Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - Crash

Lucas Saraiva 10/03/2021

Uma introdução para investimentos
Se fosse indicar um livro para quem está interessado em investir, por certo traria esse da estante. Além de trazer momentos falidos e bem sucedidos da economia, conta uma boa história, explicando as razões de tudo e de forma bem humorada. A leitura é fluída com jogos de palavras e surpresas logo no virar das folhas. Por que Warren Buffet é o pelé dos investimentos primeiro é preciso cheirar o aroma das tulipas holandensas. Por fim, ao longo de todos esses eventos, o autor explica conceitos básicos de investimentos sem tornar chato.

andregynbr 16/02/2021

Se você quer começar a investir seu dinheiro na bolsa mas não sabe nada sobre economia e muito menos sobre como funcionam as opções de investimentos que temos hoje, este livro vai te explicar boa parte de tudo isso, traçando a história do dinheiro até os dias de hoje e contando fatos interessantes como a bolha econômica criada por John Law, o super especulador Naji Nahas, a trajetória de Eike Batista e um pouco da genialidade de Warren Buffett, tudo de forma bem-humorada e descontraída.

Decidi ler este livro e foi uma ótima surpresa pois achei que seria uma leitura chata ou complicada, errei feio, e já estou programando uma releitura. Leiam sem receio.

Judah Figueiredo 27/12/2020

Economia de forma descontraída
Um livro que apresenta conceitos econômicos de forma descontraída, didática, além de expor fatos históricos sobre a economia mundial.

Matheus 29/11/2020

A combinação perfeita entre história e economia.
A didática que o autor tem para explicar assuntos (tidos por enfadonhos) de história e economia é surpreendente. Ao iniciar o livro , você o consome sem querer parar. Li uma edição mais antiga e soube posteriormente que existe um versão que contextualiza fatos da história mais recente. Conceitos como inflação, as origens do dinheiro e das moedas e macroeconomia tornam-se compreensíveis em contações interessantíssimas. Leiam!

Holmes 14/10/2020

Excelente
Uma obra genial, de fácil e divertida leitura, sobre a história do dinheiro, bolsa de valores, aplicações financeiras e especulações. Fantástico!

Carol Barbosa 04/08/2020

Todo mundo deveria ler
Excelente leitura. Uma visão ampla, didática e bem humorada sobre a história financeira brasileira e mundial. O básico que todos deveriam aprender desde criança.

Estela.Mayra 31/05/2020

Linguagem muito didática, o assunto fica até leve e fácil de memorizar. Uma aula sobre dinheiro e crises econômicas.

Leilane 17/05/2020

Excelente!!!
Certamente vai entrar para o meu Top 5 do ano. Mesmo sendo uma pessoa historicamente avessa a história (!), me encantei com o livro. Explica de formas muito simples conceitos complexos de economia, sempre fazendo o paralelo com acontecimentos no Brasil, e ainda com um leve bom humor. Recomendo pra quem, como eu, é absurdamente ignorante em assuntos históricos e economia. E também para quer entender melhor os grandes "crashes" e suas repercussões, como a grande depressão, crise de 2008. Excelente.

Felipe Portugal 10/01/2019

O livro tem alguns capítulos bem mais maçantes que outros, o que é típico de uma ciência como a economia: uma vez que você começa a entrar nos pormenores, como taxas Selic, IPO's, derivativos, etc, a leitura vai ficando mais difícil.

Ainda assim, quando o livro atem-se a história da economia tudo flui de uma maneira bastante dinâmica e prazerosa.

Mesmo com alguns capítulos meio avulsos, essa edição atualizada é um bom pontapé pra iniciantes, o estilo de escrita do Alexandre é cheio de curiosidades e correlações interessantes - nota-se o peso de ter sido editor de uma das maiores revistas de curiosidades do Brasil.

Recomendo pra quem ainda está engatinhando nos estudos de história da economia e quer um livro simples pra começar.

pdrrms 08/04/2018

Alexandre Versignassi conseguiu esclarecer de maneira muito clara conceitos fundamentais da economia(Inflação, deflação, padrão ouro,...) além de dedicar todo um capitulo para contar a ascensão e queda do Império de Eike Batista. Todos os capítulos contem vários fatos quem ocorreram na história econômica mundial para facilitar o entendimento do leitor, sendo um livro recomendado para todas as pessoas que gostam ou tem curiosidade de saber sobre economia.

Abimael 25/01/2018

Para compreender o mercado financeiro
Um ótimo livro para entender parte do sistema financeiro, a história da criação do dinheiro e do mercado financeiro de modo geral. Aqui aprendi a ter noção sobre o funcionamento da inflação, deflação, seus impactos na economia e na cadeia produtiva, história resumida de grandes investidores e como eles fizeram tanto dinheiro, etc. Enfim, é um ótimo livro para quem se interessa no assunto e até mesmo para curiosos. A maneira como o autor escreve te deixa com apetite para ler mais e mais até o final do livro, finalizando ainda com um "gosto de quero mais", sua escrita é leve, divertida e empolgante.

Evandro.Jardini 17/01/2018

Leitura leve e cativante sobre a história da economia.
Livro perfeito para entender a história da economia. Muitos fatos interessantes e que parecem não ter nada a ver com a ela, mas por motivos econômicos que foram originados. Um exemplo foi a origem dos times Palmeiras e Corinthians e sua histórica rivalidade. Eh um livro para ler e reler.

Victor.Costa 07/01/2018

Uma aula sobre o dinheiro
Trata-se de uma obra esclarecedora.
Eu não possuía a mínima ideia de como a economia funciona, dentre diversos outros temas correlatos como inflação, "bolha", mercado de ações, etc.

Com uma linguagem fácil e cheia de exemplos práticos, este livro me cativou por 6 dias e retirou todas as dúvidas que eu tinha sobre dinheiro. Recomendadíssimo.

lucas.pinheiro.5815 05/01/2018

Uma breve história da economia
Um livro que explica de maneira clara e divertida diversos conceitos econômicos que, para quem não é da área, podem parecer quase impossíveis de ser compreendidos.

O autor desse livro (Alexandre Versignassi) foi genial, escreve como se estivéssemos conversando numa mesa de bar. Recomendo muito para quem, assim como eu, não possui um conhecimento profundo, mas tem uma certa curiosidade para entender algumas conceitos da economia.

O livro conta desde a origem do dinheiro até o panorama pós crise de 2008, passando pelo surgimento das bolsas de valores, bolhas financeiras, os "infernos" da inflação e da deflação, os grandes picaretas e grandes gênios do mercado financeiro. Enfim, é um livro que merece ser lido.

Albert 20/09/2017

A louca e surpreendente saga do dinheiro
Crash é uma obra muito interessante demonstrando como o mundo em que vivemos hoje guarda semelhança com fatos inusitados do passado da humanidade. Temas como inflação, mercado financeiro, bolhas econômicas, recessões econômicas... enfim, tudo que tenha ligação com economia e dinheiro escrito de forma objetiva e direta e em alguns momentos com pitadas sarcásticas e divertidas. Inovando, o autor condensa na obra o contexto dos fatos econômicos da história mundial, trazendo inclusive caso surpreendentes e insanos. É impressionante e curioso a saga do dinheiro.

Versignassi interliga fatos de um passado distante com fatos mais recentes como também associando com algumas ciências tornando uma obra que aborda a história econômica de forma diferenciada. Até mesmo o leitor avesso ao tema irá gostar da forma como o assunto é explorado.