Pequenas Criaturas

Pequenas Criaturas Rubem Fonseca

Resenhas - Pequenas Criaturas

Jeff_Rodrigo 27/03/2024

Muito ruim. Parece um apanhado de rascunhos que o escritor descartou na gaveta e alguém teve a ideia de publicar.

Gigi 02/03/2023

Não curti como os outros
Gosto da escrita e dos temas, mas os contos não me deram nada. passaram batido, sem charme. fiquei com um trecho que gostei muito:

"mas não devemos ter medo de pensar, já tememos tanta coisa, se tivermos medo de pensar nem sequer existimos como pessoa"

suellen 24/03/2021

É difícil opinar pois tenho um enorme xodó pelos livros do Fonseca, acho os contos fáceis e curtos. Não é aquele livro monótono e sim algo que te impulsiona a ler página após página. Ele sempre retrata homens rudes/grosseiros que se encantam por mulherões, não consigo problematizar isso, pois vejo as histórias como um grande cotidiano desse século.

Iagne 29/12/2020

Pequenas Criaturas (Rubem Fonseca)
Décimo nono livro de Rubem Fonseca, décimo primeiro livro de contos. Nesse livro Rubem Fonseca entrega uma típica coleção de 31 contos surpreendentes começando com "A escolha" e finalizando com "Começo", nesses 31 contos Rubem Fonseca demonstra o melhor de sua arte, dentre eles posso citar um (o que mais gostei) o conto "Madrinha de bateria" que na minha opinião entra na lista de melhores contos do autor.

Raíssa 18/09/2020

Hm
Bom escritor, contos fáceis de ler, os temas e personagens são diversos. Mas os pontos negativos me chatearam, que são: vários contos que não entendi aonde o autor quis chegar, e ah, contos extremamente machistas.

Homens ruins, rudes e superficiais, que contrastam com mulheres que são interessantes em um conto, e fáceis de ir pra cama no outro. Elas têm boas respostas, mas o homem sempre se mostra mais soberbo, dá uma resposta mais eloquente pra sacanagem ou pro comportamento podre que ele tem. Me irritei bastante no início com esses detalhes, mas os contos são curtos e alguns até interessantes (como o do garçom) então terminei. Outros são um desserviço, Rubem.
hell_monteiro 16/02/2022minha estante
Eu realmente fico no vai n vai com o Rubem mas n consegui achar um conto desses q n seja banhado em ironia e hipocrisia. Os únicos q n gosto tanto são os q ele tentou uma protagonista feminina para tratar do mesmo assunto dos homens machistas. N da o mesmo efeito.

Quase meio q prefiro q se ele trata de homens puramente doidos e viciados em sexo além de péssimos caráters e com ideologias q se contradizem no texto, ele n dê um tratamento diferente pras mulheres. Acharia pior se ele escrevesse como escreveu e as mulheres fossem santas em pedestais.

Lara 08/07/2020

Brutalismo íntimo em cada um de nós
Não é atoa que Rubem Fonseca sempre foi meu autor favorito. As vezes buscamos em sucessos internacionais o que temos aqui, histórias completas produzidas por um juizforano que já fez quase tudo na vida.

Sempre fico procurando as semelhanças entre os contos agrupados nas coletâneas, mas em pequenas criaturas não precisei me prender a isso... A gente sente os pequenos ascos, pequenas revoltas, pequenas paixões, pequenos pensamentos positivos e negativos.

Me identifiquei com certas formas de pensar dos personagens diante das circunstâncias e senti medo quando pequenas coisas se tornavam grandes atitudes - desfecho tópico de Fonseca, pra assustar a gente nessa comodidade social que estamos acostumados a viver.

Vanderni 07/06/2020

Perfeitamente cru.
Rubem Fonseca é um mestre dos contos. Isso é inegável. Em Pequenas criaturas, os contos são lapidados, joias perfeitamente engastadas pelo autor. Contudo, não é o tipo de leitura que prefiro em face da escrita bruta e crua do escritor, permeada de palavrões proferidos pelo narrador ou pelos protagonistas, bem como dos tipos descritos nas narrativas, essas criaturas egoístas, apequenadas em suas mesquinharias e egoísmos. Asseguro, porém, para quem gosta de contos e não se incomoda com a crueza do autor, que Rubem Fonseca é mestre.

Biblioteca Álvaro Guerra 12/06/2019

'Pequenas criaturas' encerra em si histórias de personagens de diversas origens, das mais diferentes classes sociais, que se igualam na alegria, na mesquinhez, no furor e em tudo mais que é humano. Pessoas ricas e/ou famosas, como o ator viciado em prostitutas de 'Miss Julie'; gente simples, como a pensionista que, motivada pela culpa, distribui esmolas para mendigos em 'Virtudes teologais'; o tatuador pernóstico que recebe a missão de gravar, no pênis de seu cliente, o nome da namorada - essas são as verdadeiras 'Pequenas criaturas' de Rubem Fonseca.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535902236

Wags 26/04/2017

Fonsecão vivo!
Ao contrario da minha leitura anterior de uma antologia de Fonseca, na qual tive uma surpresa ao detestar o livro, estas pequenas criaturas reavivaram minha paixão pela narrativa fonsecana. São 30 contos, que exploram o que o autor faz de melhor, uma radiografia profunda, arrojada, bruta e crua da personalidade humana, adequada a forte crítica social da realidade brasileira. A violência, as preocupações pífias, de homens e mulheres "pequenos" como sugere o título.
Fiquei impressionado com alguns contos que não encerraram em tragédia ou violência, me apresentando um lado do autor que ainda não havia conhecido, e lançando um novo olhar sobre o brilhantismo deste mestre da narrativa curta no país.
E o que dizer ainda da brincadeira extremamente inteligente da metalinguagem utilizada no último conto, que também foi uma gratificante surpresa.
Eu acho que Rubem Fonseca não tem que me provar mais o poder de sua escrita, mas é sempre maravilhoso descobrir estes pequenos diamantes não dilapidados, brutos e ainda sim preciosos. É uma indicação mais do que positiva, laureada com Jabuti e a destreza de um mestre.

Joy 06/02/2017

Esse livro de contos foi o meu primeiro contato com o autor.
Gostei muitíssimo! Os contos são crus, sem muito rebuscamento, e retratam a alma humana em suas peculiaridades e torpezas.
Não consegui soltar o livro até terminar.

leitorDedicado 20/10/2016

Eu fiz uma reflexão sobre o primeiro conto, talvez esteja errado, mas o fato é que fui induzido a pensar com uma certa profundidade em relação de como somos pequenos diante da morte iminente, o personagem cheio de vaidade e de personalidade, com uma convicção absoluta de que o comportamento da filha é errado, no entanto no fim da vida, todas as suas certezas são bobagens passageiras perto do destino irrefutável que o aguarda, diante da dúvida irrelevante entre escolher uma dentadura ou uma cadeira de rodas, mostra a fragilidade da vida e de como nossa prepotência e soberba pode ser transformada em poeira.

Newton Nitro 19/01/2015

Pequenas Criaturas, Grandes Contos!
Em Pequenas Criaturas, Rubem Fonseca aventura por cenas prosaicas, por recortes de pessoas comuns, fugindo um pouco da brutalidade presente em “Feliz Ano Novo” e no “O Cobrador”, mesmo que, em alguns dos 30 contos, alguns dos seus temas brutalistas retornem. Fonseca continua usando sua consagrada voz narrativa, contrastando uma voz fria do narrador das histórias com temas ardentes como hipocrisia à moda brasileira, violência urbana, machismo, perversões, rancor social, usando de uma linguagem que mistura o popular com o erutido, e que ao mesmo tempo que usa clichês, os quebra, descontextualizando-os.

As informações inusitadas continuam aflorando e surpreendendo o leitor, o tom irônico permeia grande parte dos contos. Os contos que mais gostei no livro são “O Garoto Maravilha”, “Soma Zero”, e até um conto que pensei que cairia no terror, o excelente “Escuridão e Lucidez”. Alguns contos mostram um lado mais ameno e até romântico do escritor, como “Família é uma Merda”. E em “A Madrinha da Bateria”, Fonseca mergulha no ponto de vista de uma personagem feminina, o que não é tão comum em sua obra. É um dos contos mais interessantes e diferentes do livro, e curti demais, daria um ótimo filme ou curta metragem.

Recomendadíssimo! :)

Israel145 06/07/2014

O livro Pequenas Criaturas é mais uma obra inigualável do mestre Rubem Fonseca. Lançado em 2002, lembra de longe e superficialmente o Fonseca dos anos 60/70 com seus personagens marginais e a crueza da rotina das cidades pulsantes com suas ruas encharcadas de sangue, fezes e pus. O universo que o Fonseca nos apresenta aqui é outro. É o microcosmo perdido num diálogo, é o fragmento de tempo contido entre um beijo, é a brevidade de um coito rápido, enfim, um flash da vida. Nesses 30 contos ele disseca o relacionamento entre os seres humanos normais em histórias repletas de dor, amor, paixão, angústia, felicidade e todos esses sentimentos banais e corriqueiros, mas com a maestria de sempre de quem domina a sua arte.
A princípio, para o leitor veterano e conhecedor da obra do autor, pode causar estranheza essa mudança de foco, onde muitos podem pensar numa queda brusca na qualidade dos contos. Mas se colocando na posição do leitor iniciante e desconhecedor de sua produção bibliográfica, essa leva de contos apresenta bem o estilo e a pungência de sua obra, fazendo-o clamar por mais.
O próprio título do livro remete a interpretações curiosas. Uma delas é que as “pequenas criaturas” são os próprios contos, onde o autor pôde aperfeiçoar ainda mais a arte do conto curto. A arte de representar pequenos momentos e transformá-los em momentos mágicos e inesquecíveis. A outra interpretação é que as pequenas criaturas são as personagens dos contos. Os desvalidos, os ultrajados, os vencidos, os odiados, os apaixonados. Toda a gama de seres banais que povoam o nosso dia a dia e que habitam nossos espelhos.
Enfim, é um bom livro, com contos medianos e alguns geniais que podem figurar tranquilamente em diversas antologias do autor e nas melhores seleções do gênero.

Vinícius 05/01/2014

Ler uma vez na vida é insuficiente.
Primeira obra do Rubem Fonseca que leio e posso afirmar que esta me convenceu do titulo que ele possui de um dos maiores autores da literatura brasileira, além de almejar ler todas suas obras já publicadas. Pequenas criaturas mostra a vida de pessoas, sem excluir nenhuma, é pequena e passageira. Mostra quão insignificante é a existência das pessoas em relação ao resto do mundo. Não obstante, nos apaixonamos por cada personagem, cada historia, até mesmo por aqueles que não deveríamos. O humor e a crítica são fortes características e estão presentes em cada conto, com uma visão simplista e voraz da realidade.

site: http://www.youtube.com/channel/UCzDK2luxV7BJx9ytj8yKq6w