Abaddon

Abaddon's Gate James S. A. Corey

Resenhas - Abaddon's Gate

Nathaniel.Figueire 22/06/2023

Doors and corners, kid (ou, Precisamos falar sobre a Clarissa Mao)
Sigo na aventura que me propus para 2023: ler todos os romances, novelas e contos ambientados no universo The Expanse.

Gostaria primeiro de registrar uma conclusão a qual cheguei após ler esse terceiro romance da série sobre o aspecto formal da escrita da dupla que assina sob o pseudônimo James Corey. Em Leviathan Wakes, a forma de narrar em terceira pessoa subjetiva (que chamam no mundo anglófilo de point of view, ou POV) teve como principal objetivo reforçar os significados do conteúdo da obra (a dicotomia/dualidade Holden x Miller, a multiplicidade de significados que um mesmo fato tem a partir de quem o observa etc). A partir de Caliban's War, esse recurso passa a servir somente para permitir a história ser narrada de diferentes pontos espaciais desse universo ficcional, no sentido de construir uma longa história que se espalha por todo o sistema solar. Não há no segundo livro um sentido maior do que esse em utilizar essa forma de narração e isso continua em Abbadon's Gate.

Dito isso, tenho dois pontos que gostaria de ressaltar da leitura desse romance.

"Doors and corners, kid"

Para mim, a morte do Miller em Leviathan Wakes foi também a morte do personagem melhor construído pelos autores. Certo, vivemos em um mundo que se agrada de antiherois, mas a verdade é que Miller, em seu arquétipo de detetive noir niilista, agrada-me demais. Isso eu também achava na série televisiva, pois é facilmente perceptível que Miller passa completamente por cima do Holden enquanto personagem. E então ele morre e, no segundo livro, não temos um personagem com o mesmo magnetismo desse senhor de meia-idade com seu anacrônico chapéu, seu terno cinza batido e seu humor cínico. E então os autores ressuscitaram ele.

Acho sempre perigoso "ressuscitar" personagens (G.R.R. Martin, estou olhando para você), porém, esse Miller porta-voz da protomolécula me agradou bastante. Ele ganha no decorrer desse livro uma caraterística de "complexo de Cassandra", esse fantasma que aparece para Holden avisando de coisas que só no final ele compreende.

O aviso de Miller, "Doors and corners, kid", atravessa todo a história desse romance. Essa metáfora, bem ao estilo noir (como não imaginar aquele momento de medo e tensão em que o detetive da história está prestes a cruzar a próxima esquina e encontrar seu possível fatal destino?), está conectada àquilo que, enfim, se apresenta como o grande argumento da obra: uma história sobre como a humanidade finalmente alcança as estrelas. The Expanse não nos apresenta de maneira sucinta como um motor de dobra ou um acelerador de hiperespaço funciona, essa saga é sobre a trajetória da humanidade tentando quebrar as leis da física que constantemente nos lembra que estamos presos nesse planeta, podendo no máximo chegar aos nossos vizinhos dentro do sistema solar. Essa é uma história cheias de portas e esquinas que a humanidade terá que enfrentar; cheia de perigos, ameaças frente ao desconhecido da vazia escuridão do espaço sideral.

Em diversos momentos os personagens se dão conta da "loucura" que fez a humanidade descer das árvores até ir em direção às estrelas. Somo uma espécie que, mesmo frente todas as adversidades, decidimos (por motivos muitas vezes pouco éticos) que iremos enfrentar todas as limitações que a natureza nos impôs. Colonizar o sistema solar é uma dessas barreiras que a humanidade enfrentou nesse universo ficcional, e em Abaddon's Gate novas portas surgem para os seres humanos explorarem o misterioso (e perigoso) desconhecido que se espalha pela galáxia.

Miller retornando (mesmo que como uma simulação) e o sentido que esse livro dá para a exploração especial é, para mim, o ponto alto de Abaddon's Gate.

Então temos Clarissa Mao, e tudo começa a dar errado.

Precisamos falar sobre a Clarissa Mao

Caliban's War já foi, para mim, um show de pontos de vista com personagens sem graça dos quais eu simplesmente não queria saber o que eles pensavam. Em Abaddons Gate, temos a visão de Bull e Anna, que para mim estão OK (gostei bastante da Anna, na verdade, a ideia de uma pastora metodista no espaço ficou realmente interessante). Agora eu gostaria realmente de entender o que passou na cabeça dos autores ao criar Clarissa Mao e fazer dela um personagem para sabermos seu ponto de vista.

Primeiro, o argumento da vingança dela contra Holden e a tripulação da Rocinante é patético. É algo do tipo: "Eles fizeram todos verem que meu pai é um burguês lunático e assassino em massa, o que é verdade, mas há a honra da minha família e eu preciso me vingar". Nesse processo, ela faz coisas completamente ridículas, como matar seu colega de trabalho e EXPLODIR UMA NAVE COM CENTENAS DE PESSOAS DENTRO! Fica algo do tipo: "Papai foi acusado de assassinato em massa, vou eu fazer um também".

Sinceramente, eu não queria estar lendo as coisas da perspectiva dela. Na verdade, ela quase me fez largar o romance e desistir de ler The Expanse, pois a achei execrável tanto pelos sua motivação (que é muito tosca) quanto pelos seus atos (terrorismo e assassinato em massa). Tive que parar, ler outra coisa e depois retornar para terminar d, mas sempre com muita má vontade nos capítulos dela.

A questão é: era necessário essa personagem na história? Não seria possível achar uma outra forma de colocar a tripulação da Rocinante e as diferentes nações do sistema solar dentro do Anel? E, se a Clarissa Mao era tão fundamental assim, precisávamos ter o ponto de vista dela, como toda aquela ladainha sem sentido contra Holden? (afinal, ela mesmo sabe que Holden não mentiu, o pai dela realmente é um psicopata capitalista sem escrúpulos)

Aí, para colocar uma enorme cereja sobre esse bolo horroroso e ruim que é essa personagem e seus capítulos, no desenlace ela se arrepende de tudo que fez, salva o dia e, ainda por cima, fica insinuado que ela meio que começa a fazer parte da tripulação da Rocinante (depois de ter ferrado eles e quase ter matado a Naomi)! Só um pouquinho: a mulher é uma assassina em massa! Os autores realmente querem relativizar e dar "contexto" para quem comete uma atrocidade dessas?

Durante toda a história há essa mensagem de "acinzentar" as barreiras entre o bem e o mal, o certo e o errado. Tudo o que Anna queria, ao final, era que Clarissa tivesse um julgamento justo, o que é difícil de não concordar. Porém, o que ela ganhou ao final do romance foi empatia (afinal, a narração quer te empurrar a, se não justificar, pelo menos compreender a "grandes" motivação dessa personagem de explodir uma nave por simples motivo de vingança) e simpatia, quase como se a tripulação da Rocinante fosse de santos perdoadores...

Em Lolita, de Vladmir Nabokov, lemos a história de um pedófilo tentando justificar o injustificável. É uma obra fantástica porque nos mostra que, do ponto de vista do mal, ele não necessariamente se vê como mal. Porém, em nenhum momento ao ler o livro vimos, no universo ficcional, as pessoas aceitarem qualquer tipo de redenção para um ato que não há possibilidade de redenção. O leitor que se identifica com Humbert Humbert e tenta justificar seus atos deve sinceramente rever elementos de sua estrutura cognitiva, pois não é por esse motivo que o autor resolveu narrar do ponto de vista de um pedófilo uma história de pedofilia. É muito mais para mostrar o poder narrativo de estarmos na cabeça de alguém, mesmo que abominável, e que as pessoas nunca se enxergam como vilões, mesmo sendo os monstros que são. Reflita: isso é o mesmo que acontece nos capítulos que lemos de Clarissa Mao? O destino dela era ser jogada no espaço sideral ou presa em um cubículo para o resto da vida, não sendo "integrada" a tripulação da Rocinante com um aceno de simpatia. O que os autores fizeram com essa personagem foi, sim, redimir uma assassina em massa.

Alguém poderia dizer que esse é, de certa forma, um dos temas centrais em The Expanse. Afinal, Miller, que acho um ótimo personagem, toma atitudes péssimas em alguns momentos, como assassinar a queima-roupa um dos responsáveis pelo que aconteceu em Eros, até sua "redenção" através do sacrifício. Tenha plena convicção de que não cabe a um indivíduo decidir o que é justiça (não apoio justiceiros). Porém, vejo que as ações extremas de Miller tem graves consequências para ele na história (Holden abandonou ele etc) até o seu sacrifício para salvar a Terra. A diferença entre a situação de Miller e Clarissa são de consequências e escala: um acaba morto e consumido pela protomolécula após ter agido com um policial ruim; a outra acaba integrada na Rociante após ter perpetrada o assassinato de centenas de pessoas.

Não há empatia com assassinos em massa, pessoal. Ponto final sobre isso.

Continuando a saga

Eu vou dar um voto de confiança para os autores e continuar a ler a série porque há elementos aqui que gostei muito, especialmente a ideia de contar a enorme aventura da humanidade atingindo as estrelas (e todas as consequências políticas, sociais, econômicas e psicológicas que isso envolve). Porém, o final dado para Clarissa em Abbadons Gate é simplesmente ridículo e quase me fez desistir de acompanhar, o que deixa o próximo livro para mim em suspeita..

Espero que, nos próximos romances, eu não seja obrigado a continuar lendo o "ponto de vista" de quem assassina centenas e ainda ter que aguentar explicações subreptícias para atos que devem, sempre, ser vistos como abjetos.

Sidney 16/06/2023

O melhor da série por enquanto
O melhor da série até agora. Gostei muito de todos os personagens ?coadjuvantes?: Anna, Bull e Clarissa, cada um com personalidade muito própria e essenciais para a história. O mistério aumentou, indicando que, assim como este, o próximo livro não será mais do mesmo, coisa rara nas histórias de ficção mais recentes.

Andre.Pithon 22/11/2022

Sempre que venho ler The Expanse, é com baixa expectativa, e não sei realmente o motivo. O primeiro livro eu peguei aleatoriamente para o bingo, sabendo pouquíssimo sobre, e adorei. O segundo em um momento que eu não estava bem emocional, só procurando uma leitura fácil e que não me fizesse pensar, e gostei ainda mais. E agora, pra retomar meu ritmo de leitura depois de umas férias literárias, peguei o terceiro, só para reaquecer, e foi o melhor até agora.

Quanto eu for pro quarto eu vou tentar não menosprezar ele.

Esse é um livro que trás um elenco novo considerável, carregando apenas o obrigatório Holden como recorrente, e todos os outros variados PoVs de protagonistas novos. Clarissa Mao foi de longe minha introdução favorita (mesmo os outros dois sendo bons), puxando uma linha de história que eu acreditava terminada, e colocando uma garota quebrada em busca de uma vingança insana, pois vingança é tudo que sobrou, e a forma que os eventos veem ela confusa cambaleando de acontecimento para acontecimento é o tipo de narrativa que me agrada.

A escala do universo cresce absurdamente, com o titular portão prometendo novas tecnologias e a expansão para mundos além do sistema solar, do uso de tecnologia alienígena, questão de fé e esperança. O aspecto religioso é forte, um dos novos personagens narradores é Anna, uma clériga russa, em missão humanitária para as novas fronteiras, e ela trás discussões interessantes, pintando a crença em luzes positivas. Eu não sou religioso, mas acho que é uma perspectiva boa de se ter em um épico espacial, e é uma voz tão diferente dos outros que funciona.

É um livro excelente, bem construído, com bons momentos emocionais, um capítulo do meio bem feito que abre essa ponte entre o legado dos livros anteriores e o futuro assustador do que pode aguardar a humanidade por detrás do mistério espacial.

É um livro sobre esperança, redenção, sacrifício. São bons temas, e ele possui algumas passagens poderosas. O conflito final é irônico e extremamente humano, carregado por ideologias mal construídas, decisões erradas e falta de informações, e é o melhor clímax que The Expanse já entregou até hoje.

Karoline 29/12/2021

Mais um capítulo primoroso desta saga. Confesso que, no começo, eu estranhei um pouco a personagem do Bull, mas conforme ele foi se desenvolvendo, gostei mais dele. Os meus destaques vão para: a Sam e Pa, que força e que personalidades!; Amos, um dos meus favoritos desde sempre, sim! Quem não queria ser amigo dele?; Anna, adorei como o tema da religião foi abordado por meio dela, e as interações com a Tilly e o Amos foram ótimas e muito engraçadas; Naomi, mal posso esperar pra ter a perspectiva dela no meio desse caos espacial. Suas respostas e ações são sempre fascinantes; Clarissa, com o melhor arco do livro. O último capítulo dela é lindo, principalmente quando a gente sabe o que ainda aguarda ela mais para frente; e por fim, claro, Holden, a única personagem constante até então nos livros. Já comentei sobre isso na resenha do livro anterior, mas é realmente algo notável acompanhar a construção e o crescimento dele, desde o primeiro livro. Sinto que ele é como uma conjunção de todos os estereótipos do herói que sempre vimos serem representados, porém que ao longo da história vai quebrando cada um deles, mostrando que essas características eram bem problemáticas. Como leitora, é algo excitante e inspirador poder perceber essas mudanças, ao mesmo tempo que é também como se eu observasse um amigo amadurecendo.

Ainda faltam seis livros para finalizar esta série, mas já posso dizer que sinto uma pontada de saudade quando imagino terminar o último capítulo.

julia 23/05/2021

Resenha: Abaddon's Gate
Abaddon's Gate foi! tenso! Eu estava super curiosa para saber como as coisas iam se desenvolver desde que o livro anterior terminou em um grande suspense? E não fiquei desapontada! Eu sinto que, conforme a série avança, as coisas ficam cada vez mais tensas.

Estou gostando das diferentes perspectivas de livro em livro, com Holden sendo a constante. O próprio Holden mudou um pouco desde o primeiro livro e eu tenho que dizer... ele não é tão chato como costumava ser kkkk Eu também gostei muito da perspectiva de Bull e sua habilidade de permanecer calmo quando tudo estava dando errado.

Minha única reclamação é sobre os pontos de vista de Melba e Anna: eles me frustraram muito. Eu sou muito sensível às discussões religiosas em geral, então a perspectiva de Anna e sua fé me incomodava, por motivos pessoais, e tive muita dificuldade com algumas de suas perguntas a respeito de Deus e do perdão. Com Melba, minha frustração veio de parecer uma subtrama desconectada de tudo o mais que estava acontecendo neste livro. Sua dor também era muito difícil de interpretar.

Eu adorei todo o negócio do Anel e as consequências disso e quanto mais aprendemos sobre a protomolécula. A construção do mundo continuou se expandindo e foi muito divertido aprender coisas novas e ler sobre novos lugares neste universo.

E uma menção especial a Amos, meu favorito, e as pequenas coisas que aprendemos sobre ele também :D

DryBooks 03/09/2020

Muito Bom
Com a excessão da presença de um personagem que não me interessou mto, esse livro novamente mostrou os personagens crescendo e os relacionamentos cada vez mais interessantes.
Kkkk começando o proximo agora