de Villeneuve e a Madame de Beaumont autora do conto feito para crianças, que acredito que tenha dado origem ao clássico da Disney.

A segunda parte do livro mostra o conto infantil, que na minha opinião é bem curto e sinceramente, muito pobre em detalhes. Entretanto, para um conto daquela época realmente deveria ser inusitado. Já a terceira parte do livro é a história original, a primeira história da “Bela e a Fera” (que convenhamos é o que todos queremos ler quando compramos esse livro).

AAAAH o que falar dessa história? Até certa parte não tem muitas novidades, é mais ou menos tudo aquilo que já escutamos ou vimos. Porém, a história ganha muitooo em conteúdo no final, depois que a Bela e a Fera aceitam seu amor. Eu não fazia ideia de que tinha uma outra história GIGANTE por trás da Bela e da Fera. Vale muito a pena ler o livro inteiro só pra saber, e acho que deveriam fazer um filme contando a história real, seria incrível. Eu encontrei muitas referências dessa versão no clássico da Disney. Além disso tudo é muito legal ver as referências sobre os mitos de fadas, bebes trocados entre outras coisas.

Não dei 5 estrelas porque o livro se torna repetitivo, pois o início dos contos é bem parecido e eu realmente não gostei das ilustrações, toda hora aparecia uma Bela e uma Fera diferentes, não consegui me apegar!

Para mais resenhas link abaixo

site: www.blogcontracapa.com.br
Renatinha 17/08/2018minha estante
Eu acho que a história original dava uma minissérie muito da boa! Principalmente por causa do universo das fadas! E concordo com você sobre as ilustrações!