Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - Crash

Douglas.Costa 24/08/2015

Excelente
O livro é ótimo. Apresenta fatos históricos e faz comparações e analogias com situações atuais de maneira muito competente. Um excelente livro para quem gosta de história ou de economia. É impressionante ver os mesmos erros sendo cometidos várias vezes durante a história da humanidade e como o dinheiro e a busca por riqueza influenciou os homens e a direção do progresso.

Tyler 26/03/2021

De fato, uma breve história da economia
Surpreendentemente foi muito além de minhas expectativas em diversos aspectos, um livro que agrega muito em conhecimento histórico transmitido de forma fácil e prazerosa, verdadeiramente edificante.

Hítalo 30/10/2015

Sensacional
Um livro sensacional, daqueles que não conseguimos parar de ler, explicando tudo que não nos ensinam sobre o dinheiro de uma maneira simples e divertida.
Recomendo para todos que tem o mínimo interesse por história ou economia.

Leilane 17/05/2020

Excelente!!!
Certamente vai entrar para o meu Top 5 do ano. Mesmo sendo uma pessoa historicamente avessa a história (!), me encantei com o livro. Explica de formas muito simples conceitos complexos de economia, sempre fazendo o paralelo com acontecimentos no Brasil, e ainda com um leve bom humor. Recomendo pra quem, como eu, é absurdamente ignorante em assuntos históricos e economia. E também para quer entender melhor os grandes "crashes" e suas repercussões, como a grande depressão, crise de 2008. Excelente.

Josué 19/12/2015

Um prato cheio para economistas em formação!
O livro é ótimo. Uma narrativa gradual que vai inserindo o leitor na realidade da economia monetária. Começa falando da realidade dos fatos em volta da história do mercado financeiro e como ele pode interferir na dinâmica econômica - sempre citando variáveis que vemos no decorrer do curso: emprego, renda, taxa de juros, qtde de moeda, etc..

Se você é um simples leitor ou está procurando uma base em economia, este livro é perfeito.

Judah Figueiredo 27/12/2020

Economia de forma descontraída
Um livro que apresenta conceitos econômicos de forma descontraída, didática, além de expor fatos históricos sobre a economia mundial.

Matheus 29/11/2020

A combinação perfeita entre história e economia.
A didática que o autor tem para explicar assuntos (tidos por enfadonhos) de história e economia é surpreendente. Ao iniciar o livro , você o consome sem querer parar. Li uma edição mais antiga e soube posteriormente que existe um versão que contextualiza fatos da história mais recente. Conceitos como inflação, as origens do dinheiro e das moedas e macroeconomia tornam-se compreensíveis em contações interessantíssimas. Leiam!

Estela.Mayra 31/05/2020

Linguagem muito didática, o assunto fica até leve e fácil de memorizar. Uma aula sobre dinheiro e crises econômicas.

Lucas Saraiva 10/03/2021

Uma introdução para investimentos
Se fosse indicar um livro para quem está interessado em investir, por certo traria esse da estante. Além de trazer momentos falidos e bem sucedidos da economia, conta uma boa história, explicando as razões de tudo e de forma bem humorada. A leitura é fluída com jogos de palavras e surpresas logo no virar das folhas. Por que Warren Buffet é o pelé dos investimentos primeiro é preciso cheirar o aroma das tulipas holandensas. Por fim, ao longo de todos esses eventos, o autor explica conceitos básicos de investimentos sem tornar chato.

Dalmo 18/09/2016

Um aula de economia para iniciantes e iniciados
Com muito humor e numa linguagem de fácil compreensão, o livro nos apresenta e explica temas aparentemente áridos como a origem da moeda, da inflação, da bolsa de valores e das crises que abalaram a economia mundial e brasileira. Uma viagem estimulante através da história humana vista através das lentes da economia, mas aproveitando-se também de outras ciências como a biologia, a física e a psicologia. Imperdível para quem quer ser iniciado, de maneira simples e didática, ao complexo mundo do mercado financeiro.

Bruno.Defaveri 30/03/2021

A história do dinheiro
Esse escritor brasileiro, de forma lúdica nos mostra o surgimento do dinheiro e a evolução da econômia.

Robson.Borges 11/08/2017

A história da economia com um fundo de história geral e muito interessante
O autor conseguiu fazer um livro de economia e de história muito legal de ler, pois fala de conceitos importantes na economia sem perder a didática, dando ótimos exemplos.
Leitura muito recomendado para quem deseja saber um pouco sobre economia e não quer ficar entediado com o economês.

cLiVe 15/09/2017

Introdução à macroeconomia sensacional
Crash é um livro excelente para quem procura entender melhor como os bancos e o dinheiro funciona na atual sociedade. Com linguagem simplificada e com exemplos didáticos, Alexandre consegue explicar muitos aspectos da economia mundial e muito detalhadamente de maneira flúida e concisa. Ele consegue - paradoxalmente - complexo e simples: complexo no aprofundamento dos assuntos economicos e simples na explicação desses, gerendo um fluxo de informações acessíveis ao leitor mais leigo. O livro me fez me apaixonar pela economia e mudou minha visão sobre a economia. Mesmo com alguns error conceituais sobre opções de venda em alguns trechos, recomendo a todos, mesmo os mais leigos!

Albert 20/09/2017

A louca e surpreendente saga do dinheiro
Crash é uma obra muito interessante demonstrando como o mundo em que vivemos hoje guarda semelhança com fatos inusitados do passado da humanidade. Temas como inflação, mercado financeiro, bolhas econômicas, recessões econômicas... enfim, tudo que tenha ligação com economia e dinheiro escrito de forma objetiva e direta e em alguns momentos com pitadas sarcásticas e divertidas. Inovando, o autor condensa na obra o contexto dos fatos econômicos da história mundial, trazendo inclusive caso surpreendentes e insanos. É impressionante e curioso a saga do dinheiro.

Versignassi interliga fatos de um passado distante com fatos mais recentes como também associando com algumas ciências tornando uma obra que aborda a história econômica de forma diferenciada. Até mesmo o leitor avesso ao tema irá gostar da forma como o assunto é explorado.