Le vieil homme et la mer

Le vieil homme et la mer Ernest Hemingway

Resenhas - Le vieil homme et la mer

Jacques.Bourlegat 16/02/2017

Le vieil homme et la mer..
O velho e o mar... obra clássica de Ernest Hemingway publicada em 1952 narra a aventura de Santiago, um velho pescador cubano muito humilde que tem poucos pertences e poucas afeições. Entretém um relacionamento especial com "la mar", como chama o oceano no qual navega ao largo de Cuba. Tem um sentimento de amor, dependência e dor com essa personificação feita do mar... amante indomável. Desbrava o azul imenso do mar cubano e há semanas sempre volta desolado. Sua derrota é indigna. A causa, aos olhos dos outros que assistem no pequeno vilarejo de pescadores, é a sua idade avançada. Porém, não tem escolha precisa continuar apesar de tudo e de todos. Enquanto tiver dores nas costas e nos braços e que suas mãos tiverem cãibras de tanto esforço significa que há vida na velha carcaça e que ainda há energia para enfrentar o mar até o fim. Não seria um acaso se na leitura das páginas deste romance nos depararmos frente a um mar de letras e palavras que ecoam fortemente em nosso espírito. De repente nos identificamos a Santiago que em seu percurso solitário divaga sobre diferentes questões da vida e do ser humano. E precisamos nos armar de paciência de pescador durante algumas outras páginas nas quais ele quase desespera de ainda não ter pego nada em suas linhas...até que de repente...algo é fisgado!! Os limites deste personagem são levados ao extremo e sua esperança e perseverança testados até o último instante e depois...bom, é necessário fazer essa viagem para saber!