Doctor Who: Mortalha da Lamentação

Doctor Who: Mortalha da Lamentação Tommy Donbavand

Resenhas - Doctor Who: Mortalha da Lamentação

dmartinsc 21/11/2020

Deixa mais saudades ainda do Matt Smith
Esse livro é bem gostosinho e rápido de ler. Ótimo para quem quer ler um livro divertido e tranquilo. Eu sou uma grande fã de Doctor Who e como no momento não tem episódios novos foi uma maravilha ler esse livro. Achei que o autor conseguiu transmitir bem a personalidade do décimo primeiro doutor e me deixou com muita saudade de assistir as temporadas do Matt Smith.
Sobre a história, eu gostei das mortalhas e a abordagem na questão do luto, tristeza e felicidade. Achei interessante se passar no dia seguinte ao assassinato do presidente John F. Kennedy mas não ter deixado toda a trama girar em torno disso. Não gostei muito da explicação de onde vem as mortalhas da lamentação e a forma que o Doutor usou para se livrar delas, achei meio bobo. No fim foi uma leitura bem satisfatória e divertida.

site: https://www.instagram.com/p/CH4HLHgJwb6/

Marília 28/02/2015

A mortalha da lamentação é um livro que tem emoção, em todos os sentidos: drama, aventura e comédia ao mesmo tempo. Ele puxa pro lado do drama, porque se passa logo depois do assassinato do presidente Kennedy, onde todos estavam de luto. O doutor, e a sua companheira no momento, chegam na região, onde eles descobrem que a Terra está sendo invadida por uma raça alienígena que se aproveita do luto das pessoas. Começa a aparecer os rostos dos parentes ou amigos em qualquer lugar que possa ter reflexo em algo líquido, como café ou qualquer outra coisa.
O doutor passa o livro com a Clara e outros amigos que faz ao decorrer da história, Mae e Warren, tentando achar uma saída, uma forma pra acabar com o luto, até quase morte das pessoas.
É um ótimo livro, não é cansativo porque o doutor tem o toque de comédia único dele. A história é bem dinâmica com os personagens. Tem um clima de suspense, aventura. E passa também a lição de não se deixar abater pela tristeza do luto, pensar nos bons momentos que passou junto com aquele que já se foi, até mesmo se for um animal de estimação. E o jeito de sempre do doutor querer ajudar a todo custo a Terra. Mesmo que ele mesmo se prejudique, sofra, ele nunca deixa os amigos, ou qualquer pessoa precisando de ajuda.
matheushgf 09/03/2015minha estante
Ótima colocação! E algo que tive medo (como um GRANDE FÃ do Matt) era do autor não retratar o jeito dele no livro, ficar algo não muito Matt. Mas ele conseguiu. Amei.

Elizabeth.Rodrigues 05/05/2020

Livro Incrível!
Eu amei esse livro! Eu li faz alguns anos (li virtualmente), e agora estou esperando chegar o livro físico que eu comprei.
Mas eu me apaixonei pela forma que o autor escreve, pois ele capta a essência da série.
Eu li, e parecia que eu estava em um episódio. E eu amei mais ainda, pois é o meu Doutor favorita com a minha Companion favorita!!
Então eu super indico!

Caarol Cordeiro 27/09/2020

É um legítimo episódio de doctor who muito divertido e misterioso! Recomendo

Laryssa.Pinheiro 17/07/2015

Em mortalha da lamentação o Doutor e Clara vão parar em Dallas logo no dia seguinte ao assassinato do presidente Kennedy, e logo no hospital Parklan Memorial onde o corpo foi enviado para a realização da autópsia. Enquanto estão lá, estranhos rostos começam a aparecer se formando a partir de líquidos em geral, sangue, água, sopa, etc. Esses rostos aparentemente são de entes queridos falecidos das pessoas próximas, a primeira vista eles só se lamentam, mas estão se espalhando rapidamente, se tornando mais raivosos e nota-se que são um perigo mortal e iminente. O Doutor, Clara, Mae e Warren começam a buscar juntos um forma de deter as mortalhas e salvar o EUA e o mundo. Não gostei muito da inspiração inicial da trama, com essa plot do assassinato do Kennedy, se tem uma coisa que eu não gosto nos Estados Unidos é essa pressão que eles fazem em algumas histórias, filmes e etc. Aquele ideal US rules, “somos os melhores” e tal, ainda mais por que o Doctor Who é Britânico, não que ele fosse rejeitar ajudar pessoas só porque são de outra nacionalidade, não tem nada a ver com a personalidade dele, mas ver o Doutor falando “ O assassinato de Kennedy não é uma tragédia Nacional é uma Tragédia internacional, o mundo está de luto” me subiu o sangue ( Ah pelo amor neh, só por que foi escrito por um americano...se o Obama morrer agora, obviamente vai afetar o Brasil de diversas maneiras, mas duvido que vai ter alguém aqui ficando deprimido por causa disso, nós não ficamos nem pela nossa, quem dirá pelo dos outros). Me desculpem por estar sendo um pouco mais negativa, mas além desse conteúdo pobre, quando ele chamou a chave de fenda sônica de "Instrumento mágico", eu surtei.

Eu gostei da personalidade do Doutor, estava bem de acordo, muito parecido. Ele como sempre é uma delícia, fofo, engraçado, altruísta, até um pouco ingênuo, ou talvez nem tanto. Claro que faz de tudo para ajudar aos demais e não deixa a história ficar cansativa.

Eu não gosto da Clara, nunca gostei, mas como ela não estava tão fidedigna não tive problemas com ela nesse livro, os demais personagens que tiveram uma participação maior, Warrem e Mae são os exemplos dos nossos queridos companions, o livro é tão curtinho que não da pra se conectar com eles, mas foram gostosinhos de acompanhar.

Capa, diagramação e escrita: Não gosto da capa, não tem quase nada correlacionado com a história, parece somente que pegaram diversas fotos da série e fizeram essa ilustração. A diagramação é simples, mas limpa , sem erros e com capítulos do tamanho certinho. A escrita do autor não tem nada de excepcional, é fluida mas não se destaca.

Concluindo: Como uma aventura do Doctor Who o livro “passa”, mas só para pessoas menos exigentes, para os atentos nota-se que a história tem muitos poréns, parece um pouco forçada e do meu ponto de vista, parece uma Fanfic. Sei que o roteiro é feito por diversos autores, mas é feito de um modo que eu nunca notei uma diferença no universo da trama, é coeso e contínuo, tem uma marca registrada, o que não aconteceu nesse livro.

site: trechosdelivros.com

SohGabi 04/07/2022

Sou apaixonada pelo mundo de doctor Who, adoro a série e tudo o que acho sobre e esse livro não é menos que fantástico, adorei como você nota todos os vícios do doutor, talvez o único ponto que não se pareça tanto com os episódios da série, seja o final, ou não, hahaha, o único problema pra mim foi o livro ser pequeno e a leitura ser contagiante e rápida, então acabou muito rápido, sempre deixando um gosto de quero mais sobre a história, claro que deixo a recomendação de leitura desse livro a todos!

Mary @maryreadit 14/02/2020

e vamos de primeira decepção do ano!!
sinto como se o autor não conseguiu captar a essência e escrever bem os personagens do doctor e da clara, não lembro dele sendo tão infantil e tratando a clara mal e não lembro da clara agindo como criança. não consegui gostar da história e os únicos personagens que me afeiçoei foram os secundários, mas não tanto para fazer a história valer a pena. foi como ler um episódio de doctor who, porém um em que os principais não são eles mesmos e os secundários são bem mais carismáticos.

go5rae 15/10/2023

Seguindo a minha jornada de ler todos os livros de Doctor Who lançados no Brasil, segui agora pra esse, já que se passa no dia após o assassinato do presidente Kennedy e a série foi lançada justamente nesse dia
O enredo começa com um clima pesado, que se espalha pela história, já que é uma história que lida (de certa forma) com as 5 fases do luto. A premissa é muito interessante mas a partir de certo pontos as coisas começam a perder a seriedade, não de uma maneira como se fosse alívio cômico mas quase de uma forma desrespeitosa. Acho que o que mais me incomodou foi o erro de caracterização do Doutor e da Clara, as personalidades deles pouco condizem com as da tela, eles se perturbam não demonstrando carinho mas parecendo que realmente tem ressentimentos um com outro e na época em que se passa essa história a relação deles era ótima
Além de que no fim tudo virou uma farofa, a solução do problema foi inteligente mas se olhado o comparado com a vibe do começo parece uma história completamente diferente. Após terminar, entendo porquê não transformaram isso em um episódio.

Blog MDL 26/03/2015

O Doutor e Clara estão em uma grande enrascada! A TARDIS não quer mais funcionar após eles saírem de uma missão e eles não sabem nem em que época estão. É claro que o Doutor considera isso um problema temporária e encara as coisas com mais esperança que Clara, mas quando eles notam que estão no dia seguinte após o assassinato do presidente Kennedy e que rostos estranhos estão aparecendo do nada, assustando as pessoas e fazendo-as reféns de seus próprios medos, eles percebem que precisam entrar em ação para salvar a humanidade mais uma vez. Mas as coisas não vão ser nem um pouco fáceis, já que as mortalhas parecem ser fortes demais para serem derrotadas sem um plano estratégico e até o Doutor demonstra ter coisas pelas quais sente tristeza e remorso.

Eu não sei vocês, mas quando leio uma sinopse eu costumo pensar que o autor vai seguir aquele norte durante o seu livro e isso me deixa ansiosa na maior parte do tempo. Esse foi uma grande questão para mim durante “Doctor Who – Mortalha da Lamentação” porque eu realmente esperei algo mais obscuro na narrativa. Talvez isso tenha muito a ver com o fato de eu não conhecer o universo que o autor aborda em sua história, já que eu não assisti ao seriado televisivo, mas foi um tanto desconcertante quando ao invés de uma história densa encontrei algo que sim, é misterioso, mas tem um pé na comicidade que eu jamais imaginei.

Narrado em terceira pessoa, o livro acompanha os mais variados personagens em passagens importantes da trama. No entanto, é com o Doutor que passamos a maior parte do tempo e somos impelidos a aceitar o seu jeito peculiar de lidar com os problemas. Sua companheira de aventura é Clara, uma personagem que ainda é uma incógnita para mim, já que o autor pouco fala sobre a sua vida e suas emoções. Talvez por isso eu tenha gostado mais de Mae, uma jornalista vítima das mortalhas e que está lutando para não só livrar o mundo desse mal, como também, para ter mais uma chance de ver a sua avó e poder demonstrar toda a gratidão e amor que sente por ela. Warren também é um personagem interessante, mas suas motivações também ficaram um pouco subentendidas, gostaria de ter visto mais dele para poder entender suas decisões.

Infelizmente, falta é uma coisa que se nota muito durante a leitura. Falta mais aprofundamento na trama, falta maiores descrições, falta imersão nos sentimentos dos personagens. Ou seja, falta muito para dizer que o livro consegue saciar totalmente a curiosidade dos leitores dessa história. A verdade é que me senti lendo um roteiro televisivo, pois por mais que conseguisse visualizar bem tudo o que o autor narrava, faltaram alguns traços de emoções que só poderiam ser supridas em caso de adaptação do plote. Uma das coisas que fortalecem esse meu pensamento é a resolução que o autor planejou para a sua história. De verdade, em um episódio da série funcionaria perfeitamente, mas no livro soou esquisito demais para que eu pudesse comprar a ideia que Donbavand queria me vender.

Com isso não quero dizer que a história não é boa, apenas que na literatura ela não funciona tão bem. Pois superado esses pontos, posso dizer que consegue me divertir com os momentos que passei ao lado Doutor. Tanto que estou sentindo a maior vontade de começar a acompanhar a série para ver se esse quê a mais que o Doutor tem vai me impressionar nas telinhas. Dito isso, posso finalizar essa resenha dizendo que apesar de não ter encontrado aquilo que eu esperava em “Doctor Who – Mortalha da Lamentação”, a história serviu como um abrir de olhos para mim, já que foi a partir dela que eu me interessei por conhecer melhor a série. Pelo sim, pelo não, a leitura desse livro é uma experiência válida para aqueles que gostam de ficção.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/03/resenha-doctor-who-mortalha-da.html

Juh Lira 19/08/2015

Doctor Who - Mortalha da Lamentação
Ah Doctor Who! Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada e super fangirl da série desde quando eu comecei assistir o reboot de 2005 com o Christopher Eccleston na pele do 9th Doctor em meados de 2012. Desde então não larguei mais e a cada dia meu amor e carinho por essa série maravilhosa aumenta. Doctor Who já faz parte da minha vida e dos surtos e foi com alegria que iniciei a leitura de Mortalha da Lamentação.

Com um ritmo rápido e de tirar o fôlego, Tommy Donbavand entrega uma aventura que facilmente poderia ser adaptada para TV, mantendo o estilo narrativo de aventuras do nosso querido Time Lord - mais uma vez a Terra se encontra em perigo, com a ajuda de Clara e alguns humanos espertos, o Doctor corre contra o tempo para salvar a humanidade. De novo. E que whovian irá se cansar de ver isto, não é mesmo? Eu que não!

Apesar de não possuir complexidade de trama como vários arcos da série, a simplicidade do enredo agrada por ser uma leitura rápida e fácil de acompanhar, apesar de em alguns momentos o autor poderia ter se extendido mais em explicações e detalhes. Mas isso é dispensável se pensarmos que a intenção do autor era justamente prender o leitor no meio da ação - definitivamente ele conseguiu, porque quando alcancei o clímax, foi impossível largar o livro. Uma cena em particular no final simplesmente quebrou o meu coração... #feels

A caracterização do Doctor ficou impecável e eu consegui "ouvir" meu querido Matt Smith enquanto lia, sem mencionar as piadas e o timing perfeito do 11th que eu adoro. Clara por outro lado, deixou a desejar. Não achei a personagem bem descrita no romance, seja por suas ações ou diálogos. Uma pena, porque Miss Oswald é minha companion favorita e eu realmente esperava mais dela. Quem sabe na próxima... Adorei Mae Callon e Warren Skeet e mesmo que não deu tempo de se apegar aos personagens, eles foram fantásticos em auxiliar o Doctor nos momentos difíceis e acredito que eles dariam bons companions.

Divertido e com uma leitura fácil, eu recomendo Mortalha da Lamentação para fãs e não fãs da série pois é uma boa maneira de introduzir o universo e entreter.

site: http://www.mundosilenciosoblog.com.br/

Nicolly392 10/12/2022

Acabou a palhaçada
Uma típica aventura de Doctor Who, empolgadamente e emocionante. Um bom desenvolvimento e uma boa leitura, pegava o livro durante meu horário de almoço e era transportada para a Terra de 23 de novembro de 1963, em meio a uma batalha contra as Mortalhas.

jackfowl 22/04/2016

Uma boa aventura, porém muita enrolação para o desfecho que teve. Não consegui sentir a Clara e nem o Doctor do Matt ali. Só por ele mencionar a gravata borboleta umas 10 vezes não quer dizer que a personagem está ali.

Alexandre 22/04/2021

É sempre bom voltar no tempo e matar um pouco da saudade que a gente sente dos antigos Doutores. E, como nesse caso, a gente nem sabia que estava com saudades. Enfim, é uma bela história do 11° Doutor com a Clara (essa, sim, deixou muitas saudades), bem diferente das loucuras que os roteiristas fizeram durante a época deles na série. E tem um personagem chamado Bundamole. Honestamente, o que tem pra não gostar?