Uma Pequena Casa de Chá em Cabul

Uma Pequena Casa de Chá em Cabul Deborah Rodriguez

Resenhas - Uma pequena casa de chá em Cabul

Valéria 21/03/2024

Um romance/ficção bem real
Adorei o livro. Apesar de ser uma estória de romance/ficção, ela nos mostra a realidade de pessoas que vivem no Afeganistão. Vale a pena a leitura.

Larissa396 20/03/2024

Nessa leitura conhecemos a história de cinco mulheres, duas afegãs, duas americanas e uma inglesa. Cada uma com sua particularidade. A leitura começa pela Yasmina, uma jovem afegã, viúva, ela tem o destino de uma boa parte das mulheres do Afeganistão, seu tio devia para os chefoes do tráfico e para sua irmã mais nova não ser levada ela foi no lugar, mas Yasmina tem uma segredo.
Halajam é afegã, viúva, tem dois filhos, a filha mora na Alemanha e o filho Ahmet vive com ela, segue o Alcorão ao pé da letra. Halajam é uma mulher que também tem um segredo, e pela cultura do país até que é uma mulher moderna.
Sunny é uma americana, que escolheu morar em Cabul, simplesmente se apaixonou pela cidade, ela é a dona da Casa de Chá, ela tem tem relacionamento com Tommy, que faz serviços que ela não sabe do que se trata, ela teve uma vida muito difícil quando era mais nova, e em Cabul ela se esforçou muito para a Casa de chá dar certo e crescer.
Isabel é uma jornalista judia inglesa, ela também tem um segredo, que tem vergonha, ela vai para Cabul para fazer uma reportagem sobre o ópio e o rumo dela muda totalmente depois que ela se depara com uma cena.
Candece é uma americana que se apaixonou por uma afegão Wakil misterioso. Por ele ela separou do marido e partiu para Cabul para ajudá-lo a angariar recursos para a escola e hospital que ele montou.
A Sunny e Halajam trabalham na casa de chá então se conhecem a um tempinho, Yasmina é levada por Sunny para trabalhar na casa de Chá, para ajudar ela. Isabel e Candece são clientes da casa de Chá. A vida dessas cinco mulheres se entrelaçam de uma forma, ninguém procura ser melhor que a outra, todas apenas querem ajudar uma a outra.
A autora focou muito sobre a cultura, as tradições, os lugares. Descobri muita coisa que não sabia.
Me senti dentro da história e torci muito por todos. A leitura teve um gosto amargo em um determinado momento, mas acho que isso serviu para que as personagens tivessem a evolução.
É uma história de crescimento, transformação, descobertas, dor e amor
Gostei muito

Rebeca 15/02/2024

Adoro livros que mostram a história de outras culturas, muitas vezes inacessíveis e inacreditáveis para a nossa realidade. Fico sempre muito pensativa depois.

Lindo ver a família e o suporte que os trabalhadores da casa de chá se tornaram. Mas muito impactante ler sobre todos os abusos, medos, violência vividas no país.

Paulinha 01/07/2023

Afeganistão anos 2000
A autora conta a história de Sunny dona de uma casa de chá em Cabul, tendo como pano de fundo todo o sofrimento r as restrições que as mulheres sofrem lá.

Permeado por várias narrativas de mulheres fortes, lutando e conquistando várias coisas a história é muito linda e delicada, não traz a dificuldade das mulheres viverem naquela sociedade como ponto principal, mas aborda muito bem.

É muito triste ler todas aquelas restrições, lá nos mulheres somos tratadas como lixo, não existe respeito, é terrível.

Mas o foco do livro é o amor, e lutar para melhorar um pouquinho de cada vez.

Natalya.Afif 31/05/2023

Necessário
Eu amei tanto esse livro que se pudesse eu dava 6 estrelas. Fazia tempo que não me sentia tão imersa numa história. Pesado, triste, necessário, delicado. Simplesmente leiam

Letícia 08/04/2023

Um livro sobre mulheres no Afeganistão no início dos anos 2000
O livro Pequena Casa de Chá em Cabul conta várias histórias envolventes cujo ponto de convergência é a casa de chá de Sunny em Cabul, capital do Afeganistão. As histórias são protagonizadas por mulheres afegãs e estrangeiras que estão perseverando em uma realidade difícil no país.
A autora de fato viveu por um tempo no Afeganistão no período em que se passam as histórias do livro. Pelo que li de sua biografia, vários elementos da história foram baseados em sua experiência real.
Ela conta a história de Sunny, dona da casa de chá, Candance, ex-mulher de um importante diplomata, Isabel, jornalista, Halajan, senhora afegã, e Yazmina, jovem afegã. Isabel tinha estado em Serra Leoa antes, então essa não era sua primeira experiência com a instabilidade da guerra.
É desconfortável ler o tamanho de restrições para mulheres nessa sociedade, inclusive o livro mostra como a liberdade diminuiu depois do talibã através da história de Halajan. Me questiono se é possível uma mulher ter uma vida digna em um lugar assim. Pior, me questiono como essas mulheres vivem agora com o retorno do Talibã ao poder.
De todo modo, apesar do contexto doloroso, o livro descreve de um jeito leve o progresso dessas mulheres em suas missões, os percalços em seus caminhos, os traumas passados, o poder da amizade e a superação de si mesmas.
Esse é um livro ótimo, não é profundo, mas diverte e apresenta uma realidade completamente diferente, descrevendo em detalhes o cotidiano de Cabul e até um pouco do interior.

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2022/10/15/pequena-casa-de-cha-em-cabul/

Brina 07/12/2022

Que surpresa agradável
Confesso que comprei o livro pela capa, achei a capa linda , e é isso, julguei pela capa. Mas que trouxe uma história incrível e muito Emocionante. Clichê no final!? sim, mas eu tava torcendo muito para esses acontecimentos.
Leiam

Nati 11/10/2022

A força da mulheres em um país que só pensa nos homens!
Acabei de terminar de ler "Uma casa de chá em Cabul" e devo dizer... Que leitura!

Acompanhamos a história de Sunny, Halajan, Yazmina, Isabel e Candace que de formas diferentes suas histórias têm algo em comum: A Casa de Chá!

Esse livro nos conta muito sobre o poder das mulheres, mas também sobre a tradição e cultura de Cabul.

Um livro interessante com mulheres incríveis! Vale muito a leitura!!!
Jwjsjwkkakkwkwkw 11/10/2022minha estante
Parece incrivel

Nati 11/10/2022minha estante
Sim é muito bom o livro, super recomendo!!!

Gabyfranhan 12/09/2022

Interessante
Achei muito interessante ler sobre a cultura árabe e um romance em meio ao caos afegão.
A leitura é simples e flui muito bem.
Uma história envolvente e bonita, mesmo diante de uma realidade difícil.
Vale a leitura.

Diocely 11/09/2022

Conhecemos o Afeganistão aenas por seus terroristas, a Al Quaeda e tudo oq de ruim o ser humano pode produzir, neste romance podemos conhecer um pouco da sua cultura, os anseios de homens e mulheres que não concordam com o extremismo religioso tão presente nos países Árabes

Dadá 24/08/2022

Amizade e amor
A relação entre os personagens é tão bonita e profunda.o respeito pelo outro... mesmo com tantas diferenças.
É um livro que mostra um pouco do que é viver no Afeganistão e de como é ser um homem e uma mulher afegã. Os problemas sociais, culturais etc.
Mostra a visão que cada personagem afegão tem de Alá.
Um livro muito bonito sobre amor, amizade e respeito

Keitilisi 15/08/2022

Linda história sobre a força das mulheres
Eu sempre tenho muito interesse sobre livros que tem o Afeganistão como pano de fundo pois sei que serão histórias fortes. Apesar do livro ter muitos personagens eu gostei que a autora deu a devida profundidade e não faltou nada para que o arco de cada uma se completasse. O final foi um pouco óbvio com todo mundo ficando feliz mas enfim, deu um quentinho no coração, todos sofreram muito e fizeram por merecer.

Lilian 02/08/2022

Alegre e importante
O livro traz temas importantes como guerra, tradição e coragem, mas com histórias fofas e um jeito leve de contá-las

Carol.Cuofano 17/07/2022

Belo
Nessa narrativa acompanhamos a história de 5 mulheres que vivem em Cabul por diferentes motivos e a casa de chá acaba sendo um porto seguro para elas e para o nascimento de uma bela amizade, mesmo com todas as diferenças de crenças e culturas.

Mais do que falar sobre o enredo em si, acho que quero lembrar do quanto eu gosto de ler livros que abordem culturas e modos de vida diferentes do meu e o quanto essas narrativas me emocionam e me deixam pensativa.

O papel da mulher no Afeganistão e a submissão a que são submetidas por causa das crenças culturais e religiosas são abordadas na narrativa tanto do ponto de vista das mulheres, Halajan e Yazmina, quanto dos homens, Ahmet e Rashif. O choque que isso causa com a chegada de Candance e Isabel e o quanto Sunny parece já ter entendido e respeita todas essas questões.

A autora escolhe abordar essas questões culturais sem se aprofundar muito e, mesmo mostrando um lado sombrio e escuro de muito sofrimento, ela escolhe o caminho do amor para a condução narrativa.

"Uma pequena casa de chá em Cabul" é um livro lindo, emocionante e cativante.