Paixão pelo saber

Paixão pelo saber Robert C. Solomon...

Resenhas - Paixão pelo saber

Valdo.Alencar 07/02/2023

Para mim, a filosofia deveria ser uma disciplina obrigatória em todos os níveis de escolaridade, pois as inquietações e curiosidades que levam às descobertas filosóficas são coisas tão particularmente humanas, que sinto que a remoção disso equivale a retirar uma parte de nós mesmos.

O presente livro serve como um bom guia para aqueles que estão começando na disciplina, pois o propósito dos autores é dar um panorama geral sobre como se deu a evolução do pensamento humano ao longo dos séculos.

Um ponto positivo desse livro é que os autores não abordam apenas o pensamento desenvolvido no ocidente; muito conteúdo originado no Oriente também é contextualizado na obra, e isso certamente ajuda muito na compreensão de que a filosofia não é uma particularidade de um povo ou uma região, mas sim uma disciplina de caráter universal.

O livro tem cerca de 200 páginas, então pra quem tá começando já serve como uma ótima introdução para posteriormente se aprofundar nos temas ou em uma filosofia particular de algum filósofo (os autores trazem algumas sugestões no final do livro).

Pedro 03/07/2020

Essencial
Essa obra foi crucial não só no meu conhecimento filosófico, mas no autoconhecimento. Foi a certeza do meu interesse no tema, a partir desse livro obtive o conhecimento necessário pra me dar a certeza do meu interesse em filosofia (que sempre tive). O estudo da filosofia pra mim sempre envolveu muitas outras áreas do conhecimento que muito me apetecem. Conhecer o sentido das coisas é encontrar cada vez mais meu próprio sentido de existência.