Mariposa

Mariposa Patrícia Baikal

Resenhas - Mariposa

Anne 03/02/2023

Mariposa?
Teve sequestro, tentiva de assassinato, brigas e prisões, mas eu ainda achei parado?
A parte sobre política me surpreendeu, foi bem explicada e direta.

Bianca 07/04/2021

Interessante o cenário política,mas..
Gostei muito de ver pela perspectiva de um senador,Nicola Vaz,que trabalho em Brasília, várias reflexões de como funciona o sistema político no Brasil,conhecer um pouco melhor a cidade de Brasília, porém...

??Pode conter spoilers??

No meio da história vamos nos deparar com um romance do protagonista com Mariposa e aí que as coisas não funcionaram muito bem pra mim. Tudo é muito instantâneo e eu acho que dão até um foco muito grande,quando na realidade o leitor, realmente,esperava ver o entrave política

Foi uma boa experiência conhecer mais um livro nacional e que se passa na região centro-oeste,indico para quem quer adentrar no Palácio da Alvorada e ansiar que aqueles problemas de corrupção,envolvendo fraudes na licitação e etc sejam solucionados

"Mas porque alguns partidos são assim - trabalham para o próprio partido"

"Único inimigo é a nossa omissão e a nossa covardia."

"A traição é mesmo a pior arma de todas, e, provavelmente, levou deste mundo mais pessoas do que muitas guerras já travadas."

"Lembremos que as leis são o reflexo da nação; trabalhemos então para que a nação seja justa, igualitária e feliz."

Algumas frases que falam muito com pouco!

Projeto:#LendoOBrasil

liv 07/04/2021

mariposa
amei a ambientação brasiliense e o contexto político brasileiro, mas me decepcionei em algumas partes, esperava mais do livro (e achei o romance super previsível/corrido). contudo, acho a leitura super válida e recomendo pra quem quiser ler algum livro que realmente se envolva na política brasileira.

Ray - Bruxinha.literaria 12/05/2018

Alegre surpresa
O romance que passa entre Nico e Mariposa fica ( na minha opinião ) em segundo plano diante dos cenários políticos que a trama é envolvida... não é um simples romance, é um livro que nos leva a refletir sobre nosso posicionamento frente aos nossos representantes governamentais. Sobre o descaso em que estamos imersos frente àqueles que deveriam estar cuidando das nossas necessidades básicas...
O livro me agradou muito por não ser um romance óbvio e mais ainda por trazer pontos políticos tão importantes a serem refletidos.

Maria 10/03/2018

Resenha: Mariposa- Asas que mudaram a direção do vento
Tudo teve começo numa madrugada de sexta-feira. Desde a primeira vez que a vi, a admiração foi maior que o medo. Ela avançava contra a janela, gesticulando palavras inaudíveis e sofridas.Seus cabelos longos e pretos batiam nos ombros e voavam a depender do vento. Apesar da penumbra da noite que me impedia de vê-la totalmente através do vidro, tentei me focar nos seus olhos. Era ela na sacada, tentando invadir o meu quarto. Pisquei milhares de vezes para me certificar da realidade daquela visão, mas para o meu desespero, entre várias piscadelas que dei, não mais a vi no mesmo lugar.

A história se passa em Brasília no ano de 2020, Nicolas Vaz é um homem honesto de aproximadamente 38 anos de idade, é Senador, e tem um grande sonho de ser arquiteto,mas o destino o levou a política.
Seu maior inimigo é o senador Braseel do seu partido oposto, ele é um homem de má caráter e corrupto.

'' Se você quer ser importante, primeiro, tem que parecer importante ''

Mariposa é uma mulher misteriosa que fora ajudar Nico com pistas para incriminar o seu inimigo. Mas quem é essa mulher? por que esconde sua identidade? por que esse interesse sobre incriminar seu rival político?Quem será está mulher que fizera o coração do Nicolas bater mais forte?

Segurei seus braços miúdos que se apoiava no banco do carro e a beijei. senti o gosto que perseguia minha imaginação durante tantas noites. Foi como sentir a água penetrar pela primeira vez na minha boca matando uma sede que nem se quer sabia que existia.

Ameaças,provas e muito romance, Nicolas é capaz de fazer tudo para salvar sua vida,colocar Braseel atrás das grades, e conquistar o coração da misteriosa Mariposa.

Sinceramente? Este livro me surpreendeu e me prendeu do inicio ao fim.
Eu estou completamente apaixonada por esse livro!
Ele é um livro encantador,os personagens foram muito bem trabalhado, a autora Patrícia Baikal tem um dom super especial com a escrita que me encantou.

'' Percebi que ela era feita de assas que mudaram a direção do vento e que me levaram para voos sem volta e sem fim ''

site: Blog Febre de Livro: http://febredelivro.blogspot.com.br/

@biaentreleituras 21/12/2017

O ano é 2020. No Brasil, a política está em crise, tomada pela corrupção. Mas ainda há políticos que clamam pela justiça e dizem não à corrupção. Nicolas é um senador que trabalha, de fato, a favor da sociedade e honesto. Nicolas está fazendo uma investigação pesada sobre o seu maior inimigo, o Senador Brassel, e conseguiu reunir uma quantidade significativa de provas para incriminá-lo.

Brassel é um homem inescrupuloso, cuja trajetória no Congresso é marcada por atos ilícitos que são descaradamente omitidos da sociedade. Brassel está envolvido em um grande esquema no qual coloca em risco a saúde da população, Nicolas quer desmascará-lo e parar com esse esquema.

Em meio à investigação, Nicolas recebe uma visita curiosa. Uma mulher invade o seu apartamento pela janela e tira a sua vida do eixo. Ela é enigmática, mas seu charme despertou interesse em Nicolas e ele quer descobrir mais sobre ela. Seu codinome é Mariposa e ela lhe dá dicas valiosas a respeito do Senador Brassel.

Mariposa usa sempre uma máscara para esconder o rosto e deixa apenas os seus olhos de fora. Ela some e aparece com frequência e deixa Nicolas cada vez mais intrigado. Certo de que Mariposa é sua aliada, Nicolas passa a confiar nela e descobre mais do que algum dia poderia imaginar.

Mariposa tem motivos para não revelar a sua identidade e falar pouco sobre a sua vida. Ela trabalha em uma organização secreta e eles precisaram da ajuda de Nicolas para dar continuidade ao plano de impedir Brassel. Nicolas avançou muito em suas investigações particulares e acabou chamando não só a atenção da organização, como de seu inimigo, que planeja a sua morte.

Leia a resenha completa no link > https://goo.gl/WXqSx9

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Desireé (@UpLiterario) 25/06/2017

Mariposa: Um thriller político em terras tupiniquins. (@UpLiterario)
Espiões, ordens secretas, mistérios, corrupção. Pode parecer o roteiro de um filme da franquia 007, mas, na verdade, é um livro incrível sobre política brasileira.
Nicolas é senador e atua na Comissão de Saúde do Senado, investigando, dentre outros assuntos, certas suspeitas de crimes de corrupção, falsificação de remédios, dentre outros delitos cometidos pelo Senador Brassel.
Mergulhado na investigação, Nicolas tem sua casa invadida no meio da noite por uma estranha mulher mascarada que alega estar ali para salvar sua vida. A partir daí, sequestros, mentiras e tentativas de assassinato farão parte da outrora pacata vida do jovem senador e o futuro do Brasil estará em suas mãos.
Adorei o clima de suspense constante e a escrita ágil e fugaz da Patricia. É de tirar fôlego! E a cada página uma nova surpresa é desvelada. Além disso, a edição está lindíssima! O único ponto de atenção que deixo é que, apesar de ter amado as ilustrações do livro (muito bem feitas, com traços intensos, em estilo HQ), eu tive a impressão pela capa e interior do livro, que se tratava de uma história mais juvenil, o que não é o caso. Trata-se de um livro maduro, destinado a um público mais adulto, com uma narrativa de ação, e com aquela pitada de romance que amamos.
Livro recomendado!

site: www.instagram.com/upliterario

Helena 05/04/2017

Muito bom!
Nicolas Vaz trabalha no ramo da política como Senador, bem diferente do que sonhou quando mais novo. Queria ser um arquiteto, mas a influência de seu pai o fez mudar radicalmente sua escolha. Em seu emprego ele procura ser justo, e investiga secretamente um colega do Senado: Brassel. Um homem dissimulado, que causou danos terríveis à população com uma medicação enganosa, mas que sempre posa como uma pessoa honesta.

A vida de Nicolas seguia normalmente: análises de propostas, investigação, seu apartamento aconchegante... Foi quando Mariposa surgiu em sua casa e salvou a sua vida pela primeira vez. Ele não entendia porque ela o mandara sair de sua própria residência ou porque ela invadiu daquela forma... Mas sabia que havia muito mais envolvido nisso.

Mariposa usava máscara e, por mais que ele insistisse, nunca falava seu verdadeiro nome. Mas, em uma das ocasiões em que ficaram juntos, explicou o porquê desse codinome. Seus encontros geralmente envolviam salvar a vida de Nicolas ou buscar provas para incriminar Brassel. Este que, por sua vez, sempre encontrava um jeito de escapar das acusações. Certa vez, ele resolveu passar um tempo longe e foi atacado por mariposas em pleno barco, isso fez com que Nicolas pensasse que Mariposa poderia ter algum tipo de poder, já que era tão cheia de mistérios.

Brassel não ficou satisfeito com as investigações e acusações de Nicolas, começou a persegui-lo e procurou prejudicá-lo de diversas formas, inclusive atentando várias vezes contra sua vida. Começando a perder sua fé na política e na justiça, Nicolas mal pode imaginar as reviravoltas que a vida dará... Mal imagina o quanto Mariposa tem papel essencial nessa luta... E quantas pessoas estão ao seu lado.

Confesso que quando li a palavra "política" fiquei com receio de ser um livro um pouco chato. Mas a autora aborda plenamente a realidade sem deixar a leitura cansativa... Além disso, toda a história por trás desse cenário, que mostra a corrupção em nosso país, é muito interessante e mantém o leitor atento a todo momento. Adorei a história de Mariposa, e esse suspense que a escritora fez no final deixou um gostinho de "quero mais", será que terá continuação? Seria muito bom!

site: http://ramificandoideiaserealidade.blogspot.com.br/2016/05/resenha-mariposa-asas-que-mudaram.html

Indbarboza 05/02/2017

Dos sabores e sensações que mais aprecio na vida, a superação de expectativas está no topo: desde as mais altas até as menores das realizações, sonhos, experiências e - sim, por que não? - leituras.

Esse ano resolvi me desafiar, sair do conforto e não só buscar o 'fora da caixa' como o fora de mim.
Esse foi meu segundo desafio literário do ano e o nível continua lá cima!

#Ahistoria- No ano de 2020, no berço da política e tendo trocado seu sonho da Arquitetura pela política, Nicolas se vê em uma atmosfera corrupta e obstruída, pela qual não se deixa corromper, o que - paralelamente à realidade do nosso congresso - acaba por lhe custar alto.

O que mais me conquistou na narrativa foi a delegação de poder à personagem Mariposa, uma mulher forte e misteriosa que tem como missão proteger nosso senador protagonista.

Me conquistou.

Ler um livro nacional sobre politica, ambientado na nosssa fadada Brasília, permeado de reviravoltas, mistérios e muitas críticas sociais foi, no mínimo,  desafiador.

E eu aceitei.
Aprendi, cresci e adorei!

Me envolvi de cara na estória, como alguém que mergulha na água e em segundos já está submerso.
Patrícia tem uma escrita muito fluente, contagiante e criativa. Aqui, levou a imaginação a outro patamar e soube me cativar como leitora.

4/5.

One Books Oficial 06/01/2017

Resenha "Mariposa"
Ano de 2020, mais especificamente em Brasília, o berço da política brasileira. Iremos acompanhar a estória do senador Nicolas Vaz que trocou a arquitetura pela política, conhecido por ser um senador justo e honesto, ele tenta não ser corrompido nesse meio. O que só trás mais problemas para ele, que adquire inimigos que não compartilham do mesmo ideal político.
Dentre esses inimigos, Brassel se destaca. Também senador, porém totalmente diferente de Vaz. Brassel é um corrupto, responsável por várias falcatruas, mas se faz de santo em frente à população. Por esse motivo, Nico o denuncia, mas o companheiro de Senado sai impune, mas com o objetivo de se livrar do correto senador.
Certa noite, em busca de provas que possam acusar Brassel e assim tira-lo do seu pé. Nico percebe que sua casa foi invadida por uma misteriosa mulher mascarada que se intitula “Mariposa”. Essa desconhecida começa a ajudá-lo, fornecendo provas que incriminam o senador corrupto. Intrigado e ao mesmo tempo fascinado e atraído pela bela mascarada, Nicolas, entra em uma jornada com o intuito de tirar as garras de Brassel da população e descobrir a identidade da misteriosa Mariposa.
“Mariposa” conseguiu ser mais que um mero romance. De forma inteligente e envolvente, a autora mescla assuntos como política e corrupção ao romance. Tudo muito bem equilibrado com direito a surpresas ao longo do enredo.
Me apaixonei pela Mariposa e todo o empoderamento que a personagem tem no livro. Forte, destemida, sensual e mais umas coisinhas que não posso falar, mas que me tiraram o fôlego. Toda essa aura de poder e feminilidade me cativaram. Certamente, “Mariposa” foi um dos melhores livros lidos desse ano.

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

Annie - @queriaseralice 19/12/2016

Incrível!
"Quando se mudam as ideias, torna-se mais fácil mudar o mundo."

Nicolas nunca gostou muito de se envolver em assuntos políticos, porém, incentivado por pessoas próximas, acabou tornando-se senador do Brasil.

O ano? 2020. A realidade? Infelizmente a mesma dos dias atuais: um país repleto de corrupção, desonestidade e abuso de poder.

Enquanto uns erram, roubam, mentem e não vêem problema nisso, Nicolas é um senador diferente. Quer desmascarar o maior político corrupto que há: Brassel.

Contudo, o ódio e a rivalidade existentes entre os dois senadores deixa Nicolas em perigo. Eis que surge uma mulher misteriosa, capaz de colocar em risco sua própria vida para salvá-lo: Mariposa.

Ao contrário de muitas histórias publicadas por aí, em Mariposa temos uma heroína protegendo o "mocinho". Uma mulher que esconde até mesmo sua identidade e, mesmo assim, acaba encantando quem a cerca.

Um misto de romance, suspense e ação, Mariposa é mais um livro nacional que merece ser lido. A escrita da @patriciabaikal é fluída e também intensa. O tipo de livro que não dá pra largar antes de devorar a última página.

Querida Patrícia, obrigada pela parceria! Muito sucesso pra ti! Já estou esperando o próximo, viu?

Leitura recomendada!
Livroseliteratura 20/12/2016minha estante
Annie linda e fofa, você me deixou morrendo de vontade de ler esse livro!!

Livroseliteratura 20/12/2016minha estante
Annie linda e fofa, você me deixou morrendo de vontade de ler esse livro!

One Books Oficial 28/11/2016

Resenha do livro Mariposa!!
Livro Mariposa!!!
Resenha:

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

Bi Faria 08/11/2016

Capa perfeita! E que livro bom gente. Favorito de 2016, para minha vida e de todos os cidadãos brasileiros. Cheio de mistérios, política, corrupção e mudanças. Nicolas, um jovem Senador, se vê em uma situação inusitada, uma mulher que usa máscaras invade sua casa e lhe dá pistas sobre Brassel, seu rival político. Desde sua invasão, Nicolas não a tira da cabeça, e são tantos questionamentos, segredos e encantamento. Ele se envolve com ela de forma apaixonante, Mariposa é só o que ele sabe sobre ela... Mas no meio de vários outros acontecimentos que o deixam desesperançoso na política e na sua vida, Mariposa está sempre lá, ao seu lado, para ajudar. Mas o mistério continua, ele tenta desvendar uma organização invisível perante a sociedade, mas que com certeza tem um papel fundamental na política do país. Mas será que Nicolas descobrirá quem é Mariposa? E a política do país? E a organização? Só posso dizer que o desenrolar da história é fascinante, de roer as unhas. "... preciso aprender mais sobre as mariposas, definitivamente." "E meu Deus, como eu me lembrava dela! Das minhas mãos na sua cintura e das suas mãos no meu rosto..." "É preciso sorrir muito nesse país, porque é somente isso o que temos para sarar nossas dores." "Se a política se espelhasse nos rios, não haveria mais disputas vaidosas entre partidos, e todos eles teriam um único propósito, o bem comum." "...quando se mudam as ideias, torna-se mais fácil mudar o mundo." @patriciabaikal @editorakiron E teremos sorteio do livro, marcador e máscara no Sorteio de Férias em Janeiro.

Glauber Vieira 26/10/2016

Boa surpresa
Não me lembro da forma que conheci o livro Mariposa, mas sempre me interessa ler obras que tenham Brasília, onde moro, como cenário.
Assim, comecei a leitura a poucos dias desse romance.
O aspecto gráfico do livro é muito bom. As fontes tem um bom tamanho e a capa é bonita.
A história em si também foi bem escrita. Os moradores de Brasília se sentirão identificados, pela descrição de lugares que a maioria conhece. No entanto, outros locais são ficticios, embora possamos inferir o que são: a comunidade quilombola de Vale das Almas (onde se passa parte da ação no livro) pode se referir ao Vão de Almas, povoado quilombola em Cavalcante (GO).
Os personagens principais, os senadores antagonistas Brassel e Nicolas, além de Mariposa foram bem delineados e me peguei imaginando, no caso dos senadores, em quem a autora se inspirou. Infelizmente, inspirações para Brassel não faltam.
É isso aí, para todos, desejo uma boa leitura!