O Livro da Ciência

O Livro da Ciência Vários

Resenhas - O Livro da Ciência

Robson40 03/06/2023

A história da Ciência é fantástica
Ciência, entre química, física, biologia, astronomia, geografia e entre outros campos de estudo, onde pode entender o ponto de partida, a linha da evolução do conhecimento e as várias perguntas respondidas que a humanidade responde ao longo da história, e contada aqui, com ilustrações, paralelos e com grandes nomes da ciência. Obrigatório para quem gosta desta área.

Anthony 11/01/2023

O livro comete alguns poucos erros, é uma leitura interessante porém não te dá um aprofundamento real, são pequenos artigos e muitas vezes você não compreende realmente o conceito ou o que foi descoberto (são artigos em uma linha de tempo da história), então caso realmente queira mais conhecimento científico seria bom se aprofundar no que é apresentado no livro

Ana.luisa.campos 13/01/2022

No dia que fui para bienal e encontrei esses livros em promoção simplesmente surtei. Eles são bem interativos e te explicam de maneira bem dinâmica o que é bem legal quando o tema não é muito utilizado pela pessoa.

VictorS7P 07/08/2021

Realmente Inspirador
Um livro perfeito, eu fiquei deslumbrado à cada nova página lida, à cada nova ideia ou descoberta apresentada, à cada novo cientista tendo sua história contada.

Eu recomendo muito ele, além de maravilhoso, ele pode ser útil para você que quer entender um pouco como alguns processos científicos e da natureza funcionam, é realmente um livro muito necessários nos dias de hoje.

Alguns tópicos pode ser de entendimento difícil, por serem muito específicos à alguma área, mas valem a pena, no fim você vai ficar com um "nossa, que negócio genial, que pessoas incríveis!" na cabeça, e eu duvido que alguém consiga terminar esse livro sem ficar com uma sede de conhecimento ao fazê-lo.

Thalita 03/11/2020

A Cronologia da Ciência
Apesar de ser um livro teórico, os temas são abordados com uma linguagem bem acessível.
O "Livro da Ciência" traz pequenas biografias, pequenos mapas conceituais e linhas do tempo. Mostra que a ciência foi construída ao longo de muitos anos e traz algumas respostas para ampliar o conhecimento do leitor.
Contudo, alguns assuntos são abordados de forma muito superficial, compreendo que talvez pela acessibilidade seja necessário, mas alguns conceitos podem ser compreendidos de forma incorreta devido a essa superficialidade.
É um bom livro.

Isa Beneti 31/08/2020

Ampliou minha forma de ver o desenvolvimento científico
Essa foi mais uma das leituras que só pude concluir estabelecendo metas diárias. Afinal, esse livro está entupido de informações, do começo ao final, mas tudo de uma forma bem organizada e formatada (e, mesmo assim, é impossível ler mais de 10 páginas num mesmo dia, é muuuita informação).

Claro que a proposta de resumir toda a história da ciência em poucas páginas era ousada, e eu já esperava que fosse me encontrar perdida em certas passagens de alguns textos. No entanto, fiquei surpresa com como a leitura flui bem e de forma coesa nas primeiras partes: as teorias são todas muito bem explicadas, com uso de linguagem e comparações simples, sobretudo até o início do século XX (mais ou menos até a Teoria da Relatividade). A partir de então, sinto que a leitura tornou-se bem mais confusa e superficial, visto que os avanços nessa época eram muito mais velozes, sendo impossível citar todas as principais descobertas desse período.

De qualquer forma, fiquei satisfeita com o modo como os conteúdos são abordados, fazendo diversas ligações com os cientistas citados anteriormente, o que torna o livro bastante coeso. Ademais, achei interessante como são desenvolvidos os "mapas mentais" de algumas das descobertas científicas. Sempre gostava de lê-los depois de já ter meditado sobre todo o texto principal. Assim, o esquema servia como resumo para que eu pudesse me certificar de que havia entendido PELO MENOS o básico dessa descoberta (caso eu não entendesse o mapa, eu me obrigava a reler o texto, o que algumas vezes não adiantou muito- sobretudo nos textos ligados a informática). As biografias dos cientistas, apesar de curtas, também sempre me chamavam muito atenção, pois muitos desses estudiosos tiveram vidas muito excêntricas (com destaque aos introvertidos Cavendish e Mendel, às incríveis Mary Anning e Marie Curie e ao cult Hugh Everett III).

Não sei o quanto de tudo o que eu li de fato se fixou na minha cabeça, mas com certeza esse livro ampliou muito minha visão sobre o método científico, além de ter me mostrado como todas as descobertas estão interligadas e como desenvolvimento científico foi/é resultado de um esforço conjunto de estudiosos ao redor de todo o mundo.

Brenda 23/08/2020

Eu amo os livros dessa coleção e meu sonho é ter (quase) todos. O livro da ciência traz, em ordem cronológica, os maiores feitos e descobertas que a humanidade teve. A linguagem é super acessível, ainda mais se vc tiver uma base, acredito que mais pro final fica mais custoso por se tratar de assuntos complexos que englobam tudo que já foi teorizado antes. Mas acredito que todo mundo com mínimo interesse consiga entender.

As ilustrações e artes são incríveis e muito didáticas.

Amei e recomendo.

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 03/06/2020

Ciência não é "minha praia", mas acho importante ter uma noção de vários assuntos, sair da minha zona de conforto. Esse livro dá uma noção dos vários ramos da ciência. Recomendo!

Sayonara.Hallin 27/05/2018

O livro da ciência
2018

Zorak 21/06/2017

Não gaste seu dinheiro neste livro!
Geralmente não faço resenhas para o Skoob por medo de influenciar leitores de forma equivocada, mas como professor e pesquisador de Ensino de Física me sinto obrigado a comentar sobre este livro.

Este livro se propõe a ser um apanhado geral de ideias científicas. OK! Até consegue fazer isto, mas não sem diversos erros.

Existem erros conceituais GRAVÍSSIMOS no livro e mesmo erros históricos.
Alguns mitos consagrados são divulgados como se realmente fizessem parte da história.

Provavelmente o livro não passou por uma revisão técnica de alguém de qualquer área ligada honestamente à ciência.
Este livro jamais pode ser usado como uma fonte segura de informação sobre ciência. Não possui fontes e, como já disse, muitos dados estão incorretos.

Alguns exemplos:
1) "clepsidra é um dos relógios mais precisos que existem": sério? um relógio de água?
2) "luz é feita de prótons": em inglês só muda uma letra de próton para fóton, mas é um erro grave aqui.
3) "Newton nasceu no Natal de 1642": a menos que você use o calendário juliano e não o gregoriano, isto está correto, mas você não vive direito neste mundo.

Existem muitos outros erros.
Recomendo fortemente que a Globo Livros faça uma revisão neste material e também que você não gaste dinheiro neste livro, assim como eu já fiz.
Juan 05/06/2018minha estante
Poxa! Que pena. Comprei esse livro há um tempo, mas ainda não parei pra ler.

parc 08/04/2019minha estante
Valeu pela dica. Ia comprar outro livro desta coleção, mas é bem provavel que contenham erros graves.

Fernando.RR 13/11/2020minha estante
sabe se isso foi corrigido na 2º edição?

Calebe.Ferraz 24/03/2021minha estante
Obrigado, pelo conselho.

Zorak 05/04/2021minha estante
Não cheguei a olhar novas edições.

Grabas 05/04/2021minha estante
Obrigado amigo, você é um amigo.

_.Atc 20/07/2021minha estante
Obg pelo conselho

Beca 03/11/2021minha estante
Muito grata pelo conselho!

Tom 10/02/2022minha estante
Valeu demais, sou grato demais pelo seu conselho.

Tom 10/02/2022minha estante
Valeu demais, sou grato demais pelo seu conselho.

Italo 27/12/2022minha estante
Comprei. Mas agora estou pensando se compro, ou não, toda a coleção. Não acredito que todo o livro esteja errado. Mesmo assim eu agradeço pela sua contribuição. Vejo esse e outros do gênero como um livro para se abrir, escolher algo interessante, e ler. Porém agora vou validar tudo em outras fontes. Se achar algo errado, vou escrever para a editora. Você poderia fazer isso também. O que acha?

Alex Marc 20/02/2024minha estante
Acabei de comprar esse livro, e agora que vi sua resenha, fiquei com certo receio. De qualquer forma, minha intenção com ele (e os demais que adquiri da coleção) é utilizar como "ponto de partida" para estudos mais aprofundados em outras fontes. Agradeço pelo alerta na sua resenha, pois embora eu não vá usá-lo como referência, é importante saber que há necessidade de conferir os dados.