A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Cristina 16/05/2021

Muito bom!! Como sou fã dos filmes da Bela e a Fera tinha curiosidade acerca da história original.

Adorei ler as duas versões da história, uma mais sucinta que foi base para as tantas versões dos filmes e uma outra que abrange a versão da história contada pela Fera, a vida dos pais da Bela e da Fera, as tramas e eventos que levaram até aquele Castelo.

Muito interessante. A linguagem das autoras também muito clara, mesmo tendo sido escritas no século XVIII.

Larissa3666 28/03/2020

Recomendado para curiosos
Foi uma leitura muito interessante no sentido histórico, saber como era a versão original e a versão mais conhecida, além da vida das autoras (inclusive achei bem legal de saber que foram mulheres que escreveram/popularizaram esse conto de fadas). Sobre a história em si, achei bem rápido de ler a versão da Madame de Beaumont, já que escrita no formato de conto de fadas mesmo, então é curta e bem rápida, enquanto que a versão da Madame de Vinelle é mais longa e foi uma leitura mais enfadonha pra mim, apesar de mais interessante em alguns aspectos como no desenvolvimento dos personagens. No fim, o que mais gostei foi saber de onde vieram essas histórias e o contexto que elas foram criadas do que a leitura em si, mas recomendo pra quem tem curiosidade e apego aos personagens.

Cleuzita 02/06/2020

Esperava mais.
Acho que é o primeiro conto de fadas que leio depois da infância. É um bom livro, tem seu valor e sua história, mas não é o tipo de leitura que me agrada. Achei bobinho, com tramas sem sentido, personagens muito ingênuos, entre outras coisas. Mesmo dentro de um universo fantástico existem regras de verossimilhança que precisam ser respeitadas, se não a históra perde a coesão. Só não vou dar exemplos para evitar spoilers. Valeu a experiência de ter lido, mas duvido que um dia eu volte a ler.

anacfpeixoto 09/05/2020

Clássico!
Ótima história. Fiquei um pouco decepcionada com o fato de divergir muito da história dos filmes da disney que enfeitaram minha infância, mas é culpa da disney e não do clássico kkk
Fellipe Caravana 09/05/2020minha estante
A Disney sempre altera os finais, è bem normal. Muito por causa do público alvo hahaha

anacfpeixoto 09/05/2020minha estante
Pois é... Tristeza! Minhas fantasias se edificaram em mentiras hahaha

heyjcf 20/12/2020

Uma dica: Comecem pelo o segundo livro!
Comecei a minha leitura pelo o segundo livro e devo dizer que não achei cansativo, nem arrastado demais, não senti dificuldades na leitura, que é muito boa e bem escrita por sinal, amei a versão original, incrivelmente bem detalhada, recheada de emoções, com a dose de romance e melancolia que um leitor como eu AMA! Você consegue visualizar toda a história, e não se perde em nenhum momento.
Já na versão clássica, que praticamente tira toda a riqueza do romance original, deixa a história muito mais enxuta e menor, o que perde (para mim) muito da riqueza dos detalhes e da emoção na história, não é ruim, mas não me agradou tanto quanto a versão original.

Na leitura do livro fiquei impressionada com as diferenças do filme da Disney e outras adaptações, eu curti muito a leitura e acho que foi muito agradável. Claro que não substitui o carinho que se tem pela a animação e pelo live-action, mas a história principal tem a sua dose de originalidade e riqueza própria.

A edição está lindíssima, o livro é bem bonito, cabe em qualquer lugar, sem problemas para levar na bolsa ou em alguma viagem.
Recomendadíssimo!

Cora Aurora 28/03/2021

É bom e não é bom
É um bom livro para quem já conhecia suas versões meigas. É bom saber de onde surgiu a história e também um pouco da vida de quem as criou.
A narrativa da versão clássica é bem fluida e pequena. Tem aquele ar mais doce.
Já a narrativa da história original é um pouco maçante, custei a terminar. Hora era rápida e horas parecia não ter fim.
Mas são livros de outra época, né? Com outra linguagem, não vamos esquecer.
Tem algumas coisas politicamente incorretas, que gera um incômodo quando você tá lendo, mas conhecendo a história dessas duas escritoras vi que elas eram bem à frente do tempo delas e acredito que se elas estivessem escrevendo hoje, a história teria algumas modificações.
A amarração das narrativas no fim do livro foi simplesmente perfeita, foi o que mais gostei.
Indico o livro para quem ama clássicos e ama A Bela e a Fera. Para quem nunca leu um clássico, é melhor não começar com este, que é para não desmotivar.

Nicinha 11/08/2020

Nesse livro tive acesso a duas versões de um dos contos mais populares que temos até hoje, a clássica e a original. Essa primeira é a mais conhecida, famosa do universo Disney, e bem mais sucinta que a original, que, por sua vez, apresenta uma infinidade de detalhes que nos foi privado. O gostinho de saber a história da estória, conhecer os pormenores, a inspiração e as escritoras originais de cada versão, foi maravilhoso. Foi a mesma sensação de redescobrir uma nova cor numa palheta que já me é tão familiar. Um verdadeiro manjar para eu pesquisadora, e um deleite para eu leitora.

Caroline Gurgel 28/12/2016

Interessante, mas ainda prefiro a versão da Disney
A Bela e a Fera é, sem dúvidas, meu conto de fadas preferido da Disney. Sempre me encantei com a transformação da Fera através da bondade da Bela e com a mensagem de que o amor e pequenos gestos de carinho podem mudar as pessoas.

A edição da Zahar traz duas versões do conto e diz, inclusive, que a história pode ter sido baseada em fatos reais, numa suposta fera. A versão mais conhecida e a que deu origem ao desenho da Disney é de 1756, uma adaptação de Madame de Beaumont da versão "original", escrita por Madame de Villeneuve em 1740. A "original" tem cerca de 160 páginas e um linguajar mais adulto, enquanto a chamada "clássica" é bem curtinha, menos de 30 páginas, e claramente voltada para o público infantil.

A clássica é parecida com a história que conhecemos, mas com muitos detalhes diferentes e bem menos românticos. Não temos a mendiga que transforma o príncipe em Fera, não temos Gaston, que enciumado tenta matar a Fera, não temos os objetos falantes e a linda e gigantesca biblioteca não passa de uma estante. As circunstâncias que levam o pai de Bela ao castelo são diferentes da do filme, assim como a que leva Bela a rever o pai e a decidir retornar para a Fera. A Bela, prisioneira da Fera, recebe todas as noites um pedido de casamento, o que deixa tudo muito forçado.

A versão original começa maravilhosamente bem, com um linguajar elegante, rica em detalhes e parecia que ia me conquistar. Mas... não foi bem assim. Até a metade a história vai bem, mas depois se perde em um mar de explicações mirabolantes e uma genealogia confusa. A Bela era uma princesa (e prima da Fera) e a bruxa era uma fada que criara o príncipe; havia ainda uma segunda fada, que comandava os sonhos (muitos sonhos) da Bela para que ela se apaixonasse pela Fera e, assim, quebrasse o feitiço. Ou seja, não há aquela transformação natural que tanto me encantou no filme da Disney. A Bela, simplesmente, do nada, puff, se apaixona pela Fera, que incansavelmente lhe perguntava todas as noites se Bela aceitava "dividir o leito com ela".

Gostei do fato de que as histórias são contadas sem que ninguém tenha um nome próprio. As pessoas são a bela, a fera, a fada, a rainha, o velho, as irmãs. Gostei, no geral, do texto e adorei as ilustrações (coloridas!) da edição da Zahar. No entanto, não senti que a Fera merecia, nem por um segundo, o amor da Bela. Nem tampouco senti que a Bela havia se apaixonado, afinal, nem tinha um porquê!

Não levem minhas palavras tão a sério, não é tão ruim assim, rs, apenas me decepcionei um pouco. [Poxa, cadê o amor da Bela pelos livros?! Cadê a magia?!] Contudo, foi bom conhecer a história original. Nada de extraordinário, apenas interessante.

3/5 corações
3.5/5 estrelas

site: www.historiadepapel.com.br
Andreza 13/03/2017minha estante
Eu estava presa à história até chegar na parte da história da Fera. Viajei daquela parte até o final. haha

Tamara Ferraz.As3Artes 30/09/2023

Uma leitura simplesmente apaixonante
Uma obra clássica de grande valor! Essa edição do livro traz as duas versões deste conto que encanta a todos até hoje. A primeira é a da autora Madame de Beaumont, que é a clássica que a Disney usou para suas adaptações. A segunda é a
versão original de Madame de Villeneuve, que é simplesmente maravilhosa. A história é dividida em três partes, como uma peça de teatro. A autora intercala entre o passado e o presente e nos mostra uma história delicada e cativante que nos prende do início ao fim. Uma leitura simplesmente apaixonante.

Thais645 10/04/2024

"Porém ela aconselhou a não se deixar enganar pelas aparências pois a beleza está no interior das pessoas".

felipe.demattos.94 24/01/2023

4, mas...
Vou dar 4 apenas porque estou ignorando a segunda versão da estória (que na verdade é a original, verdade seja dita).

Milena1046 05/12/2022

É extremante fofo a maneira na qual ele a trata, faz de tudo para que ela possa se sentir confortável e segura. As duas versões são lindas, é um dos meus clássicos favoritos até agora.

liliane.angelo 29/07/2020

Fantástico e encantador
Desde a minha infância, a história de " A Bela e a Fera" me encanta e, com certeza, eu não sou a única a ter sido influenciada. Essa é uma das histórias mais queridas e mais populares ao longo do século, que traz consigo muito sobre a prática de virtudes e ensina a ir muito além da aparência. Nessa edição maravilhosa, encontramos a versão clássica e a original.

Ler essa história no seu formato original, o romance escrito por Madame de Villeneuve, foi fantástico e muito além do que eu imaginava. O enrendo vai além daquilo que estamos habituados, envolvendo a rivalidade entre fadas, reinos e seus governantes, e a história da Fera narrada por ela própria. A versão clássica, o conto escritou por Madame de Beaumont, também é cativante e inspirirou diversas releituras.

Recomendo muito a leitura!

Tais Zeni 04/06/2020

A bela e a fera
Na versão clássica amei o final pras irmãs (Não lembrava da bela ter irmãs)
Na versão original gostei do amor entre Bela e a fera mas principalmente o da fera pela Bela.

ve 03/05/2021

a história é maravilhosa, a gente sabe disso.
bom, eu demorei aproximadamente 1 ano de leitura kkkkllk. ganhei esse livro a quase um ano atrás e pouco depois comecei a ler, a primeira história, a versão clássica, que nos resultou todas as versões e histórias que temos hoje é maravilhosa, como eu imaginei, principalmente pela época que foi publicada, em 1756 as coisas eram BEM diferentes, então o livro me surpreendeu nesse sentido, estamos falando de centenas de anos atrás.
Já a segunda história se tornou densa, maçante e detalhada DEMAIS (e olha que eu amo livro detalhado), a história foi escrita em 1740, acho um pouco leigo da minha parte julgar como ele foi escrito pq não tem como esperar um romance estilo Paula Pimenta, obvio. Então falando da sua história, me surpreendeu bastante, com os elementos que foram adicionados ao longo dos anos e também os que foram retirados.
A história da fera e como as coisas aconteceram antes de bela e a fera surgir, pra mim foi extremamente cansativo porém diferente de todas as coisas que se passavam na minha cabeça, é uma bela história, e mais ainda para a época, por exaltar a personalidade de uma mulher forte e determinada que a Bela sempre foi.
Pra mim, não existe tempo desperdiçado ao ler uma história fora da zona de conforto, principalmente se for um clássico dos clássicos. Vale a pena pra quem gosta mesmo da história, por curiosidade (assim como eu!!)