O brilho do amanhã

O brilho do amanhã Ishmael Beah

Resenhas - O Brilho do Amanhã

RoSousaAlenc 08/10/2021

"O brilho do amanhã" é um dos livros mais tristes, lindos e poéticos que já li na vida. Se em "Muito longe de casa" Ishmael Beah nos retrata de forma crua a guerra civil de Serra Leoa e as atrocidades pelas quais passou, neste romance ele retrata de forma linda e poética sua origem, seu povo, sua cultura, e toda a resiliência necessária para encarar a vida depois da guerra num país tomado pela corrupção e pela exploração capitalista dos países ocidentais.

Absolutamente revoltante, personagens encantadores e apaixonantes, com uma história que possui paralelos na realidade do nosso país dos dias atuais, esse livro superou todas as expectativas.

Helayne.Bessa 04/07/2022

O tipo de final que eu gosto
É o tipo de livro que me faz questionar como um ser humano pode ser tão cruel com outro.
Livros sobre guerras e exploração no geral me deixam muito pensativa, porque sempre fico imaginando que algo semelhante ao que estou lendo pode estar acontecendo em alguma parte do mundo naquele momento.
Apesar das situações tristes, é uma leitura muito boa, onde as situações ruins várias vezes são contornadas pela justiça feita pelas mãos do homem que não se dobra diante do mal.
O final é do jeito que eu gosto, porque não há uma solução mágica e "felizes pra sempre", mas que deixa o coração um pouco mais leve.
Leandro Matos 04/07/2022minha estante
Esse livro é ótimo

Valéria Cristina 06/11/2023

Um país devastado pela guerra
Mais um livro de um autor para mim desconhecido e que me surpreendeu positivamente. Desta vez, escolhi um escritor de Serra Leoa, Ishmael Beah.

A primeira coisa que se destaca da leitura são as palavras que formam a narrativa. Elas não apenas relatam fatos, elas tocam a alma do leitor.

A história se passa na cidade de Imperi e começa quando, depois de anos de guerra, as pessoas começam a retornar ao seu local de origem para tentar ajustar novamente a vida.
A volta delas, que se encontravam espalhadas pelo país (escondidas ou em campos de refugiados), proporciona reencontros, mas também tristeza pela falta que fazem aqueles que não retornam, pois a guerra civil dizimou centenas. Entre os que retornam, muitos estão mutilados. A cidade está destruída e o recomeço não é fácil. O medo do passado se repetir é constante. A visão da cidade devastada e repleta de esqueletos humanos exige força e determinação.

Mais tarde, com a volta da vida à quase normalidade, acompanhamos a chegada da empresa mineradora estrangeira e como a cidade é abalada por esse fato. Vemos o esgarçamento das tradições, a desconsideração pela experiência dos anciãos, a exploração dos trabalhadores, as mortes não veiculadas, os acidentes de trabalho ignorados, a depredação do meio ambiente. Assim, a vida novamente se deteriora. Agora não mais pela guerra, mas pela opressão estrangeira.

A corrupção nos serviços públicos, principalmente dos chefes de aldeias e da polícia, a falta de incentivo à educação, o aumento da prostituição, os crimes, bem como a dependência do capital estrangeiro faz com que alguns partam para a capital do país em busca de melhores condições de vida.

Essa opção que parecia promissora não se mostra tão positiva, uma vez que na capital a vida é ainda mais complexa, considerando-se as dificuldades em uma cidade grande, o abuso do poder, a corrupção desenfreada. A única coisa que mantém acesa a chama da coragem é a presença daqueles que se ama.

De forma poética e inspirada, Beah nos fala da realidade de um país devastado pela guerra que tenta sobreviver diante da imensa desigualdade social e da exploração de suas riquezas pelos detentores do poder e pelas empresas internacionais.

Ishmael Beah é uma ex-criança soldado Serra-leonese, autor do livro de memórias "A Long Way Gone: Memoirs of a Boy Soldier".

Chegou aos Estados Unidos em 1998. Concluiu o ensino médio na United Nations International School em Nova Iorque. Em 2004, graduou-se em Ciência política. É membro do Human Rights Watch Children's Rights Division Advisory Committee, falou várias vezes na ONU, para o Council on Foreign Relations e para o Center for Emerging Threats and Opportunities. Vive em Nova Iorque.

Everton.Paulo 27/05/2022

Fora do eixo
Uma cidade que precisava ser levantada após uma guerra e pessoas dispostas a isso. Nesse romance temos a histórias de pessoas mas também do local sagrado em que vive. Imperi, a cidade da história, é claramente uma personagem do livro, evoluindo a cada página.
Entre os humanos temos os amigos que regressam à cidade na tentativa de recomeço. E aí vemos que as coisas não são simples.
A leitura é muito diferente e achei válido por ser mais um livro fora do meu eixo mais comum.

Marcus 23/05/2023

Resiliência e perseverança
A história de um país devastado pela guerra, onde o que restou da população tenta refazer a vida mantendo suas crenças, tradições, e principalmente, os valores familiares e culturais.

O livro tem algumas lacunas, mas é bem escrito, prende a atenção.

Lilian 18/04/2024

Triste
O livro é muito triste, drama atrás de drama, mas não daqueles que emocionam a gente, só deixa sofrido mesmo