Tempos de Escuridão

Tempos de Escuridão Cândido

Resenhas - Tempos de Escuridão

Rox 19/03/2015

Se você curte uma fantasia épica, não deixe de dar uma conferida!
Um grande mal começa a se alastrar pelas terras de Nissir, começando por misteriosos sequestros e depois se revelando num perigo iminente que poderá arriscar a vida de milhares e milhares de seres vivos. Um grupo de aventureiros que não se conheciam (e, aparentemente, não tem muito em comum além do fato de estarem viajando em busca de seus maiores desejos) se unem para resolver esses mistérios, salvar vidas e, como ninguém é de ferro, conseguir alguma riqueza e reconhecimento no final da jornada.
Primeiro, o grupo adentra nas ruínas da Mão Vermelha, precisando enfrentar diversas armadilhas repletas de goblins e outros seres desprezíveis, e a incerteza de que algum dia encontrarão a saída e poderão desfrutar da liberdade novamente. Juntos, eles desvendam enigmas, tentam salvar vidas e também sofrem perdas dolorosas.
A trama fala bastante sobre amizade, como laços fortes podem surgir da forma mais inusitada e que podem ser o ingrediente chave para formar uniões poderosas, capazes de feitos magníficos. Um dos pontos fortes, para mim, é que a autora optou por uma aventura verdadeira, que não se prende à apenas romances dos personagens, e nem desvia demais em explicações muito longas (embora alguns capítulos fossem destinados a contar a história dos personagens, os mesmos não se alongaram demais). O tipo de fantasia escolhida também foi criada da forma certa, sem dar a impressão de ser uma magia "tosca" que vez ou outra encontramos em algumas obras de escritores iniciantes. A ideia geral da trama é boa, posso garantir.
Os personagens principais são do tipo que você não tem dificuldade de entender e formar certo carinho. Dos heróis em destaque, talvez a única que não tenha ganhado muuuito a minha afeição foi a elfa sacerdotisa Enya, mas ela também não chegou a me incomodar, apenas não me apeguei mesmo.
Nesse primeiro volume, conhecemos um pouco sobre o mistério que assola as terras de Nissir, que será desenvolvido e resolvido apenas nos volumes posteriores. Como curiosa praticamente patológica, já estou ansiosa para saber o que o futuro reserva para os protagonistas... ai, ai, ai!
Enfim, eu apenas não pude dar cinco estrelas no Skoob porque a obra precisa de uma lapidada especial que, segundo a autora, deve acontecer em breve. Acredito que só o que falta mesmo é uma melhoradinha em algumas cenas de ação e umas adaptações aqui e ali na escrita, nada muito drástico. Deixo claro que o livro tem bastante potencial sim, está no caminho certo, e espero que logo eu possa acrescentar mais uma "estrelinha" na minha avaliação.
Se você curte uma fantasia épica, não deixe de dar uma conferida. Garanto que, pelo menos, você ganhará novos amigos literários, personagens que entrarão no seu coração. E, claro, também ficará louco para descobrir se eles conseguirão combater a grande escuridão que atormenta esse mundo fantástico!

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/03/livro-tempos-de-escuridao.html