Mariposa Patrícia Baikal

Resenhas - Mariposa

liv 07/04/2021

mariposa
amei a ambientação brasiliense e o contexto político brasileiro, mas me decepcionei em algumas partes, esperava mais do livro (e achei o romance super previsível/corrido). contudo, acho a leitura super válida e recomendo pra quem quiser ler algum livro que realmente se envolva na política brasileira.

@biaentreleituras 21/12/2017

O ano é 2020. No Brasil, a política está em crise, tomada pela corrupção. Mas ainda há políticos que clamam pela justiça e dizem não à corrupção. Nicolas é um senador que trabalha, de fato, a favor da sociedade e honesto. Nicolas está fazendo uma investigação pesada sobre o seu maior inimigo, o Senador Brassel, e conseguiu reunir uma quantidade significativa de provas para incriminá-lo.

Brassel é um homem inescrupuloso, cuja trajetória no Congresso é marcada por atos ilícitos que são descaradamente omitidos da sociedade. Brassel está envolvido em um grande esquema no qual coloca em risco a saúde da população, Nicolas quer desmascará-lo e parar com esse esquema.

Em meio à investigação, Nicolas recebe uma visita curiosa. Uma mulher invade o seu apartamento pela janela e tira a sua vida do eixo. Ela é enigmática, mas seu charme despertou interesse em Nicolas e ele quer descobrir mais sobre ela. Seu codinome é Mariposa e ela lhe dá dicas valiosas a respeito do Senador Brassel.

Mariposa usa sempre uma máscara para esconder o rosto e deixa apenas os seus olhos de fora. Ela some e aparece com frequência e deixa Nicolas cada vez mais intrigado. Certo de que Mariposa é sua aliada, Nicolas passa a confiar nela e descobre mais do que algum dia poderia imaginar.

Mariposa tem motivos para não revelar a sua identidade e falar pouco sobre a sua vida. Ela trabalha em uma organização secreta e eles precisaram da ajuda de Nicolas para dar continuidade ao plano de impedir Brassel. Nicolas avançou muito em suas investigações particulares e acabou chamando não só a atenção da organização, como de seu inimigo, que planeja a sua morte.

Leia a resenha completa no link > https://goo.gl/WXqSx9

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Indbarboza 05/02/2017

Dos sabores e sensações que mais aprecio na vida, a superação de expectativas está no topo: desde as mais altas até as menores das realizações, sonhos, experiências e - sim, por que não? - leituras.

Esse ano resolvi me desafiar, sair do conforto e não só buscar o 'fora da caixa' como o fora de mim.
Esse foi meu segundo desafio literário do ano e o nível continua lá cima!

#Ahistoria- No ano de 2020, no berço da política e tendo trocado seu sonho da Arquitetura pela política, Nicolas se vê em uma atmosfera corrupta e obstruída, pela qual não se deixa corromper, o que - paralelamente à realidade do nosso congresso - acaba por lhe custar alto.

O que mais me conquistou na narrativa foi a delegação de poder à personagem Mariposa, uma mulher forte e misteriosa que tem como missão proteger nosso senador protagonista.

Me conquistou.

Ler um livro nacional sobre politica, ambientado na nosssa fadada Brasília, permeado de reviravoltas, mistérios e muitas críticas sociais foi, no mínimo,  desafiador.

E eu aceitei.
Aprendi, cresci e adorei!

Me envolvi de cara na estória, como alguém que mergulha na água e em segundos já está submerso.
Patrícia tem uma escrita muito fluente, contagiante e criativa. Aqui, levou a imaginação a outro patamar e soube me cativar como leitora.

4/5.

Pamela Caitano 04/06/2016

Envolvente e misterioso
Romance envolvente, recheado de suspense, mistério e uma narrativa que faz devorar cada página em busca da próxima. Mariposa, asas que mudaram a direção do vento conduz o leitor em reviravoltas rápidas e surpreendentes como num bater de asas.

A trama, que se desenvolve no ano 2020, acompanha a história do jovem senador Nicolas. Neste futuro breve, muitas coisas ainda não mudaram no país: os políticos, atolados em corrupção; a sociedade urgente de mudanças; a mídia tantas vezes falhando em seu papel. Na arena de disputas políticas em que se desenvolve Mariposa, de um lado está Nico, representando as figuras que ainda sonham com justiça social e trabalham para que ela aconteça. Do outro, temos Brassel, um senador corrupto que tenta tornar a vida de seu opositor um inferno, usando de artimanhas políticas e criminosas. Nada muito distante da realidade de nosso Senado.

Em meio a tantas emoções, a vida de Nicolas torna-se ainda mais vertiginosa com a aparição da misteriosa Mariposa, que vai guiá-lo ao longo de um percurso mais perigoso e complexo do que parece a princípio. Não surpreende o envolvimento entre ele e a figura feminina tão intensa. A forma como é descrita, faz com o que o mistério e charme de Mariposa se entendam de Nicolas também para o leitor. Ambos ficamos ávidos por saber mais sobre ela.

O envolvimento dos dois personagens centrais não desvirtua a tensão política, que por sua vez, não se torna chata nem maçante em momento algum. Um dos maiores méritos da história é fazer com que, mesmo o leitor que não está familiarizado com trâmites políticos, consiga ter uma compreensão total do jogo que se desenrola – e mais que isso, se sinta preso e interessado por cada capítulo. O ritmo acelerado e envolvente da história, principalmente da metade do livro em diante, torna a leitura super rápida e prazerosa. Se mais livros e obras da ficção abordassem a política com um quadro tão interessante, talvez tivéssemos uma população mais consciente e com uma percepção mais apurada do que acontece oficialmente e também por trás das decisões políticas. Como cita o próprio Nicolas,

“Quando se mudam as ideias, torna-se mais fácil mudar o mundo” (página 245)

Outro ponto que merece destaque é a importância das personagens femininas ao longo da história. Desde as ex namoradas, assistente, mãe, Mariposa, e até mesmo a presidente da república, seria impossível Nicolas se libertar do casulo sem elas.

Uma das coisas que mais me cativaram na leitura, é quão cinematográfica ela é. Impossível ler sem que um filme – e dos bons – desenrole-se na cabeça. Questionei a autora, e ela disse que já há alguém trabalhando em transformar a obra em roteiro e que existe um projeto caminhando nesse sentido. Ficaria muito feliz se ele se concretizasse e em assistir Mariposa em telas grandes. Na minha imaginação, Rooney Mara seria a companhia perfeita para Nicolas.

Vale destacar ainda o zelo e capricho na edição e envio do exemplar. A embalagem em que o recebemos é linda, a capa é fantástica e ilustra perfeitamente o caráter da história. A diagramação é de muita qualidade, assim como o papel. A revisão, impecável. Junto com o livro recebemos também marcadores de página da obra e do blog de Patrícia Baikal, o Palavras de Bandeja, onde a autora publica semanalmente contos inéditos, alguns deles premiados.

site: http://blogdialogos.com/2016/05/31/resenha-mariposa-de-patricia-baikal/

Bi Faria 08/11/2016

Capa perfeita! E que livro bom gente. Favorito de 2016, para minha vida e de todos os cidadãos brasileiros. Cheio de mistérios, política, corrupção e mudanças. Nicolas, um jovem Senador, se vê em uma situação inusitada, uma mulher que usa máscaras invade sua casa e lhe dá pistas sobre Brassel, seu rival político. Desde sua invasão, Nicolas não a tira da cabeça, e são tantos questionamentos, segredos e encantamento. Ele se envolve com ela de forma apaixonante, Mariposa é só o que ele sabe sobre ela... Mas no meio de vários outros acontecimentos que o deixam desesperançoso na política e na sua vida, Mariposa está sempre lá, ao seu lado, para ajudar. Mas o mistério continua, ele tenta desvendar uma organização invisível perante a sociedade, mas que com certeza tem um papel fundamental na política do país. Mas será que Nicolas descobrirá quem é Mariposa? E a política do país? E a organização? Só posso dizer que o desenrolar da história é fascinante, de roer as unhas. "... preciso aprender mais sobre as mariposas, definitivamente." "E meu Deus, como eu me lembrava dela! Das minhas mãos na sua cintura e das suas mãos no meu rosto..." "É preciso sorrir muito nesse país, porque é somente isso o que temos para sarar nossas dores." "Se a política se espelhasse nos rios, não haveria mais disputas vaidosas entre partidos, e todos eles teriam um único propósito, o bem comum." "...quando se mudam as ideias, torna-se mais fácil mudar o mundo." @patriciabaikal @editorakiron E teremos sorteio do livro, marcador e máscara no Sorteio de Férias em Janeiro.

Glauber Vieira 26/10/2016

Boa surpresa
Não me lembro da forma que conheci o livro Mariposa, mas sempre me interessa ler obras que tenham Brasília, onde moro, como cenário.
Assim, comecei a leitura a poucos dias desse romance.
O aspecto gráfico do livro é muito bom. As fontes tem um bom tamanho e a capa é bonita.
A história em si também foi bem escrita. Os moradores de Brasília se sentirão identificados, pela descrição de lugares que a maioria conhece. No entanto, outros locais são ficticios, embora possamos inferir o que são: a comunidade quilombola de Vale das Almas (onde se passa parte da ação no livro) pode se referir ao Vão de Almas, povoado quilombola em Cavalcante (GO).
Os personagens principais, os senadores antagonistas Brassel e Nicolas, além de Mariposa foram bem delineados e me peguei imaginando, no caso dos senadores, em quem a autora se inspirou. Infelizmente, inspirações para Brassel não faltam.
É isso aí, para todos, desejo uma boa leitura!

Gabriela Amoroso 26/03/2015

Mariposa é um livro que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Fala de política, corrupção, descaso e falta de caráter. E não para por ai, mostra o que acontece com quem tem alguma influência e tenta lutar contra o sistema.

Nicolas é um homem íntegro, que entrou na política meio sem querer e acabou gostando do seu papel. Ele se tornou um senador que luta contra a corrupção e contra o descaso político. Indignado com as ações podres do senador Brassel, Nico começa uma investigação que tem como meta colocar Brassel na cadeia.

E é justamente devido a essa investigação que Nico acaba atraindo Mariposa para a sua vida. Ela faz parte de uma organização secreta, que luta para melhorar a política no Brasil. Mariposa só aparece quando Nico precisa de ajuda, está sempre de máscara e revela bem pouco sobre quem ela realmente é. Apesar de todos os seus alarmes internos soarem contra Mariposa, Nico se vê cada dia mais envolvido com a mulher misteriosa e passa a ansiar por qualquer contato com a moça.

Entre lutar contra Brassel, descobrir quem realmente é Mariposa e entender o porque a presidente Glória de Almeida solicita com tanta urgência a sua presença, Nico vê sua vida virar de cabeça pra baixo.

Sabe quando você começa a ler um livro e todas as cenas viram um filme perfeito na sua cabeça? Pois Mariposa se transformou em uma super produção! E, apesar de ser um livro nacional, que se passa em Brasília, só consigo pensar no Bradley Cooper para assumir o papel principal. Seria perfeito, gente!

O livro é narrado pelo Nico e tem um ritmo super bacana. Eu gosto muito de livros narrados em primeira pessoa, então eu gostei bastante da narração. Alguns dos personagens secundários são complexos e nós somos apresentados às suas histórias. Os que não têm sua história explorada, contam com características marcantes, ou seja, todos conseguem despertar algum sentimento no leitor.

Outro ponto importante de esclarecer é que não é porque o livro fala de política que a história é chata ou maçante. O personagem principal é um senador, então obviamente questões políticas são exploradas no livro, mas vai muito além disso. Mariposa trás uma pitada de artes plásticas, romance, comportamento humano e uma dose de mistério e outra de ação.

Quando a Patrícia entrou em contato comigo e eu li a sinopse pela primeira vez, percebi o grande potencial que o livro tinha. Depois de realizar a leitura, posso afirmar que a história cumpriu o que prometia e foi além, surpreendendo o leitor com suas pequenas reviravoltas. Super recomendo!

site: http://www.pitadadecultura.com/

Adriano 08/04/2015

Excelente!
Comecei a ler sem expectativa alguma e que bela surpresa.
A leitura flui facilmente, é muito envolvente.
Envolve suspense, política tudo muito bem dosado.
Torcer para que a escritora nos presentei com mais histórias envolvendo a mariposa.

Ana Lícia 16/05/2015

Hoje vou falar de um livro muito interessante. Vou começar perguntando, você gosta de política? Muitos vão dizer que não, então, leia Mariposa. E sei que outros, vão dizer que sim, então, leia Mariposa. \o/

Mariposa vai nos contar a história do Senador Nicolas, um homem de 38 anos, solteiro, que mora sozinho em seu apartamento, e tem a visita semanalmente da mãe. Nicolas vive aos cuidados de sua funcionaria Rosalina, que cozinha e cuida das coisas de casa. Nicolas parece ter uma vida normal, na verdade era para ter uma vida tranquila, é senador, tem um bom salário. Mas não é bem assim, pois Nicolas faz política de um jeito diferente, na verdade faz do jeito correto, como deveria ser. Ele é honesto e realmente quer um bem maior, lutando contra a corrupção que emana no senado. Principalmente de um Senador sem escrúpulos chamado Brassel. Que comete vários crimes como lavagem de dinheiro, rouba os cofres públicos descaradamente e mesmo assim é sempre eleito. Neste ponto do livro, já podemos tirar uma bela crítica, como o povo tem uma memória curta. Sempre reelegendo candidatos com histórico duvidoso.

“Refleti como a rapidez é uma forte aliada da justiça. Sem ela, os crimes caem no esquecimento, a memória do povo se enfraquece e perde-se a devida punição” (pág.240)

“Disse que aquele era um momento de profunda importância na vida, porque eu teria que decidir se faria algo para a sociedade ou se esperaria sempre que fizessem algo por mim. Falou que somente a boa política poderia mudar os rumos das próximas gerações e que poucos eram os homens que tinham coragem de praticá-la.” (Pág.55)

O Brasil está no ano de 2020, onde não mudou muita coisa em relação à política. Mas, Nicolas tenta mudar este cenário. Tanto que denuncia o deputado corrupto Brassel, mas depois dessa ação, ele vive sofrendo bastantes ameaças, de todos os tipos. A vida do Senador começa a entrar em uma sucessão de acontecimentos nada agradáveis, mas terá grandes surpresas. Uma delas é Mariposa, uma mulher com máscara que surge na sua vida, de maneira nada convencional, ela invade sua casa, e lhe deixa várias dúvidas, se é confiável ou não. Nicolas vai ficar encantado e ao mesmo tempo confuso em relação à Mariposa, pois ela é misteriosa, aparece e some do nada. Em muitos momentos ela aparece quando Nicolas está mais precisando, mas não explica o porquê disso tudo. Nicolas vai tentar descobrir o que está acontecendo, quem está por trás de tudo isso. Pois, Brassel, deixa claro que não vai deixar Nicolas em paz. Até ameaça de morte ele faz. Mas Nicolas não se amedronta e vai em frente, em busca da verdade e lutando por uma política justa. A jornada de Nicolas não será fácil, ele irá passar por muita coisa, mas sua coragem é admirável e seu caráter mais ainda. Em meio a tudo isso, as ameaças, e aos segredos que envolve esta sociedade,Nicolas ainda vai ter que lidar com seu coração, que bate mais forte cada vez que vê Mariposa. A mulher que pode mudar a direção de sua vida.

Mariposa foi uma surpresa adorável. Tudo começou pela capa, achei super impactante, diferente, intrigante. E durante a leitura, você confirma o que já imaginava, é uma obra de arte.
“Políticos e arte deixaram de ser uma combinação perfeita para a sociedade, tornando-se fogo e água, elementos que não se apaziguariam jamais.” (pág. 67)

Patrícia criou um universo magnífico, criou um romance para falar de política de uma maneira simples, clara e inteligente. Eu simplesmente amei Mariposa. Fiquei encantada com a história, a crítica rica e bem construída sobre nossa política, nosso senado. Todos os males que uma má administração pode causar ao país, como a corrupção destrói tantos sonhos de melhoria, tanto dos políticos honestos, como da população.

Os personagens são reais e isso faz a gente ficar mais a vontade ainda, e entrar de cabeça na trama. Nicolas é o sonho de qualquer país. Honesto e com ideias maravilhosas. Mariposa é misteriosa e forte. Temos os pais do Nicolas, que são umas fofuras, rs, adorei o casal. E assim teremos vários personagens que eu gostei muito, que mostra como cada um fazendo seu papel na sociedade, podemos ter a esperança de um país melhor, como o delegado e a presidenta, que terão uma contribuição importantíssima. Mas, claro que teve o personagem odioso, que sem sombra de dúvida é Brassel, ele vai representar tudo de ruim que temos na política, e vamos ver como ele não tem limites para conseguir o que quer. Poder, poder e poder. Veremos o comportamento da mídia também diante dos fatos, como cada meio de comunicação transmitem o mesmo fato a população. Fica ao nosso critério, filtrar e investigar o que pode ser verdade ou não, eu sei, é difícil, mas não podemos acreditar em tudo que é divulgado por aí, temos que ter cuidado com a manipulação.

A história segue um ritmo de mistérios, intrigas e corrupção, com um desenrolar sensacional, sem deixar pontas soltas. Tudo se encaixa e faz sentido. Você não fica perdido em nenhum momento, ao contrário, tudo é esclarecido perfeitamente, algumas coisas no seu momento certo.

Adorei a edição, o livro está impecável, gostei da capa, tem orelha, folhas amarelas, letras no tamanho que gosto, super confortável.
Um livro inteligente, com romance, mistério e política. Onde eu aprendi várias palavras novas, além de ter uma ótima leitura, ainda enriqueci meu vocabulário. Este livro é recomendado para todos. Para quem gosta de política ou não. Pois, é uma ótima chance de se envolver um pouco mais, através de uma leitura fácil, gostosa e reflexiva. Precisamos de mais livros assim, que além de entreter, faça-nos pensar, refletir sobre as coisas que acontecem ao nosso redor, nos nossos direitos. Quanto mais informados, mais força nós teremos, mais argumentos para reivindicar, cobrar dos nossos governantes.

“A corrupção somente sobrevive por meio de uma rede muito bem tecida de pessoas em lugares estratégicos.” (pág.183)

site: http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

Jaque 23/08/2015

Livro SENSACIONAL!
Desde o primeiro capítulo do livro me apeguei a Nicolas Vaz, a personagem principal, um senador que acredita numa política justa, e que ao longo da história vai desenvolvendo esse pensamento e compreendendo outros lados do Brasil.
A princípio, me perguntava se a parte política do livro seria um incômodo ou algo positivo, e acabou sendo o segundo caso. Nunca imaginei que fosse me intrigar com os trabalhos realizados pelos governantes, ou ficar tão curiosa com as decisões tomadas.
O enredo toma forma com Brassel, um político corrupto de todas as formas, que Nicolas tenta processar. No entanto, a Comissão é contra o processo, e Brassel, descobrindo que Nicolas estava envolvido, utiliza-se de corrupção para tirá-lo do poder.
Nico encontra-se em perigo, mas possui ajuda de uma mulher misteriosa conhecida por Mariposa. O suspense se intensifica ainda mais quando ele se vê protegido por uma organização secreta que pretende ajudá-lo, da qual Mariposa faz parte.
As revelações são realmente surpreendentes, e a autora conseguiu deixar a enrolação de lado e soltar os segredos aos poucos, de forma a instigar o leitor cada vez mais.
O livro entrou para um dos melhores lidos do ano! A escrita de Patrícia Baikal é surpreendente, com palavras rebuscadas, detalhes na medida certa e facilidade de compreensão. E, além de todas as emoções e segredos, temos a presença do (queridíssimo) romance, o que foi mais um ponto positivo para tornar o livro espetacular! Recomendo a leitura, pois possui um enredo fora do usual e abre sua mente.

Conchego das Letras 21/12/2015

Resenha Completa
Olá leitores,

Conheci a autora em um evento na minha cidade e desde então sempre conversamos e trocamos ideias. Ler o livro dela seria uma honra e um prazer imenso. Posso afirmar que foi a melhor época para iniciar a leitura. Vou explicar....

Em Mariposa, Asas que mudaram a direção do vento vamos conhecer Nicolas, um jovem senador, íntegro, honesto e que faz o seu verdadeiro papel, luta pelos direitos da população. Ele está investigando uma situação e descobre que está lidando com um grande caso de corrupção.

Nicolas se vê envolvido em um grande mistério, quando uma mulher enigmática invade sua casa. Ela sempre aparece para dar dicas para incriminar o rival político dele, o senador Brassel.

O senador Brassel está no senado há muitos anos e possui a confiança e apoio de muitos colegas. Não será fácil para Nicolas provar que ele é responsável por desvio de dinheiro, falsificação e outros golpes. Mas ele vai ter o apoio dessa mulher que sempre aparece mascarada, escondendo a sua verdadeira identidade, usando o nome de Mariposa.

Quando li a sinopse achei isso estranho. Como uma mulher aparece mascarada e ninguém sabe quem é? No decorrer da história minha opinião mudou completamente. Fiquei tentando descobrir quem seria essa mulher e digo, errei feio rs. Patrícia soube guardar esse mistério muito bem e quando ocorreu a revelação, não acreditei e tive que reler. Juro, a pessoa nunca passou perto da minha lista rsrs. Acho que seria uma péssima investigadora.

Mariposa sempre aparecia na vida de Nicolas de forma inesperada, ajudando-o em diversas situações e trazendo novidades para a investigação. Eu fui lendo e queria ainda mais, para desvendar cada mistério e, claro, como sou uma romântica assumida, torcia por um envolvimento entre o casal.

Além de tudo isso que ele está passando, ainda tenta desvendar os segredos de uma organização invisível aos olhos da sociedade, que é apresentada a ele de forma muito misteriosa e a única coisa que ele sabe é o grande poder de influência que tem na política do país.

Não pense que é uma história cheia de política, pois não é! É cheia de mistério em um campo político e um romance que vai sendo conquistado aos poucos. Além disso tudo a autora ainda tem uma escrita rebuscada que flui muito bem. Uma leitura que me fez pensar nos meus direitos como cidadã e no meu momento do voto.

Lembrou de algo que está acontecendo na atualidade? Eu fiquei muito surpresa, comecei a leitura desse livro à noite e no dia seguinte acordei com a notícia de que o senador Delcídio Amaral tinha sido preso. Lembrando que é o primeiro senador preso no exercício do cargo, desde a redemocratização do País. Será que a ficção virou realidade? rsrs.

"Era previsível toda aquela comoção, afinal, jamais um senador havia sido preso por flagrante delito. Ficaram nervosos porque sabiam que agora estariam sujeitos a isso, apesar de a possibilidade sempre ter existido na Constituição. É verdade também que os detentores do poder querem sempre permanecer com ele."

A história do livro acontece em 2020, mas se fosse em 2015 aí sim diria que a autora tem uma bola de cristal.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/12/resenha-mariposa-asas-que-mudaram.html#more

Nat 26/06/2016

Mariposa
A história se passa em Brasília, em 2020, tendo como personagem principal Nicolas Vaz, um homem de 38 anos que sonhava em ser arquiteto mas a política o fez mudar de planos. Tornando-se um senador correto, justo e honesto.

Brassel é o seu maior inimigo, um senador corrupto, responsável por falsificar remédios, lavagem de dinheiro e uma série de golpes contra a população.

Certa noite, na busca de encontrar um meio para desmascarar Brassel, uma mulher misteriosa com uma máscara nos olhos, denominada como Mariposa. Arromba a janela de Nico, lhe concede ajuda e diz ter pistas para que ele consiga desmascarar Brassel.

E a partir daí, começa um busca eletrizante para incriminar Brassel, o que Nico não contava era que ficaria completamente atraído por essa mulher misteriosa.

Quem será a mulher misteriosa? Por que se denomina como Mariposa? Como sabia dos planos de Nico?

Bem, você só descobrirá lendo esse livro fantástico com uma trama de tirar o fôlego.
Estou sem palavras para descrever a escrita da autora, é impressionante como a história foi muito bem pensada e bem construída. Todo o enredo e suspenses me deixaram de queixo caído.
Achei a leitura uma das melhores no ano. Na situação em que nos encontramos cheguei a conclusão de que nosso país precisa de mais pessoas como Mariposa.

Thalita 01/07/2016

Suspense, romance, política, segredos, corrupção, descobertas...
Brasília. Ano de 2020.
Infelizmente nosso querido país está lotado de corrupção por todos os lados (não muito diferente dos dias de hoje, não é mesmo? :/).
Nicolas não gosta muito do mundo da política, mas acabou chegando lá, no cargo de senador e faz de tudo para o bem da população.
Brassel é o oposto. Um senador corrupto e responsável por diversos crimes que se finge de bonzinho na frente das pessoas.
No meio dessa rivalidade surge Mariposa, uma mulher cheia de segredos que vai ajudar Nicolas e acabará se envolvendo até demais (se é que vocês me entendem rs).
Mariposa é todo narrado por Nicolas de uma forma bem legal. Faz você sentir que tudo é realmente real. Ele escreve coisas como:

"Peço que releve meus eventuais erros, pois não sou escritor de formação. Sou senador."

É a primeira vez que leio um livro que envolva a política do Brasil dessa forma. A história de dois senadores. Só isso já é muito interessante.
Gostei muito do suspense, de todas as descobertas e como tudo fez sentido no final. A escrita da autora é muito fluída e não dá vontade de largar o livro até acabar.
Se eu não tivesse lido alguns livros, confesso que teria gostado muito mais. Em algumas partes acabei me deparando com situações iguais a outros livros que li e acabei não me surpreendendo tanto.
Mas sei que Mariposa é um livro incrível e merece ser lido por todos nós, brasileiros ou não.

site: https://www.instagram.com/colorindodevaneios/

@camillaeseuslivros 01/08/2016

Mariposa
desde os primórdios política nunca foi lugar de mulher, é instituído de maneira machista um lugar de homem, onde homens controlam o poder e as medidas a serem tomadas para manter este controle; nem da política de boteco a mulher poderia participar porque deveria ficar em casa cuidando dos filhos, somos tidas como sexo frágil nada capaz de suportar um lugar tão hostil, e quando não, muitas mulheres candidatas são usadas como massa de manobra para angariar votos para o partido, usando de sua feminilidade para tal... mas a mulher devagar vem quebrando este muro e conquistando seu lugar ao sol e não que isso seja fácil, é com imposição de idéias, luta, batendo de frente com o sistema, ainda falta muito, infelizmente o Congresso ainda tem sua maioria chefiada por eles mas eu creio que a luta não cessará assim tão facilmente e teremos representatividade!

neste livro o universo é político e masculino, com a história se passando no ano de 2020, fala sobre política, corrupção e uma Ordem Internacional espalhada por vários países a mais de 70 anos, com objetivo de instituir diretrizes para um novo mundo, governado por políticos honestos e capazes de defender e garantir vida longa a democracia.

e pasmem, essa Ordem é chefiada por uma MULHER, a história se inverteu e dessa vez o mocinho é salvo pela mocinha!! só por isso já ganhou meu coração!! é um livro fácil de ler, escrita boa e fluída, o tema é polêmico e controverso, lembra muito o nosso atual cenário brasileiro, eu gostei muito da leitura, indico e já estou ansiosa pela continuação viu Patrícia @patriciabaikal, sem esquecer de agradecer por sua gentileza em me presentear com essa história!! ❤