A Joia

A Joia Amy Ewing

Resenhas - A Joia

@mirandaletras 06/04/2020

Gostei bastante
? A Jóia é a própria realeza, mas para garotas como Violet Lasting, a Jóia quer dizer uma vida de servidão. Por ser fértil, ela é considerada especial, e foi tirada do Pântano, lugar onde nasceu e cresceu, sendo afastada de sua família, para que treinasse durante anos a fim de servir aos membros da realeza. Embora esse não seja o seu desejo, ela é obrigada.

? Violet tem apenas 16 anos e parece bem certa das coisas que quer, e o que ela não quer é ser uma substituta. As substitutas são mulheres que geram os filhos para as pessoas da realeza, e elas têm uma espécie de poder chamado Presságio que lhe permitem alterar cores, formas e tamanhos. Porém, sem opção de escolha, ela é leiloada e vendida, assim como uma propriedade.

A resenha estará completa no meu IG @senhoritaerudita
Lilyan Sotnas 08/04/2020minha estante
Também gostei dele. Porém, desde que terminei o 2° livro estou com preguiça de ler o último da trilogia ? Vai continuar a série?

@mirandaletras 08/04/2020minha estante
Estou lendo o segundo e quero muito continuar com o terceiro. Estou gostando bastante. Agora, parece que o terceiro só tem em português baixando online

Sara.Otoni 05/02/2018

Se não tivesse o romance
A proposta do livro é muito boa. Gostei muito da escrita da autora, me prendeu no livro. Agora, o romance cagou tudo. Romance raso e infantil. No final, já tava pulando os diálogos do casal por ser chato demais. Se tirasse o romance e trabalhasse mais no universo e nos outros personagens seria perfeito.
Sophia1534 14/02/2018minha estante
O romance foi a pior parte do livro, fiquei com raiva da autora ter o incluído.

Sara.Otoni 04/03/2018minha estante
Eu também Sophie! E no segundo fica mais chato ainda o romance. Não to nem com vontade de ler o último de tão irritada que ele me deixou haha

estantebibliografica 16/07/2020

Só tenho uma coisa a dizer: EU PRECISO DE RESPOSTAS AAAAAAAA
Leslie.Leite 17/07/2020minha estante
Maravilhoso né? Eu amei esse livro.

estantebibliografica 17/07/2020minha estante
Simmm!! Gostei demais

Tai | @livrosecha 12/05/2021

?A vida é uma chama fácil de apagar.?
?A Joia? é uma distopia juvenil. Nesse mundo, por algum motivo, as mulheres da realeza (chamada Joia na estória) não podem ter filhos. Mas, por uma mutação genética, algumas mulheres no Pântano, o local mais pobre da Cidade, têm poderes especiais - e, entre eles, o de ter filhos.
Por isso, essas jovens são retiradas de suas famílias e treinadas desde cedo para melhorar seus poderes (os Presságios) e serem preparadas para servir à Joia.
Violet, nossa protagonista, está prestes à ser vendida num leilão para gerar uma criança para uma mulher da Joia. Ela não terá nem direito a um nome, será uma propriedade, chamada de Substituta. Com isso, ela descobre um mundo muito mais sombrio do que já esperava.
Bem, paro por aqui para não dar spoilers. Acho que esse livro é muito subestimado, merecia mais reconhecimento! Todo tempo que eu tinha eu queria lê-lo pra saber o que aconteceria, e o final foi o ápice de emoções! Estou muito ansiosa pelo próximo.

Algumas citações:
?Amo o nascer do sol, mais ainda que o pôr do sol. Tem algo de muito animador em ver o mundo ganhar vida com mil cores. Me dá esperança. Fico feliz por ver este, as faixas de rosa e lilás riscando os rios de vermelho e dourado.? p.5

?Todo meu ser se altera quando toco. Eu sou a música, e as cordas e meu corpo são tão ressonantes quanto o violoncelo. Somos um só instrumento, estamos em um lugar onde ninguém pode nos tocar, onde não há Joia ou substitutas, um lugar onde só existe música.? p.76

?Esperança é algo precioso, não é? No entanto, não damos a ela o devido valor até que a perdemos.? p.167

?Quando uma pequena fenda se abre, uma centena de outras rachaduras aparecem de repente. E as muralhas que foram construídas com tanto cuidado começam a desmoronar.? p.225
Aquela que tá olhando pro céu 14/05/2021minha estante
Me deixaste curiosa

Tai | @livrosecha 15/05/2021minha estante
Pois leia

Anna.Bettoni 19/06/2020

Tem potencial
Eu comecei a ler esse livro sem nunca ter ouvido nada sobre ele e não fazia ideia do que esperar. O início é lento e não é tão legal e demorei um tempo para me apegar a história e aos personagens. Depois disso eu fiquei muito curiosa, pois esse livro se passa em um mundo bem interessante e a história se torna muito divertida. Apesar disso, algumas coisas me incomodaram bastante. O desenvolvimento do romance da protagonista, por exemplo, acontece muito rápido e com uma intensidade gigantesca, sendo que, a gente nem conhece o personagem ainda, então não faz a menor diferença se eles vão ficar juntos ou não. A personagem principal é meio lerda demais e muito submissa, falta aquele propósito que dá frio na barriga. Além disso, a história tem alguns furos e faltam alguns detalhes que tornariam a leitura melhor. Comecei a ler o segundo livro e está ficando mais interessante.
Ps: essa capa, não sei porque, me deixa levemente agoniada.
Poliana 20/06/2020minha estante

Flá 13/11/2020

Um livro okay
Eu fiquei com vontade de saber o que vai acontecer nos próximos livros e um dia pretendo ler os outros, porém em diversas partes do livro eu senti que era mais do mesmo, que tem outras histórias bem parecidas com essa, isso me fez dar uma desanimada ao longo da leitura.
Beli 13/11/2020minha estante
Vc poderia me dizer se tem alguma cena pesada? Queria ler mas não sei a faixa etária

Franciele.Leal 19/01/2016

mais ou menos
Bom terminei esse livro hoje, e sim devorei em menos de uma semana, mas o que me deixou mais angustiada foi o começo do livro, muito cansativo a ponto de esquecer ele, mas não pensei vou ler até o final, tanto que me surpreendi, depois do 2 capítulo começa a melhorar a história ela não fica tão cansativa, eu gostei do livro e muito vou ler o segundo com certeza pra saber que fim vai levar Violet e Ash.
leosilva 06/06/2020minha estante
Cinco estrelas para um livro mais ou menos?

Frannynh 16/10/2015

Preferia não ter lido
A sinopse é bem interessante, e amei o livro até metade da leitura (bem no meio do livro mesmo) e até aí não houve muito desenvolvimento na história, embora a escrita estivesse ótima, e toda a questão de ser uma substituta fosse a melhor parte, pra mim o que realmente gongou com tudo foi o romance, achei que saiu do nada no meio de um grande nada a ver.

Ash (?) é um acompanhante, o que ao meu ver já dizia tudo por si só, mas ao longo do livro ele explica sua função mais adequadamente, não é bem um prostituto mas chega aos arredores. Mas a autora não soube vender o romance, totalmente sem sal, e Ash não tinha absolutamente nada de atrativo (além de um rosto bonito). Violet é muito infantil e ingênua de doer, e nutre uma paixão maluca (só sei descrever assim) por Ash. O livro tinha TUDO pra deslanchar mas não me "convenceu" com esse romance meia boca.

Já toda a distopia a parte é muito interessante! A duquesa é uma personagem forte e bem construída, Hazel pra mim foi a estrela merecia ser a protagonista, forte, rebelde e determinada. Bom o final? O que foi aquilo? Achei apelação da autora deixar tão inacabado, não fechou o ciclo simplesmente foi interrompido, me senti lendo e lendo e lendo pra nada, ter que esperar um próximo volume só pra entender um pouquinho básico do que interessa é no mínimo desnecessário, ainda mais quando não se pretende continuar (o que é o meu caso). Muita gente aqui amou, 99% eu acho, mas não rolou pra mim.
Franny 03/05/2017minha estante
Finalmente uma opinião compatível com a minha! O romance estragou bastante o livro. Ao contrário de você, eu gostei do livro do início ao fim. Excluindo toda e qualquer parte em que o romance aparece. "Violet é muito infantil e ingênua de doer", exatamente. Só reclama, mas levantar a bunda da poltrona dela que é bom nada. E outra: ela passa de "nunca gostei de nenhum garoto" para "tudo o que eu quero é me entregar pra você" em questão de dias, com um cara que ela mal conhecia, num lugar macabro, onde a vida dela estava constantemente por um fio. E justo quando ela encontra alguém disposto a ajudá-la, ela joga tudo pra cima por causa de um MENINO? Alguém me explica? Tudo bem ela ter 16 anos (a idade da imbecilidade, rs). Mas ter 16 anos no Brasil e ter 16 anos na Joia são coisas diferentes. Ela não teve criação de liberdade, garotos e sexualidade desde nova. Muito pelo contrário! Então eu não entendo esse "desejo ardente" que bate. Não consigo fazer isso entrar na minha cabeça. Enfim, apoiadíssima quando diz que a Hazel deveria ser a protagonista. Seria mais forte que a Violet pelo menos. Infelizmente vou ler os próximos livros porque a trama é boa. Espero que matem o Ash kkkkk

Duda Hemmer 31/07/2020

"Hoje é meu último dia como Violet, amanhã serei o Lote 197"
Eu peguei esse livro em uma fase órfã de A seleção mas acabou se tornando um dos muitos encalhados da estante por um bom tempo.
Esperava por algo que pudesse matar minha saudade da América, mas o resultado, apesar das histórias possuírem várias semelhanças, não é o mesmo. A Joia é um livro extremamente rápido e fácil de ler, ele trabalha bem a "desumanização do ser humano por sua classe social" e a "objetificação do corpo feminino". A falta de representatividade me irritou um pouco (e principalmente a cena "todos os traços dele eram perfeitos, o nariz reto, os ombros largos e a PELE CLARA).
Provavelmente vou continuar a ler a série mas não considerei essa obra como de grande relevância, não é ruim mas também já conheci muito melhores.
Vale a pena pra quem tem curiosidade.
Anny 05/09/2020minha estante
Achei pouco representativo mesmo, graças a Deus eu n imaginei o Ash padrão pq sou dessas kkkk

L. Molina 23/09/2015

:D
O que dizer dessa perfeição? Esse livro foi um dos mais emocionantes que já li, magnífico. Violet, mostra sua garra e nos faz ficar junto a ela.
Ansiosa pelo próximo.
leosilva 06/06/2020minha estante
Apenas três estrelas para "a perfeição"?

Likka 29/11/2018

A Cidade Solitária, onde os fatos ocorrem, é divida em cinco círculos, cada um deles separado por uma muralha. O círculo externo, o Pântano, é onde vivem os operários e as pessoas mais humildes, o quarto círculo é a Fazenda, o terceiro é a Fumaça, onde as fábricas se localizam. Já segundo círculo é o Banco, onde ficam as lojas e o comércio em geral, e o círculo mais interno, a Joia, é o centro da cidade, onde vive a realeza.

Tudo parece muito organizado. Porém, a nobreza passa por um grande problema, porque as mulheres têm dinheiro e muito luxo, mas passaram a ter muita dificuldade para engravidar, o que gerou grande preocupação, já que as famílias queriam deixar herdeiros para ficar com suas riquezas e continuar a linhagem. O estranho é que algumas garotas do Pântano que vivem em extrema miséria têm algumas características que as tornam especiais. Algumas meninas nascem com poderes, chamados de Presságios, e, por conta disso, podem gerar filhos. Então, as garotas que demonstram ter essa habilidade são levadas para um local, onde aprendem a usar e desenvolver seus presságios. Assim, todo ano acontece um leilão, no qual a nobreza escolhe uma jovem que possa gerar um bebê para sua família. Quanto mais alta a classificação de uma jovem, que é dada de acordo com suas habilidades, mais cara ela é.
"A Joia" conta a história de Violet Lasting que foi comprada por uma das mais ricas e influentes mulheres, a Duquesa do Lago. A jovem se torna um bem da Duquesa, a qual promete cuidar bem de Violet desde que ela sem comporte e faça sua determinada função. A garota é muito humilhada pela Duquesa, sofre violência e é exposta para a sociedade como um animal de estimação, mas enfrenta isso tudo e tenta realizar sua função da melhor forma possível. Além disso, Violet tem que lidar com Garnet, filho da nobre, que parece ser meio descontrolado, a sobrinha que nunca consegue casar e Ash Lockwood, o acompanhante da sobrinha, por quem a protagonista acaba se interessando. A única chance de Violet sobreviver a essa confusão parece ser alguns dos funcionários da casa, que podem vir a se tornar cúmplices da jovem.
"A Joia" é narrado por Violet, de modo que conhecemos bem a personagem e seus sentimentos durante o acontecimento de todos os fatos. Além disso, os personagens criados pela autora são interessantes e alguns podem ser muito misteriosos. A leitura demora a ficar dinâmica, mas terminei com muita vontade de já começar a ler a continuação.
10/12/2018minha estante
Oi, tudo bem? Por acaso não teria interesse em trocar esse livro comigo? Faço troca livroxlivro... se tiver interesse, por favor, me chame que conversamos!! Você pode olhar os livros marcados como "lidos" na minha estante e nos marcados como "troco" e também pode me mandar sua lista de desejados para ver se disponibilizo de algum... aguardo seu contato! :)

Iesmin 29/08/2019

MEU DEUS QUE LIVRO FOI ESSE! É uma mistura de jogos vorazes, com a elite, rainha vermelha e The handmaid's tale. Sensacional!
Bia 16/10/2019minha estante
Ainda estou lendo, mas me lembra mesmo Jogos Vorazes e O conto da aia (somente vi os filmes destes, mas as histórias se assemelham). Também lembrei da série 3%.

Mahitê 14/05/2020

A joia
Muito bom, estou louca para ler o próximo livro, o final é bem intrigante
Giulipédia 14/05/2020minha estante
Essa série é maravilhosa! O terceiro livro só tem em inglês, mas vc consegue a tradução no Wattpad p ler, boa leitura! ;)

Pamela 19/03/2015

Chatinho.