A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras

A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras Neil Gaiman

Resenhas - A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras

mari 30/04/2022

li despretensiosamente, não sabia sobre oq era o livro, no começo apenas me entreti com a caça ao tesouro, até que foi ficando mais profundo.
fui surpreendida, não esperava a pequena virada de mesa, então eu gostei.
acredito que em contos, é comum coisas ficarem em aberto e o leitor apenas imaginar.

Sammy.Sousa 16/03/2022

A narrativa é muito fluida, e curto mas é profundo e dá pra refletir sobre tantas coisas, enquanto eu tava lendo fui montando mil e uma teorias. Sem falar que as ilustrações são lindas.

@thereader2408 19/11/2021

"A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras" veio a público a primeira vez em um festival do Sydney Opera House chamado Graphic em 2010, onde Neil Gaiman fez uma leitura, em um pouco mais de uma hora, sobre dois homens caminhando por uma Escócia do passado, semelhante àquela das rebeliões jacobitas. Sua história história teve como inspiração os livros de Otta F. Swire e a deslumbrante paisagem nórdica da Ilha de Skye. Gaiman convidou o artista Eddie Campbell para desenhar algumas ilustrações para o conto que futuramente viriam a compor partes desse livro.

O conto primeiramente foi publicado em uma coletânea chamada "Stories" recebeu o "Locus Award" e o Shirley Jackson award, ambos na categoria melhor conto. Campbell a pedido de Gaiman fez mais ilustrações para ser projetado em outros festivais de leitura (imagina! Ir em um festival literário e encontrar o Gaiman lendo as próprias histórias? Sonho...) e por fim, Gaiman e Campbell acabaram criando esse livro que foi publicado em 2014, que não é uma Graphic Novel e nem prosa pura, mas provavelmente é bem diferente do que você já leu do Neil Gaiman.

A história vai narrar a jornada de Johnny e sua busca por um tesouro escondido em uma caverna de uma terra distante e sombria, onde poucas pessoas conseguem chegar e as que conseguem acessar o tesouro nem sempre terminam do jeito que esperavam. Johnny precisa encontrar um homem chamado Calum MacInnes, pois esse é um dos poucos que podem levar Johnny até a Montanha Escura. Dizem que a Montanha Escura possui tudo o que o homem mais deseja, mas este só pode sair da Montanha com aquilo que puder carregar e todos sabem que esse tesouro traz uma maldição, o que afasta muitos aventureiros.

Gaiman sabe muito bem como narrar uma história e nós sabemos que o autor é um estudioso de mitologia e provavelmente veremos símbolos espalhados ao longo de suas histórias e em muita das vezes precisamos ler mais de uma vez para pegar todas as informações. Em "A verdade é uma caverna nas montanhas negras" vemos uma história de vingança, culpa, ganância, arrependimento e violência e como esta pode despertar o pior do ser humano.

@thereader2408

Rê Lima 15/11/2021

É difícil eu gostar de contos, com algumas exceções, claro, mas achei ótimo e as ilustrações são maravilhosas!

_Wesley_ 25/10/2021

Limitado
A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras possui uma ambientação incrível e detalhes que fazer o leitor viver a jornada para a ilha das brumas. No entanto, apesar de entreter rapidamente com o mistério proposto, não entrega um desfecho satisfatório em seu final. parece que o autor não pensou em como acabar a história, mas sim no ambiente em que ela aconteceria.

Dan 28/06/2021

Uma história de vingança com o mistério e magia de Gaiman. Um bom livro, mas incompleto, de cerra forma. Não é o melhor livro dele, mas não é o pior.

William 11/06/2021

Uma jornada com revelações sombrias.
O livro é curto, com belas ilustrações e a narrativa é bem construída, te prendendo do início ao fim. Lendo e olhando as ilustrações, senti que estava caminhando ao lado deles. Os dois personagens são profundos e marcantes. No início pensei seria uma simples aventura, mas revelou uma jornada com surpreendentes revelações com um final surpreendedor e assombroso. E uma das frases que me marcou foi “a morte aguarda no futuro de todos nós”. Se você quer ler algo diferente, é um conto indicado.

kethlyn 27/05/2021

Encantador
Esse conto de Neil Gaiman, tem uma narrativa suave e que envolve completamente o leitor em uma aventura com dois homens pela Escócia em busca de uma caverna.
Um conto agradável para diversos tipos de leitores.

Kellvyn.Rios 12/04/2021

Pelo menos as ilustrações ficaram legais..
Fiquei no aguardo de uma resolução, alguma moral da história, mas no final foi só aguardo e nada resolvido..

niphredil 11/03/2021

Sempre que eu entro em uma ressaca literária, busco ler alguma obra do Gaiman para retomar o ritmo de leitura que eu gosto de ter, pois Gaiman consegue me prender de um jeito que poucos outros autores conseguem. Foi uma ótima escolha ter retomado minhas leituras com este conto, que tem um final um tanto surpreendente, diferente do que eu esperava. Mesmo sendo uma história bem pequena, os personagens têm uma boa construção. Eu sempre vou recomendar qualquer obra de Gaiman, então é claro que recomendo este conto.

Aninha.Fillinger 19/01/2021

Espetacular
Um conto com uma história tão profunda. Não esperava algo que em fizesse refletir, e me apegar aos personagens tão rapidamente, muito bom mesmo, sem contar que as ilustrações são impecáveis. Amei!

Rafa 03/01/2021

Esperava um pouco mais mas gostei
Achei o livro bem legal, a história é bem trabalhada tanto quanto o final, mas não traz reflexões tão profundas quanto eu esperava. No entanto vale a pena ler.