Sangue Ardente

Sangue Ardente Charlaine Harris

Resenhas - Sangue Ardente

Conchego das Letras 03/10/2017

Resenha completa
Antepenúltimo livro da longa série de Charlaine Harris. Se pensarmos que Marion Zimmer tem uma série com mais de 40 livros – em apenas uma das séries – e que Diana Palmer está com 58 livros na série Homens do Texas, fora os spin-offs, os 14 livros de Charlaine torna-se uma série pequena.

Confesso que mesmo feliz com o final da série vou sentir falta – novamente – de Sookie. Ela é ao mesmo tempo um doce e amarga. Suave e dura. Gentil e mal-humorada. Mesmo com seus poderes, posso dizer que Sookie é uma das personagens mais humanas que já li, com seus medos, sonhos e dúvidas.

Dead Reckoning começa com Sookie fazendo uma faxina em sua casa, mais precisamente no sótão. Limpar, recomeçar. Algo que ela tenta fazer em todos os livros e sempre se dá mal. Ora são os lobis que atrapalham sua vida, ora caçadores de sobrenaturais, um irmão que vira pantera. Primos fadas. Avô que é o rei fada.

Então ela para a limpeza e vai para o trabalho, onde acaba presa no meio de um tiroteio.

Para piorar seu namoro com o gatíssimo Eric entra em um impasse quando ele começa a se mostrar agitado, nervoso e estressado. Até que ela descubra que tudo é culpa de um plano para matar o novo mestre da área muitas brigas e discussões vão agitar o casal.

Claro que isso para Sookie seria tranquilo, então Chalaine resolveu colocar Sandra Pelt atrás da nossa querida garçonete. Pelt, que foi presa com a ajuda de Sookie, quer matar a loira de qualquer maneira.

Se os dois livros anteriores foram “mornos” e não despertaram muito interesse, sendo lidos apenas porque não se poderia perder o enredo – e eles tinham revelações importantes para se chegar ao final da série – posso dizer que o 11º volume da série é uma montanha-russa. Ao mesmo que tem alguns momentos de calmaria e muito amor, em outros as conspirações, dores, problemas, brigas, mortes, assassinatos, torturas dominam a cena.

Os segredos, mistérios e revelações são tantas nesse livro que dá para o leitor ficar tonto. Só vou colocar um pequeno grande spoiler aqui [para agora se não quiser saber o que é] Sookie tem sangue de fada, sangue humano e sangue de demônio. Claro, depois de beber um monte de sangue de vampiros, ela também tem sangue vampírico, mas esse se perde com o tempo. Os outros não.

Pontos negativos do livro? Eric não é mocinho dos outros livros, ele revela um lado mesquinho, perverso. Bill não é o malvado os outros livros, ele recupera um pouco – mas só um pouquinho de dignidade.

Ponto positivo? Esqueça a luta entre sobrenaturais e humanos. Pense apenas em pessoas. Charlaine coloca que humanos podem ser corruptos, cruéis, insanos. Sobres podem ser doces, frágeis, sensíveis. Ser bom ou mau é mais complicado do que parece. Sookie é mais do que uma “simples garçonete telepata”, ela é uma psicóloga amadora que nos faz pensar para onde a humanidade está indo.

Análise final. O 11º volume está entre os 3 melhores livros de toda a série. Vale muito a leitura, porque sai muito do entretenimento e convida o leitor a olhar o mundo de outra maneira. Uma maneira menos romântica, é verdade, mas que leva a uma reflexão do seu papel no mundo.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/10/postagem-tematica-dead-reckoning-serie.html#more