A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras

A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras Neil Gaiman

Resenhas - A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras

1 | 2 | 3 | 4

fer 17/07/2020

como li em uma resenha/indicação: nunca é fácil escrever sobre os livros do Neil Gaiman.
este, como os outros, possui um gosto particular e próprio, muito fora do habitual (como todos os livros dele), com certa complexidade no decorrer da história e é incitador, do comecinho até o final.
as ilustrações de Campbell são tão maravilhosas quanto a escrita de Gaiman.
eu sou uma pessoa que gosta de teorizar qualquer história, eu saquei na metade do livro o drama da história, embora que em algumas partes faltem explicações, é bem estruturada e fácil de entender.
um conto sobre vingança e ganância que ganhou minha admiração (once again), e que recomendo!

Emerz 10/07/2020

Um ótimo conto do Neil Gaiman, bem nos moldes que ele gosta de nos contar uma história, nos transportando por uma jornada onde a cada palavra, frases, pausas e metáforas fazem seu papel de nos tornamos mais do que espectadores nas suas histórias.

Wardson 31/03/2020

Trata-se daquelas leituras introspectivas, que forçam a nos incomodar com os acontecimentos, seja o mais ínfimo que for, como o vento frio sobre a pele em um dia cinza.
Guarda metáforas leves que falam de verdade e segredo, pesar e vingança.
A verdade é mesmo uma caverna em uma montanha sombria e o caminho até ela é traiçoeiro e nebuloso como o revelar de segredos malignos.
O que a verdade significa para cada um de nós e o quanto sabemos lidar com ela e suas consequências? Bom, o conto de dois homens em uma jornada sobre uma montanha pode nos trazer estas questões.
A lenda conta sobre uma caverna que retém um tesouro que nenhum morador nativo almeja alcançar, pois a verdade encoberta em sombras aparentemente tem seu preço a cobrar.
Pois a verdade não é para os frascos.

@bibliotecagrimoria 25/02/2020

Belamente ilustrado por Eddie Campbell (Do Inferno, em parceria com Alan Moore) e com roteiro de Neil Gaiman, o livro aborda temas complexos como cobiça, perdão e vingança. Vale dar destaque para a forma utilizada pelos autores para narrar a obra, muito da história é narrada em forma de quadrinhos, mesclando-os com o texto da obra em si. Isso torna o conto mais interessantes de ler. Cada cena é muito bem ilustrada, o que deixa pouco espaço para divagações sobre como seriam os cenários descritos, ajudando o leitor que apresenta certas dificuldades imaginativas a se localizar nas cenas descritas.

Uly 17/02/2020

Ótima Leitura
Simples e fascinante.Trata se de um livro com belas ilustrações com adoção do papel couché e ótima gramatura, faz se necessário pontuar, o conto é envolvente com um final surpreendente. Os personagens são cativantes o que conduz o leitor a torcer e especular durante toda a aventura.
Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagran. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande icentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

site: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

Luana Vinuto 14/11/2019

O abismo entre a culpa e a vingança!
Iniciei a leitura sem muita expectativa, mas fui lançada a atmosfera da história de forma arrebatadora já na primeira página do livro.
" Posso me perdoar por muitas coisas. Por onde o deixei. Por aquilo que fiz. Mas não vou me perdoar pelo ano que detestei minha filha…"
“ Odeio a mim mesmo por isso, e nada pode aliviar essa sensação...”

A leitura me surpreendeu do começo ao fim, sentir cada linha do conto! Achei genial a sacada do final do livro. O conto é leve, fluído, forte pela mensagem que transmite e cheio de belezas escondidas nas suas entrelinhas. Recomendo a leitura!Vale muito a pena.

Fabricio.Fracaro 26/07/2019

O Conto da Caverna
Falando do livro. É um livro muito bonito, com ilustrações bem artísticas e rusticas, muito bom de ler, a leitura flui de forma simples, em 1 hr terminei de ler.
A história. Uma história rápida sem rodeios, um pouco fantasiosa, mágica e até mesmo assustadora, me parece uma história que alguém conta numa roda de fogueira, gostei muito, vale a leitura.

Caderneta Colorida 08/01/2019

Não é o melhor conto de Neil Gaiman
Porém, achei interessante, a arte é bacana. A resenha dele está no meu perfil no Instagram

site: http://www.instagram.com/cadernetacolorida

Paulo 11/06/2017

Escrever alguma coisa sobre uma história de Neil Gaiman é sempre muito difícil. São sempre histórias detentoras de uma estrutura complexa e com símbolos espalhados por todo o lado. Gaiman não é um autor que te explica detalhadamente o que ele pretende na história. Caracteristicamente ele costuma deixar a interpretação de suas histórias para os leitores. Quase sempre eu preciso fazer uma segunda ou até uma terceira leitura para tentar pegar novas pistas sobre o todo deixado por ele.

Johnny é um anão que está tentando chegar até a Montanha Escura. Para chegar até lá ele precisa de um guia que conheça a região. Callum McInnes é um homem da fronteira vivendo sua vida simples ao lado de seu filho. Segundo as lendas, a Montanha Escura possui tesouros incalculáveis. Mas, um homem só pode sair com aquilo que puder carregar em suas mãos. Esse tesouro parece não trazer nenhuma felicidade a quem sai da montanha.

Vou falar primeiro da ambientação que é o mais simples. Ao não impor uma temporalidade específica, Gaiman torna a sua história atemporal. Isso acaba beneficiando a história ao fornecer um ar de fábula ou mito. Johnny e Callum parecem estar em algum lugar nas highlands, uma região de topografia elevada situada na Escócia. As roupas usadas pelos personagens, kilts, nos fornecem uma pista sobre onde eles podem estar. Mas, Gaiman dá espaço para situarmos a história em qualquer lugar.

Os personagens são bem construídos. Por ser uma história que analisa o íntimo de seus personagens, não há necessidade de povoar com uma quantidade enorme de personagens. As motivações de Johnny e Callum são bem apresentadas só tendo um desenvolvimento interessante no final. Apesar disso, Gaiman fornece algumas pistas durante a travessia do que planeja fazer no final. Esta história é bem redondinha, ou seja, tudo faz sentido.

Eddie Campbell soube captar bem algumas cenas da história. Existe todo um clima melancólico na história, simbolizado pela presença quase permanente de um clima escuro, chuvoso ou enevoado. Esta é a maneira como o autor constrói o humor de sua história. Achei as expressões faciais do protagonista fantásticas. Faz um contraste entre o seu tamanho infantil e toda a carga emocional que ele carrega.

Apesar de parecer uma fábula, o livro é uma história de violência e vingança. Em como a violência desperta aquilo que existe de pior em nossos corações. Apesar do motivo justo de Johnny, não considero o personagem um herói. Novamente entram em cena as paisagens nubladas e chuvosas que percorrem todo o livro. Conheço pouco acerca dos border men, ou homens de fronteira, mas o pouco que ouvi falar é que são homens cuja lealdade é apenas a si mesmo. Isso porque eles não se entendem como parte nem do lado de cá da fronteira, nem do lado de lá.

Algumas cenas são realmente impactantes. A morte da filha de Johnny demonstra o mal que um homem pode fazer pela inação. Mesmo o mais honrado dos homens sente medo e arrependimento. Corajoso é aquele que é capaz de ultrapassar todos os sentimentos negativos e vencer a inação. Outra cena que ilustra bem o caráter dos personagens é a rápida conversa entre Johnny e o espírito das Montanhas Escuras. Johnny não queria o tesouro, mas vingar a morte de sua filha; já Callum queria apenas obter riquezas.

Neil Gaiman nos apresenta aquela típica história que deve ser contada ao redor de uma fogueira. Uma história repleta de magia e mistério que leva as pessoas a buscarem entender o próprio coração e o que um homem é capaz de fazer em nome de sua família. E como a ambição pode deturpar o coração de qualquer indivíduo.

site: www.ficcoeshumanas.com
Karol 13/11/2019minha estante
Resenha perfeita. Tive que retornar ao início para poder entender melhor. É uma obra excelente, que trás mistérios e reflexões. Ademais sua explicação só fez consolidar as minhas conclusões.

IGuittis 08/05/2017

O que somos capazes de perdoar?
2022 - Resolvi fazer a releitura desse conto... e que maravilhoso, continuei gostando como foi na primeira vez que li. Claro que na primeira leitura eu tive um choque muito maior ao entender o que estava acontecendo, mas agora continuou boa a história para mim.

2017 - Começamos a história com nosso personagem principal falando sobre perdão e do que ele não consegue se perdoar. Eles está em uma jornada para uma caverna nas montanhas negras, onde se diz que tem muito dinheiro, mas também uma maldição para quem ousa ir lá buscar o dinheiro. Então ele contrata um guia para levá-lo até essa montanha, no trajeto ficamos sabendo de segredos e parte da história desse pequeno homem... e descobrimos que a jornada dele não tem nada a ver com o dinheiro. É um conto rápido, mas extremamente surpreendente.

Maize 27/02/2017

Uma história que te deixa em suspenso. Uma jornada pelas Highlands escocesas, dois homens, cada qual com suas buscas silenciosas, segredos não revelados, então a verdade é revelada na Caverna das Montanhas Negras tendo as brumas como testemunhas.

1 | 2 | 3 | 4