Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - Crash

Zeantonio 04/02/2023

Um dos melhores livros que eu já li sobre história e economia. O autor consegue unir fatos do passado e presente em uma linha temporal única, provando que as pessoas não tem costume de aprender com o passado. Uma leitura essencial em um país como o Brasil.

Douglas.Costa 24/08/2015

Excelente
O livro é ótimo. Apresenta fatos históricos e faz comparações e analogias com situações atuais de maneira muito competente. Um excelente livro para quem gosta de história ou de economia. É impressionante ver os mesmos erros sendo cometidos várias vezes durante a história da humanidade e como o dinheiro e a busca por riqueza influenciou os homens e a direção do progresso.

Tyler 26/03/2021

De fato, uma breve história da economia
Surpreendentemente foi muito além de minhas expectativas em diversos aspectos, um livro que agrega muito em conhecimento histórico transmitido de forma fácil e prazerosa, verdadeiramente edificante.

Hítalo 30/10/2015

Sensacional
Um livro sensacional, daqueles que não conseguimos parar de ler, explicando tudo que não nos ensinam sobre o dinheiro de uma maneira simples e divertida.
Recomendo para todos que tem o mínimo interesse por história ou economia.

Lilly 09/06/2021

Leitura obrigatória sobre Investimentos
Se soubesse o quanto esse livro é didático e gostoso de ler, teria lido antes! Deveria ser leitura obrigatória para todo brasileiro.

O livro explica diversos dos instrumentos financeiros, como opções, debêntures, títulos do tesouro, hipoteca, ações, entre outros, enquanto conta sobre diversos "crashs" da economia, como por exemplo, as épocas de hiperinflação do Brasil e da Alemanha, a Grande Depressão de 1929, a bolha da internet, e a recente crise do subprime em 2008.

Explica ainda como Madoff conseguiu perder o dinheiro de bilionários (Steven Spielberg incluso), como Eike Batista conseguiu falir após constar na lista de mais ricos do mundo, e como Warren Buffet conseguiu virar um investidor tão bem sucedido e respeitado.

Para embasar todas essas explicações, o livro conta a história do dinheiro, como é (ou não) lastreado e alavancado, e explica tintim por tintim como funciona a inflação, o porquê do governo hoje estabelecer meta acima de 0% para ela, e como é feito para controlá-la.

A cereja do bolo desse livro é que ele é escrito em português, em linguagem coloquial (não vulgar), usando formas brasileiras de se expressar e referências didáticas que fazem parte da nossa cultura, como Turma da Mônica, Silvio Santos, Ayrton Senna e Pelé. As expressões e falas nunca teriam sido usadas em um livro traduzido de outro idioma, e na minha opinião são uma chave importante na didática. Parece que você está batendo papo no bar enquanto aprende.

Recomendo demais a leitura à todos, deveria ser livro obrigatório nas escolas brasileiras.
Cecchetti 10/06/2021minha estante
Caramba! Questo resenha é essa?!? Eu tive a mesma sensação lendo 3000 dias no Bunker e A Saga Brasileira. Fica a dica.

Lilly 11/06/2021minha estante
Li o Saga Brasileira da Miriam Leitão, achei livrão mesmo!
Os 3000 dias não conhecia e estou incluindo já na TBR! ? Valeu a dica!

Cecchetti 15/06/2021minha estante
Para mim são dois livros (talvez três agora com esse Crash) que todo brasileiro deveria ler.

nanarissa 22/06/2021

Boa introdução à como funciona a economia, com contextualizações interessantes. Linguagem bastante coloquial, faz a leitura ser simples e fluída. Só peca no uso de algumas comparações com exemplos de outras áreas. Como exemplo: como bióloga evolucionista, tenho agonia até agora só de lembrar de quando ele escreve que viemos dos macacos. Gente, não viemos de macaco nenhum, tá? Nós e os macacos atuais temos um ancestral comum primata. Então no máximo dá pra dizer que somos parentes bem distantes. Então, amiguinhos, quando forem escrever um livro e quiser usar um exemplo de outras áreas que não domina, consulte um coleguinha daquela área. Com certeza vai ter alguém feliz em te ajudar com isso.

E, pra quem quiser saber mais sobre por que não podemos dizer que viemos dos macacos, deixo esse artigo aqui que espero que ajude a esclarecer essa questão:

Leilane 17/05/2020

Excelente!!!
Certamente vai entrar para o meu Top 5 do ano. Mesmo sendo uma pessoa historicamente avessa a história (!), me encantei com o livro. Explica de formas muito simples conceitos complexos de economia, sempre fazendo o paralelo com acontecimentos no Brasil, e ainda com um leve bom humor. Recomendo pra quem, como eu, é absurdamente ignorante em assuntos históricos e economia. E também para quer entender melhor os grandes "crashes" e suas repercussões, como a grande depressão, crise de 2008. Excelente.

Josué 19/12/2015

Um prato cheio para economistas em formação!
O livro é ótimo. Uma narrativa gradual que vai inserindo o leitor na realidade da economia monetária. Começa falando da realidade dos fatos em volta da história do mercado financeiro e como ele pode interferir na dinâmica econômica - sempre citando variáveis que vemos no decorrer do curso: emprego, renda, taxa de juros, qtde de moeda, etc..

Se você é um simples leitor ou está procurando uma base em economia, este livro é perfeito.

Gabriel1059 23/02/2023

Acredito que seja um dos melhores livros para quem quer iniciar a entender melhor sobre a história da economia, com uma abordagem interessante explicando os crashs que aconteceram ao longo dos tempos e dando um toque saboroso da história da nossa economia e entendimento da mesma.

Judah Figueiredo 27/12/2020

Economia de forma descontraída
Um livro que apresenta conceitos econômicos de forma descontraída, didática, além de expor fatos históricos sobre a economia mundial.

Matheus 29/11/2020

A combinação perfeita entre história e economia.
A didática que o autor tem para explicar assuntos (tidos por enfadonhos) de história e economia é surpreendente. Ao iniciar o livro , você o consome sem querer parar. Li uma edição mais antiga e soube posteriormente que existe um versão que contextualiza fatos da história mais recente. Conceitos como inflação, as origens do dinheiro e das moedas e macroeconomia tornam-se compreensíveis em contações interessantíssimas. Leiam!

Estela.Mayra 31/05/2020

Linguagem muito didática, o assunto fica até leve e fácil de memorizar. Uma aula sobre dinheiro e crises econômicas.

Yvan 14/10/2021

Explica alguns conceitos da área de forma didática.

Para mim, a leitura não pegou tanto, na parte final achei mais cansativo.

Pamylla.Souza 25/05/2021

Leitura divertida
Um livro leve, te prende. Você o devora em dias.
O autor traz de forma curiosa é engraçada fatos da nossa história.
Vale muito a pena a leitura.