When

When Victoria Laurie

Resenhas - When

Tami 02/10/2016

— Eu nunca salvei ninguém, nem dei mais tempo para eles. Eu sou apenas a mensageira.
Maddie Fynn nasceu com um dom. Ela é capaz de ver a data exata em que as pessoas irão morrer. Quando era criança, ela fez um desenho dos pais e, acima da cabeça de ambos, escreveu uma série de números em formato de datas, seus pais estranharam, mas não deram muita atenção. Quando o pai de Maddie, que era policial, morre em uma operação no dia exato que estava escrito acima de sua cabeça no desenho, sua mãe, Cheryl, finalmente entende o significado daqueles números.

Após a morte do marido, Cheryl tornou-se alcoólatra e acabou perdendo a licença para exercer a enfermagem, sua profissão. O único meio de sobrevivência delas era a pensão que recebiam do governo, até que Cheryl faz com que Maddie comece a ler a data da morte das pessoas em troca de dinheiro. Maddie acredita que sua mãe a culpa pela morte de seu pai, e acha que ela bebe para encobrir o fato de que é uma mãe que culpa a própria filha pela morte do marido.

"Eu não sei exatamente quando comecei a ver os números. Minhas primeiras lembranças são preenchidas com fragmentos de rostos familiares e não familiares, cada um com um conjunto de pequenos números pretos flutuando como sombras, bem acima de suas testas."

Maddie tem apenas um amigo, Arnold, mais conhecido como Stubs. Ambos são muito solitários e têm apenas um ao outro. Ela também tem um tio, Donny, irmão de seu falecido pai. A vida de Maddie era bem diferente da dos outros adolescentes, mas ela lidava bem com isso. Ela já estava acostumada a levar a mãe bêbada para a cama, a cuidar da casa, a fazer as compras, pagar as contas, e ainda assim arrumava tempo para se divertir com Stubs e para estudar, já que seu maior sonho era entrar para Cornell.

Certo dia, ela recebe em sua casa uma cliente chamada Patricia Tibbolt, que quer saber se sua filha, CeeCee, que tem leucemia, vai sobreviver ao tratamento. A mulher mostra uma foto de CeeCee para Maddie, que garante que a menina viverá até o dia dezessete de junho de mil novecentos e oitenta e nove. A mulher fica muito aliviada e Maddie muito feliz, pois ela não gostava de dar más notícias aos clientes. Mas quando a mulher vai guardar a foto de CeeCee na carteira, Maddie acaba vendo a foto de uma outra criança, um menino, que vem a ser o filho do meio de Patricia, Tevon, e cuja data da morte está muito, muito perto. Patricia começa a fazer as perguntas que Maddie não pode responder: Por quê? Como? Onde? E como Maddie não é capaz de responder tais perguntas, ela acusa a menina de ser uma aproveitadora. Maddie ainda liga para Patricia a fim de alertá-la mais uma vez sobre a iminente morte do menino, mas Patricia diz que chamará a polícia caso ela continue insistindo no assunto.

"Por que eu posso ver a data exata em que alguém vai morrer, mas nada sobre o como, o onde e até mesmo o por quê? Que bem faz saber o quando se eu não posso saber ao menos um dos outros três?"

Quando Tevon desaparece e é encontrado morto com requintes de crueldade, Maddie torna-se a principal suspeita do assassinato. E enquanto o caso é investigado pelos agentes Faraday e Wallace, outros jovens desaparecem e morrem, o que complica ainda mais o caso dela. Donny, que é advogado, começa a fazer de tudo para defender a sobrinha, mas todas as pistas encontradas apontam para Maddie, fazendo com que ela possa ser presa a qualquer momento.

Quem está tentando incriminá-la? Será que Donny será capaz de salvá-la? Será que esse dom, na verdade, é uma maldição?

"— O promotor falou para o seu tio que eles pretendem prosseguir uma sentença de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional."

•••••♥•••••

Conheci When através das minhas andanças pelo Goodreads. Ele chamou minha atenção por dois motivos: pela sinopse, e por ter me lembrado muito do clipe de Savin’ Me, uma música do Nickelback que eu adorava quando era adolescente e que tem um clipe muito bacana.

Estava com ele no Kindle há muito tempo, mas não conseguia encaixá-lo nas leituras porque mal tenho lido ebooks. Até que finalmente li… e adorei! A proposta do livro é bem original – pelo menos nunca li um livro cujo personagem pudesse ver a data da morte de alguém – e o ritmo que a autora impôs à história foi bem bacana. Eu não pude ir muito além daquilo que a sinopse já fala, pois realmente não tem como, eu teria que soltar alguns spoilers e vocês sabem que eu não sou dessas!

Maddie tem apenas dezesseis anos, mas precisa lidar com muita coisa nesse livro. Fora a mãe alcoólatra e as acusações de assassinato, ela ainda enfrenta um forte bullying na escola por causa do seu dom e pelo fato de ser considerada suspeita, chegando até a ser agredida fisicamente. Gostei muito dela, a menina é uma rocha, pois mesmo com tanta coisa acontecendo ela não esmorece, não se deixa abater, mas ao mesmo tempo é uma menina muito sensível, que não entende o motivo daquelas coisas estarem acontecendo com ela.

...

Continue lendo a resenha no blog! ;)

site: http://meuepilogo.com/resenha-when-victoria-laurie/