Cartas a Um Jovem Cientista

Cartas a Um Jovem Cientista Edward O. Wilson

Resenhas - Cartas a Um Jovem Cientista

Liny Arguilera 06/03/2024

Recentemente concluí a leitura de "Cartas a um jovem cientista" de Edward Osborne Wilson, em forma de cartas e em textos muito confortáveis o biólogo conta sobre sua jornada enquanto cientista, e dando dicas a jovens intusiastas da ciência.
Em meio a assuntos como ética na ciência, descobertas, fala sobre o que é ciência, o que é fazer e construir ciência, deixa muito claro que para uma pesquisa ir para frente é preciso muito amor, dedicação e trabalho árduo para além da genialidade.
Este foi realmente um livro que me rendeu muitas anotações, e aposto que você também iria adorar aventurar-se com Edward Wilson por florestas, memórias e experiências de um professor de Harvard.

Steffanni 14/01/2024

Começou interessante mas...
Gostei muito do início do livro, das reflexões sobre carreira e paixão pela área acadêmica. Lá pela terceira ou quarta carta, comecei a achar muito repetitivo e de certa forma até fugindo da premissa do título. No final eu já não aguentava mais ler sobre a vida social das formigas. De toda forma, gostei de ler um pouco sobre a carreira de um grande e, de certa forma controverso, cientista. Faz alguns dias que terminei de ler e as cartas que gostei continuam ressonando, então o saldo final foi de uma boa leitura.

Lorran10 12/01/2024

Leitura Obrigatória
É indiscutível a importância de Edward Osborne Wilson para a biologia atual.
A primeira vez que ouvi seu nome foi no primeiro semestre da universidade, sendo a base de uma das disciplinas introdutórias. Na época, não fazia ideia de quem era este homem que havia morrido a menos de um ano, mas graças a esta obra pude conhecer quem hoje é uma das minhas maiores inspirações para seguir na área da biologia da preservação.

O livro é espetacular, mostra bem a importância de nós como futuros cientistas, e também mostra como devemos agir para que possamos, ao menos, tentar chegar próximo aqueles que hoje são nossas inspirações. Também é interessante lembrar algo que nós futuros biólogos já percebemos logo após entrar no curso, a semelhança das infâncias baseadas no amor pela natureza.

Irei guardar com muito carinho e irei ler provavelmente algumas vezes por ano esta obra.

Tamara176 04/01/2024

Leitura crucial para acadêmicos
Se você pretende seguir carreira acadêmica, leia este livro!
Ele trás insights e formas de se enxergar a pesquisa científica e inclusive sobre como determinar linhas de pesquisa com base em argumentos e fatos racionais e importantes que nem sempre consideramos.

Isabelly.Godoy 08/11/2023

Inspirador
Comecei a leitura já com expectativas, estou no primeiro ano do mestrado e, apesar de já ter feito algumas coisas na pesquisa (Iniciações Científicas), sinto que é a primeira vez que faço algo na área que pode ser que seja minha paixão. Assim, li as Cartas em busca de inspiração e motivação para seguir na carreira científica (que sabemos, não é nada fácil).

Para mim, é muito importante ouvir/ler as experiências de pessoas mais velhas e que têm a vontade e humildade de se voltar aos mais jovens para dividir o que aprenderam. Enquanto jovem, preciso colocar as coisas em perspectiva muitas vezes, e entender que o que estou vivendo agora é uma fração da minha vida que um dia se tornará memória. Nesse aspecto, ler sobre os anos de pesquisa de Wilson e sua paixão pela ciência (e pelas formigas) é de fato inspirador.

Entendo as resenhas que criticam o livro pelo seu teor mais pessoal ao final, com foco nas pesquisas do próprio autor, porém para mim isso o humaniza e torna seu relato mais palpável, gosto quando fala de suas experiências específicas, as pessoas com quem conviveu e seus resultados porque me faz acreditar que tudo existiu de verdade.

Recomendo bastante o livro para quem, como eu, está iniciando a carreira científica e talvez precise de um incentivo para se sentir de fato um cientista e a importância do trabalhar com ciência enquanto algo maior que nós mesmos.

Narryman 02/10/2023

Conselho de amigo
Me senti papeando com o Edward. Um livro especial pra mim.

Se você quer enveredar pelas áreas da ciência (especialmente Biológicas) talvez seja uma boa "prozear" com esse livrinho.

Carla.Mariane 17/09/2023

Todo cientista deve ler
Leitura obrigatória para todo cientista. Este livro é muito bom enriquecedor com dica, experiências e exemplos.

Agradeço muito ao Edward Wilson, livros como este são necessários para nós pesquisadores.

Nayla Nascimento 26/03/2023

Um livro bom para se ler no início a sua vida científica. Principalmente início de graduação. Indico.

Rafael.Ricciardi 07/02/2022

Descanse em paz, Wilson...
No final de 2021, nos deparamos com a triste notícia do falecimento de Edward Osborne Wilson, um dos maiores entomólogos do mundo contemporâneo. Para quem estuda insetos sociais, Wilson é uma espécie de papa, não no sentido de louvarem mesmo quando ele está errado, mas no sentido de que seus segudores admiram sua dedicação de 70 anos a entender esses animaizinhos tão pequenos. Além disso, vale lembrar que Wilson também é muito influente em toda a área da biologia evolucionária, tendo inclusive fundado a Sociobiologia, uma corrente que aborda conceitos como o da "seleção multinível". Visto esse repertório, torna-se óbvio o fato de que ouvir conselhos sobre como percorrer a carreira científica com sucesso da boca desse cara é um privilégio enorme e algo que promete muitos frutos ao ouvinte. Sob esse aspecto, Wilson não decepcionou. Além de trazer conselhos diretos que podem ser transcritos a um caderninho ao lado do leitor, ele refaz boa parte de sua carreira para exemplificar como seus conselhos funcionam no meio científico. Obrigado por nos conceder mais um privilégio, Sir Edward O. Wilson, e descanse em paz.

Angelo.Miguel 16/12/2021

Um bom incentivo
O livro trás um ânimo para aqueles que pensam em seguir ou já estão na carreira científica. Esse livro é especialmente interessantes para biólogos, pois o autor é um grande biólogo e conta um pouco sobre sua trajetória.

Joyce Chies 11/11/2021

Cartas a um jovem cientista
Pequenino porém poderoso. Esse livro é uma coletânea de cartas, escritas por um dos biólogos mais proeminentes do mundo, inclusive ganhador de dois prêmios Pulitzer.

O começo é empolgante, com dicas bem objetivas sobre começar na ciência. Com o decorrer da leitura, o livro foi ficando mais arrastado (tem bastante biologia, mais especificamente entomologia, então quem gosta disso vai amar!).

A última carta é curta e extremamente relevante, fala sobre competição e sobre ética.

Enfim, é um livro escrito por um cientista para futuros cientistas, com exemplos reais das dificuldades e alegrias da pesquisa.

Para quem já tem vivência na área, talvez diga o óbvio, mas para jovens que estão escolhendo qual caminho devem seguir, é um livro lindo, leitura importante!

LetAcia1103 19/09/2021

"Cartas a um jovem cientista" tem boas reflexões na maioria das vezes e coisas interessantes em alguns capítulos, mas o autor fala /muito/ sobre as experiências dele, não de um jeito que some pro conteúdo, mas de um jeito que "gasta" uns 3 ou 4 capítulos e não muda muita coisa. É como se não encaixasse no livro. Acho comecei a ler com uma expectativa alta e, além disso, certas falas (sobre carreira e pesquisa, num olhar meio limitante) me incomodaram e não foi uma leitura tão boa quanto esperava. Apesar disso, principalmente no começo, tem uns conselhos e pensamentos bem legais (como sobre biodiversidade) mas a capa provavelmente é um dos principais pontos fortes pra mim.

Sorvetinho 01/08/2021

Tem informações relevantes, mas muita autopromoção
É um livro que eu indico para qualquer um pesquisador iniciante, mas no decorrer do livro, principalmente nos últimos capítulos, achei que fugiu da temática, foi mais autopromoção dos seus trabalhos e do brilhantismo do autor.
Foi um livro que demorei muito pra terminar, por achar cansativo e chato.

Bruna.Lourenco 31/01/2021

Ótimas dicas e exemplos para cientistas iniciantes
?Os caminhos potenciais que você pode seguir em uma carreira científica são muitos. Sua escolha pode levá-lo a um dos cenários que descrevi, ou não. O tema que serve para você, assim como no amor verdadeiro, é aquele pelo qual você se interessa e que provoca paixão e promete prazer durante uma vida de dedicação.?

Vítor.Cerati 09/01/2021

O livro acabou se voltando muito para as experiências que viveu Edward O. Wilson, algo que me desapontou levemente pelo fato de eu estar esperando um livro muito mais repleto de conselhos para o futuro cientista (por me tratar de um). O livro é montado de tal forma que o próprio leitor muitas vezes tem de imaginar possíveis conselhos para si mesmo a partir da vida do escritor. Apesar disso tudo, gostei bastante do livro pelo motivo de apresentar muitos tópicos de ecologia e biologia evolucionária e eu me interessar muito por essas áreas, fato, inclusive, que faz com que eu não recomende esse livro para não entusiastas das biológicas.
Em suma: gostei bastante do livro mas esperava uma abordagem diferente do tema destinado ao "jovem cientista". 3,5/5