Confesse-me

Confesse-me Hugo Ribas

Resenhas - Confesse-me

Lina DC 15/03/2015

A história é narrada em primeira pessoa pelo protagonista Hector, um jovem de 29 anos de idade que está tendo uma crise de identidade. Hector sempre se considerou um artista, um escritor que teria um futuro brilhante se a realidade não existisse: contas a pagar, responsabilidades sociais e morais e o cotidiano.
Durante a narração, percebemos que Hector é um personagem sarcástico e inteligente. Acompanhamos a maneira como ele cria diálogos mentais, onde seus colegas de trabalho são analisados por uma perspectiva singular.
O livro é a trajetória de um personagem considerado normal, onde inúmeros leitores irão se identificar com sua história. Deixar a obrigação de lado e nos sustentar através daquilo que amamos. No caso de Hector: escrever.
Existe um certo conformismo do personagem, mesclado com a tentativa de isentar-se das responsabilidades. Hector adora apontar o dedo para o próximo, julgando que os demais são o empecilho para realizar o seu grande sonho.
Como é uma narrativa de primeira pessoa, o texto em alguns momentos tornou-se um pouco cansativo. O conformismo mesclado com os devaneios (em alguns momentos a história é interrompida para que Hector conte uma particularidade não relacionada) arrastam a fluidez do texto, mas também existem trechos onde as páginas avançam sem percebemos, como no caso onde ocorrem as discussões fantasiosas de Hector com os seus carnês de contas atrasadas.
A trama é interessante e aborda um tema que todos os leitores conhecem: a realização dos nossos sonhos e as dificuldades que enfrentamos no nosso dia a dia.
Hector é um personagem quase carismático, o que se deve principalmente pelas reclamações em excesso.
"Confesse-me" é uma história que nos faz refletir sobre as nossas escolhas. Será que estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para realizarmos nossos sonhos?

"Então algumas coisas ficam explicadas: felicidade plena e absoluta não é algo que conquistamos de uma hora para outra, mas é possível sim encontrar um pequeno fragmento dela... Fragmento este que já é o bastante para nos transformar em pessoas mais sorridente e menos apáticas. Este fragmento mínimo é encontrado no momento em que decidimos fazer aquilo que nos dá satisfação..." (p. 78)

Lary 19/03/2015

Olá. Prazer. Eu sou Hector de saias
Hugo Ribas nos apresenta de forma maravilhosa ao irônico, sarcástico e mau humorado Hector. Hector tem o sonho de ser escritor, mas abdica de tal sonho para fazer "como manda o figurino". Sua trajetória é incrível.
Como boa escritora de gaveta que sou, não pude não me identificar com Hector, de rir de nossos sofrimentos, de solidarizar com ele e suas dúvidas e medos. Hector é cada um de nós que abre mão de um sonho por uma vida estável, mas que decidem voltar e lutar pelo seu sonho. Um livro incrível, bem escrito, divertido e, acima de tudo, muito real. O li em apenas um dia, mas poderiam ter sido poucas horas se eu não tivesse tanto sono kkkk. Hugo entrou pra lista de queridinhos e aguardo ansiosamente por mais obras do autor.

site: http://vidasempretoebranco.blogspot.com

Anni | @dearmasen 19/05/2015

Resenha: Confesse-me
Confesse-me conta a história de Hector, que sempre teve o sonho de ser escritor, mas que 'deixou isso de lado' durante toda a sua vida para permanecer em empregos estáveis - que lhe dessem um salário fixo, mas que, em contrapartida, não lhe proporcionavam o mínimo prazer.

Frustrado com toda a situação, o personagem se vê perante o dilema de continuar trabalhando naqueles empregos que não o satisfazem ou se dedicar por completo e seguir seu sonho de ser escritor. Contudo, é nessa decisão chave que mora todo o problema.

O que Hector poderia fazer diante de tais situações? De um lado media-se um emprego enfadonho, onde se via obrigado a fazer o que não gostava, com pessoas que não tinha o menor gosto em conviver, todos os dias. Com isso, todas as suas contas seriam pagas. Do outro lado, o seu sonho em ser escritor o chamava. Histórias lhe pedindo para serem escritas, querendo fluir pelo seu dom e ganhar espaço no mundo. Porém, suas contas ficariam engavetadas exigindo serem pagas.

''Ah, pobre humanidade, que se conforma em ser infeliz [...]. Ninguém queria estar ali. A grande maioria da raça humana trocaria aquele dia estressante por uma boa piscina, e por quê? Por que disseram 'sim' sem estar de acordo.''

O livro nos mostra a pura realidade que vemos constantemente. Pessoas com suas vidas entediadas, fazendo aquilo que não querem, por simples 'comodidade'. Será que podemos chamar, de fato, de fazer aquilo que considera mais cômodo? As pessoas se tornaram adeptas ao conformismo, deixando para trás o que realmente querem.

O personagem mostra-se extremamente mal-humorado, mas quem pode julgá-lo por isso? Aquela não era a vida que ele queria. E é aí que debatemos com muita ênfase: Uma coisa é você reclamar do problema e procurar solucioná-lo, e outra, é você se queixar do problema constantemente e não ir atrás de meios que possam resolvê-los.

Hector via-se diante de diversas pressões. Havia a pressão social, psicológica e as famosas crises existenciais. Não há matança pior do que aquela que vem de dentro de si mesmo.

''Enveredei por caminhos por que eu nunca tinha planejado enveredar e agora... Agora eu tinha a perfeita sensação de que a vida me engolia. Eu queria gritar, dizer ao mundo que eu ia ser um escritor, mas a vida não permitiria, jamais!''

O autor utiliza de uma linguagem super fácil e prática de ser lida, fazendo com que a leitura seja bem rápida. Fiquei curiosa pra saber se Confesse-me é quase que uma autobiografia. Será?

As dificuldades que um escritor encontra durante todo o seu percurso, as responsabilidades do dia a dia batendo à sua porta, fazem com que ele tenha que afundar seu sonho, deixando-o guardado lá num cantinho, enquanto outras coisas tornam-se sua prioridade.

Confesse-me mostra o quanto perdemos por dizer ''sim'' à tudo o tempo inteiro. Faz com que levantemos o questionamento do que aconteceria se arriscássemos o ''não'', arriscássemos o 'vou fazer o que eu quero', o que eu gosto, o que me dá prazer. E Hector arrisca, e, além de te inspirar, faz com que você torça por ele.

A vida é uma só, não vale a pena se prender a algo que não nos satisfaça. As coisas realmente não são fáceis, mas começar a correr atrás do que quer já é um começo. Não dizem que as pessoas são do tamanho dos seus sonhos? Não seja um ser pequeno! Não se permita jogar fora o que você tanto anseia.

Não poderia deixar de terminar essa resenha sem parabenizar o autor pelo livro espetacular. Tenho que confessar que é um livro que faço questão de recomendar, uma leitura maravilhosa.

site: http://masenstale.blogspot.com.br/2015/03/resenha-confesse-me.html

Lorrane Fortunato 02/09/2015

Resenha - Confesse-me / Dreams & Books
"Aliás, esse sempre foi o meu maior medo: me acostumar com o que não me faz feliz."

Eu não acredito em destino, mas, ás vezes, algumas coisas que acontecem por acaso, são essenciais em nossa vida. Todo mundo já ouviu a frase clichê "há males que vem para o bem",não é verdade? E essa frase representa algo que aconteceu comigo em relação a esse livro.

O Hugo Ribas me enviou o livro pelo correio e eu lembrei a ele que, assim que me enviasse, deveria me avisar, já que no meu bairro não vem carteiro e preciso ir ao correio buscar. Ele disse que tudo ok, que me enviava o código de rastreio até e ficou por isso. Várias semanas depois (para não dizer meses), ele me disse que o livro tinha voltado para ele. O livro veio pra mim, como eu não sabia e não fui buscar, ele voltou.

Passou mais um tempo e finalmente recebi o livro e alguns dias depois, iniciei a leitura.

"Ok Lorrane, e daí?" E daí que esse período de espera foi essencial para o meu sentimento por esse livro. Se tivesse recebido o Confesse-me antes, provavelmente teria amado o livro, mas, não o quanto eu amei. Por que no momento que fiz a leitura, a história tinha muito mais sentido para mim, do que teria antes. Entendem?

A história é sim sobre um cara mal humorado, sarcástico e (muito) engraçado. Mas, também é sobre acreditar em si mesmo, seguir os seus sonhos e correr atrás do que te faz feliz, não importando o que os outros pensem sobre isso.

Foto tirada pela blogueira. Instagram @dreamsebooks

Sim, parece coisas que vocês leriam num livro de auto ajuda, mas, é muito mais do que isso!

Em Confesse-me você tem a oportunidade de conhecer e se conectar a Hector, ouvir suas histórias engraçadas e muitas vezes malucas, conhecer seus escritos e personagens e acompanhar de perto o seu amadurecimento e crescimento. Posso até dizer, que consegue crescer junto a ele.

A diagramação está perfeita! A capa é linda e combina muito com a história! A escrita de Hugo é simples e fluida, devorei seu livro em poucas horas.

É um livro engraçado e muito fácil de ler. Mas, o mais importante é que é um livro que te faz refletir. Refletir sobre a vida, as pessoas a sua volta e sobre si mesmo.

Será que está dizendo "sim" quando quer dizer "não" por ser mais cômodo?
Será que você está se perdendo de si mesmo e não percebeu?
Será que está andando na direção totalmente oposta a sua felicidade?
Sua felicidade e realização pessoal são realmente importantes? E se sim, vale a pena desistir de tudo para encontrá-las?

Passei dias me fazendo essas e outras perguntas após ler Confesse-me. É um livro que te faz pensar e que te inspira.

Quero agradecer ao Hugo por ter escrito esse livro maravilhoso e pela oportunidade de lê-lo! E também quero pedir que escreva os livros do Hector, eu preciso lê-los! Hahaha

Sim, eu recomendo muito que leiam Confesse-me. Confessem seus sonhos a Hector e deixem que junto com ele, sejam inspirados a realizá-los!

"Recomeçar uma vida não significa voltas às sensações anteriores. Devemos abrir o coração para o novo e enfrentá-lo.
Seja lá como for."

site: www.dreamsandbooks.com

Ricky 08/10/2015

E você, concorda com os seus 'sim's'?
Confesse-me conta a história de Hector, um homem chegando aos 30 anos e cheio de dúvidas quanto a sua vida, suas escolhas e seu futuro.
Será culpa das circunstâncias ou de nossas escolhas o que passamos? Somos mesmo obrigados a aceitar os modelos impostos? Podemos ser quem realmente somos?
Através de um humor ácido e de um desabafo, Hector nos põe em cheque sobre o que andamos fazendo da vida e sobre o que realmente esperamos dela.
Hugo Ribas, em um diálogo direto com seu leitor, apresenta a realidade de uma forma crua, intensa e emocionante.
Seja pela identificação com seus problemas, pelas descrições emocionantes ou pelo humor sarcástico, Confesse-me é um ótimo livro para quem busca algo diferente do convencional e deseja ver a vida com novos olhos.

Lari 19/04/2017

CONFESSE-ME - HUGO RIBAS
Confesse-me é um livro que me chamou atenção por causa da realidade vivida pelo personagem Hector. Eu me vi dentro do livro, vivendo todas as coisas do dia-a-dia dele, seja no trabalho, em casa, com os amigos. Apesar do livro ser fino,apenas com 103 páginas, o autor soube desenvolver bem a trama, sem enrolação ou descrever coisas desnecessárias.

Hector, um adulto de 30 anos de idade vive um dilema. Se tornou um adulto que se acomoda com tudo que vem a sua frente e enfim começa a questionar suas decisões. As pessoas atualmente vivem desse jeito, conseguem um emprego, sabe que tem o salário no fim do mês para pagar as contas e assim continua.

"Ah, pobre humanidade que se conforma em ser infeliz [...] Ninguém queria estar ali.
A grande maioria da raça humana trocaria aquele dia estressante por um hora na piscina, e
por quê?
Por que disseram "sim" sem estar de acordo."

Nosso personagem, teve uma crise de realidade e começou a pensar no seus sonhos, que ele poderia realizar seu sonho de escrever um livro, mas as contas e o trabalham eram o empecilho na sua vida. Com isso, ele com o tempo vai tentando administrar seu tempo entre trabalho e o livro, mas o trabalho que não era bom, se tornou pior, desgastante.

Mas, finalmente ele resolve largar o emprego e seguir seu sonho. Com ajuda de sua mãe, ele começa a escrever seu livro e se torna um adulto alegre, companheiro e feliz consigo mesmo. As contas insistem em assustá-lo de vez em quando mas sua mãe diz que vai dar conta dela de vez em quando.

"Sobreviver...Era isso que ela fazia todos os dias. Sobreviva. Sobrevivia. Trabalhava, trabalhava, trabalhava para sobreviver, ocultando tudo o que de melhor existia nela."

Quando terminei esse livro, eu também tive meu pequeno choque de realidade e aprendi a viver um dia de cada vez mas colocando a frente de tudo os meus sonhos, o que realmente me faz feliz e o que me deixará feliz no futuro. Leiam e aprendam mais sobre a vida e os sonhos com Hector.