O Exército de Mutantes

O Exército de Mutantes K. H. Scheer

Resenhas - O Exército de Mutantes

Fabio Shiva 18/02/2021

Antes dos X-Men
Esse episódio confirma a vocação visionária da saga de ficção científica Perry Rhodan ao nos apresentar à ideia da criação de uma força-tarefa formada por mutantes, nascidos após a explosão nuclear de Hiroshima: telepatas, telecinetas, teleportadores e outros de poderes ainda mais incríveis como o da teletemporação, que é a capacidade de viajar no tempo. Como a série começou a ser publicada em 1961, esse sexto episódio saiu o mais tardar em 1962, ao menos um antes que Stan Lee e Jack Kirby impactassem o imaginário coletivo com os seus Fabulosos X-Men. Como Perry Rhodan foi lançado originalmente na Alemanha e só depois no resto do mundo, o mais provável é que Lee e Kirby não tivessem conhecimento da série de FC quando criaram seus heróis da HQ, o que não diminui o mérito de K. H. Scheer e companhia ao captar primeiro e de forma tão criativa o medo das mutações causadas pela radiação que impregnava o zeitgeist pós-Segunda Guerra.

Dois momentos dessa história me chamaram especialmente a atenção. O primeiro é a ironia narrativa de uma invasão espacial e seu impacto na bolsa de valores:

“O susto, que sacudiu os homens da Bolsa até a medula dos ossos assim que leram a notícia da invasão, não se ligava ao seu bem-estar pessoal, mas única e exclusivamente ao seu dinheiro.”

O segundo é uma cena que ocorre dentro de um avião, quando um dos mutantes de Perry Rhodan pergunta aos passageiros quais deles estão armados, e mais de uma dúzia de braços se ergue em resposta. Lembrando que a história se passa no “futuro” de 1971, quando o porte de armas de fogo dentro de aviões não só era permitido como considerado normal. Após uma série de incidentes trágicos e um pouco de raciocínio, passou a ser proibido levar armas em voos comerciais. O motivo é bastante óbvio, se dedicamos ao assunto um mínimo de reflexão: basta um maluco armado para colocar em risco a vida de todos no avião. Se alguém quiser argumentar que o melhor seria permitir que todos no voo pudessem se armar, a fim de enfrentar a possibilidade de um maluco armado, pedirei que reflita um pouco mais para que (espero que ao menos nesse exemplo de um avião fechado) perceba que ninguém fica mais seguro ao multiplicar o número de malucos armados...

Quem poderia imaginar que na trágica realidade além da mais incrível ficção científica, na Brasilândia de 2021, cada maluco poderia ter até seis armas cada? Se alguém consegue se sentir mais seguro imaginando esse cenário, só posso crer que esteja consumindo alguma pesada droga alucinógena ainda não revelada pela ciência...

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Carlos531 05/04/2023

Agora a parada ficou braba!
A situação do planeta e da terceira potência se complica, e vou te falar, as soluções são incríveis! E algumas pouco ortodoxas! Mas deixarei que tirem suas conclusões depois de lerem!

Um forte abraço, boas leituras para todos e até a próxima!

Aécio de Paula 24/11/2018

Perry Rhodan #6
A terceira potência precisa de dinheiro para construir uma nave espacial. Com as armas alienígenas dos Arcônidas, empresas industrias firmam contratos para terem os benefícios poderosos dessas armas. Enquanto isso, mais mutantes foram encontrados no mundo, pós bomba Hiroshima, e estes foram levados à Terceira Potência. Um novo inimigo aparece nas proximidades da Lua, dessa vez os DI. Dessa vez, alienígenas que se apoderam da mente e do corpo das pessoas. Graças a inteligência de Perry Rhodam e seus amigos, eles conseguem destruir a nave inimiga. Mas sabem que outros virão. A guerra galática está apenas começando. O livro é interessante.

Rosendo 03/11/2020minha estante
parabéns amigo. você fez um bom resumo

Davenir - Diário de Anarres 07/06/2022

Exército de Mutantes ou Ministério da Economia?
"O Exército de Mutantes" é o sexto volume da série Perry Rhodan, que diferente do que o título aponta não explora muito os mutantes, porém joga na trama algo que já se esperava após o encontro com inteligências amigáveis (arcônidas), que seria uma invasão de inteligências hostis (cena retratada na capa). Contudo, antes dessa revelação, acompanhamos o recrutamento de Homer Adams, um especulador financeiro que vai ajudar a Terceira Potência a integrar-se usando de táticas que poderiam ser consideradas criminosas ou desonestas. Somando-se isso ao caráter aparentemente segregado do Exército de Mutantes, a Terceira Potência, como Estado independente em meio as grandes potências funciona, ao menos até o momento, como uma Força-tarefa independente para proteção da humanidade.

Rhodan não precisa superar as potências imediatamente, pois acredita que elas vão perder a razão de existir pela força de seu exemplo, ainda que nesse episódio, quando Homer entra a Terceira Potência, vemos que esta pode andar por uma área cinzenta de moralidade e nem sempre pelo caminho da virtude. Acredito que esta seja a maior contribuição deste episódio para a série, mais que a formalização do Exército de Mutantes.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2022/05/resenha-237-o-exercito-de-mutantes.html