Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram

Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram Walter Longo

Resenhas - Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram

Maria 12/04/2023

Leitura indispensável na área da comunicação
Sou estudante de Publicidade e Propaganda e li este livro para a base teórica do meu TCC.

Apesar do livro ser de 2014, e o mundo ter passado por diversas mudanças desde o seu lançamento ? especificamente depois da pandemia ?, acredito que sua leitura é indispensável para profissionais da área da comunicação.

Walter Longo apresenta diversas reflexões e exemplos reais de forma leve e prática, que certamente vão gerar ao leitor muitos insights na hora de criar na era pós-digital.

Priscila.Pieper 25/02/2020

MARKETING E COMUNICAÇÃO NA ERA PÓS-DIGITAL
O desenvolvimento tecnológico trouxe não apenas alterações em nosso dia a dia, mas também nas relações humanas.

A comunicação e o comportamento social têm se alterado velozmente, em especial na comunicação e no comportamento da sociedade de consumo. Estas novas rédeas têm transformado as relações entre empresa e consumidor, marcas e pessoas, gestores e colaboradores.

Em Marketing e Comunicação Na Era
Pós-Digital, o publicitário Walter Longo discute a partir de dados e cases, os principais assuntos e conceitos do período pós-digital, em que “a novidade virou commodity e o que fascinava ou amedrontava é lugar-comum” (Sinopse)

De forma didática, o autor nos mostra que “a era pós-digital veio para questionar as velhas certezas e colocar sistemas inteiros de pensamento corporativo do avesso. Mais do que aprender coisas novas, precisamos esquecer tudo o que sabemos.” (P. 18)

Focando nos impactos que os avanços tecnológicos e culturais ocasionarão para o marketing e a comunicação, a obra se torna leitura obrigatória para todos aqueles que trabalham diretamente ou indiretamente nessas áreas. Assim como para todos aqueles que enfrentam o desafio de entender as mudanças que afetam e afetarão a sociedade e seus hábitos de consumo. Buscando assim, construir e conduzir estratégias para um melhor desempenho no futuro.

E que venha a era pós-digital!

Boa leitura!

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/

Lucas.Santana 01/08/2018

Apesar do título vejo que este livro vai muito além de marketing e comunicação. Este livro me ajudou a enxergar que hoje já vivemos além da Era Digital, se achamos que os computadores, smartphones, internet, Facebook etc são o futuro estamos errados, a tecnologia e tudo aquilo que chamamos de digital já são uma ubiquidade (o autor usa esta palavra dezenas de vezes) em nossas vidas.
Na verdade todas estas tecnologias já são passado e já estão entranhadas em nossas vidas de maneira tão simbiótica e profunda que somente percebemos o quão dependentes somos de toda esta tecnologia e aparatos digitais que nos rodeiam quando ficamos sem eles.
Como a Luz elétrica somente percebemos o quão dependentes e o quanto ela nos rodeiam quando falta a luz. Repare como hoje ficar sem conexão à Internet nos dá semelhante sensação aquela da falta de energia elétrica, parece que muito do que fazemos depende de conexão com a Internet, pagar as contas, assistir televisão, compras, ouvir música, conversar, Facebook, tudo isso depende de uma conexão com a Internet.
Por fim, o livro conecta as mudanças da Era Pós-Digital com insights para o mundo dos negócios, com lições valiosas para qualquer profissional que deseje navegar nesta nova revolução que está transformando os negócios e como as pessoas consome e compram.

Chewie 15/05/2018

Altamente recomendado!!
Estava com algumas críticas sobre o livro, mas agora que me recordei que o assunto do livro É marketing!! rs

Comprei esse livro mais pelo autor do que o assunto em si. Mesmo tendo algumas críticas não me arrependo de tê-lo comprado e recomendo a qualquer pessoa que queira entender tanto o ambiente econômico que estamos vivendo hoje, o que esse ambiente existe das empresas para que elas sobrevivam e como o marketing pode (e deve) funcionar para tal.

Acredito que o que mais valeu a pena nesse livro foi a apresentação do contexto econômico e de sociedade que vivemos hoje. Não difere muito do que livros como Abundância ou Socialnomics apresentam, mas o diferencial é que o autor apresenta como chegou e em que estado chegou o Brasil nesse ambiente. Esse para mim, é o grande diferencial desse livro.

Em seguida o autor apresenta como uma empresa deve se portar dentro desse ambiente. O que não difere muito do que Startup Enxuta ou Criatividade S.A. apresentam, mas a forma que o autor apresenta, sempre dualizando o lado antigo e o atual de forma simples, prática e até ágil faz com que o assunto não pareça repetitivo e muitas vezes até divertido!

Se for para criticar alguma parte seria a terceira e última parte do livro onde o autor apresenta como o Marketing deve se portar nesse contexto do mundo e da empresa onde está inserido. Acredito que minha crítica não é por o autor apresentar algo errado ou de forma ruim, mas por apenas não ser algo do meu interesse. Entendo o que ele apresenta e concordo com tudo o que foi apresentado, mas para mim simplesmente é assim. Legal. Próximo.

O que é importante apresentar aqui é que este não é um livro técnico. Ele não te dará um passo a passo a ser seguido. Por isso é importante que antes de ler esse livro você tenha algum tipo de conhecimento ferramental tanto de como funciona uma empresa quanto sobre como funciona uma equipe de marketing, ferramentas, etc. Esse livro serve para te mostrar como você deve polarizar o uso dessas ferramentas dentro do ambiente apresentando para atingir qualquer objetivo que você tenha, principalmente através do marketing.

Se você se encaixa nesse quadro, mete bronca!! Você não vai se arrepender!!

Felipe.Iareski 22/07/2017

Fundamental, porém...
Livro fundamental para os profissionais de comunicação, entretanto em minha singela opinião, há raros pontos onde o autor não deixa clara definição do que ele aborda, como no capítulo 4 (sincronicidade) onde na última parte em negrito do capítulo senti uma definição contrária ao que foi dito anteriormente.

A definição de merchandising senti que foi empregada errada, trocando o significado com product placement, e algumas repetições contínuas no mesmo capítulo, sobre determinado assunto, porém vejo isso como um possível método de facilidade de compreensão e fixação do tema, más não muito familiar a livros do gênero o que me atrapalhou um pouco.

Deixo claro que posso estar errado é essa avaliação se trata da minha humilde opinião, livro excelente de qualquer forma.

Mauro.Costa 15/12/2016

Um caminhão de "bolachas"
Entre as várias viagens percorridas nas minhas inquietas estradas de 2016, calhou de chegar aos finalmente do ano com esse livro maravilhoso do craque Walter Longo, de quem sempre fui admirador. E foi um "mói de peia", como dizemos em bom cearensês, uma série de "bolachas" a cada capítulo. Muito pertinentes os diversos conceitos apresentados, especialmente o de nexialista. Gostei bastante do livro e já o estou recomendando para várias pessoas de meus grupos de relacionamento.

Joao.Pedro 31/10/2016

O livro cumpre seu papel de apresentar a Era Pós-Digital.
Sempre que descrevemos a internet e sua chegada em nossas vidas, fazemos parecer algo novo e surpreendente. O que Walter Longo apresenta em sua obra, é exatamente uma nova abordagem sobre a realidade digital: a internet já faz parte da vida das pessoas e nós, que a utilizamos a todo o instante, não a notamos mais; apenas quando faz falta. Tendo em vista isto, o livro descreve que vivemos na Era Pós-Digital.

Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital cumpre seu papel em apresentar o impacto da internet em nossas vidas, as mudanças drásticas e minuciosas em nosso modo de trabalhar e se comunicar. O autor questiona diversos paradigmas que antes nos eram como verdades definitivas. E apresenta da melhor maneira, com o uso correto de analogias e exemplos, os conceitos desta nova era.

O livro é essencial para todos que trabalham com publicidade e comunicação, que têm interesse em descobrir e se adaptar na era pós-digital.