Sombra

Sombra Karin Alvtegen

Resenhas - Sombra

Bianca 06/10/2015

Fraco
A sinopse promete um livro incrível, cheio de suspense, reviravoltas, tiro, porrada e bomba.
Mas na prática o que se apresenta é um livro fraco, embora bem escrito e envolvente.
A autora se perde em filosofias infindáveis tentando montar a personalidade dos personagens e isso deixa alguns trechos totalmente descartáveis.
Na ânsia por querer bolar um livro muito cheio de conteúdo, ela criou gente demais (mesmo tendo no máximo 8 personagens), história demais, coisas demais e páginas demais. Grande parte disso TAMBÉM é totalmente irrelevante.
Alguns fatos são, inclusive, muito mal explicados, o que garante uma confusão ao término. Como por exemplo, quando ela fala sobre a irmã do Jan-Erik e sobre Jasper, o amigo sem a menor importância de Kristoffer. Aliás, ambos personagens sem um pingo de peso.
Além disso, ela usa a vida da governanta, Gerda Persson, como a linha-guia do livro, sendo que no final das contas, você até esquece que o desenrolar é todo em cima dela.
A autora leva cerca de 150 páginas só montando o cenário, explicando a situação e preparando o terreno para, 30 páginas depois, você entender todo o conceito e contexto, muito antes mesmo dela mostrar o que o final reserva. No mais, pouca coisa é realmente uma surpresa.
Por fim, a sensação de ter lido um livro de 330 páginas, que poderia ter sido condensado em 150 com muito mais ação e emoção, é de irritação e frustração.
Pra amantes de livros de suspense, é um tiro no pé.
Para amantes de livros de suspense suecos, é pior ainda.
Não sei e não entendo como essas páginas podem ter virado um best-seller.
Dei 2 estrelas apenas porque, apesar disso tudo, é um bom passatempo.
Ana Rebeca 16/11/2015minha estante
Gostei da sua resenha, você disse tudo que eu penso dessa leitura, só a partir do capítulo 16 é que o livro ficou um pouco interessante, antes disso, tive vontade de abandoná-lo.

Ratinha de Biblioteca 10/03/2019

Soco no Estômago
Os motivos pelos quais comprei esse livro foram, em ordem de "aparência" na minha mente: o preço (estava de promoção na livraria), o título (achei sinistro), a autora (sueca e completamente desconhecida por mim) e a sinopse (pensei que era um romance policial, pois fala-se de um crime). Quando, após a leitura, reli a sinopse, percebi que ela explica muito bem o enredo do livro e, ao mesmo tempo, não nos prepara para esse romance espetacular!
Em cada capítulo, há a visão de um dos personagens. Começa-se por uma funcionária da prefeitura, responsável por "encerrar" os negócios de idosos quando de seu falecimento. Marianne Folkesson é seu nome e a recém descoberta falecida, de 92 anos, é Gerda Persson. Quando Marianne achava que este seria mais um caso de idosa falecida sem parentes ou amigos, ela encontra os livros do prêmio Nobel de literatura sueco Axel Ragnerfeldt (escusa dizer que é um nome fictício, ainda que em 1931, o Nobel tenha sido conferido a um sueco de nome parecido: Erik Axel Karlfeldt) dentro do congelador da falecida (estranho lugar para guardar livros, não é?). E outros livros do mesmo autor com várias partes rabiscadas com força, impossibilitando a leitura. O que causa estranheza a Marianne, é que são edições dedicadas à Gerda, que, logo descobre-se, foi funcionária do escritor. Nos próximos capítulos, somos apresentados ao filho do autor, Jan-Erik Ragnerfeldt, que vive às custas do legado do pai, a esposa deste, Louise, a esposa do escritor, Alice, um amigo dele, Torgny Wennberg, e o herdeiro de Gerda, Kristoffer Sandeblom. Cada um contando fatos do enredo sob seu ponto de vista.
É um "soco no estômago" porque, à medida que se avança na leitura, a autora explica qual é a relação de cada um desses personagens que estão, sim, interligados. E essa interligação, deixará o leitor perplexo, abismado, enojado, ou simplesmente maravilhado com essa história magnífica, que não dá para parar de ler enquanto não se a compreende por completo.
Atenção! Esse livro pode incomodar pessoas sensíveis a temas, tais como: suicídio e estupro.
Francis Ferraz 10/03/2019minha estante
Vc me conhece. Vou gostar do livro ?

Ratinha de Biblioteca 10/03/2019minha estante
Fran, é uma leitura boa, mas pesada. Tem de tudo: assassinato, suicídio, estupro... Acho até que irei incluir essas informações na resenha.

Ratinha de Biblioteca 10/03/2019minha estante
Fui na resenha e coloquei a informação que te passei. Teve horas que tive que parar de ler porque estava "pesado" demais para processar!

Francis Ferraz 12/03/2019minha estante
É importante colocar essas informações na resenha mesmo. Eu não consigo ler livros com descrições de estupros e abuso com crianças.

Rafaela 12/10/2023

Melhor livro de suspense
Não é a toa que é um best seller. Ficou na minha estante por meses e quando decidir pegá-lo para ler eu não parei mais. Os plots são incríveis e é de ter nojo o que a natureza humana é capaz de fazer, mentir, manipular, ser cruel, trair entre outras coisas reunidas . Ao início somos apresentados a um personagem central e depois por capítulos fomos sendo apresentados a outros .. voltando ao passado vamos conhecendo as histórias deles e o que eles tanto escondem e percebendo a sua real natureza . Algumas coisas eu imaginei mas não na profundidade que foi e sério . Quando você lê tem que fechar o livro para entender o que está realmente acontecendo. Um leitura um pouco pesada mas que eu amei. Por fim, recomendo profundamente que os amantes de suspense leiam esse livro.

Emanuelle.Pompilio 16/12/2023

Me deixou presa do início ao fim, teve o plot twist que eu pensei que não teria. o final me deixou extremamente mal e irritada. é um livro que mexe com você? mas pqp precisava de tanta desgraça assim?

Mandy Nerújo 06/06/2020

Denso, intenso e muito bem escrito
A obra é um dos livros mais intensos que já li. A filosofia que permeia tanto a esfera familiar quanto os atos da sociedade são os pontos de partida dessa história. A curiosidade em se descobrir como as histórias se interligam é deixado de lado enquanto você respira duas vezes depois de ter lido frases densas que te fazem pensar e repensar suas atitudes quanto indivíduo e cidadão do mundo.

A autora não se priva em deixar tudo no campo das ideias, ela coloca os ideais de suas filosofias em campo nesse livro e nos mostra que não é só nas palavras que devemos tomar nossas atitudes. O ponto alto da história é justamente analisar os atos dos personagens e compará-los lado a lado com suas trajetórias de vida. Nessa obra todos parecem ser verdadeiros personagens da vida real, nada de heroísmo ou decência, mas o lado obscuro de cada um, que transforma todos em seres quase palpáveis de tão reais que são.

Os assuntos debatidos vão desde a eterna busca pela felicidade, consumo consciente, direitos e deveres morais, virtudes, real propósito da luta de classes, até a construção do que realmente é a grande conquista da vida. Todos os personagens têm, em suma, seu papel nesses debates e cada um deles acaba sendo porta voz de um ou mais temas. Isso que eu achei fantástico.

Escrito em 3ª pessoa, o livro tem pouco mais de 300 páginas e li em 4 dias com bastante interesse, principalmente pelas ideias da autora em cada parágrafo. Ela tem uma forma de escrever muito ritmada e te faz perceber que cada capítulo é como se fosse uma dança. Em um capítulo, por exemplo, a autora mostra a decadência, fundo do poço e logo a reerguida de uma das personagens de forma majestosa e primorosa. Me lembrou muito dos filmes do diretor Noah Baumbach (Os Meyerowitz e História de um casamento). Cada capítulo conversa entre si como se o todo fosse mais importante que a parte e mostra que o quebra-cabeças da história é cada vez mais nítido a partir da compreensão do detalhe. Tudo aqui parece ter sido construído com bastante atenção, principalmente nas frases que cada personagem expressa sua forma de pensar em antítese ao outro. Perceba as nuances entre a história de vida e o jeito de pensar de Axel em contrapartida de Jan-Erik, note como a autora fez o possível para os colocar em cantos opostos, mesmo que eles sejam super parecidos. Ela fez o máximo para criar uma mixagem entre Jan-Erik, Alice e Axel, de forma que realmente parecesse que este era filho deles. Trabalho primoroso, sem dúvidas.

Um leitor mais atento aos detalhes vai perceber que as ideias, lugares, frases e cenários são utilizados pela autora em mais de uma ocasião quando são necessários para a história, como se fosse um “destino” para os personagens. (Se você leu o livro vai entender isso quando perceber a “coincidência” da cidade de Västerås ou do termo “jazigo de família” para a história)

O livro não é tão simples quanto aparenta pela sinopse. Não é suspense de banca, principalmente quando você tenta fazer adivinhações em cima da história (como eu geralmente costumo fazer) e percebe que a autora, além de fazer troça das ideias “simples”, ainda brinca com isso as fazendo parecer “ideia de bêbado”. (De todas as sete soluções que eu pensei ter adivinhado, acertei apenas duas)

Esse não é um livro de entretenimento, é um livro denso nas ideias e na filosofia que ele orbita, que faz com que você queira parar um pouco para pensar no que está sendo lido. (Inclusive, essa é uma das opiniões que um dos seus personagens expressa). Você percebe isso ao se confrontar com o título do livro e as mazelas dos personagens, sempre vivendo à sombra do outro, sempre com algo sombrio por trás dos atos etc.

Enfim, esse livro entrou com certeza para a lista de favoritos. Foi uma ótima surpresa pois não sabia nada da história. E com certeza gostaria de ler algum dos outros livros da autora sueca que já recebeu o prêmio Glass Key e foi indicada ao prêmio Edgar. Parece que atualmente no Brasil ela possui apenas 3 livros traduzidos (Lançados pelo Grupo Editorial Record), mas ela escreveu 7 livros e 1 roteiro. Somente 5 livros foram traduzidos pro inglês e um de seus livros foi adaptado para uma mini-série nos Estados Unidos.

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/2020/06/06/sombra-karin-alvtegen/

Dulci 07/10/2023

As vezes o melhor é manter o passado enterrado.....
Cada personagem vive à sombra de alguém, de um desejo, de um ideal que gostariam para si mesmos e por algum motivo não tiveram coragem, ou não foi possível viver. O mais impactante as vezes é perceber que perderam uma vida toda e deixaram de ser quem gostariam por puro medo!medo de decepcionar os outros talvez, medo de serem esquecidos, ou sequer valorizados. Quando descobrimos quem somos, podemos sair das sombras!:)

esther310 23/01/2024

Sombra
Bem ele N começo é um livro complexo, até mais ou menos o meio do livro não entendemos muito bem,aparecem personagens como kristtofer e jesper que achamos que são "inuteis",e se realmente não tiver força de vontade largamos o livro pela metade.
Porém do meio para o final a autora une as pontas soltas e começamos a entender que tudo tem um propósito e que cada personagem foi bem pensado e elaborado.
O final é surpreendente , e me fez querer reler o livro pois são tantos detalhes que provavelmente entenderemos muita coisa no começo se prestarmos atenção.
A riqueza de detalhes me encantou, recomendo super