Manuscritos Econômico-Filosóficos e outros textos escolhidos

Manuscritos Econômico-Filosóficos e outros textos escolhidos Karl Marx

Resenhas - Marx

thegoldrush 04/09/2023

Adoro esse livro, adoro marx e as teses dele. é uma pena que o sistema educacional atual não investe em conhecimento

Dooda 08/03/2023

Meh
Eu peguei esse livro na biblioteca da escola, esperando que seria fácil de ler, mas na verdade eu me enganei. Na verdade e a linguagem é bem complicada, não entendi muita coisa, foi uma leitura exaustiva, mas pelo menos adquiri mais conhecimento.

André L. Pavesi 22/12/2021

Marx
Um apanhado de textos técnicos que explicitam muitas das características do pensamento do autor. Acredito que funcione como leitura complementar da sua obra principal.

Clio0 26/03/2021

Um dos maiores erros das faculdades de ciências humanas no Brasil é se submeter a grade e não apresentar os trabalhos de Marx ao invés daquela avalanche de "artigos referentes" e "seminários". Francamente, não tem como compreender a política e a economia mundial nos últimos duzentos anos (pelo menos) sem estudar O Capital.

O texto, para quem nunca leu, é denso, mas não impossível. A escrita de Marx é peculiar por ser quase didática: ele apresenta, explica, exemplifica e faz tudo de novo no próximo parágrafo para ter certeza que o leitor entendeu. Além disso, também conecta os próprios pensamentos e não pensa duas vezes em citar nomes e apontar inconsistências em sua própria base de referências.

O que não quer dizer que alguém fora da área não possa precisar de alguma ajuda. Mesmo as notas de rodapé podem dar uma certa dor-de-cabeça, especialmente pela confusão que muitos ainda fazem com a teoria Marxiana e o Marxismo.

O Capital, para quem não sabe, é um estudo sobre o sistema capitalista (como o próprio nome já diz, mas muitos ainda o confundem com O Manifesto Comunista). Nessa edição em particular há também uma breve biografia, o texto Para a Crítica da Economia Política (que funciona como uma espécie de introdução), o próprio O Capital, e fecha com O Rendimento e Suas Fontes (onde o autor avança para a explicação do juro em sua análise).

A Nova Cultural fez um ótimo trabalho com essa coleção. Meu exemplar sobreviveu a faculdade, pós-graduação, concurso, revisão e lá se vão quase trinta anos de manuseio. As folhas continuam retas, brancas e a lombada está inteira. Contudo, vale lembrar que é uma edição de colecionador, ou seja, não há muito espaço para anotações e outras coisas que quem estuda costuma fazer nos livros.