Eu sou Malala

Eu sou Malala Malala Yousafzai...

Resenhas - Eu sou Malala

Fê Criativos e Divertidos 22/04/2024

Como não se apaixonar por Malala?
"- Você está com medo? - perguntei.
- À noite nosso medo é grande jani - ele disse. - Mas de manhã, à Liz do dia, encontrarmos nossa coragem novamente."
Mais uma leitura concluída das #dicadeleituradaminhafilhaclarice
Eu já havia lido Malala: a menina que queria ir para a escola, que é uma versão mais infantil da história.
Agora, nessa versão mais juvenil, me apaixonei mais uma vez por essa alma poderosa que é a Malala e pela família dela!

Isabelle 15/04/2024

'eu sou Malala'
Malala quase foi morta com um tiro na cabeça voltando da escola, quase pagou com sua vida pela luta da educação das meninas e mulheres, enquanto as meninas de sua idade queriam ser médicas ela queria ser inventora, Malala tinha uma paixão pelos estudos que quando fecharam a escola impedindo de meninas e mulheres poderem estudar ela ficou muito triste, e hoje eu vejo e percebo o quanto somos honrados pela educação, Malala foi tão forte, tão nova passando por coisas que crianças não deveriam passar, por medo, medo de amanhã acordar e não estar vivo e não tiver sua família ao seu lado, não consigo imaginar a dor que ela deveria ter passado todos esses anos, mas Malala foi uma heroína, não acho que tenha sido coincidência que seu nome seja homenagem a malalai de maiwand, a maior heroína do Afeganistão.

Emanuele.Lucas 14/04/2024

Inspirador
A história de Malala é muito bonita e inspiradora e o livro traz isso de forma bem detalhada. É um leitura mais densa, então você acaba demorando pois são muitas informações.
De maneira geral, achei muito interessante entender mais sobre a situação no Paquistão e dos países próximos.

Recomendo a leitura!

Duane5 13/04/2024

Uma realidade totalmente diferente da nossa, onde uma menina nem se quer tinha o direito de estudo e um local onde existia muita fome.

your worst nightmare :) 11/04/2024

Mais ou menos
Eu acho a história da malala super interessante, mas a forma como os fatos são contados no livro tira toda a graça. é mais sobre a vida no swat do que sobre a malala em si.

studygaabss 04/04/2024

Uma autobiografia surreal sobre uma menina que só queria as mesmas oportunidades de estudo que os meninos da mesma idade.
Me emocionei demais toda vez que ela conta sobre essa importância que estudar tem na vida dela. Reflexão gigantesca!
Me tocou a mente e o coração.

Carolina 28/03/2024

Não gosto da ideia de dar nota paras biografias.
Gostei de conhecer a história de Malala.
Tive dificuldade de acompanhar algums fatos do Paquistão, mas nada que atrapalhe a leitura.

slkozume 27/03/2024

Li tao rápido
é um ótimo livro, relata as vivências de malala de forma compreensível, só n dou 4,5 ou 5,0 pq li ele rápido demais e n aproveitei mais, n me adentrei no livro, e a lembrança n marcou. a propósito, li para fins acadêmicos!

Vanessa1915 24/03/2024

Impactante
"Comecei a entender que a caneta e as palavras podem ser muito mais poderosas do que metralhadoras, tanques ou helicópteros. Estávamos aprendendo a lutar e a perceber como somos poderosos quando nos manifestamos".

Durante muitos momentos da leitura tive que fechar o livro e parar alguns segundos para respirar e refletir, na minha cabeça parece surreal que ainda no século XXI meninas sejam proibidas de irem para a escola simplesmente por serem meninas ou que as pessoas ainda matam sem culpa em nome de religião. Parece surreal, mas ainda é a realidade de muitos países.
Mas também me peguei surpresa pela garra da Malala, por lutar desde nova pela educação e lutar pelo direito de outras tantas mulheres que não possuíam voz em um país que as silenciam desde o nascimento.
O apoio do pai da malala foi algo que me surpreendeu e aqueceu meu coração em tantos momentos durante a leitura, em um país onde homens prendem mulheres em tantos sentidos, ele deixou ela livre para ser quem ela era e como dizem aqui na Bahia ela foi grandona sem medo!!
Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida para aprender a olhar a educação com outros olhos ?

LorenaFontes 23/03/2024

Luta pelo direito a estudar
Já tinha ouvido falar sobre Malala várias vezes, sobre sua luta e seu atentado. Mas ter um contexto familiar, regional, acesso ao seu pensamento de menina pashtun enriqueceu mais sua história.
É lindo ver como seu pai lutou pela educação e passou seu amor para Malala.
A filha mulher que muitas vezes no islã é renegada, foi adorada acima de tudo, e encorajada a seguir seus sonhos e fazer o seu melhor. O crime é o de menos nessa história tão rica, e que se entrelaça com a história mundial moderna.
O livro foi bem escrito, poucas vezes me senti cansada lendo ele. É uma leitura densa por si só, mas não deixa de ser cativante.

Obvioussah 20/03/2024

Um retrato admirável da corajosa Malala
Como o livro é uma biografia acho que n cabe opinar sobre a história em si, mas devo dizer que a escrita é meio chata de se ler, haha.

Gabriel Renato 19/03/2024

Em sua autobiografia Malala faz muito mais do que apenas contar sua história, ela inspira os leitores a lutarem pelos seus direitos, assim como representa o povo Paquistão em suas lutas contra o Talibã e pelos direitos das mulheres de estudar. O discurso se intensifica quando nos deparamos com a antiga rotina da ativista ou outro ponto pessoal durante a leitura, nos fazendo ter constantemente a noção de que durante toda aquela luta muitas das pessoas mais afetadas eram crianças, como Malala era, e que uma delas teve a coragem de lutar contra tudo.

mirrorballgio 15/03/2024

?Quem é Malala? Malala sou eu, e está é a minha história.?
Primeira coisa que eu gostaria de deixar claro é que não dei cinco estrelas pela minha experiência lendo o livro. Eu na verdade não acho justo dar nota para livros que são autobiografias, biografias ou memórias, mas eu também não conseguiria deixar 0 estrelas. Logo, achei as cinco estrelas mais adequado.

Esse foi um dos livros mais didáticos que já li. Além da história da Malala em si, ele também conta muito sobre a história do Paquistão e os costumes lá, o que é extremamente interessante, já que nós normalmente não vamos atrás dessas informações. Então entender o que estava acontecendo no Paquistão em diversos contextos históricos (como no onze de setembro) foi novo pra mim.

E o que falar sobre Malala? Uma das pessoas mais fortes que já li sobre. Ela e a família dela foram símbolo de resistência, e eu admiro demais a maneira que lutaram pela educação com tanto afinco e paixão. Sem contar a coragem que precisaram para continuar persistindo em sua escola mesmo com as ameaças do talibã, que sinceramente, me deixaram horrorizada.

A realidade dos paquistaneses, principalmente das mulheres, era revoltante. Foi triste ver como o fanatismo religioso e a distorção do sagrado para interesses próprios causou a morte e tortura de tantas pessoas em pleno século 21. As mulheres foram totalmente desumanizadas, reduzidas à meros objetos sem qualquer valor.

Deveríamos ter mais Malalas no mundo. Ainda vivemos uma realidade aonde milhões de crianças não tem educação, aonde meninas são obrigadas a se casar muito cedo, aonde a religião ainda é usada como uma desculpa para misoginia.
Esse livro mexeu muito comigo e me fez repensar sobre os meus próprios privilégios, de ter o acesso à educação e de poder me expressar livremente sem sentir o medo que Malala e outros sentiam. Recomendo essa leitura pra todos, sem qualquer exceção.

Carol Martins 14/03/2024

Confesso que sabia muito pouco sobre a história do Paquistão quando peguei o livro pra ler!
Malala nos conta que antes de ser Paquistanesa, é islâmica e antes de ser islâmica é patchum. Dá pra entender bastante sobre essas três características que eu tinha tantas dúvidas.
A autora é uma inspiração. É admirável o quanto ela luta pela educação e por nós mulheres enquanto escuta de todo lado que ela tem que parar. Espero que um dia não sejamos mais caldas e a realidade se torne nem diferente do que ela viveu e vive!