Cartas a Um Jovem Cientista

Cartas a Um Jovem Cientista Edward O. Wilson

Resenhas - Cartas a Um Jovem Cientista

Vinicius.Novo 01/08/2020

Inspirador
Não sei se consigo expressar bem minha opinião sobre este livro, mas posso com toda certeza considera-lo inspirador. Eu enquanto um "jovem cientista" senti um paixão ainda maior pelo que faço, e honrado por ter a oportunidade de ser um pesquisador.
Williany.Maria 03/01/2023minha estante
Vc faz o que? Faz Química?

Steffanni 14/01/2024

Começou interessante mas...
Gostei muito do início do livro, das reflexões sobre carreira e paixão pela área acadêmica. Lá pela terceira ou quarta carta, comecei a achar muito repetitivo e de certa forma até fugindo da premissa do título. No final eu já não aguentava mais ler sobre a vida social das formigas. De toda forma, gostei de ler um pouco sobre a carreira de um grande e, de certa forma controverso, cientista. Faz alguns dias que terminei de ler e as cartas que gostei continuam ressonando, então o saldo final foi de uma boa leitura.

Inês 22/02/2020

Inspirador
Edward O Wilson foi um grande cientista e nesse livro é também um grande guia. Num tom pessoal o autor dá conselhos à pessoas que estão começando sua carreira científica e para isso se embasa nas suas próprias experiências. Apesar dele mesmo indicar para cientistas jovens acredito que ele sirva para todas as idades, nem tanto pelo conselhos mas pelas histórias, e com certeza para os jovens os conselhos são muito norteadores.

Joyce Chies 11/11/2021

Cartas a um jovem cientista
Pequenino porém poderoso. Esse livro é uma coletânea de cartas, escritas por um dos biólogos mais proeminentes do mundo, inclusive ganhador de dois prêmios Pulitzer.

O começo é empolgante, com dicas bem objetivas sobre começar na ciência. Com o decorrer da leitura, o livro foi ficando mais arrastado (tem bastante biologia, mais especificamente entomologia, então quem gosta disso vai amar!).

A última carta é curta e extremamente relevante, fala sobre competição e sobre ética.

Enfim, é um livro escrito por um cientista para futuros cientistas, com exemplos reais das dificuldades e alegrias da pesquisa.

Para quem já tem vivência na área, talvez diga o óbvio, mas para jovens que estão escolhendo qual caminho devem seguir, é um livro lindo, leitura importante!

Sorvetinho 01/08/2021

Tem informações relevantes, mas muita autopromoção
É um livro que eu indico para qualquer um pesquisador iniciante, mas no decorrer do livro, principalmente nos últimos capítulos, achei que fugiu da temática, foi mais autopromoção dos seus trabalhos e do brilhantismo do autor.
Foi um livro que demorei muito pra terminar, por achar cansativo e chato.

Léo 26/12/2020

Um livro que dá fôlego a jovens cientistas a persistirem. Escrito de uma forma a aproximar o leitor, o livro ilumina horizontes e acima de tudo inspira.

Wynícius 17/05/2020

Necessário
Existem muitas obras voltadas para os entusiastas na academia cientifica, essa que vai durar décadas da sua vida se você realmente quiser contribuir para o escopo acadêmico e humano. Na obra do professor Wilson, ele descreve por detalhes os caminhos que ele tomou e os efeitos que isso teve em sua vida. Nos concede dicas para termos uma noção do que vamos enfrentar e do que precisamos fazer para evitar enfrentar certas coisas. E nós conta o causo de uma grande cientista americana que foi sua orientada e hoje carrega um grande nome na entomologia.
Sem dúvida uma ótima obra introdutória a vida desse renomado cientista e autor e ao mesmo tempo uma ótima obra para ajudar os futuros cientistas e autores.

Paula 29/11/2020

Visão particular do autor
Olha devo dizer que não me pareceu um livro muito inspirador. Na primeira metade do livro o autor conta sua história que, por mais que seja interessante, não me parece poder ser um parâmetro por vários motivos. Muitos de seus ?conselhos? me pareceram absurdos e até mesmo abusivos. Não por acaso muitos desistem da vida científica pq simplesmente exigem sua total abdicação da vida. Em um momento o autor menciona que cientistas não devem nunca tirar férias (!!). A segunda parte do livro trata sobre assuntos que o autor estudou então, se vc não gosta de formigas, vai achar bem entediante. Sinceramente fiquei um pouco decepcionada com o livro, já que o autor é de fato um gênio da biologia.

Liny Arguilera 06/03/2024

Recentemente concluí a leitura de "Cartas a um jovem cientista" de Edward Osborne Wilson, em forma de cartas e em textos muito confortáveis o biólogo conta sobre sua jornada enquanto cientista, e dando dicas a jovens intusiastas da ciência.
Em meio a assuntos como ética na ciência, descobertas, fala sobre o que é ciência, o que é fazer e construir ciência, deixa muito claro que para uma pesquisa ir para frente é preciso muito amor, dedicação e trabalho árduo para além da genialidade.
Este foi realmente um livro que me rendeu muitas anotações, e aposto que você também iria adorar aventurar-se com Edward Wilson por florestas, memórias e experiências de um professor de Harvard.

JPHoppe 11/10/2015

Livros direcionados ao cientista em início de carreira existem aos montes. O que destaca "Cartas a um Jovem Cientista" é com certeza a beleza da narrativa de seu autor, o veterano Edward O. Wilson. Wilson tem hoje a distinção de ser um dos mais antigos autores e pesquisadores das Ciências Biológicas, e um dos poucos que manteve-se atualizado com todas as grandes reviravoltas da área.

O livro é mais direcionado para o jovem cientista. Aquele que está começando agora, que precisa do incentivo e da visão do que é possível. Que precisa de um guia na infinita floresta de possibilidades e caminhos possíveis nessa que é uma das áreas mais vastas do conhecimento. Mas também é direcionado ao pesquisador mais calejado. Ao veterano. E por que não, para qualquer pessoa que tenha um mínimo de curiosidade em desvendar a biodiversidade.

É um livro curto, mas com lições valiosas calcadas em exemplos de vida muito interessantes. Fica até difícil desgrudar do livro, e fica uma sensação de abandono quando se chega no final. Mas também dá a vontade de abrir alguns outros livros e artigos, pensar em ideias e testá-las. Fazer ciência.

Núbia Esther 13/10/2015

“Todo mundo sonha acordado, como um cientista, de alguma forma. Fantasias elaboradas com disciplina são a grande fonte de todo o pensamento criativo. Newton sonhava, Darwin sonhava, você sonha. As imagens evocadas são a princípio vagas. Elas podem variar de formato e surgir ou desaparecer. Elas se tornam um pouco mais sólidas quando desenhadas em diagramas em blocos ou folhas de papel, e ganham vida à medida que se buscam e se encontram exemplos reais. ” (Página 31)

Provavelmente não há um biólogo do campo da zoologia, ecologia, e/ou evolução que não tenha ouvido algo sobre Edward O. Wilson. Em algum momento da graduação, você conheceu ou conhecerá um pouco mais sobre esse cientista, que escolheu estudar as formigas e que fez importantes contribuições nas áreas da sociobiologia, da biogeografia de ilhas e do comportamento das formigas. Mas, acima de tudo, pelo seu comprometimento em proteger a biodiversidade da Terra e em compartilhar o conhecimento científico por meio de diversos livros publicados, muitos deles, voltado ao público geral como o A Criação: como salvar a vida na Terra ou Diversidade da Vida.

Em Cartas a um Jovem Cientista, seu público é um pouco mais focal, mas ainda assim é abrangente no sentido de não se direcionar apenas aos aspirantes as carreiras científicas nas áreas biológicas, mas também em outras áreas da ciência como a química e a física. Escrito no formato de epístolas, Wilson compartilha vinte cartas sobre o amor pela ciência e o prazer pela descoberta. E Wilson tem muitas histórias para compartilhar. Histórias de quando era garoto e colecionava insetos, de quando passou um tempo interessado pelas serpentes na época que fora escoteiro, e de como acabou escolhendo as formigas para serem suas companheiras pelo resto de sua vida científica. Seus primeiros passos na academia, suas expedições em busca de seus graais, seu envolvimento com os projetos de seus orientados e sua dedicação para fornecer a eles todo o suporte necessário para o bom encaminhamento de suas pesquisas.

Partindo da paixão que muitas vezes é (ou pelo menos deveria ser) a mola propulsora para se decidir pela carreira científica, Wilson discorre sobre o processo criativo, as ferramentas necessárias para se dar bem na ciência, a importância da escolha dos seus mentores, a coragem para encarar o desconhecido, a renovação diária da curiosidade e a ética que deve pautar toda a carreira de um bom cientista. Tudo ilustrado por suas experiências: seus sucessos, fracassos e histórias curiosas. Situações que poderiam muito bem, estar retratadas em uma biografia, mas que aqui nos ajudam a perceber o quão bela e o quão recompensadora (e não estou me referindo à parte material) a ciência pode ser.

Os textos são tão claros, fluídos, bem-humorados e repletos de entusiasmo que arrisco dizer que mesmo aqueles que não gostam de ler cartas podem curtir muito a experiência. Leitura mais do que recomendada para os que pretendem iniciar a carreira na ciência, afinal, algumas dicas não são tão válidas quando você já definiu seu campo de estudo há algum tempo. Mas, também é uma leitura inspiradora para aqueles que já colecionam sua parcela de vitórias e fracassos. Algumas dicas, são para a vida toda.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/10/11/cartas-a-um-jovem-cientista-edward-o-wilson/

Rei 24/08/2020

Mais ou menos cumpre seu papel
?Cartas a um jovem cientista? expõe relatos pessoais do autor (renomado cientista natural) que buscam demonstrar ao leitor a experiência e a sensação de viver para a ciência. Contudo, o autor não explora outros campos além da biologia, isto é perdoável levando em consideração o mantra de Edward em priorizar a área pela qual ele tem autoridade sobre o que fala, porém isso é um erro gravíssimo quando considerado o título dado a obra. No mais, traz curiosidades e motivações magnificas do mundo da ciência.

Vítor.Cerati 09/01/2021

O livro acabou se voltando muito para as experiências que viveu Edward O. Wilson, algo que me desapontou levemente pelo fato de eu estar esperando um livro muito mais repleto de conselhos para o futuro cientista (por me tratar de um). O livro é montado de tal forma que o próprio leitor muitas vezes tem de imaginar possíveis conselhos para si mesmo a partir da vida do escritor. Apesar disso tudo, gostei bastante do livro pelo motivo de apresentar muitos tópicos de ecologia e biologia evolucionária e eu me interessar muito por essas áreas, fato, inclusive, que faz com que eu não recomende esse livro para não entusiastas das biológicas.
Em suma: gostei bastante do livro mas esperava uma abordagem diferente do tema destinado ao "jovem cientista". 3,5/5

Rafael.Ricciardi 07/02/2022

Descanse em paz, Wilson...
No final de 2021, nos deparamos com a triste notícia do falecimento de Edward Osborne Wilson, um dos maiores entomólogos do mundo contemporâneo. Para quem estuda insetos sociais, Wilson é uma espécie de papa, não no sentido de louvarem mesmo quando ele está errado, mas no sentido de que seus segudores admiram sua dedicação de 70 anos a entender esses animaizinhos tão pequenos. Além disso, vale lembrar que Wilson também é muito influente em toda a área da biologia evolucionária, tendo inclusive fundado a Sociobiologia, uma corrente que aborda conceitos como o da "seleção multinível". Visto esse repertório, torna-se óbvio o fato de que ouvir conselhos sobre como percorrer a carreira científica com sucesso da boca desse cara é um privilégio enorme e algo que promete muitos frutos ao ouvinte. Sob esse aspecto, Wilson não decepcionou. Além de trazer conselhos diretos que podem ser transcritos a um caderninho ao lado do leitor, ele refaz boa parte de sua carreira para exemplificar como seus conselhos funcionam no meio científico. Obrigado por nos conceder mais um privilégio, Sir Edward O. Wilson, e descanse em paz.

Nirley 06/02/2020

Nunca pensei que formiga fosse um bicho tão interessante...
Esse livro me surpreendeu!
Eu comecei a leitura bem desinteressada, enquanto devorava os capítulos me vi super curiosa e adorando os assuntos abordados.
Apesar de ser "dicas" para quem quer se tornar um cientista, o leitor (mesmo não sendo ou querendo ser cientista) aprende bastante coisa sobre os seres vivos e isso é tão interessante?