A Bela e a Fera

Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

ana 19/09/2022

A Bela e a Fera
A Bela e a Fera, das animações clássicas da Disney é minha história favorita, mas isso não fez com que eu fosse com grandes expectativas para essa leitura, eu já tinha me atentando a ver a nota desse livro e vi alguns comentários que me deixaram cientes dessa questão. Mas, eu sempre tive interesse por essa leitura. A primeira versão é bem mais curta, a mensagem é bem clara e a moral explicita, no segundo texto, a versão original, foi uma situação interessante.....
Bem, todo mundo sabe como os contos originais costumam ser bem distantes das versões que se popularizam pela disney, e mesmo sabendo que a história foi escrita num período muito distante, o que justifica uma escrita arcaica e diálogos muito inverossímeis, o ponto é: a tradução é péssima!!
em algum momento a Fada chama um bebe recém falecido de DEFUNTINHA!!! ah gente sinceramente hahahaha
Eu também achei a forma de explicar todos os acontecimentos bem confusa, não achei uma escolha muito adequada... com os próprios personagens contanto os acontecimentos para os outros depois da situação já ter sido resolvida, realmente inverossímil.
O seu maior inimigo nessa leitura é a tradução e a escrita, mas de resto é uma leitura interessante, bem diferente do que esperava, valeu a pena ter lido, mas não achei razões para dar uma nota maior do que essa! :)

Amanda3913 28/08/2021

Uau! Por que não tem um filme ou série da versão original?
Primeiro, vamos conhecer um pouco da vida de Madame Beaumont, que reescreveu a história original, transformando-a no conto clássico mais conhecido por nós. Depois, a história de Madame Villenueve, escritora da versão original de Bela e a Fera. Ter essa contextualização logo no início, contando sobre elas e as possíveis inspirações para a história, foram ótimos para o meu entendimento.

Contando sobre a versão original, , eu achei FANTÁSTICO. Muitas das características da história foram totalmente tiradas nós filmes. Esse universo envolve Reinos e fadas, tragédias, romances proibidos. É muito vasto e totalmente interessante. Porém, eu achei que a forma como somos apresentados a todos esses aspectos e histórias secundárias é muito rápido.

A história podia ser muito, mas muito boa, mas não me agradou tanto, principalmente a estadia da Bela no Palicio. Ela é apresentada a situações que despertam a curiosidade para desvendar os mistérios do lugar. Mas, não me pareceu que ela se importava com qualquer revelação. Isso me desanimou demias, me arrastei para continuar lendo nessa parte.

Como eu já mencionei, a história é muito boa, eu queria que tivessemos mais tempo para sermos introduzidos no reino das fadas lentamente e saborear melhor os acontecimentos pré maldição da Fera.

Então, vamos parar de enrolar e dar o veredito final.

Não gostei tanto da Primeira Parte e da Segunda Parte. A história da Fera e a Terceira Parte foram as melhores para mim, essas duas tem muito a contar, são as partes com mais informações e que me deixaram com muita vontade de conhecer lentamente a história.

Eu recomendo para todos que gostam de fantasia e queiram conhecer a versão original do clássico tão amado da Disney.

Paulo Niedner 13/12/2020

Um Clássico para se Colocar na Estante
O livro conta com duas versoes do arquétipo da dama que domina a besta. Uma delas se aproxima mais da historia da Bela e a Fera reproduzida nos filmes da Disney, a outra conta com uma história mais dura para ambos os personagens principais. De todo modo, ambas contemplam o conceito de magia, adocicando a leitura.

Moisés 25/01/2021

Plot twist confuso e sem sentido
A coisa mais interessante dessa edição da zahar são as curiosiadades sobre os dois contos de "A Bela e a Fera", bem como sobre a vida das duas autoras.

As ilustrações e toda a edição em si do livro são belíssimas, mas devo admitir que o segundo conto foi extenso demais, sendo o mais desinteressante pra mim, embora seja o original. Além do tamanho ser enorme em comparação ao primeiro conto, a virada de acontecimentos que acontece logo após da Fera ser libertada de sua maldição é completamente sem sentido e muito confusa.

Enfim, prefiro a versão curta e a mais conhecida da disney do que a original. De todo modo, foi uma excelente aquisição para a minha curiosidade e para a minha estante.

Ester Azevedo 13/05/2021

Um maravilhoso conto de fadas.
Quem adora contos de fadas não pode deixar este de fora da lista. Este livro reune duas versões dessa obra tão conhecida pelas crianças: um conto curto e um romance. Ambos maravilhosos.
O conto é voltado ao público infantil, enquanto o romance é voltado ao público adulto. ???
#abelaeafera
#madamedebeaumont
#madamedevilleneuve

Karen Costa 18/09/2020

Bela é uma jovem doce e sonhadora que deseja mais do que uma vida pacata na pequena cidade de Villenueve. ... Com o passar dos dias, Bela vai aprender sobre a Fera e seu misterioso castelo e criados, e descobrirá que existe uma história mágica por trás de tudo isso, e que ele pode ser muito mais do que um monstro

Maju Marques 09/01/2022

O livro traz a história que estamos acostumados a ouvir desde pequenos e também a história original, a qual possui maior riqueza de detalhes e é diferente da que nos é apresentada no filme da Disney e livros infantis.

YooJi 25/12/2021

Eu amo a bela
Eu amo essa história e nunca me canso de ler a história ou ver o filme. Definitivamente uma das minhas favoritas sempre aquecendo a minha criança interior.

Tati 10/09/2022

Que fascinante ler contos originais!
A edição da Zahar nos traz um clássico em duas versões, originais, me refiro ao conto que foi escrito, uma vez que a criação tem bases na voz de duas escritoras, em períodos diferentes,? A Bela e a Fera ? é um conto de fadas escrito por mulheres em uma época que se tem registro e inúmeros nomes masculinos como autores do gênero.
A Bela e a fera não seria o primeiro conto de fada feminista. O caráter subversivo do conto de fadas francês, é verdadeiramente revolucionário para a época e de certa maneira age na reavaliação da protagonista feminina, que ao contrário das heroínas tradicionais desse tipo de conto tem o poder de decidir sobre seu próprio destino, vale lembrar que Bela não é uma personagem que procurava um príncipe.
Devemos pensar aqui não só nas versões de A Bela e a fera, mas também nos filmes que já vimos inúmeras vezes , apesar da personagem central ser A Bela a história existe porque temos uma Fera, a personagem feminina ganha destaque a partir do momento que o personagem masculino entra em cena com questões a serem resolvidas, você pode ou não concordar com essa abordagem, mas pense um pouco...
As diferenças entre as autoras está não só no tamanho da história. O conto da Madame de Beaumont é curto como os contos que conhecemos, o da Madame de Villeneuve é bem mais extenso e detalhado. Enquanto um tem direcionamento para crianças o outro claramente fala mais com adultos.
O conto de Beaumont, escrito nos limiares do Iluminismo, reflete um subjacente desejo de apaziguar os temores das jovens mulheres, reconciliando-as ao costume dos casamentos arranjados, e de pressioná-las a uma aliança que significa o apagamento de seus próprios desejos e a submissão à vontade de um ?monstro.
ainda que a Bela não procurasse um príncipe, bem sabemos o final de todas as versões. Acredito que é por isso que ?A Bela e a fera? ainda desperta tantas paixões. Algumas pessoas discordam, outras acham que a Bela sofre da síndrome de Estocolmo e outras ainda insistem em ver apenas como um filme de memória afetiva e revisar clássicos pode ser tão incrível.

Kézia 18/04/2020

"A beleza não é a base do verdadeiro amor, e nem mesmo a inteligência. A base do verdadeiro amor é a bondade."

Nick.Quarizimi 27/12/2023

3 ??
O livro contém dois contos de A Bela e a Fera, a primeira sendo da escritora Madame de Beaumont, contando a história clássica, e o segundo conto vindo da escritora Madame de Villeneuve, a verdadeira e primeira escritora de A Bela e a Fera.
Com a primeira história eu já estava familiarizada, é a história contada até os dias atuais, já a segunda, o conto original, é bem diferente, tendo interferência de fadas boas e más, reis e rainhas, e etc.
Achei o livro muito lindo, com diversas frases inspiradoras, mas particularmente achei uma história difícil de ser lida pelo fato de ter a escrita antiga, já que o livro é datado lá pra 1700. Tirando isso, é um conto maravilhoso e inspirador sobre como não devemos julgar os outros pela beleza exterior, mas sim pelas qualidades que vêm do interior.

Danny 30/12/2023

Um clássico.
"...A beleza não é a base do verdadeiro amor e nem mesmo a inteligência. A base do verdadeiro amor é a bondade..."

Flávia 18/08/2023

Clássico conto de fadas
Tem tudo que se pode esperar de uma história medieval/renascentista: muitos personagens sem nome, reis e rainhas bonzinhos, rivalidade entre mulheres, plebeia virando princesa, primo casando com primo e final feliz pra todo mundo (menos as vilãs, claro).

E obviamente não passa no teste de Bechdel

bookkey 23/11/2023

Essa edição tem duas versões da história: uma mais parecida com a que já conhecia, dos desenhos e bem curtinha; outra muuuuito mais longa e totalmente diferente, envolvendo trocas de bebês, guerras, fadas invejosas, anciãs, um troço bem louco. Mas foi uma leitura divertida

Greice.Nogueira 17/07/2021

Nunca fui dos clássicos da Disney e agora entendo o porquê.
Essa edição trás duas versões da história,eu diria que uma bem curtinha ( tipo é isso aqui e acabou) e outra bem mas bem longa..
Pra mim que nunca li esses clássicos quando criança, vale muito a pena conhecer e entender com detalhes de onde vieram, mas confesso que o livro principalmente no final poderia ter tido umas 30 páginas a menos, foi interessante saber em detalhes do tal passado da Bela e como aconteceu a maldiçao do principe,mas da tantos detalhes que teve uma hora que até me perdi e olha que é um livro "infantil " .
Mas com toda certeza sempre vale a pena conhecer de onde vem as histórias.