Feita de Letra e Música

Feita de Letra e Música Adrielli Almeida

Resenhas - Feita de Letra e Música

heloizaug 28/07/2023

Fui arrastando até o final
A história é muito enrolada, as coisas acontecem do nada e sem muito desenvolvimento. O casal principal é ok, achei o começo deles bem forçadinho, mas depois fica melhor e piora de novo (com umas atitudes que eu simplesmente fico de cara)????
Um dos finais mais secos e sem graça que já vi, mas incrivelmente estou com coragem de ler o livro 2.
É um livro brega cheio de clichê e drama adolescente, se eu tivesse lido com 12 anos eu provavelmente colocaria nos meus favoritos, mas no momento eu simplesmente não conseguia. Teve muitas partes que eu só achei mto chato então lia apenas o diálogo, sem nada sobre oq a personagem narrava, não me orgulho disso mas n tive escolha.

Recomendo apenas para vc que tá aí no começo da adolescência e começando a ler uns romancezinhos Paula Pimenta, daí tenho certeza que irá gostar?

Julinha.Kochanowski 11/07/2021

Ruim pra caralho
É a primeira vez que eu não gosto de alguma leitura que fiz, foi realmente muito ruim. Me lembrou aquelas fanfics escritas por meninas de 12 anos. O desenvolvimento do livro é tosco e o final é péssimo.
João 11/07/2021minha estante
Gostei da sinceridade deve ter sido muito ruim né? kkk

Julinha.Kochanowski 11/07/2021minha estante
Bastante xkkxkxkxkzj

Camila Lobo 28/08/2019

Resenha: Feita de Letra e Música (Por Livros Incríveis)
O plot é bem simples e até normal para um infanto juvenil. Entretanto, o grande diferencial está na escrita da autora, que é absolutamente uma delícia. Adrielli conseguiu construir uma história completa, divertida, romântica e muito fluída, com diálogos interessantes. Li o primeiro livro rapidamente, apesar das mais de 200 páginas, e só não li o segundo livro tão rápido quanto pois tive que trabalhar.

A trama do primeiro livro gira principalmente em torno da competição nacional de bandas de garagem, que aconteceria em Curitiba, a cidade plano de fundo da história. Apesar de ter um ambiente bem definido, Curitiba não foi bem detalhada, sendo enfatizado alguns poucos pontos da cidade. No geral, parecia uma cidade mais genérica, e por isso, senti falta de uma ambientação melhor.

Apesar da vida dela ser o blog, eu gostei sobre como a autora retrata majoritariamente a vida de Lívia fora do blog: as descobertas, emoções, brigas e amadurecimento. Apesar disso, o blog não é esquecido; vários dos capítulos possuem um pequeno post/texto em seu final, em que a garota escreve para o blog. Estes pequenos textinhos foram uma delícia de serem lidos, e gostei muito de todos.

Os personagens são todos bem construídos, e são retratados de maneira adequada na história. Os que não são tão importantes não possuem tanto destaque, mas ainda assim, possuem uma atenção da autora na hora de definir suas personalidades.

O final de Feita de Letra e Música também é um grande O QUE? É totalmente aberto, parando no fim de uma cena importante, ou seja, possui um grande gancho para o próximo. Por isso, é recomendado que já tenha os dois livros, como eu, para que a leitura seja continuada logo.
A capa também resume muito bem a personagem Lívia, contendo vários elementos que definem a protagonista. Por fim, a história é recomendadíssima para quem adora um bom livro adolescente, bem gostosinho de ler, como as histórias de Paula Pimenta.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2019/04/resenha-dupla-feita-de-letra-e-musica-e.html

carolina.trigo. 04/09/2018

Feita de Letra e Música - #OlharNosNacionais
O outro livro de Junho para o nosso desafio Olhar Nos Nacionais, foi "Feita de Letra e Música", Editora Matrix, da Adrielli Almeida, e acabei me lembrando que tinha um marcador do livro autografado por ela quando estava escolhendo qual eu iria usar durante a leitura.
A história é bem simples, sem nada muito inovador, mas a escrita da Adrielli, junto com a construção dos personagens, deixa a leitura muito gostosa e fluída.
Aqui, iremos acompanhar o dia-a-dia de Lívia Bonjardim, uma jovem normal, como eu e você. Ela tem um blog chamado Believe, onde ela escreve seus problemas de garotas, como namoro, colégio, bem-estar, família, etc.
A única diferença maior é que ela escreve anonimadamente para milhares de jovens, que lêem o blog para discutirem seus problemas.
Além de escrever para o blog, no mesmo caderno que estão todos os textos rascunhados há também letras de música, que ninguém sabe que ela escreve.
Durante uma festa de aniversário da sua meia-irmã, Lívia perde o seu caderno e espera que alguém encontre, torcendo para que não seja ninguém do colégio.
Vão passando os dias, até que ela esquece do caderno. Sua nova preocupação se torna Zach, o irmão da sua melhor amiga que acabou de voltar dos EUA. Entre discussões e risadas, eles começam a se aproximar e começar um relacionamento. Junto com o namoro, Lívia começa a escrever letras de música para a banda de indie rock de Zach para um festival de música.

"Além do mais, existe um segundo lado meu: o da música. Como se eu fosse feita de letra e música. Meio a meio, metade-metade, 50% e 50%. Todas as letras de música que escrevi estavam lá; todos os meus textos; todas as informações do Believe; as minhas informações. Engoli aquela maravilhosa sensação de desespero."

No entanto, no melhor momento da sua vida, a pessoa que acha o caderno começa a chantageá-la. Essa pessoa é o vocalista de outra banda que também está participando desse mesmo festival, e que tem letras horríveis. Ele só aceita não entregá-la desde que ela comece a escrever também para eles e a partir disso, Lívia fica entre a cruz e a espada. Trair o namorado ou ter sua identidade descoberta?
Entre namoros, brigas, discussões, músicas e indecisões, Lívia no final terá que decidir o que é melhor para ela e tenho que dizer que o final me surpreendeu demais. Não esperava a atitude dela e fiquei muito feliz com a sua escolha.
Livia, apesar de muitas vezes ser insegura, é uma personagem bem construída e gostei demais de acompanhar o seu dia-a-dia. Vivi, sua melhor amiga, é uma personagem muito engraçada e sempre que ela aparecia, acabava dando gargalhadas e gargalhadas.
Desde o começo não sabia se gostava do Zach. Apesar de muitas vezes ele ser amoroso e tudo o mais, ainda tinha alguma coisa me incomodando nele e o final foi a fagulha para a minha incerteza.
A história como um todo é bem jovem, mas também bem real em vários momentos. A gente sabe como é ser adolescente e como conseguimos arranjar problemas com tudo, rsrs.
Gostei bastante da leitura e o final se concretizou perfeitamente. A relação da Lívia com o seu blog é bem interessante, até porque muitas de nós hoje também temos um e independentemente do assunto, o nosso sentimento com ele é sempre muito parecido.
A Adrielli publicou o segundo livro em 2016, intitulado "Feita de Melodia e Sonho" (adoro esses títulos). A edição está boa, com poucos erros gramáticos e de revisão - o que me deixa muito feliz! As capas dos dois livros não são das mais bonitas, mas são aceitáveis.
Recomendo para quem quiser uma leitura mais leve, rápida e gostosa de se fazer!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2018/07/resenha-feita-de-letra-e-musica.html

LT 25/05/2017

Fofura em forma de livro!
Hoje vim trazer para vocês a estória da Liv!

Antes de tudo, a pergunta que não quer calar: Por que motivos demorei TANTO para ler esse livro? Sério, gente, ele é muito fofinho!

É aquele tipo de livro que você lê, se apaixona por cada vírgula e não consegue largar por nada!

Vamos parar com a pequena melação e vamos ao que interessa...

O livro conta a estória da Lívia Bonjardim, ela é uma adolescente normal de 17 anos e está no último ano do colegial, todo enredo se passa em Curitiba, no Brasil.

Nossa protagonista passa por várias situações durante a estória, a começar pela família. Os pais de Liv são separados, o pai começou uma nova família e quer de todo jeito fazer com que as irmãs se deem bem. Mas, Liv não suporta nem a meia irmã, nem a madrasta.

Já a mãe de Liv, não conseguiu o ‘mesmo’ feito do pai, trabalha e cuida dos filhos, até que um dia conhece o professor de história de Liv.

Além de ter esses pequenos “problemas”, ela ainda tem que enfrentar o terrível vestibular e guarda um grande segredo. Ela é a dona do blog Believe, a “famosa Garota Believe”.

Através desse blog, Liv ajuda várias pessoas que nem ao menos conhece, e para manter o blog, ela tem um caderno no qual escreve tudo, futuras postagens, letras de músicas [sim, minha gente, ela escreve músicas

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Camila.Moraes 05/08/2016

A Lívia é uma força incontrolável da natureza
Oh! Como eu queria esse livro... Desde que fiquei amiga da autora (que é uma fofa), fiquei morrendo de vontade de ler e enfim consegui o meu exemplar.
O livro é bem adolescente com uma pegada diferente, ela já está no último ano do ensino médio e passa por um período de transição. Lívia não é uma personagem maluca, que faz doideiras e que precisa de muito sofrimento para chamar atenção, ela é melhor que isso. Lívia é uma força incontrolável da natureza, afinal. Ela tem vida própria e te carrega para ela. Adrielli consegue manter um ritmo muito agradável na leitura e é bem rápida, o que me agrada. Me identifiquei mais com a Vivi do que com a Lívia, afinal de contas, Vivi é muito mais zoeira. Zach é um lindinho, adorei sua história, mas admito que preferia a Lívia com outra pessoa. Eles fazem um casal muito interessante, porém senti falta de algumas coisas entre os dois; não que tenha faltado química, não foi isso rsrs.
Os personagens secundários são interessantíssimos, meu preferido é o Pedro. Não tenho muitas críticas a fazer, pois só senti faltas de umas coisas mínimas e que agora entendo que não poderiam ser incluídas. Minha única reclamação é que eu queria que o relacionamento da Pamella (mãe da Lívia) com o professor que esqueci o nome (seria Arthur?) fosse mais abordado, mas só isso.
Esperando pelo próximo livro.
Beijocas.

Mafe 31/08/2015

Feita de letra e música
O livro conta de uma garota tímida,mas que se "solta" apenas com seu blog chamado Believe.
O blog serve pra se expressar e ajudar a outras garotas que tiveram o mesmo problema que ela....o bullying.
Quando começou a fazer esse blog as garotas se indentificaram tanto com suas emoções que foram se soltando como ela,e melhoraram sua expressão.
Ao longo do livro ela tem que escolher entre seu verdadeiro amor ou o seu blog...adivinha o que ela escolheu?!Vc só vai saber quando ler.
Mafe 31/08/2015minha estante
Gente,suuuper recomendo esse livro,porque como eu,sei que muitas meninas vao se indentificar com o livro e nao vao querer se desgrudar desse livro.

Marina 04/07/2015

Maravilhoso esse livro
Desde quando ganhei ele da minha mãe, fiquei muito curiosa para de fato saber do que se tratava este livro com um título tão contemporâneo. Não foi muito difícil passar na frente das minhas outras leituras e eu não me arrependi nenhum pouco,li em UM dia e fiquei muito surpresa com o final,eu realmente não esperava aquilo,achei que terminaria como todos os livros que já li do gênero(que não são poucos), eu gostei tanto que recomendei pra todas as minhas amigas e agora estou aqui para recomendar para todos os leitores que seguem o blog. A escrita da Adri é de fácil entendimento e muito rápida (eu não conseguia parar de ler) e eu simplesmente amo quando acontece isso, pra quem curte a Paula Pimenta tenho certeza que vai amar! É uma leitura com fortes emoções,várias vezes fiquei dividida entre os personagens para saber se eu gostava ou não de cada um hahah. Dou 5 estrelas para 'Feita De letra E Música'

site: www.amorporliteratura.com

Lorrane Fortunato 13/05/2015

Resenha - Feita de Letra e Música / Dreams & Books
“Amar é pior que uma doença. Por mais que você fique em quarentena, seu coração nunca sara.”

Quando eu soube da existência de Feita de Letra e Música fiquei louca pra lê-lo! E assim que ele chegou, fiquei quicando de ansiedade pela leitura. E acho que foi isso que me atrapalhou.

Quando temos expectativas altas demais para um livro, podemos nos decepcionar. Não me entendam mal, eu amei o livro! É uma ótima leitura, mas, eu esperava muito mais dele.

Como blogueira, amei o fato de a Lívia ter um blog, e acho que faltou um pouco ser trabalhado isso. Essa questão de perder o caderno ficou um tempo meio que esquecida.

Eu entendo também que a Adrielli quis trabalhar os personagens de uma forma que fosse como pessoas que a gente vai conhecendo. Não conhecemos tudo sobre as pessoas de uma vez, isso acontece aos poucos. Eu acho isso na teoria incrível, mas, na prática não funcionou muito comigo. Mas, vi várias pessoas que amaram. Acredito que foi tudo tão rápido que não deu tempo de conhecer os personagens a fundo, ficou meio raso, superficial. Se a Adri tivesse tirado mais tempo para trabalhar personagem e história, ficaria um livro perfeito!

Como já disse, a autora quis colocar os personagens como pessoas reais e não aquelas perfeitinhas. E assim todas pessoas, a Lívia tem seus momentos de chatice, ela as vezes é meio imatura também. Mas, isso é totalmente aceitável, certo? Pessoas erram, é a leia da vida.

Felizmente os pontos positivos superaram e muito os pontos negativos! A história é ótima, poderia ter sido melhor trabalhada, mas, não deixa de ser ótima! É uma trama muito envolvente. Tem umas partes muito surpreendentes e encantadoras.

Recheada de frases fofas e momentos engraçados é um livro que vai agradar e muito os adolescentes! Há também aqueles momentos que te arrancam umas lágrimas. Fiquei encantada pelos textos do Believe e pelas letras de música.

”Obstáculos aparecem o tempo todo em nossa vida. Não devemos contorná-los, mas, sim, destruí-los.”

Foto tirada pela blogueira. Instagram @Lorraned_SB

Amei a capa do livro, capas ilustradas são um amor!

site: http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

Catharina.Mattavel 17/03/2015

Feita de Letra e Música - Adrielli Almeida
Lívia é uma simples adolescente que está no ensino médio, em seu terceiro ano. Ela é dona no blog Believe, mas ninguém além de sua melhor amiga sabe disso, pois Lívia não gostar de ser o centro das atenções e se revelasse sua verdadeira identidade, com certeza ficaria "famosa" pelo tanto de leitores que acompanham seu blog.

Seu pai é divorciado da mãe e mora com a madrasta e sua filha chata e metida, Lívia não se dá bem com nenhuma das duas e está cansada de seu pai sempre querer decidir o que ela vai fazer, que carreira vai seguir e coisas assim.

Quando vai para a festa de 15 anos de sua "irmã chata e metida", acaba perdendo o caderno do blog Believe, onde escreve sobre posts e ideias para o blog, mas também acaba conhecendo o lindo e encantador Zacharias.

A partir dai a história vai se desenvolvendo de modo leve e rápido, narrado em primeira pessoa pela protagonista, que infelizmente não conseguiu me cativar, a achei muito chata em alguns momentos, talvez não tenha me identificado. Aliás, o livro não conseguiu me cativar, os personagens eram meios superficiais e isso me incomodou um pouco, não que seja um livro ruim, é bom e gostoso de ler, mas não achei nada demais e estava esperando um pouquinho mais da autora.

Quando o vi pela primeira vez, a capa não me atraiu, mas o título me atraiu muito, e de fato, tem um pouco a ver com a história, afinal, Zacharias, o garoto que ela conhece toca em uma banda que ela estará bem envolvida, além de ter outras bandas também no livro. Lívia escreve letras de música. Então tem bastante música envolvida, mas senti falta de certas coisas sobre a música, mesmo que Lívia goste de música, ela não conseguiu expressar de uma forma que cativasse.

A leitura teve sim seus pontos positivos, o enredo, gostei muito da ideia da autora sobre as bandas, o blog e sobre a protagonista, mas é aquela velha história de ter a faca e o queijo na mãe e não saber aproveitar, espero que em seus próximos livros a autora continue com boas ideias mas consiga desenvolve-las com mais praticidade e calma.

A diagramação do livro está muito bonita por dentro, as folhas são amarelas e as letras estão num tamanho perfeito para leitura, os capítulos são curtos e rápidos. Muito legal.

Na Nossa Estante 05/03/2015

Eu confesso que estou gostando cada vez mais dos livros da Editora Matrix e principalmente das nossas autoras nacionais, primeiro foi Carolina Estrella e agora Adrielli Almeida! E digo mais, eu adoro a Paula Pimenta, mas “Feita de letra e música” me empolgou bem mais que “Princesa Adormecia”. Claro, os enredos são diferentes, mas os personagens de Adrielli são mais complexos e a história me fez roer as unhas!

Lívia é uma garota bem engraçada, espontânea, mas que já teve muita dificuldade por causa do bullying. Para superar isso ela escreve um blog anônimo chamado Believe. A história começa com Lívia indo à festa de 15 anos da sua meia-irmã bruxa e lá acaba perdendo seu caderno com várias anotações importantes, mas é lá também que conhece Zach, o irmão de sua melhor amiga que acaba de voltar dos Estados Unidos.

Tudo poderia até ir bem, mas Lívia tem alguns problemas, o principal: a pessoa que acha seu caderno começa a chantageá-la. Isso porque a protagonista é uma ótima letrista e até ajuda a banda de Zach durante um festival, mas outra pessoa também quer a ajuda de Lívia nesse festival e a pobre garota se vê entre a cruz e a espada. Ajudar o inimigo e ter sua identidade salva na blogoesfera ou, de certa forma, trair a confiança do namorado? Uma decisão difícil que fará Lívia sofrer de qualquer forma e como se não bastasse ela precisa aguentar a cobra da madrasta, o pai querendo que ela faça Direito enquanto ela quer fazer Letras e a mãe saindo com seu professor! Ainda bem que ela tem o gostoso do Zach! Mas Zach é teimoso e assim como qualquer pessoa, também tem seus defeitos.

O fato é que “Feita de letra e música” surpreende! Lívia não parece ser insegura, mas isso é porque ela se apoia muito em sua amizade com Vivi e também em seu blog, já Zach pode ser bem convencido, mas é um rapaz mais maduro! Eu, particularmente, não teria tomado as decisões que Lívia tomou, mas a protagonista é uma adolescente entrando na vida adulta e acho que é muito fácil cometer erros. Por outro lado, eu acho que também teria agido de forma diferente de Zach! Enfim, os dois merecem uma continuação! E claro que fui correndo falar com a fofa da autora, Adrielli Almeida, e perguntar pelo segundo livro! Eu só espero que Matrix não demore muito!

Resumindo: o livro tem uma temática adolescente, mas quase chegando à vida adulta e mostra todos os perrengues que passamos e mais um pouco! Além disso, a autora consegue trabalhar bem a personalidade dos personagens, não caindo nos estereótipos e isso me chamou bastante atenção, já que eles não são perfeitos e isso com certeza aumenta a identificação com o público. Super recomendo pra quem gosta de romance, música e uma boa trama.

Michele Lima

site: http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/2015/03/livros-resenha-137-feita-de-letra-e.html