A Bela e a Fera

Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

Suh Oliveira 26/01/2024

A edição da Zahar é linda, capa dura, diagramação bem feita e com ilustrações.

Neste livro temos duas versões da clássico A Bela e a Fera, o primeiro a versão de Madame de Beaumont, uma versão mais resumida e a segunda a versão original de Madame de Villeneuve, nesta um texto mais extenso e mais detalhado, contando inclusive a história pregressa da Bela e da Fera e contando parte do enredo que ocorre após o famoso felizes para sempre.
Uma leitura muito fluída.

Jéssica 25/01/2024

Essa Edição Bolso de Luxo dos Clássicos da Zahar (muito linda, por sinal) reúne as duas versões da história de A Bela e a Fera, a original e a clássica.

A versão clássica, conhecida por todos nós através das adaptações da Disney, foi escrita por Madame de Beaumont em 1756, registrada em uma revista francesa destinada para meninas e moças. É uma versão mais curta, com teor pedagógico, dirigida às crianças e suas professoras, no formato dos contos de fadas que conhecemos atualmente.

A versão original foi escrita em 1740 por Madame Villeneuve, é bem mais longa (praticamente um romance), e claramente destinada ao público adulto (como todos, ou quase todos, contos de fadas originais). É uma história bem mais completa, apresenta as histórias pessoais da Bela e da Fera, antes do seu encontro; quem eles são verdadeiramente, como chegaram àquela situação e qual será o futuro deles. É bem mais detalhada, apresenta personagens novos e informações bem instigantes para a compreensão geral da história.

Particularmente gostei bastante. Não conhecia a versão clássica escrita, somente suas adaptações fílmicas, e mesmo sendo claramente inspiradas nela, as versões da Disney trazem algumas diferenças, e foi bom conhecê-las por meio da história de Beaumont.

Enfim, é uma leitura que vale muito a pena, principalmente pra quem curte os contos de fadas. Essa edição da Zahar traz uma apresentação incrível com informações interessantes acerca da história (spoiler: boatos de que foi inspirada em um fato real ?) e das autoras também. É preciso ler tendo em mente que foram escritas em uma época diferente e com objetivos igualmente diferentes. Sabendo disso, é possível ter uma excelente experiência de leitura.

Freezerburn 19/01/2024

A Bela e a Fera
Este livro possui as duas versões da Bela e a Fera, a versão clássica e a original

Clássica
Achei bacana e interessante, só tenho um problema com ela, cortou simplesmente o desenvolvimento da relação da Bela e da Fera, tipo em vez de mostrar como a relação dos dois melhorou só cortou mesmo, fora isso foi bem legal.

Original
Eu gostei bastante dela, achei bem desenvolvida e gostei do fato do príncipe aparecer nos sonhos da Bela, gostei muito, mas o final me quebrou, do nada um monte de informação começou a ser cuspida, sobre o mundo das fadas, dos pais da Bela, da fada que transformou a Fera, além claro das conveniências de tudo acontecer tão CERTINHO COM OS PLANOS CELESTIAIS, apesar de legal eu comecei a ficar muito confusa com a história, eu achei legal e chato esse final, queria que tivesse mais foco no romance da Fera e da Bela

Recomendo para todos, ler essas versões da Bela e da Fera me deu vontade de ler outras versões originais/clássicas de contos de fadas

Fernanda1156 14/01/2024

Que delícia de leitura, amo os clássicos do faz de conta
Não acredito, a história completa é maravilhosa, eu já chorei, já me surpreendi como que em uma época tão antiga uma mulher foi protagonista de uma guerra, já me deu aquele quentinho, já me deu raiva e muita angústia, mas com toda certeza, virou o meu faz de conta preferido!!! Gente sério, é um bocado diferente da história que a Disney conta tá estes contos são muito melhores!!!

Sério são dois contos um pequeno e o outro mais elaborado e com maos detalhes da história e eu fiquei muito apaixonada por esta história mais longa de Bela e a Fera!!! Não quis perder nada, a história da Bela é linda, da Fera é trágica, da mãe da Bela é mais trágica ainda, da Fada má chega a ser cômica kkkkk da fada boa é benevolente, do rei é de muito azar, dos súbitos então nuuuu gente quem mais tem mesmo a ganhar até um certo ponto desta história é o nosso humilde comerciante mesmo!!!

@viajeira.literaria

Era uma vez... 07/01/2024

A base do verdadeiro amor é a bondade
"-Tenho o coração bom, mas sou um monstro.

-Há muitos homens mais monstros que o senhor- disse Bela-, e prefiro o senhor com sua feiura àqueles que sob a pele humana, escondem um coração falso, corrompido e ingrato."

Gisele280 05/01/2024

Não sou fã
Enrolei por anos pra fazer essa leitura, o primeiro livro é como quero apresentar para meus livros no futuro, mas o segundo... Achei muito extenso, briga de fadas, parentescos entre o casal, achei meio viajado kkk valeu pela experiência

Michelli.Mezzon 03/01/2024

Livro lindo
A Bela sempre foi a minha princesa favorita, por gostar de livros e também por amar além da aparência. Gostei muito de ler esse livro é conhecer a versão original da história.

Aline220 01/01/2024

Síndrome de estolcomo
PÉSSIMO, PÉSSIMO, PÉSSIMO. A disney teve que reformular tudo nessa merda para deixar isso assistivel, nunca veria um filme disso. Não tem desenvolvimento nenhum dos personagems nem do relacionamento deles é terrível, li torcendo para que acabasse.

Ceci.lia 31/12/2023

" Sua paixão pela leitura podia facilmente ser saciada naquele local e protegê-la da solidão."

Dois clássicos escritos por mulheres que contam diferentes perspectivas da mesma história, a primeira história é como conhecemos, um clássico que foi popularizado pela Disney, encantador e envolvente.

Contudo, a segunda história, mais adulta, falta nexo e continuidade. Contudo, no geral é boa.

Cami 30/12/2023

Sou fã! ??
A Bela e a Fera é a minha história favorita.
Eu amei conhecer as duas versões originais e o mais incrível é ver que as adaptações são tão boas quanto.
Vale a pena conhecer a origem e se você também é fã, você vai amar!

Danny 30/12/2023

Um clássico.
"...A beleza não é a base do verdadeiro amor e nem mesmo a inteligência. A base do verdadeiro amor é a bondade..."

Nick.Quarizimi 27/12/2023

3 ??
O livro contém dois contos de A Bela e a Fera, a primeira sendo da escritora Madame de Beaumont, contando a história clássica, e o segundo conto vindo da escritora Madame de Villeneuve, a verdadeira e primeira escritora de A Bela e a Fera.
Com a primeira história eu já estava familiarizada, é a história contada até os dias atuais, já a segunda, o conto original, é bem diferente, tendo interferência de fadas boas e más, reis e rainhas, e etc.
Achei o livro muito lindo, com diversas frases inspiradoras, mas particularmente achei uma história difícil de ser lida pelo fato de ter a escrita antiga, já que o livro é datado lá pra 1700. Tirando isso, é um conto maravilhoso e inspirador sobre como não devemos julgar os outros pela beleza exterior, mas sim pelas qualidades que vêm do interior.