Simon VS. The Homo Sapiens Agenda

Simon VS. The Homo Sapiens Agenda Becky Albertalli

Resenhas - Simon vs the Homo Sapiens Agenda

Laura3402 22/01/2024

Acabei de terminar e já quero reler.
Quando eu peguei esse livro para ler, eu achei que não iria gostar dele por ter assistido o filme primeiro, felizmente, eu estava muito enganada. Esse livro me prendeu de uma forma absurda, fiquei tão apaixonada pela trajetória de Simon e seus amigos que agora me sinto órfã deles. Aliás, o que falar do Simon? Ele não é perfeito, é cometeu vários erros durante a história, e é exatamente essa humanidade dele que nós conquista. A forma como ele descreve as situações é tão sincera e engraçada que me fez ficar apaixonada por ele de uma forma platônica. Não acho que eu vá superar esse livro por um bom tempo.

Ah, e tenho que dar meus parabéns a Becky Albertalli, que escreveu esse livro de uma maneira magistral, não vejo a hora de ler outros livros dela.

(Gritei horrores com esse livro, ri muito, chorei muito e me diverti horrores)

Math 03/01/2024minha estante
Oi, me ajuda em uma coisa? Eu li esse livro há anos atrás e nele tinha uma parte onde o Simon criticava a forma em que meninos héteros usavam a palavra gay/bicha pra tirarem sarro entre si, afim de menosprezar o outro, quando na verdade essa palavra não deveria ser usada pra esse tipo de coisa. Você lembra em que parte ou página do livro ele fala sobre isso?

Rafss08 06/03/2023

Uns big queridos?
Esse foi o meu primeiro livro lido totalmente em inglês, acho que ter começado a ler em inglês por esse livro foi a melhor escolha que eu fiz. Eu já conhecia a base da história em si, porque já tinha assistido ao filme. Desde que assisti ao filme e descobri que ele era inspirado em um livro, eu me deparei muita gente falando sobre esse livro, muito bem aliás, e agora eu consigo entender todas as criticas positivas sobre ele. Ele por si só é um livro muito bem escrito, onde por muitas vezes nos leva a esquecer que estamos lendo. Protagonizado por um adolescente que realmente parece um adolescente normal, que faz coisas normais e toma atitudes que adolescentes "normalmente" tomariam.

dandelion 08/02/2023

you're a mess, spier
eu estava procurando um livro fácil para ler em inglês, já tinha assistido Love, Victor e decidi começar ele.

eu tinha amado a série e voltar pra esse universo com essa historia foi incrível. é um livro fofo, reconfortante, descomplicado pra ler e se identificar, rir, chorar um pouquinho e se apaixonar pelos personagens.

como eu nunca fico satisfeita com histórias que eu leio e gosto muito, nessa eu gostaria de ter visto mais desenvolvimento do Simon e do Blue. vou sentir saudade desses dois!!!

com certeza vou fazer releituras e com toda a certeza leria uma continuação.

sofia 16/01/2023

"He kisses like Elliott Smith sings"
Esse livro me dá um quentinho no coração toda vez que o leio, e a experiência de ler em inglês foi extraordinária. Eu me encontrei com os personagens, vivi suas histórias e dramas e me senti acolhida da forma que apenas essas 320 páginas podiam fazer.
Um amor que tinha TUDO para dar errado, mas que mesmo assim quebrou todos os paradigmas e se tornou uma história de superação.
Como diria o Simon: "You are the hero tonight, Blue. You brought your own wall down. Maybe mine, too.", e de fato!! Esse livro quebrou todas as minhas barreiras.
Eu sempre vou ser apaixonada em todos os livros do simonverso, mas esse livro... é meu preferido sem dúvidas.
Simon e Blue, foi um prazer acompanhar vocês nessa roda gigante de emoções
??

juni 02/01/2023

um clássico junireads
comecei esse livro com uma idéia em mente: quero ler algo previsível, um livro que eu já conheça e esteja confortável com a história e nada melhor do que ler o meu livro favorito de todos os tempos.
escolhi ler a versão original porque lá por 2019, quando eu tinha mais ou menos um ano de curso de inglês, baixei uma amostra grátis dele e não consegui passar da primeira página. isso me deixou tão frustrada, tão pra baixo que só fui tentar de novo no começo de 2020 (com wayward son, porque eu sou completamente pirada, fora da casa, mentalmente insada). e agora não só com o curso finalizado, lendo mais em inglês do que português e sendo (atenção) PROFESSORA de inglês, esse livro foi taaaaaaaaaao estupidamente fácil e me deixou com um gostinho de orgulho de onde eu cheguei, sabe?

simon vs. foi e continua sendo um clássico na minha estante. li pela primeira vez com 15 anos, fui na estreia no filme (não gostei) e li mais umas mil vezes nesse meio tempo. é um livro que fala comigo de um jeitinho muito especial, me trouxe conforto quando eu precisava e me deu uma personagem que é literalmente eu (leah you'll forever be famous). hoje é meio surreal que eu ainda me identifique com tanta coisa nele, mas é legal saber que o eu de cinco anos atrás ainda é uma grande parte de mim e eu não vejo a hora de reler ele daqui a cinco anos e refletir sobre o que mudou e o que continua o mesmo!

(nota extra pra dizer que o bram é e sempre sera meu one and only comfort character, um verdadeiro querido.)

manu! 30/11/2022

Fofo S2 S2 S2
Gostei muitoo dos personagens, acho que o livro todo além da temática principal, retrata questões muito reais da adolescência.

Me identifiquei várias vezes com o Simon e gostei muito dos emails entre ele e o Blue.

estantedogabs 06/11/2022

Esse foi um dos primeiros livros que li no meu processo de descoberta e aceitação. Lembro de ter gostado muito dele e do filme, apesar de só ter voltado ao filme ao longo dos anos.

Como bao me lembrava tão bem de toda a história e ter ficado muito com o filme na cabeça, resvi incluí-lo na lista de releituras. Voltando à história, descobri que não gosto mais do filme, mudanças desnecessárias foram feitas e estragaram bem a magia do livro.

Mantive a avaliação de quatro estrelas que tinha dado quando li pela primeira vez. Adoro os personagens e desenvolvimento deles e o livro, como um todo, é bastante divertido.
Angela Serrano 07/11/2022minha estante
Amo esse livro, assisti o filme com desapego já sabendo que uma adaptação estadunidense muito dificilmente vai ser fiel ao livro. Vou nem comentar o que fizeram com PS Eu te amo da Cecelia A. E como até hoje rejeito o filme por isso. O livro é incrível mas o filme um fiasco ainda que tenha feito sucesso e eu só consigo pensar que fez porque pessoal não lê livros. Porque se lesse veria a diferença gritante entre livro e filme.

estantedogabs 07/11/2022minha estante
Nossa SIM! Li esse há mto tempo e acabei me esquecendo de muita coisa, acho que por isso gostei tanto do filme. Voltando agora à história original, vi como mudaram muita coisa que era relevante.

Caroline 30/07/2022

O livro que me fez chorar a noite toda e mais um pouco
O livro conta a trajetória de Simon e de seu correspondente secreto até que ambos se sintam confortáveis para se assumirem fora dos e-mails.
Obviamente nem tudo é perfeito e o Simon passa por algumas turbulências, garotos escrotos, e valentões homofóbicos.
Mas no fim ele tem o amor da família e dos amigos.
Acredito que todos deveriam ler esse livro.

Yuri 21/02/2022

Um livro MUITO fofo...
Um livro incrível, com uma história incrível sobre aceitação, descobertas, amizade, questões da adolescência, com personagens muito cativantes e um casal MUITO fofo. Super vale a pena!!!

Ju 16/01/2022

Um dos meus livros favoritos
É muito difícil não se apaixonar por Blue e Simon. A cada email me apaixonava mais ainda pela troca e química deles, achei que foram personagens bem desenvolvidos e criados com o passar das páginas. No começo o livro não me prendia muito mas depois da pág 80 (se não tô enganada) não consegui largar, até virei a noite pra terminar pq eu precisava saber o que ia acontecer.
É uma leitura leve e que me encantou muito.
Se pretende praticar inglês eu super indico pois o vocabulário é muito tranquilo.

ana 21/12/2021

uma leitura que demorou demais pra sair, mas quando finalmente veio, foi muito boa. por já ter assistido o filme, eu já sabia de bastante coisa, perdendo um pouco do mistério da história, mas ainda assim foi muito bom. o audiobook em inglês foi perfeito, me apaixonei ainda mais pela história e, quando estava terminando, eu fiquei indecisa entre acabar logo pra saber o final e me prolongar pra não abandonar os personagens. amei tudinho, foi uma leitura muito gostosa e rápida depois que eu finalmente peguei o fluxo da leitura.

Belleð 10/07/2021

Muito bonitinho
Uma leitura rápida e bem fluida que conquista seu coração na primeira página. Um romance que aquece seu coração, mas também te faz passar muito raiva.
Repleto de lições que vou levar para vida, esse livro me ensinou muita coisa sobre respeito, igualdade, além de propor várias reflexões como por exemplo de que todo mundo deveria sair do armário, não só gays, lésbicas, enfim. Independente da sua sexualidade, todos devemos sair do armário, porque não devemos presumir que alguém é hétero assim de primeira.
Gostei muito da leitura! Indico demais!

Anna Clara 01/07/2021

Me surpreendeu bastante porque já tinha uma ideia de como seria por ter visto o filme, mas foi uma experiência bem diferente. O livro abordou o relacionamento dos dois com mais profundidade, enquanto o filme trata principalmente das questões do Simon e como ele lida com a chantagem. No geral, não me apaixonei pela leitura, porque achei um livro morno em muitas partes, mas o final foi tão lindo e emocionante que merece 4 estrelas.

Cami Sanches 06/06/2021

Simon eu te amo
Foi como se todos aqueles sentimentos, já meio distantes, voltassem com todo vapor, foi como se eu sentisse através de Simon.

A urgência, por toda parte, do ensino médio;
As dificuldades familiares no crescer;
As brigas (e como elas nos desesperam) com nossos amigos;
Como as pessoas podem ser cruéis;
As escolhas erradas que fazemos, e como ela nos formam (a partir da forma como lidamos com as consequências);
A confusão no que somos, no que sentimos, no que amamos e no que odiamos com todo nosso ser... Vamos vai, todos nós lembramos, distantes ou nem tanto: é tudo sobre vida ou morte, oito ou oitenta, tudo ou nada!

Tá, não quero fazer aquele mesmo discurso clichê do: que saudade desde tempo, dessas preocupações...
Porque não é sobre isso! Sinto um desconforto quando ouço essas frases! Porque, naquele momento de nossa vida, é isso que nós faz sofrer, e sofrimento nenhum deve ser negligenciado ou diminuído.

Não quero dar uma de tiazona também.
Eu só quero exaltar a forma como o livro me trouxe a sensação exata que já senti a anos atrás.

Isso é lindo demais e, de certa forma, é até reconfortante, já que nos lembra que o que somos hoje ainda abarca o que já fomos, o que estamos sendo e o que seremos.
Como isso é incrível.
Como Simon é incrível! Incrivel em sua humanidade e proximidade gigantesca com a "vida real".
Parabéns Becky Albertalli, por encarnar de forma certeira a vida universal (e ao mesmo tempo tão singular) da adolescência.

O que me tornou, também, em uma completa adolescente gritando e se emocionando? O romance desse livro.
(É sério. Me peguei sorrindo que nem uma boba, com vontade de pular de tanta empolgação por cada nova descoberta)
(É, tô falando serrissimo)

Não sei como terminar essa resenha.
Acho que vou terminar com essa imagem mental dos pulinhos de empolgação que esse livro foi capaz de me causar.
É, acho que essa imagem faz jus ao Simon.
Simon eu te amo.